1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida INTEL I7 3770K vs INTEL I5 3570K

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Valkirie, 20 de Maio de 2012. (Respostas: 17; Visualizações: 3872)

1. Valkirie

Valkirie Power Member

Tenho uma pequena duvida que gostaria que me esclarecessem assim que possível, em todas as configs dedicadas a gaming ( mesmo sendo de valores bastante elevados ) vejo os users aconselharem sempre o i5 face ao i7, pois dizem ser o suficiente para gaming.
    Não existira um melhor rendimento dentro do jogo com um i7 ? Porquê ?

2. rDomingues

rDomingues Power Member

Acho que te respondeste...

A questão é para gaming, a placa grafica é um factor muito mais limitante que o CPU e com o dinheiro que poupas no CPU podes investir numa grafica melhor

Entre esses CPU's a diferença de FPS seria quase nula 2-3, dependendo dos jogos. Agora ao investires numa GTX680 ao invés de uma 670 (por exemplo) a diferença seria bem mais notoria.

3. Valkirie

Valkirie Power Member

Hmm... percebo.
    quanto a' 679 e a 680, olha que a diferença não é assim tão notória quanto isso. dou-te o exemplo da ASUS GTX670 DIRECT CU II TOP, em grande parte dos casos ultrapassa uma 680, e quando perde ( numa questão de gaming ) é por 1 fps... incrível. mas são casos isolados. para mim está perfeito, pois não irei fazer OC

4. rDomingues

rDomingues Power Member

A diferença é notória se estiverem ambas em stock. Não te esqueças que com meia dúzia de clicks tambem ganhas mais performance na GTX680.

Mas a questão é que a diferença entre os CPU's menor que a diferença nas graficas, isto para gaming.

5. Valkirie

Valkirie Power Member

como te disse, não pretendo fazer OC e como neste momento, com OC de fábrica ou não, não há nenhuma que se distancie da que referi , após várias reviews vistas, recaiu sobre ela a minha escolha. inclusive no site da techpowerup que é bastante conceituado, foi a primeira gráfica a ter nota máxima !

6. Valkirie

Valkirie Power Member

Não são casos isolados ? No caso da 570 e da 580 a diferença era abismal comparada a que é agora entre a 670 e a 680 ( como referido, em alguns casos nem existe, e tendo eu falado numa gráfica especifica ). Eu não estou a falar com bases vindas do nada, estou a falar com bases no parecer de quem estudou a fundo ambas as vertentes de cada uma ( guru3D, techpowerup,... uma infinidade de reviews de sites de máxima confiança )
    é por eles que me guio, pois gosto sempre de aprender um pouco mais. se eles estão errados, assim estará o meu senso em relação a isto por isso só tenho a pedir desculpa :D

7. rDomingues

rDomingues Power Member

Fazes bem em te guiares por eles, mas aquilo que estás a afirmar é errado.

Não podes afirmar que a diferença entre da 670 e a 680 é nula (ou quase), porque não é verdade. A performance da Asus Direct Cu NÃO REFLECTE a performance da GTX670 reference. A Direct Cu é uma grafica com cooler non-reference com overclock de grafica, sendo inclusivé mais cara.

A diferença entre as GTX570/580 e as GTX670/680 é bastante semelhante até.

8. rodrigox

rodrigox Banido

Um i7 é um i5 + HT, se não estou em erro, poucos ou nenhuns são os jogos que usam essas Threads Extra, por isso se ambos estiveres no mesmo clock um i5 e um i7 deverão ser equivalentes em Gaming.

9. m4xc4v413r4

m4xc4v413r4 Banido

Em jogos não vais ganhar nada significativo a ir dum i5 para um i7, e certamente não vale nem de perto os 100 euros de diferença, nem que fosse 50, nem aí valia se o objectivo fosse gaming.
    O HyperThreading, que é a única diferença, não vai fazer nada de mais nos jogos.

10. Valkirie

Valkirie Power Member

Estive a ver a performance de cada uma em variados jogos e a diferença não se faz sentir...
    Talvez se faça sentir se quiseres usar 2 ou 3 monitores ? não direi que não porque ainda não verifiquei testes acerca disso, mas até uma resolução de 1920x1200 [1080p] a diferença não se sente. Estou errado ? Se assim for por favor corrijam-me !

11. SubCode

SubCode Banido

Valkirie, a 670 faz em média 1270mhz, a GTX680 1240mhz. As duas a esse clock a GTX680 arrasa completamente com a GTX670. Agora claro que a stock e com versões Custom as coisas são diferentes. Agora não tentem fazer crer que os 70€ a mais não valem a pena, porque valem. Talvez 100€ já comecem a pesar, agora por 70€ eu preferia comprar a que é melhor. Atenção, isto se fizesse overclock, que é o meu caso.

Quanto ao tópico. 3770k > 3570k seja no que for, e a stock. Para quem faz overclock é inútil comprar um 3770k porque além das diferenças ao mesmo clock serem marginais, os cores lógicos não fazem scaling com o overclock, logo as diferenças ficam minimizadas, até em aplicações que utilizem 8 threads. Procurem reviews a 4,8ghz para dissiparem dúvidas, quanto maior o clock menores as diferenças entre os 2 CPU, e aí sim 100€ é muito dinheiro de diferença, que podem ir para um SSD de 120gb que vai dar aumentos notórios de performance, por exemplo.

Cumps

12. FERNANDEZ

FERNANDEZ Power Member

Sim normalmente no i5 e i7 quase não há diferença nos jogos, daí que podes poupar os quase 100€ ou mesmo os 100€ para outro componente como SSD, melhorar um pouco mais a gráfica,caixa etc.
    No que toca a GTX670/680 isso também não se pode afirmar que a GTX670 é igual à 680 até porque os drivers não estão muito bem "acentes" e pelo que eu ouvi num vídeo a GTX670 esta com um bom driver no momento que lhe dá essa performance enquanto que a GTX680 ainda não.

Última edição: 20 de Maio de 2012
  13. Valkirie

Valkirie Power Member

Eu não pretendo fazer OC , seja na gráfica seja no processador. Tudo nesse ponto de vista, aconselharias o i5 aos invés do i7 a 670 ( da versão referia ) ao invés da 680 ?

14. Valkirie

Valkirie Power Member

Em relação ao SSD, um INTEL 330 180GB, parece bem ?

15. FERNANDEZ

FERNANDEZ Power Member

Intel 520 ou o 330 sim
    A versão sinceramente não vai mudar a performance que faça com que uma GTX670 com uma versão toda XPTO chegue a atingir a GTX680.
    Vai ter outros benefícios, como durar muito mais tempo, vai ter um pouco mais de perfomance tipo 5% ou 10%(ao calhas) que a versão normal, vai ser mais fresca, etc. Mas por ser uma versão superior à reference não quer dizer que seja logo igual à versão superior da gráfica.
    Nestas duas gráficas, agora claro a GTX560 Ti 448 esta perto da 570 mas ai já são outras gráficas

16. Valkirie

Valkirie Power Member

A minha questão é, será que a performance se prende á maturidade das drivers ? duvido bastante. será uma questão de esperar para ver... e depois de ver o que a ASUS conseguiu fazer com esta gráfica... fabuloso. Um "must buy"

17. _SkyWaLKeR_

_SkyWaLKeR_ Power Member

a diferenca de performance da 670 para a 680 poderá para a maioria das pessoas n compensar o custo extra, pois n é mt significativa, contudo tens k ter em conta k em condições iguais a diferença deverá ser um pouco maior do k akela demonstrada pelas review, pois os drivers usados ja estavam bem mais maduros, e com drivers iguais tenho a certeza k a 680 seria ainda melhor...embora acredite vivamente k continue a n justificar a diferença de preço...

tal como ja te disseram, tb n podes comparar uma 670 DirectCU OC com uma 680 stock, pois tb ha 680 a venda com OC de fabrica...e mm sem ele, podes sempre tu proprio faze.lo e melhorar ainda mais a performance....

qt ao i7 vs i5...a diferença actualmente em jogos é nula...a unica diferença entre ambos como ja foi dito é o HT e o facto de o i7 possuir uma cache maior... eu optaria pelo i5 se pensares mudar de cpu daki a um par de anos e pelo i7 apenas caso pretendas manter o cpu por um periodo mais prolongado, pois apesar de actualmente a diferença ser nula a tendência é os jogos começarem a puxar mais pelos cores do cpu, especialmente com o Unreal Engine 4 a caminho, o qual diz-se suportar pra cima de 20 threads (é um absurdo eu sei....mas se tivermos em conta os anos k o UEngine 3 durou, mais anos do k qualker motor k me lembre de ter visto até a data...é normal k o façam ja com suporte para tantas threads...), é de prever k cada vez mais jogos comecem a usar multi-processamento...

claro k até la ja existem plataformas melhores...é uma questão do user decidir qts anos ker k dure o investimento k vai fazer agr...

18. xXxtreme

xXxtreme Power Member

Atenção que a performance da gráfica nas reviews não implica depois que todas as gráficas em questão teráo performances iguais. Nestas coisas é sempre uma questão de sorte. Depois o resto é uma questão de opção e dinheiro, quem tem dinheiro para gastar é óbvio que a 680 é melhor opção, se bem que neste caso eu esperaria pelos modelos com coolers non-reference da 680. Optando pela 670 a ASUS é uma boa opção.

Partilhar esta Página