Processador Intel Ice Lake (? geração)

Power Stamp Alliance Exposes Ice Lake Xeon Details: LGA4189 And 8-Channel Memory

Socket_575px.png


Slide_5_575px.png

https://www.anandtech.com/show/1263...lake-xeon-details-lga4189-and-8channel-memory
 
Podem puxar uma cadeira...

Q1 '18 Earnings Call


https://s21.q4cdn.com/600692695/files/doc_financials/2018/Q1/Q1-2018-Earnings-Deck-4.26-Final.pdf

Intel's CCG, though, has had difficulties ramping the yields of its next-generation 10nm Core chips, Intel executives confirmed. Though that rate is improving, Intel made the decision to push out its 10nm PC microprocessor products, in volume, until sometime in 2019, rather than the second half of 2018, as it has said previously. Intel will continue to make “process optimizations and architectural innovations” in its existing 14-nm lines for both datacenter and client products throughout the remainder of 2018, it said.

One of those chips will be Whiskey Lake, for client PCs, Krzanich said. Intel executives provided no further details, but reports have said that Intel may have additional "4+2" and "8+2" mobile chips debuting later this year. A "Cascade Lake" chip will debut for servers later in 2018, he said.
https://www.pcworld.com/article/326...ng-earnings-despite-delays-in-10nm-chips.html

:n1qshok:

Este BK é o maior... Whiskey Lake :rrotflm::rrotflm:

Alguém devia pensar seriamente em tirar-lhe a cadeira :facepalm:
 
O problema nem é os 10nm serem adiados, é o BK aparentemente nem se comprometer com nenhuma data para além de 2019, que tanto pode ser início do ano, Q1, como final, Q4.
 
Eu não sei onde colocar este post, porque os nomes de códigos da Intel já são tantos......Mas ok, um deles é o Ice Lake.

Num dos sites da Intel, no Search, apareceu isto:

  • Intel Cascade Lake-AP “Advanced Processor Family” (BGA 5903)
  • Intel Cascade Lake-SP “Scalable Processor Family” (LGA 3647)
  • Intel Cascade Lake-X “HEDT Consumer Family” (LGA 3647)
  • Ice Lake Xeon-D (BGA 2579)
  • Ice Lake-SP (LGA 4189)
https://www.intel.sg/content/www/xa/en/search.html?toplevelcategory=none&query=CLX-AP&keyword=CLX-AP (Estes resultados, já foram retirados).

A ser verdade, parece confirmar-se que os próximos HEDT vão passar para o socket do Xeon actual (LGA 3647).
O Xeon-D ser soldado, é normal, agora aquele Xeon-AP(?) soldado (BGA 5903) é interessante. Dá ideia que vai ser grandito.....
Também parece confirmar um novo socket para os Xeons com Ice-Lake-SP (LGA 4189). Quando apareceu, viu-se um adaptador LGA 3647 para LGA 4189, por isso talvez exista do Cascade Lake-X para um futuro HEDT com socket diferente.
 
Está explicada a saída do BK, como suspeitava...

Pior que isso é a Intel ter um roadmap em que Ice Lake-SP só em 2020

According to slides published by the Central South University from Changsha City, Hunan, Intel had to delay its Ice Lake-SP server platform from 2019 to 2020 because of the general delay of its 10 nm process technology. What was unknown and newly revealed in the roadmap, is that in addition to the codenamed Ice Lake-SP processors, the company is also preparing the codenamed Cooper Lake-SP CPUs that are set to arrive a bit ahead of the Ice Lake-SP chips. The document was demonstrated to students and professors by Intel itself at a special server/HPC event earlier this mont

Intel expects to begin production ramp of its Cooper Lake-SP CPUs in late 2019 or early 2020 with end user availability in late Q1 2020 or mid-2020. By contrast, the Ice Lake-SP will start their ramp sometimes in late Q1 2020 and will be available in Q3 or Q4 of 2020.
https://www.anandtech.com/show/1311...ap-leaks-cooper-lakesp-ice-lakesp-due-in-2020
 
Os Ice Lake, como está na imagem acima, só em 2020 e aparentemente é pro mercado Server.

Pro ano aparece os Cannon Lake talvez mais em volume para desktops... Por isso espere sentado.
 
Aquele roadmap é o de servidores. Eu não sei se o Ice Lake (Cliente) também está para 2020 no roadmap. Lembrar que a versão cliente do Skylake saiu bem antes que a versão servidor e que são dois processadores bem diferentes.

O Cannon Lake, na verdade, já saiu. É apenas uma desconfiança minha, mas eu não sei se vamos ver mais modelos dele no futuro.
 
Sim é referente ao ICL-SP ou seja para servidores, e mesmo admitindo que os chips para servidores costumam chegar mais tarde, até pela necessidade de um porcesso de validação mais longo, mas se olharmos para as declarações de BK ainda em Abril, apenas foi mencionado "higher volume in 2019", o roadmap de sevidores de Junho se olharmos para as legendas do que significam as cores, shipping é verde, mas o Ice Lake-SP aparece apenas a azul, que significa in development.

Muito provavelmente 2019 pode ser apenas no final ou mesmo início de 2020.
 
Parece que os mais recentes Roadmaps leaked da Intel, confirmam que o Ice Lake foi adiado para 2020:
Vão concorrer com Zen2+/Zen 3 e possivelmente 7nm+.

É bom que o Ice lake represente um bom salto de IPC, porque não estou a ver os 10nm/10nm+ da Intel a fazerem >6GHz para compensar a falta de melhorias de IPC, como a Intel tem feito nos ultimos anos.
 
Vão concorrer com Zen2+/Zen 3 e possivelmente 7nm+.

Em relação aos 7 nm, não. O Roadmap para Datacenter da Intel é publico e o Icelake continua a ser a 10nm. Esse já indicava que a versão servidor só chegaria em 2020, mas não havia nada sobre a versão Cliente. A versão cliente poderia sair muito antes que a versão Servidor, como aconteceu no Skylake.
Esta imagem está uns posts antes, mas fica aqui:

DKSYydH.jpg


Nota: Não confundir o 7 nm da Intel com o da TSMC.
 
@Nemesis11
Quando falei em 7nm era dos AMD/TSMC.
Daí o 'possivelmente 7nm+'.

O processo de fabrico da Intel é supostamente mais avançado/realista na medição dos nm, mas também em 2020 deverá concorrer com o processo de fabrico 7nm da TSMC já amadurecido - visto que algures entre final de Q1/Q2 de 2019 os Zen 2 a '7nm' estarão no mercado e para 2020 a AMD deverá lançar o Zen 3, ou pelo menos Zen 2+, num processo de fabrico 7nm já mais amadurecido, se não for mesmo os 7nm'+'.


Daí referir que é bom que o Ice Lake represente uma melhoria de IPC minimamente notável, porque concorrendo com um Zen 2+ e os 7nm da TSMC amadurecidos, não é a sacar mais e mais frequência que a Intel se safa como se safou até agora.
 
Back
Topo