Processador Intel Ice Lake (? geração)

A igpu têm de facto uma grande melhoria, mas grande parte dessa melhoria não se deverá a LPDDR4X 3733 vs LPDDR3 2133. É uma grande diferença. E também irá influenciar e muito os testes do cpu.
 
A igpu têm de facto uma grande melhoria, mas grande parte dessa melhoria não se deverá a LPDDR4X 3733 vs LPDDR3 2133. É uma grande diferença. E também irá influenciar e muito os testes do cpu.

Passaram de 24EUs na 8Gen para 64EUs para estes Ice Lake, um aumento de 40 Unidade de Execução ainda é alguma fruta.
 
Vocês tem de parar de olhar para as frequências como se fosse sinônimo de alguma coisa.
Em testes performance single thread o novo cpu a 4.1ghz matou à grande o antigo i7 8000 a 4.6ghz.
Por isso a frequência vale o que vale e pode demonstrar o quanto a Intel está pronto para mandar um bump enorme em performance single core. No entanto e novamente com aquela diferencia na velocidade das memórias também pode ajudar
 
Há ali algumas coisas que são uma desilusão.

Começando pelos Y. Se não estou em erro, estes processadores começaram por ter um TDP de 4,5 W e feitos especificamente para dispositivos totalmente passivos. Nestes "IceLake" vão para os 9/12 W, o que sai fora desta gama de dispositivos totalmente passivos.

Em relação aos U de 15 W. Os resultados dos benchmarks do cpu são um bocado medianos. Comparam com o 8550U que nem sequer é o topo de gama dos actuais U e fico com a impressão que contra os futuros "Comet Lake" U a coisa ainda vai ser pior.
Bons resultados de SPEC, mas em aplicações reais, o resultado é mediano no máximo, contra um CPU que nem sequer é o topo de gama e está no mercado há bastante tempo.

O GPU é um bom salto. Suporte AVX-512 também é muito interessante. Mas no geral, fica a saber a pouco.
 
Atualmente com o PC do trabalho tenho um i7-8650u e estou desapontado com os clocks, embora o turbo daquilo mande-se para 3.9GHZ all core, assim que meto o handbrake a converter, o máximo clock AVX2 é 2.3GHZ, é curiosamente pouco mais rápido em framerate no handbrake contra o i5 4200u a 2.3GHZ, ou seja embora o melhoramento e incrementos de IPC, no handbrake as inovações são minimas.
Resta saber o quanto diferença faz o AVX512 nestes casos em renders.
 
Atualmente com o PC do trabalho tenho um i7-8650u e estou desapontado com os clocks, embora o turbo daquilo mande-se para 3.9GHZ all core, assim que meto o handbrake a converter, o máximo clock AVX2 é 2.3GHZ, é curiosamente pouco mais rápido em framerate no handbrake contra o i5 4200u a 2.3GHZ, ou seja embora o melhoramento e incrementos de IPC, no handbrake as inovações são minimas.
Resta saber o quanto diferença faz o AVX512 nestes casos em renders.

Em AVX512 o clock "afunda" ainda mais.

Second to note is the AVX-512 frequency. Not listed here, but under the 15W mode we saw the AVX-512 frequency around 1.0-1.1 GHz, while at 25W it was around 1.4-1.5 GHz. That’s quite a drop from non AVX-512 code, for sure.

Este problema é mais grave em servidores. Uma das queixas do Skylake-SP é que num dos usos mais habituais, quando se coloca diversas VMs ou containers num servidor, basta 1 dessas VMs/Containers começar a usar AVX, AVX2 ou AVX512 para prejudicar a performance das VMs/Containers vizinhas, visto que o clock baixa. Deve dar para melhorar a situação com QOS ou não passando essas instruções para a VM, mas não é propriamente uma boa solução.

Um pouco offtopic. Eu não percebo grande coisa de encoding, mas usar Quicksync do GPU não te resolveria o problema?
 
@Nemesis11 Eu também não para ser sincero, mas quando usas X264 ou X265 para teres um resultado fantástico de qualidade limpa, penso que não podes usar QS ou NVENC ou AMD AMF, tens de usar mesmo o CPU.
 
Já há alguma novidade sobre portáteis com Ice lake? Não encontro nada em Portugal com os processadores de 10 geração. E mesmo internacional está muito verde.
 
Já há alguma novidade sobre portáteis com Ice lake? Não encontro nada em Portugal com os processadores de 10 geração. E mesmo internacional está muito verde.

Acho que só há 1 no mercado internacional (penso que ainda não há em PT). O Dell XPS 13 2-in-1.
Há mais uns 7 ou 8 anunciados que devem estar a chegar ao mercado, porque já há previews, unboxes, etc.
A ideia que fico é que, pelo menos por enquanto, a quantidade de processadores Ice Lake vendida pela Intel, deve ser muito pouco.

Nota: Para quem está a pensar comprar um computador com Ice Lake deve comparar bem com a oferta com os Comet Lake a 14 nm e mesmo com as ofertas AMD. A grande vantagem dos Ice Lake é no GPU, mas o GPU do Ice Lake é uma "estrada sem saída". O que irá substituir os Ice Lake, os Tiger Lake, terá uma arquitectura de GPU nova (Intel Xe).
 
Acho que só há 1 no mercado internacional (penso que ainda não há em PT). O Dell XPS 13 2-in-1.
Há mais uns 7 ou 8 anunciados que devem estar a chegar ao mercado, porque já há previews, unboxes, etc.
A ideia que fico é que, pelo menos por enquanto, a quantidade de processadores Ice Lake vendida pela Intel, deve ser muito pouco.

Nota: Para quem está a pensar comprar um computador com Ice Lake deve comparar bem com a oferta com os Comet Lake a 14 nm e mesmo com as ofertas AMD. A grande vantagem dos Ice Lake é no GPU, mas o GPU do Ice Lake é uma "estrada sem saída". O que irá substituir os Ice Lake, os Tiger Lake, terá uma arquitectura de GPU nova (Intel Xe).
Estou na eventualidade de comprar um portátil novo, com um hardware com requisitos minimos mínimo de i5-8300h, 256gb ssd, 8gb de RAM e uma GTX 1050, daí estar de olho nos novos portáteis. Queria algo para durar uns 3-5 anos
 
Estou na eventualidade de comprar um portátil novo, com um hardware com requisitos minimos mínimo de i5-8300h, 256gb ssd, 8gb de RAM e uma GTX 1050, daí estar de olho nos novos portáteis. Queria algo para durar uns 3-5 anos
Não é o tópico indicado para aconselhamento, mas.. espera pela black friday, se puderes, e depois aproveita o que houver com bons preços.

Nenhum destes novos cpu's vai fazer uma diferença brutal, e com campanhas de desconto deves conseguir um portátil decente que encaixe no orçamento.
 
Não é o tópico indicado para aconselhamento, mas.. espera pela black friday, se puderes, e depois aproveita o que houver com bons preços.

Nenhum destes novos cpu's vai fazer uma diferença brutal, e com campanhas de desconto deves conseguir um portátil decente que encaixe no orçamento.
Bem lembrado :) sim, tenho reparado que a performance entre estas ultimas gerações são muito pouco signficativas, mas sim, vou esperar pela black friday a ver se apanho algum desconto "real" :)
 
O cpu é ligeiramente melhor mas nada de especial como disseste mas a diferença entre o gpu integrado antigo e o G7 do ice lake é enorme no entanto.
 
Estou na eventualidade de comprar um portátil novo, com um hardware com requisitos minimos mínimo de i5-8300h, 256gb ssd, 8gb de RAM e uma GTX 1050, daí estar de olho nos novos portáteis. Queria algo para durar uns 3-5 anos

8300H? Isso é um processador de 45W de TDP. O IceLake está a ser vendido na categoria de 25W para baixo.
O IceLake parece-me estar mais pensado para portáteis Premium Ultra-móveis. Também duvido que vão existir muitos portáteis IceLake com gráfica dedicada, visto que a gráfica integrada é um dos pontos fortes dele (forte comparado com outros Intel, não com as integradas AMD).
Parece-me que estás à procura de portátil em segmentos onde o IceLake não está.
 
8300H? Isso é um processador de 45W de TDP. O IceLake está a ser vendido na categoria de 25W para baixo.
O IceLake parece-me estar mais pensado para portáteis Premium Ultra-móveis. Também duvido que vão existir muitos portáteis IceLake com gráfica dedicada, visto que a gráfica integrada é um dos pontos fortes dele (forte comparado com outros Intel, não com as integradas AMD).
Parece-me que estás à procura de portátil em segmentos onde o IceLake não está.
Confesso que não estou bem a par das últimas gerações da Intel, e apenas pretendia um computador decente para software mais pesado. Atualmente tenho um cpu i5 7200u e isto já não está para as curvas com o seu dual Core com uma NVIDIA mx150, especialmente em ferramentas CAD já noto alguma lentidão.
 
Does this explain why only some OEMs have a single Ice Lake laptop on sale, SemiAccurate can’t find any with a second SKU as of this writing.
Literalmente qualquer um pode entrar em grandes lojas em Portugal e encontrar 3 skus de ice lake nos surface novos. A Lenovo, HP e Dell também já tem uns quantos no mercado; grande parte dos ultrabooks premium de 2020 vem com Ice lake.

Esta gente decidiu bater na Intel e não se importa de mentir descaradamente.

edit: mais
It is worth repeating that in the real world, Intel never showed or shipped a single working Cannon Lake CPU
Há varios reviews de portateis com o 8121u (o único Cannon lake) a funcionar. Aparentemente "never shipped a single working cannon lake cpu" significa coisas diferentes no mundo desse jornalixo vs o real.
 
Última edição:
Literalmente qualquer um pode entrar em grandes lojas em Portugal e encontrar 3 skus de ice lake nos surface novos. A Lenovo HP e Dell também já tem uns quantos no mercado.

Esta gente decidiu bater na Intel e não se importa de mentir descaradamente.

Pergunta séria, existe algum Surface com um SKU fora o "i5-1035G7" e o "i7-1065G7"? :)

Esse detalhe do artigo está errado, mas as noticias "más" vindas do Charlie sobre os 10 nm da Intel não são de agora. Vêm de à anos atrás e ele tem acertado.
Apesar daquela frase estar errada, é indesmentível que há poucos portáteis no mercado com o Ice Lake. Os Surface e que me lembre, 1 Dell, 2 Acer, 3 HP e 1 Lenovo.
Além disso, é muito pouco normal a Intel ter 2 processadores diferentes para o mesmo mercado (Ice Lake-U e Comet Lake-U). O Comet Lake-U é muito mais fácil de encontrar e devido aos clocks e número de cores, até pode ser uma melhor escolha.
 
Back
Topo