Intel is preparing to annihilate NVIDIA: the war is on

DJ_PAPA

Power Member
Hexus.net disse:
The last few months have seen NVIDIA adopting an increasingly aggressive posture against none other than Intel - the world's leading semiconductor company.

Surely, casual observers may argue, NVIDIA's main competitor is AMD, for it too produces chipsets and a top-to-bottom range of discrete GPUs, which constitute the bulk of NVIDIA's estimated $4bn revenue in 2007.

So why, when picking a fight, does NVIDIA seemingly choose to rattle the cage of a company whose revenue is almost 10x greater and one that makes money, and lots of it, practically every quarter?

The reason lies with self-preservation, we reckon, as Intel has publicly indicated, firmly, that it is set to massively encroach upon NVIDIA's discrete graphics' domain with its upcoming Larrabee architecture.

Would you be upset if your previously amenable neighbour made nefarious machinations on the very thing that provides the majority of food on your table? Of course you would. Jen-Hsun Huang appears to be upset, really upset, and he's doing what co-founders and CEOs do best - aim acerbic fulminations against a company whom he probably cannot win against.

The lessons that AMD learned

So Jen-Hsun seems to be annoyed that Intel is making a concerted move into a space that has reaped exceptional financial rewards for NVIDIA, through hardware excellence coupled with a marketing team that's dogged, determined, and, like the co-founder, willing to do whatever it takes.

Recent history tells us that AMD learned a rather harsh lesson in what an upset and irate Intel is capable of, though. AMD rode high with the introduction of its K8-based Athlon series of CPUs, so much so that it eroded Intel's x86 market share in both the desktop and enterprise arenas.

Athlon and the subsequent Athlon 64 microarchitectures were good, real good, and caught the NetBurst-infested Pentiums with their silicon pants down, big style. AMD hammered home the advantage with a slew of well-timed releases that ensured Intel wouldn't gain the performance lead any time soon. Indeed, our review of the AMD Athlon 64 FX-57 concluded that: "Technology marches on and AMD stomp with the biggest CPU-shaped boots." It was good to be an AMD employee between 1999-2006.

AMD's PR wasted no opportunity in rubbing Intel's nose in it on every occasion, pointing to its rosy roadmap, to the extent that the company fell foul of that most underappreciated of ailments: hubris.

Time moved on and Intel hit back, oh so hard, with the release of its Conroe-based Core 2 Duo microarchitecture in mid-2006, spanking the AMD upstart back into shape.

AMD's still feeling the effects of that chastisement, clearly, with its CPUs now competing solely on a price, not ultimate performance, perspective. Dwindling revenue and job cuts - including the departure of key brass - are the physical manifestation of not being able to keep on the same technology curve as Intel, and the hurt is going to continue well into 2008, we predict.

Restante: Source
 
No meio destas guerrinhas todas entre empresas, só vejo uma coisa positiva: a baixa de preços!

Se o facto da intel ir meter o "bedelho" no território da nVidia servir para podermos ter uma 9800GTX ao preço de uma 9600GT e com drivers capazes de fazerem até uma singela 7600GS correrem o Crysis com tudo no máximo, então que venham!

Já mete um bocadinho de nojo ver estas marcas (todas) a pedirem o couro e o cabelo por uma porcaria duma peça de silicone com transistores e uma ventoinha barulhenta encima!

Que venha concorrência com força que é para vermos os preços a virem por aí abaixo! A PS3 conta com os préstimos "apenas" de uma 7900GT e olhem para a qualidade dos gráficos dos jogos!..

\w/
 
No meio destas guerrinhas todas entre empresas, só vejo uma coisa positiva: a baixa de preços!

Se o facto da intel ir meter o "bedelho" no território da nVidia servir para podermos ter uma 9800GTX ao preço de uma 9600GT e com drivers capazes de fazerem até uma singela 7600GS correrem o Crysis com tudo no máximo, então que venham!

Já mete um bocadinho de nojo ver estas marcas (todas) a pedirem o couro e o cabelo por uma porcaria duma peça de silicone com transistores e uma ventoinha barulhenta encima!

Que venha concorrência com força que é para vermos os preços a virem por aí abaixo! A PS3 conta com os préstimos "apenas" de uma 7900GT e olhem para a qualidade dos gráficos dos jogos!..

\w/
SIm mas dentro de uma plataforma fechada e para a qual é mais fácil optimizar
 
Que venha concorrência com força que é para vermos os preços a virem por aí abaixo! A PS3 conta com os préstimos "apenas" de uma 7900GT e olhem para a qualidade dos gráficos dos jogos!..

Sim mas tens um Cell que faz a maior parte do processamento em geral o que "alivia" a carga da grafica.

Sim eu sei a grafica é para shaders, 2D e 3D e o processador para outro tipo de informação, mas ajuda bastante ;)

SIm mas dentro de uma plataforma fechada e para a qual é mais fácil optimizar

Isso seria verdade se não fossem os produtores todos queixarem-se da dificuldade de programar na PS3, não sei como está agora o cenario mas pela quantidade ainda reduzida (contudo algo elevada tendo em conta o tempo de vida da consola) parece que está a ser facilmente solucionado.

Contudo concordo que o preço das graficas é das coisas mais abusadas que existe.

Um cpu ainda dura 6/8 meses mesmo saindo novos modelos, as RAMs duram bastante basta ir adicionando á ja existente, agora em nivel de graficas saem ca para fora tipo pipocas e quem sofre são os PC gamers que vêm os developers a enviar ca para fora jogos extremamente mal optimizados.
 
O que eu disse é que é mais fácil optimizar para a PS3 visto que é uma plataforma fechada do que por exemplo para PC que tem milhares de configurações possíveis
 
Falta o ponto crucial que toca a realidade dos factos, na página dois:

But conjecture really is just that. NVIDIA's chief scientist, David Kirk, has publicly cast some doubt on the future of Intel's raytracing-based adventure, rightly so in our opinion, because starting a cutting-edge GPU from scratch isn't like shelling peas.

Outro facto é que, apesar de se basear em x86 (outro ponto fraco) ainda tem de se haver com isto -que nega basicamente as supostas vantagens de ser x86-...:

Larrabee, due to be launched late next year, is a many-core (loosely) x86 GPGPU architecture with a vector unit slapped on to it. What that means is that a completely different SDK (software development kit) is required to code for it, yet it will still retain compatibility with DirectX and OpenGL.
 
Última edição:
Nesse aspecto até estou curioso para saber quem vai lançar primeiro, hardware dedicado capaz de fazer raytracing...

A Nvidia já lançou.
Chamava-se Geforce FX, e ainda é suportada pelo software actual, "Gelato".

Agora se estás a falar de ray-tracing em tempo real, pergunto-me quem terá mais experiência.
Se a equipa que desenhou a arquitectura "Netburst" dos Pentium 4 (sim, são eles que estão a desenhar o "Larrabee"), se a empresa -Nvidia- que é dona do software de rendering que é o standard "de facto" da indústria de ray-tracing em tempo real (Mental Ray).
 
n00b question, whats ray tracing?

edit: esqueçam, o meu amigo google já me respondeu :D

Isto vem novamente introduzir a velha historia de que apesar de haver concorrência devido aos problemas criados a nivel de programação/development e respectivos custos, até porque não me parece que andem a oferecer os SDK de oferta vai acabar por não fazer concorrência com as placas topo/media gama das actuais empresas.

Se não me engano havia tambem ai outra marca que tinha lançado umas graficas apenas em vista os media centers mas que acabou por não ter muita saida.
 
Última edição:
A própria Intel já se lançou uma vez contra a Nvidia nas placas gráficas discrete e falhou redondamente (numa altura em que a Nvidia não estava nem perto de possuir o dinheiro, recursos humanos, influência junto das software-houses, tecnologia e quota de mercado de que goza agora).
 
Pois, eu sinceramente duvido que a Intel tenha "capacidade" de encarar a nvidia e a AMD...

Mas era cool :D Triple Play :D

E não é só a NVIDIA, mas a própria AMD é um alvo.
 
Penso que com 5 anos a Intel conseguirá competir com a Nvidia e Ati,agora à partida será apenas para low-end
 
Se realmente isto for verdade, a intel tem engenheiros bons (caso contrário tem dinheiro pós contratar) e com isto




=



Temos 9800GTX ao preço e 8800GT's e HD3870's a 100€ :009::009:
 
Pois, eu sinceramente duvido que a Intel tenha "capacidade" de encarar a nvidia e a AMD...

Mas era cool :D Triple Play :D

E não é só a NVIDIA, mas a própria AMD é um alvo.

Boas!!!

Não sejas ingénuo!

A Intel, tem os Conhecimentos, os engenheiros, os recursos, as fabricas e o dinheiro para poder arrancar em grande contra os dois concorrentes ao mesmo tempo.

E depois mais depressa a intel se alia á ATI ou AMD que á NVidia...

E a prova disso é que a plataforma ideal para Intel continua a ser, Cpu Intel, Chipset Intel, Gráfica ATI.

Cumprimentos,

LPC
 
Boas!!!

Não sejas ingénuo!

A Intel, tem os Conhecimentos, os engenheiros, os recursos, as fabricas e o dinheiro para poder arrancar em grande contra os dois concorrentes ao mesmo tempo.

E depois mais depressa a intel se alia á ATI ou AMD que á NVidia...


E a prova disso é que a plataforma ideal para Intel continua a ser, Cpu Intel, Chipset Intel, Gráfica ATI.

Cumprimentos,

LPC

Desculpa, mas és tu quem é muito ingénuo.
É curioso que venhas com alianças hipotéticas entre dois fabricantes para "matar" o terceiro e consideres que é bom para o negócio e para os clientes/consumidores, mas quando a Nvidia tem mais quota de mercado do que ATI nas GPU's -nem sequer é na mesma proporção que entre a Intel e a AMD, mas enfim-, isso é mau para todos porque os "preços ficam mais altos" e a performance fica igual (Grande coerência, hein ? Sobretudo quando a performance da 8800 Ultra se consegue hoje a metade do preço na 9800 GTX e a ATI ainda nem conseguiu ultrapassar a Nvidia no high-end -9800 GX2 vs HD3870 X2-...)

Quanto a alianças entre AMD e Intel, tenho dois conceitos para reflectires bem: "Monopólio" e "Cartelização".
Ambos são ilegais em qualquer estado de direito moderno.
 
Quanto a alianças entre AMD e Intel, tenho dois conceitos para reflectires bem: "Monopólio" e "Cartelização".
Ambos são ilegais em qualquer estado de direito moderno.

Hehe, estado de direito. EDP, Epal, Lisboagas, nós por cá temos bons exemplos. Já naquele exemplo de democracia que é os Estados Unidos também se arranja algumas boas, como a M$ adquirir parte da Apple em 1997 para "evitar" o monopólio descarado e passar a cartel disfarçado.

Estado de direito moderno my a$$.
 
Hehe, estado de direito. EDP, Epal, Lisboagas, nós por cá temos bons exemplos. Já naquele exemplo de democracia que é os Estados Unidos também se arranja algumas boas, como a M$ adquirir parte da Apple em 1997 para "evitar" o monopólio descarado e passar a cartel disfarçado.

Estado de direito moderno my a$$.

Que eu saiba a Intel nunca foi uma empresa pública como as que referiste (todas foram criadas pelo Estado directa ou indirectamente, e serviram-se da infraestrutura e dinheiro dos contribuintes após a privatização), mas está à vontade para me -tentar- contrariar... :rolleyes:
A empresa privada (AT&T) que tentou monopolizar totalmente o mercado das telecomunicações acabou desmembrada à força em 1984, num processo anti-trust.
Só recentemente voltou a ganhar protagonismo, mas já com poderosos concorrentes no mercado, como a Verizon ou a T-Mobile.


BTW, a Microsoft nunca "adquiriu" verdadeiramente uma parte da Apple. Comprou 150 milhões de dólares em acções (que na altura valiam quase nada), e nem lhe davam direito a fazer parte do conselho de administração, desfazendo-se delas em 1999.
Foi uma simples moeda de troca, para garantir direito de preferência para o Internet Explorer nos Mac da altura, nada mais (recordo que em 1996/1997 o agora extinto Netscape Navigator ainda era rei e senhor dos browsers).
O que a Apple ganhou foi um investimento temporário para poder acabar o desenvolvimento e eventualmente lançar o iMac original, e a garantia por parte da MS que lançaria versões regulares do Office para Mac por pelo menos mais 10 anos a contar daquela data.
 
Última edição:
E depois mais depressa a intel se alia á ATI ou AMD que á NVidia...

wahh?

Lord - Acho que está um pouco confuso... :/

D
Quanto a alianças entre AMD e Intel, tenho dois conceitos para reflectires bem: "Monopólio" e "Cartelização".
Ambos são ilegais em qualquer estado de direito moderno.

Nem é preciso ir por ai...

Ele falou de uma possível parceria como se "isto" fosse o mercado automóvel...realidades bem distintas
 
Não acredito que a Intel possa fazer frente à Nvidia ou à ATI nos primeiros tempos, pode ter/comprar os melhores tecnicos mas é preciso sempre tempo e experiencia para se conseguir chegar ao nível da concorrencia, principalmente quando a concorrencia tem que estar sempre na crista da onda.
Ainda para mais estão a usar uma arquitectura que não está propriamente desenvolvida.
 
Back
Topo