Intel is preparing to annihilate NVIDIA: the war is on

Por isso eles, a aliarem-se a alguém neste mercado seria à AMD/ATI ;)

Sim, deve ser por isso que estão a aniquilar a AMD nas constantes guerras de preços de CPU's x86...
A Intel só tolera a AMD porque sem ela passava a ser um alvo das leis anti-trust.

A Intel já falhou várias vezes quando se desviou do x86.
Por exemplo, não conseguiu bater a TI e acabou por sair do mercado que mais CPU's vende (ARM).
 
Sim, deve ser por isso que estão a aniquilar a AMD nas constantes guerras de preços de CPU's x86...
A Intel só tolera a AMD porque sem ela passava a ser um alvo das leis anti-trust.

A Intel já falhou várias vezes quando se desviou do x86.
Por exemplo, não conseguiu bater a TI e acabou por sair do mercado que mais CPU's vende (ARM).

Atenção que eu não disse que se vai aliar. Aliás, duvido que o façam, pois por um lado a Intel consegue ser a mais independente das empresas do ramo, e por outro pelo que referiste. Mas se o fizessem, seria com eles.

A Intel já falhou. Como qualquer empresa que tenha um peso significativo em qualquer ramo. Agora vamos ver se falha desta vez ;)
 
Intel Larrabee Capable of 2 TFLOPs


German tech-journal Heise caught up with Intel's Pat Gelsinger for an article discussing the company's past and future as the silicon giant heads towards 40 years of service this 18th of July.

Among several topics, came up the most interesting one, visual computing and Intel's plans on it. 'Larrabee' strikes as a buzzword. It is the codename of Intel's upcoming graphics processor (GPU) architecture with which it plans to take on established players such as NVIDIA and AMD among others.

What's unique (so far) about Larrabee is that it's entirely made up of x86 processing cores. The Larrabee is likely to have 32 x86 processing cores. Here's a surprise: These processing cores are based on the design of Pentuim P54C, a 13+ year old x86 processor. This processor will be miniaturised to the 45nm fabrication process, they will be assisted by a 512-bit SIMD unit and these cores will support 64-bit address. Gelsinger says that 32 of these cores clocked at 2.00 GHz could belt out 2 TFLOPs of raw computational power. That's close to that of the upcoming AMD R700. Heise also reports that this GPU could have a TDP of as much as 300W (peak).


fonte
 
Isso não é um CPU, mas sim um GPU baseado em x86.

o consumo que é superior ao R700, 300w tdp 8|

Mas 2 teraflops, é poderoso :x2: Vamos lá ver isso depois em GPGPU.
 
Por acaso acho piada. Ha uns tempos atrás a intel estava em maus lençois e AMD dava ratada completa, e todos diziam que a Intel não tinha esperança nem podia nada contra a AMD, depois foi o que se viu desde a era Core 2 Duo. O que vos faz crer que a intel nada pode contra a Nvidia?
 
e quem garante que os developers vão gostar deste tipo de chips ??

será que a intel vai tentar inpingir o x86 em tudo agora..

EDIT: vai mesmo.. já se prepara para um assalto aos telemóveis com x86
 
Por acaso acho piada. Ha uns tempos atrás a intel estava em maus lençois e AMD dava ratada completa, e todos diziam que a Intel não tinha esperança nem podia nada contra a AMD, depois foi o que se viu desde a era Core 2 Duo. O que vos faz crer que a intel nada pode contra a Nvidia?

A Intel em maus lençois nunca esteve... A Intel é muito mas muito maior que a AMD... a AMD estava era a crescer graças a um mau momento da Intel na secção de CPUs x86... A Intel nunca esteve em tão mau estado como a AMD está agora (agora com as HD4xxx pode ser que recupere um pouco).
 
Por acaso acho piada. Ha uns tempos atrás a intel estava em maus lençois e AMD dava ratada completa, e todos diziam que a Intel não tinha esperança nem podia nada contra a AMD, depois foi o que se viu desde a era Core 2 Duo. O que vos faz crer que a intel nada pode contra a Nvidia?

Uma coisa, é a intel responder, em arquitectura de rpocessadores...
outra coisa, é a intel meter-se em areas onde não tem experiencia.
não chega simplesmente contratar pessoas, porque, essas pessoas vão ter que pensar em algo de raiz, que seja minimamente compativel com o que existe (directx, opengl), e parece que é do interesse tentar ganhar esta batalha recorrendo ao x86, que creio que etsa longe de ser uma jogada de genio...

por um lado, é positivo que a intel se concentre nestas coisas, porque eventualmente deixa a concorrencia recuperar de alguma forma...
por outro, se a intel tem de facto sucesso nesta batalha, isto pode significar uma mudança no mercado, pouco interessante para o consumidor.
 
Acho que a unica maneira da nVidia sair da frente do (touro) Intel é comprar a VIA... e começar a desenvolver CPU's... gráficas e plataformas.... tal e qual como a AMD está a fazer desde k adquiriu a ATi. Acho que isto apenas devia haver Intel e AMD nos cpus e ATi e nVidia nos GPU's... no meio destas empresas... vai haver uma que vai ao charco... a boca do "can whoop of ass" lixou a nVidia em relação aos bloomfield (nehalem), a intel não os deixa fazer chipset's para o cpu... logo a nvidia apenas vai ter a AMD para vender chipsets... a AMD (com menos quota de mercado) vende muito menos que a Intel e a nVidia vai-se ressentir dessa quebra de vendas de chipsets...

Era bom a nVidia comprar a VIA e poder ficar com a licença de construção de cpu's x86... assim haveriam 3 big players com 3 big platforms
 
P54c nao era o pentium original?!?!?!?!?! ou o pentium mmx?!?!

Mesmo k seja baseado na arquitetura deste, deve ter modificaçoes mais significaticas do k levar com as unidades "sse 512bit" (nao sei s sera a designaçao mais correcta)...
64 bit adressing levame a pensar k deverá suportar 64bits no processamento...
 
P54c nao era o pentium original?!?!?!?!?! ou o pentium mmx?!?!

Mesmo k seja baseado na arquitetura deste, deve ter modificaçoes mais significaticas do k levar com as unidades "sse 512bit" (nao sei s sera a designaçao mais correcta)...
64 bit adressing levame a pensar k deverá suportar 64bits no processamento...
Não é endereçamento de 64-bit
 
Eu sei k nao sao a mesma coisa, o k eu keria dizer era como suporta o endereçamento de 64 bitsk, leva-me a pensar k podera tambem suportar os 64 bits d processamento...

Não propriamente, pode ter um endereçamento e não ter registos 64-bits... logo falha na computação de 64-bits.
 
Não propriamente, pode ter um endereçamento e não ter registos 64-bits... logo falha na computação de 64-bits.

Eu sei...:rolleyes: Será o k eu escrevi não está muito esplicito...
Não disse k suportava de certeza os 64bit processamento, mas sim hipotese de suportar.

Sei k uma coisa não implica obrigatoriamente a outra, aliais, senão me engano (s estiver enganado, k alguem m corrija), o athlon64 original tem os 64bits d processamento mas não tem os 64bit adressing...
 
Eu sei...:rolleyes: Será o k eu escrevi não está muito esplicito...
Não disse k suportava de certeza os 64bit processamento, mas sim hipotese de suportar.

Sei k uma coisa não implica obrigatoriamente a outra, aliais, senão me engano (s estiver enganado, k alguem m corrija), o athlon64 original tem os 64bits d processamento mas não tem os 64bit adressing...

Exacto, tem 40bit.
Os primeiros Pentium 4 com EM64T/AMD64 só suportavam 36bit de endereçamento.

Actualmente quer os Core 2, quer os Phenom suportam endereçamento de 48bit.

Neste momento seria completamente inútil nas CPU's actuais. Não há motheboards com densidade de DIMM's, nem capacidade de processamento/registers na CPU para suportar RAM com as quantidades colossais que o endereçamento puro de 64bit permite.
Endereçamento de 64bit significaria ter até 16.8 Milhões de Terabytes de RAM... :D
 
Última edição:

Segundo a noticia estão a falar de 32 cores X86.
Eu não sei em que moldes a Intel vai introduzir isto, mas se temos 32 cores X86 isto significa que potencialmente todas as plicações do nosso computador vão poder tirar partido desses cores, isto é, qualquer aplicação, desde office, windows, watever pode tirar partido de tal processamento de forma praticamente instantanea e quando se activa uma aplicação 3D o Larrabee passa a ficar 100% concentrado so na aplicação 3D.

Esperar para ver o que dá. Em aplicações mesmo so 3D ainda deve ficar longe das ATi ou Nvidia, mas tem o potencial de acelerar todos oo processos a correr no computador e desta forma cativar milhões de pessoas que queiram ter o seu computador extremamente rápido nas aplicações e razoável nos jogos.

A ideia é boa se for bem implementada pode tirar milhoes a Nvidia e ATI.
 
Última edição:
Segundo a noticia estão a falar de 32 cores X86.
Eu não sei em que moldes a Intel vai introduzir isto, mas se temos 32 cores X86 isto significa que potencialmente todas as plicações do nosso computador vão poder tirar partido desses cores, isto é, qualquer aplicação, desde office, windows, watever pode tirar partido de tal processamento de forma praticamente instantanea e quando se activa uma aplicação 3D o Larrabee passa a ficar 100% concentrado so na aplicação 3D.

Esperar para ver o que dá. Em aplicações mesmo so 3D ainda deve ficar longe das ATi ou Nvidia, mas tem o potencial de acelerar todos oo processos a correr no computador e desta forma cativar milhões de pessoas que queiram ter o seu computador extremamente rápido nas aplicações e razoável nos jogos.

A ideia é boa se for bem implementada pode tirar milhoes a Nvidia e ATI.

Concordo plenamente. Mas desde que a Intel forneça algo parecido com o CUDA porque se até agora a produção de aplicações multi-thread está longe de fácil... Quando falamos de 32 cores é mesmo muito core.
 
Back
Topo