Intel is preparing to annihilate NVIDIA: the war is on

Segundo a noticia estão a falar de 32 cores X86.
Eu não sei em que moldes a Intel vai introduzir isto, mas se temos 32 cores X86 isto significa que potencialmente todas as plicações do nosso computador vão poder tirar partido desses cores, isto é, qualquer aplicação, desde office, windows, watever pode tirar partido de tal processamento de forma praticamente instantanea e quando se activa uma aplicação 3D o Larrabee passa a ficar 100% concentrado so na aplicação 3D.

Esperar para ver o que dá. Em aplicações mesmo so 3D ainda deve ficar longe das ATi ou Nvidia, mas tem o potencial de acelerar todos oo processos a correr no computador e desta forma cativar milhões de pessoas que queiram ter o seu computador extremamente rápido nas aplicações e razoável nos jogos.

A ideia é boa se for bem implementada pode tirar milhoes a Nvidia e ATI.

É, a Intel, sozinha e usando uma arquitectura-base obsoleta como é a x86, criou um compilador de software que chega ao que mais ninguém na indústria de computação parela dos últimos 30 anos conseguiu, o "holy grail" chamado "Reverse Hyperthreading".
Please... :rolleyes:

Nem a Sun, a verdadeira campeã do multithreading, nem a IBM conseguiram nada do género com ISA's quase completamente modificados, mas a Intel conseguiu isso apenas com 32 cores Atom modificados (unidades FP dedicadas, menos cache L2 por core, etc)... :D Right.
 
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Sendo assim até é possivel que com esta placa não seja necessário um CPU propriamente dito... mas esses cores devem ter uma performance mesmo horrível.
 
Nem a Sun, a verdadeira campeã do multithreading, nem a IBM conseguiram nada do género com ISA's quase completamente modificados, mas a Intel conseguiu isso apenas com 32 cores Atom modificados (unidades FP dedicadas, menos cache L2 por core, etc)... :D Right.

Qualquer computador possui dezenas de processos e centenas de treads. Logo o ganho existe sempre.
Pensar em tornar um programa programado para single-core e por formula magica do compilador passar para multi-core sim é mito.
Tudo depende da programação em todas as areas sejam elas quais forem sejam quais forem as arquitecturas.

Isso é para sair em 2009, nessa altura mais programas tirarão partido do multi-core. Potencialmente o Larabee pode acelerar o computador em todas as aplicações sejam elas graficas ou não.
 
Última edição:
xiii onde isto ja vai!! a intel com um plano makiavelico para dominar o mundo
com a velha x86 !!
agora a serio isto e bom para todos nós mesmo que por agora seja para campos mais
baixos ! mas 2 teraflops era mt bom!!
 
Exacto, tem 40bit.
Os primeiros Pentium 4 com EM64T/AMD64 só suportavam 36bit de endereçamento.

Actualmente quer os Core 2, quer os Phenom suportam endereçamento de 48bit.

Neste momento seria completamente inútil nas CPU's actuais. Não há motheboards com densidade de DIMM's, nem capacidade de processamento/registers na CPU para suportar RAM com as quantidades colossais que o endereçamento puro de 64bit permite.
Endereçamento de 64bit significaria ter até 16.8 Milhões de Terabytes de RAM... :D

E mesmo assim são 281.474.976.710.656 bytes = 262,144 megas = 256 gigabytes8|
 
Nem se põe em causa tornar um single-thread em multi-thread magicamente, isso é um problema muito complexo. É mesmo a programação multithread para tantos cores é mesmo complexa.

Tantos cores funcionam em processamentos gráficos, mas não vale a pena sonhar em usar o gpu em aplicações normais e ter ganhos estupidamente grandes, porque são poucos os que conseguiriam aproveitar este poder todo.
 
sim, ha sempre um limite para a paralelização... nem todos os processos são facilmente paralelizaveis, muito menos paralelizaveis a 32 cores.

Mas, se os 32 cores la estão, ha de estar certamente relacionado com multi-purpose.. a questão é que multipurpose + x86 = weird
 
sim, ha sempre um limite para a paralelização... nem todos os processos são facilmente paralelizaveis, muito menos paralelizaveis a 32 cores.

Mas, se os 32 cores la estão, ha de estar certamente relacionado com multi-purpose.. a questão é que multipurpose + x86 = weird

O x86 resolve uma das grandes limitações das actuais soluções CUDA e brook+ que é a falta de suporte para linguagens OO. Vamos esperar para ver no que isto dá :)
 
Intel Details Larabee
Intel Corporation is presenting a paper at the SIGGRAPH 2008 industry conference in Los Angeles on Aug. 12 that describes features and capabilities of its first-ever forthcoming "many-core" blueprint or architecture codenamed "Larrabee." Details unveiled in the SIGGRAPH paper include a new approach to the software rendering 3-D pipeline, a many-core (many processor engines in a product) programming model and performance analysis for several applications.

The first product based on Larrabee will target the personal computer graphics market and is expected in 2009 or 2010. Larrabee will be the industry's first many-core x86 Intel architecture, meaning it will be based on an array of many processors. The individual processors are similar to the Intel processors that power the Internet and the laptops, PCs and servers that access and network to it.

Larrabee is expected to kick start an industry-wide effort to create and optimize software for the dozens, hundreds and thousands of cores expected to power future computers. Intel has a number of internal teams, projects and software-related efforts underway to speed the transition, but the tera-scale research program has been the single largest investment in Intel's technology research and has partnered with more than 400 universities, DARPA and companies such as Microsoft and HP to move the industry in this direction.

Over time, the consistency of Intel architecture and thus developer freedom afforded by the Larrabee architecture will bring about massive innovation in many areas and market segments. For example, while current games keep getting more and more realistic, they do so within a rigid and limited framework. Working directly with some of the world's top 3-D graphics experts, Larrabee will give developers of games and APIs (Application Programming Interface) a blank canvas onto which they can innovate like never before.

Initial product implementations of the Larrabee architecture will target discrete graphics applications, support DirectX and OpenGL, and run existing games and programs. Additionally, a broad potential range of highly parallel applications including scientific and engineering software will benefit from the Larrabee native C/C++ programming model.

Additional details of the Larrabee architecture discussed in this paper include:

* The Larrabee architecture has a pipeline derived from the dual-issue Intel Pentium processor, which uses a short execution pipeline with a fully coherent cache structure. The Larrabee architecture provides significant modern enhancements such as a wide vector processing unit (VPU), multi-threading, 64-bit extensions and sophisticated pre-fetching. This will enable a massive increase in available computational power combined with the familiarity and ease of programming of the Intel architecture.
* Larrabee also includes a select few fixed function logic blocks to support graphics and other applications. These units are carefully chosen to balance strong performance per watt, yet contribute to the flexibility and programmability of the architecture.
* A coherent on-die 2nd level cache allows efficient inter-processor communication and high-bandwidth local data to be access by CPU cores, making the writing of software programs simpler.
* The Larrabee native programming model supports a variety of highly parallel applications, including those that use irregular data structures. This enables development of graphics APIs, rapid innovation of new graphics algorithms, and true general purpose computation on the graphics processor with established PC software development tools.
* Larrabee features task scheduling which is performed entirely with software, rather than in fixed function logic. Therefore rendering pipelines and other complex software systems can adjust their resource scheduling based each workload's unique computing demand.
* The Larrabee architecture supports four execution threads per core with separate register sets per thread. This allows the use of a simple efficient in-order pipeline, but retains many of the latency-hiding benefits of more complex out-of-order pipelines when running highly parallel applications.
* The Larrabee architecture uses a 1024 bits-wide, bi-directional ring network (i.e., 512 bits in each direction) to allow agents to communicate with each other in low latency manner resulting in super fast communication between cores.
* The Larrabee architecture fully supports IEEE standards for single and double precision floating-point arithmetic. Support for these standards is a pre-requisite for many types of tasks including financial applications.

fonte
 
Então mas a Intel lança-se no mercado de GPU's (supostamente mid-high end) sem experiência nenhuma no assunto?
Como é que eles esperam rivalizar com a ATI ou NVIDIA no mercado das gráficas, dado que estas duas têm muito mais experiência no assunto que a Intel?

Quanto a uma aliança entre AMD e Intel... impossível. Em termos comuns, era como se o Benfica e o Porto fossem amigos e "aliados". Nunca na vida dois directos concorrentes no mercado de CPU's se iam unir...
 
Lança-se porque contratou engenheiros não?Pensas que se estão a atirar à toa?

E de que serve contratar engenheiros se, como eu já disse, a própria Intel não tem grande experiência neste sector de mercado?

Acho que estas gráficas vão ser um flop mas há que esperar para ver.
 
Sim... que tu não acreditas nesta aposta já deu para perceber pelo que tu repetiste nos teus posts.

A nVidia tem tanta experiencia que aconteceu o que se viu com a ultima geração de graficas e a AMD/ATI... esquecendo a ultima geração, as noticias dos ultimos meses/anos falam por si.

A experiencia é só uma das cartas e como já se falou a Intel não é nenhum "teenager borbulhento" no mundo dos GPU, já anda por estas andanças há muito tempo com os IGPs e para não falar nos CPUs em si... sim, porque os GPUs não deixam de ser CPUs optimizados para diferentes fins.

Sem duvida que esta politica de tratar os concorrentes como inimigos é moralmente reprovavel... mas essa ideologia ah lá velho-do-restelo segue o mesmo caminho.
 
Última edição:
A Intel é um gigante rico, não se preocupa muito, se esta aposta nos primeiros tempos dê prejuízo, pois ele têm poderio financeiro para o suportar e mesmo assim continuar o seu desenvolvimento, no entanto não acho que a Intel vá vingar no mercado de GPU's, com a fama que eles têm dos GMA's...

Quanto a alianças achava mais provavel uma AMD/NVIDIA contra a Intel...gostava de ver isto, o dinheiro da NVIDIA, injectado na AMD, e provavelmente teriamos a Intel á questionar-se se devia ter dito o que disse...

Cumprimentos,
:kfold:
 
"Working directly with some of the world's top 3-D graphics experts, Larrabee will give developers of games and APIs (Application Programming Interface) a blank canvas onto which they can innovate like never before."



Esta-se mesmo a ver o esquema, a Intel vai lutar com a melhor arma da nVidia, TWMTBP.

Comprar a programação para a arquitectura proprietária logo na fonte, os programadores de jogos e empresas.

Quem falou de optimizações? A intel pode-se muito bem dar ao luxo de ter que pagar para começar a vender, mas depois... já vai ser ao contrário.

Cumps
 
"Working directly with some of the world's top 3-D graphics experts, Larrabee will give developers of games and APIs (Application Programming Interface) a blank canvas onto which they can innovate like never before."



Esta-se mesmo a ver o esquema, a Intel vai lutar com a melhor arma da nVidia, TWMTBP.

Comprar a programação para a arquitectura proprietária logo na fonte, os programadores de jogos e empresas.

Quem falou de optimizações? A intel pode-se muito bem dar ao luxo de ter que pagar para começar a vender, mas depois... já vai ser ao contrário.

Cumps

O TWMTBP não compra a programação ou alteração da API.
Começar a programar para API´s proprietarias em vez de API´s como o OpenGL ou Direct3D é um grande tiro no pé, ainda para mais quando se começa do zero.

Sendo que tb os programadores de jogos toda a vida usaram Direct_x e OpenGL, mudar de API para um proprietária que so corre em 1 tipo de graficas que vai começar do zero parece um pouco arriscado ;)

A Intel até pode lançar um coisa minimamente interessante ou um Epic Fail como o Itanium. Sendo que os seus IGP´s não valem literalmente nada, de drivers ainda pior, introduzem agora uma arquitectura completamente diferente do habitual e ja começam a falar de forma demasiado insistente em API proprietária.
Até podem comprar umas editoras e meter dinheiro por todo o lado e ainda têm vantagem no processo de fabrico, mas vai ser muito difícil conseguirem destronar a ATI ou Nvidia.
 
O TWMTBP não compra a programação ou alteração da API.
Começar a programar para API´s proprietarias em vez de API´s como o OpenGL ou Direct3D é um grande tiro no pé, ainda para mais quando se começa do zero.

Sendo que tb os programadores de jogos toda a vida usaram Direct_x e OpenGL, mudar de API para um proprietária que so corre em 1 tipo de graficas que vai começar do zero parece um pouco arriscado ;)

A Intel até pode lançar um coisa minimamente interessante ou um Epic Fail como o Itanium. Sendo que os seus IGP´s não valem literalmente nada, de drivers ainda pior, introduzem agora uma arquitectura completamente diferente do habitual e ja começam a falar de forma demasiado insistente em API proprietária.
Até podem comprar umas editoras e meter dinheiro por todo o lado e ainda têm vantagem no processo de fabrico, mas vai ser muito difícil conseguirem destronar a ATI ou Nvidia.


Se na primeira geração de gráficas já conseguirem correr com a S3 para forado mercado, já têm o seu nicho. Adiciona umas manobras engraçadas aos parceiros da Intel e enfia-lhes um bocado de stock em computadores de vendas certas pela goela abaixo, e ficam logo com alguma quota de mercado, o que lhes irá financiar novas versões da gráfica.
As Riva 128 também eram uma granda porcaria, mas depois apareceram as Riva TNT e o resto é história.
 
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