Processador Intel Kaby Lake - 7th Generation Core CPUs

Nada de novo sinceramente, é praticamente o mesmo chip com umas alterações a nível do igpu. É um "lançamento novo" para ajudar no marketing, nova plataforma e tal, fazer mais uns €. Mas sinceramente não vou nesse barco, aqui fico com haswell até chegarem os 6 core, e aí sim temos novidades boas, mesmo que o IPC seja praticamente o mesmo.

Aproveito para frisar que nunca me lembro de uma altura em informática, em que CPUs com 4 e 5 anos de mercado continuassem a ser High-end praticamente e sem criar praticamente bottlenecks. As coisas abrandaram a esse nível. Em breve penso que acontecerá o mesmo aos GPU, por mais que depois dos 4k vão forçar os 8k ou triple 4k monitors. Estamos a chegar "aquele ponto"... o próprio DX12 não trás nada de especial em relação a tecnologias gráficas, é mais uma ferramente de optimização que outra coisa. Antigamente um DX novo era um marco nos gráficos.
 
Muitos e muitos milhões ao longo do mundo, não se esqueçam que "nós", pessoal de fóruns etc, somos uma minoria, a maioria das pessoas sabe lá quando è que sai o cpu X com o processo de fabrico Y....querem è uma maquina funcional.

Há certos aspetos que passa ao lado da maioria, a intel tem sempre vendas, umas gerações mais que outras etc...

Eu já aqui tenho 350 mocas à espera, e entretanto por este ano, tranquilamente, lá vou juntando o resto sem fazer grande diferença. Recomendo a fazerem o mesmo que eu quem tenha 2500k para cima. Eu sei que se nota um pouco de botleneck com estes cpu´s já com uns anos, nomeadamente até no bf1 como sabem, mas também não è assim tanto quanto isso, tal como tenho vindo a referir, um i5 a uns 4.5 chega para conseguir 80 ou mais frames mínimos por isso já considero bastante aceitável para uma boa experiencia.

E alias, voltando à conversa da maioria, nem sequer è preciso tanto, já aqui trouxe pessoal a casa a ver o jogo a correr com som em altos berros etc, uma galhofa do caraças, e nenhum deles comentou nada nesse capitulo de frames, só diziam muito loco etc....xi o tanque explodiu etc....tudo menos a performance.

O que realmente interessa, è o lançamento dos 6 core mainstream em 2018, já com todas as atualizações referentes à plataforma, como por exemplo pcie 4, sata 4 etc....isto è que interessa, até lá vai sendo para encher chouriços, um milking.

E em relação ao dx12, este trás e muito, isto claro se seguir todo o conceito inicial. Penso que ainda esteja numa certa fase de transição, ainda há muito a aprender, os próprios devs ainda têm que ganhar experiencia na sua implementação, e mesmo aproveitar as features que oferece.

O dx12 não só ainda não está a ser bem implementado pela maioria, como ainda nem está sequer perto de se esgotar as possibilidades e capacidades, quer seja em fidelidade visual, a aproveitar todas as draw calls extra que este oferece, como features de multi gpu etc...caso do AOS.

È preciso ter paciência, ao poucos mais e mais títulos deveram ser lançados nesta api e com tempo deveremos ver um melhor aproveitamento das capacidades desta.
 
Última edição:
Wait wait wait, a second..
Isto vai ser exactamente a mesma arquitecture sem improvements sequer no IPC?
Apenas vão bombar mais 200/300MHZ nos CPUs e darem-lhes outro nome?
 
Com uma AMD moribunda nos CPUs há vários anos, esperavam o quê? Mostrem o desagrado com a carteira, não comprando.

Esperemos que o Zen não seja outro FX, para a Intel se mexer um bocado.
 
Se a AMD não for muito mazita como foi com os Phenom II até posso voltar a arriscar, agora se for como os FX, devo ir para intel.
Em principio devo fazer upgrade daqui a uns mesitos se tudo correr bem :P
 
Eu sou o primeiro a querer que os Zen saiam bons, mas não me parece que vão ter clocks para baterem os Kaby Lake e Skylake em aplicações single threaded. Dito isto, também não vejo grande interesse no rehashing do Skylake que me parece que os Kaby Lake vão ser. Hexa e octa cores a preços abaixo dos 400 euros isso sim era uma boa prenda por parte da Intel. Mas para já, Kaby Lake parece muito 2015 para ter algum interesse...
 
Aproveito para frisar que nunca me lembro de uma altura em informática, em que CPUs com 4 e 5 anos de mercado continuassem a ser High-end praticamente e sem criar praticamente bottlenecks. As coisas abrandaram a esse nível.

A minha leitura é que salvo raras excepções a grande maioria das pessoas não usa software que tire partido de mais processamento. Os SSDs de longe foi o que mais ajudou a melhorar a performance nos últimos anos.

Com uma AMD moribunda nos CPUs há vários anos, esperavam o quê? Mostrem o desagrado com a carteira, não comprando.

Esperamos todos ter boas notícias da AMD. Para bem deles e de todos nós pq assim temos melhores preços da Intel. Sem concorrência as noticias não são boas.
 
Mas olha que a possibilidade de overclock não é a unica diferença.

Tens slots M2 e tens suporte a RAM com muito maior largura de banda, que faz diferença em aplicações limitadas pelo numero de acessos à memoria.
Já vi melhorias de mais de 50% por se ter mais largura de banda (em HPC), embora uma diferença tão grande seja rara na maior parte das aplicações usadas no dia a dia.
 
Última edição pelo moderador:
@lagadu O problema é que as boards para x99 são caríssimas, pelo menos para o meu standard, que como não sou fã de overclock em CPUs não gasto mais de 70€ numa board há anos.
Não é só uma questão de CPU: numa board que permita overclocking podes usar memorias muito mais rápidas e isso faz diferenças significativas também.
 
Memórias mais altas fazem a diferença quando o CPU já começa a ficar limitado. Se colocares um i7 recente com 2133mhz vs i5 3600mhz concluis que o primeiro caso tem mais performance. Se for o mesmo cpu, claro que mais memória dá mais performance. Mas mesmo no meu perfil de gamer (que como já referi inúmeras vezes procura os 200fps sempre), um i7 recente (a partir de Haswell) consegue os 200fps em todo e qualquer título, Battlefield 1 incluído, com memórias mais lentas.

Estou com 1600mhz ddr3 + i7 4790. Coladíssimo nos 200fps no jogo que quiser. Se tivesse i5 4690 com mems de 3000mhz, o BF1 ia continuar a stressar o CPU a 100% e tinha quedas de frames. A memória mais rápida ia-me ajudar, mas não o suficiente para o que pretendia. Por isso a questão das memórias para gaming é relativa. Prefiro gastar menos numa board e menos em cooling e colocar um i7 logo com memórias de velocidade standard. A partir do momento em que o CPU dá conta do recado emparelhado com memórias mais lentas, não adianta de muito estar a gastar muito mais dinheiro para ter memórias mais rápidas. Ter 210fps ou 220fps é irrelevante.
 
Última edição:
A minha leitura é que salvo raras excepções a grande maioria das pessoas não usa software que tire partido de mais processamento. Os SSDs de longe foi o que mais ajudou a melhorar a performance nos últimos anos.

Esperamos todos ter boas notícias da AMD. Para bem deles e de todos nós pq assim temos melhores preços da Intel. Sem concorrência as noticias não são boas.

Basta ver que o 3770 que apesar dos anos que tem é um CPU bastante valorizado no mercado de usados. E o Haswell vai no ebay e há quem peça mais de 500 € (!)
 
Back
Topo