Processador Intel Kaby Lake - 7th Generation Core CPUs

Não sei se isso ainda funciona assim. O Max Turbo do meu 6700 com 1 core activo é 4GHz, mas mesmo tendo o Multicore Enhancement ligado na BIOS, quando estão activos os 4 cores ele não passa dos ~3.79GHz.
 
Exacto, por isso é que quando falei no 6500 vs 6400 na altura usei o base clock e não o turbo clock, dado que de base clock a diferença na altura era 500MHZ ^^.

Eu também não sei até que ponto o turbo anda sempre max.
Tenho um portatil com um haswell-U e a stock é 1.6 e turbo supostamente é 2.6GHZ.
Mas os 2.6GHZ é só quando está a martelar 1 core, por norma em todos os jogos e derivados que usa 2 cores e threads, por norma a frequência maxima dele é 2.3GHZ.

Não há tabela que tenha estas informações para todos os CPU?
 
Não sei se isso ainda funciona assim. O Max Turbo do meu 6700 com 1 core activo é 4GHz, mas mesmo tendo o Multicore Enhancement ligado na BIOS, quando estão activos os 4 cores ele não passa dos ~3.79GHz.

Experimentaste em detrimento dessa opção ires ao multiplicador e colocar 40? Se não o fizeste já, é apenas uma sugestão porque acho isso estranho. Só se te calhou um chip cuja voltagem default não aguenta os 4x 4ghz.

@ObscureAngel nos portáteis é diferente, principalmente num CPU U que gere o seu desempenho de acordo com as temperaturas. Em desktop com a metodologia que indiquei não encontrei uma única board ASUS/MSI que não fizesse isto que disse. O caso do RSC há de ter algo para investigar.
 
Certo, mas estou a pressupôr que quando estás em idle, tambem tens igualmente a frequência no seu máximo, o que na realidade não me interessa de todo.
Quanto ao facto de o portatil ser U ou não, de nada tem haver.
a gama U foi uma forma comercial de chamar aos CPU de 15W de TDP.
O portatil está sempre a 2.3GHZ de max, a unica vez que fez downclock para 2.2GHZ que ainda fazia parte do esquema do turbo, foi quando lhe tapei as saidas de ar, e fui jogar Fallout 4 com o prime95 a correr em background, só assim chegou aos 95c e consequentemente fez um ligeiro downclock.

Até lá nunca ele desceu dos 2.3GHZ.
 
Bom, estamos a estender um pouco o off-topic mas não @ObscureAngel , quando estou em idle ele baixa os clocks (também me preocupo imenso com consumos). Todo o comportamento do CPU é igual, simplesmente quando é preciso sumo ele dispara os 4 cores até ao turbo max.

IDLE:

cpu.png


com PRIME, Full Load:

prime.png
 
Basta no windows meteres o sistema em desempenho que o cpu fica todo no maximo.

Bastou fazer um stress test ao meu i7-6700 + MSI H170 Gaming M3 para não passar dos 3.70 GHz. Uma imagem vale mil palavras. E claro tenho activado 'Elevado Desempenho'.

Não há tabela que tenha estas informações para todos os CPU?

Sim há.

Intel Core i5 list.
Intel Core i7 list.

@Exabyte tenho um i7 4700mq e sinceramente.. nenhuma x) O maximo que reparei foi a uns 75% mas tou bottlenecked pelo gpu

Tenho exactamente esse também no meu Clevo. O máximo que já vi foi 3.30 MHz e estava com duas janelas do Chrome abertas. Normalmente passa o tempo nos 3.2.

Mas os 2.6GHZ é só quando está a martelar 1 core, por norma em todos os jogos e derivados que usa 2 cores e threads, por norma a frequência maxima dele é 2.3GHZ.

O teu com dois cores activos é 1.6Ghz + 7 * 0.1 GHz = 1.6 + 0.7 = 2.3 GHz. Aqui tens o resultado.
 
Última edição pelo moderador:
Ainda pensei que sendo já mais de uma geração de diferença, já compensasse. Sendo assim vou só afinar aqui os problemas que o sistema anda a dar. Só não sei por onde começar. São tantos que só não crio um tópico próprio aqui na secção de ajuda porque acho que não ficava bem às luz das regras.
 
Experimentaste em detrimento dessa opção ires ao multiplicador e colocar 40? Se não o fizeste já, é apenas uma sugestão porque acho isso estranho. Só se te calhou um chip cuja voltagem default não aguenta os 4x 4ghz.

@ObscureAngel nos portáteis é diferente, principalmente num CPU U que gere o seu desempenho de acordo com as temperaturas. Em desktop com a metodologia que indiquei não encontrei uma única board ASUS/MSI que não fizesse isto que disse. O caso do RSC há de ter algo para investigar.

Nada. Seja qual for a combinação de opções que escolha no Multicore Enhancement (Auto/Disabled) e no CPU Core Ratio (Auto/Sync All Cores/Per Core), nunca passa dos 3.79GHz em full load. Cheira-me a dedo da Intel...
 
Penso (não garanto) que esses "multi-core enhancements" só funcionam em pleno com CPUs K. O que derrota um pouco o propósito, imho.

Bastou fazer um stress test ao meu i7-6700 + MSI H170 Gaming M3 para não passar dos 3.70 GHz.

Tendo em conta que 3,7GHz é o máximo turbo com 4 cores activos, não sei o que mais esperavas... ;)
 
Antigamente era assim que funcionava, mas pelo que vejo agora, parece que a Intel arranjou alguma forma de bloquear isso.
 
A ideia que tenho é que isso depende de algumas motherboards. A ASRock costuma ser agressiva nisso por exemplo.
 
Os i3 e pentium já saíram. O novo pentium g4600 na verdade é mais parecido com os i3, pois tem Hyperthreading.
 
Última edição:
Não vejo grande interesse no 7100, sinceramente. Nem sequer tem os 4MB de L3 dos restantes i3. A menos que precises muito de AVX2, levas o mesmo e mais barato em qualquer dos Pentiums.
Não percebo qual é o espaço dos i3, nesta geração.
 
O preço dos i3 estão ridículos.. É o exemplo perfeito do que é esta geração..
Gostei do Pentium á lá i3 xD (por esta razão não percebo os lugares dos i3)
 
Basicamente o AVX e clocks mais altos é a unica diferença que vejo do Pentium para o i3.
Pra já o AVX só é bom para conversão de video e rendering, mas com as gráficas a recorrer ao CUDA e OpenCL cada vez mais, não sei ao certo o impacto que isto tenha.

O único receio que tenho é exatamente se algum dia vão começar a usar AVX para jogos e aconteça o mesmo que eu ando a sofrer com a falta do SSE 4.1, porém o meu CPU tem 7 anos.. ^^
 
em relação ao iGPU há algumas novidades além da cena do 4K e da compressão de vídeo? Houve alguma evolução em termos de poder em relação aos skylake?
 
Back
Topo