Processador Intel Kaby Lake - 7th Generation Core CPUs

5Ghz fully stable 24/7 1.3V Bios LLC 5 com NH-D14 autofan...Asus IX HERO ... AVX OFF, sem delid !!!
handbrake, cinebench, aida, lynx qq coisa ...

sgmtu0.png


Amanhã há mais ...
 
Muito bom :)
Correste o P95 quantas horas para determinar a estabilidade e qual a temperatura máxima no fim do teste?
Qual o Vcore no HWinfo na secção da MB?
Que queres dizer com AVX OFF? é o AVX offset desligado?
 
Muito bom :)
Correste o P95 quantas horas para determinar a estabilidade e qual a temperatura máxima no fim do teste?
Qual o Vcore no HWinfo na secção da MB?
Que queres dizer com AVX OFF? é o AVX offset desligado?

Prime já fiz 8 loops completos mas por norma não sou mt de deixar o pc dias a fim em loop em stress test.
há mt tempo que tenho X programas que corro por ordem para validar a estabilidade da máquina e até hoje, passando neles todos, nunca um oc me falhou...

O máximo que vi num dos cores foi 74 ou 75, não tenho 100% certeza de cabeça.
Quanto ao vcore no hwinfo não me recordo, mas na bios está manual a 1.3V, o cpu-z oscila entre 1.280 e 1.295 em full load.
Sim o AVX está off prepositadamente para testar sempre na carga máxima.
 
O P95 (blend test) necessita no minimo umas 2 horas seguidas para testar a estabilidade AVX.
Costumo correr >10h, mas percebo que nem todos querem fazer isso.
Ligaste as 2 opções de error checking do P95?

Nas Asus Z170 quando se poe 1.3V na bios, com LLC=5 ele aumenta o Vcore para 1.328V em carga.
Será que nas Z270 a escala do LLC é diferente.
Quando puderes dá uma vista de olhos no ultimo beta do HWinfo para ver o Vcore na secção da MB.
O hwinfo tem Vcore(max) e Vcore(min) e assim dá para ver se o Vcore oscila em carga e ajustar o LLC.

Parece que te saiu um CPU dos bons.
 
O P95 às vezes dá erros depois das 2horas e por isso a unica forma de testar a estabilidade do AVX é correr mais tempo.
Se nao queres saber se tens AVX estável então nao corres testes AVX.

O P95 é o mais exigente, todos os outros testes vao correr estáveis depois do P95 estar estavel, mas o contrario nao é valido.
 
Não sei se é off topic ou não, se for peço desculpa.
Há muita vantagem em usar, fazendo overclock, uma Z270 para um 7600k em comparação com uma Z170?
Praticamente a mesma coisa. Se for pelo oc nao vale o upgrade de Board.

O P95 (blend test) necessita no minimo umas 2 horas seguidas para testar a estabilidade AVX.
Costumo correr >10h, mas percebo que nem todos querem fazer isso.
Ligaste as 2 opções de error checking do P95?

Nas Asus Z170 quando se poe 1.3V na bios, com LLC=5 ele aumenta o Vcore para 1.328V em carga.
Será que nas Z270 a escala do LLC é diferente.
Quando puderes dá uma vista de olhos no ultimo beta do HWinfo para ver o Vcore na secção da MB.
O hwinfo tem Vcore(max) e Vcore(min) e assim dá para ver se o Vcore oscila em carga e ajustar o LLC.

Parece que te saiu um CPU dos bons.



Cada um stressa o cpu como deseja para determinar a estabilidade do sistema... para mim se não dou uso 12h ou 24h non stop a 110% para quê perder tempo com isso??
Atenção isto sou eu...nada contra quem faz de outras formas...eu pessoalmente nem tenho tempo bem paciencia para isso...como o meu método nunca me falhou...em equipa que ganha não se mexe hehe, isso era com 20 anos, prommy, gelo seco vmod's e afins...já lá vai o tempo...quando falhar logo se vê [emoji1]

Quanto ao p95 tem sim os error checking ativos.
Penso que a versão que usei há data era a mais recente beta...depois vejo!

Nunca aparece em software voltagens acima de 1.295v seja q carga for desta forma.

A média que tenho visto para 5ghz sao entre 1.34 e 1.36v...ha piores e melhores mas este não parece mau [emoji123]
 
Última edição pelo moderador:
Precisamente como cada um testa como entende, a pergunta foi só para conhecer os parâmetros do teste.
Correr menos de 1h tem pouco significado para declarar a estabilidade do P95, por isso sugeri 2h.
Temos de ver a instabilidade como uma probabilidade, se correr mais tempo há mais probabilidade de dar erro, mas o mesmo erro pode acontecer ao fim de alguns minutos.
 
Eu acho que a termos de estabilidade não é preciso tanto.
O meu crasha após 15 minutos no Prime95, e no entanto na minha utilização normal, no meio do verão a jogar BF1 em plena beta ou BF4 que usa quase sempre o CPU a 100%, e digamos que sou um AAA gamer, farto-me de jogar dia e noite quando tenho tempo, sem pudôr pela máquina e nunca me crasha e não existe regressões de performance ou stuttering.
Lá está cada um testa como pode, mas a não ser que vão ter um CPU a 100% 24/7 não vejo o motivo de tal teste durante a maior parte do tempo.
Se for para jogar, não há praticamente 1 único jogo que vá enfiar esse CPU a 100%, talvez o BF1 e nunca estará assim 100% do tempo com a mesma intensidade.
 
Qual o cooler que usas nesse teste a 5Ghz? Eu tenho o Cooler Master Seidon 240V, i7 7700K e MSI Z270 Gaming M5 e ao activar o Gaming Boost (OC a 4.8Ghz) já fico com temps na ordem dos 90/100° no Prime95 (Primeira Opção dos 3 testes).
Já em stock em idle anda nos 25° mas mesmo sem OC a 4.5GHz já vejo os 60/70°

EDIT: Já vi que tens Cooler a AR, NH-D14

O meu setup está assim:
Caixa Fractal Design Define R5
Comprei mais uma ventoinha para colocar na frente para assim ficar com 2 fans de Intake.
Tenho o Radiador atrás das ventoinhas a receber o ar, e depois tenho as fans do radiador a puxar o ar para dentro da caixa.
A pump do Cooler está ligada a "pump_fan" e as fans do cooler a "cpu_fan", acho que tenho muita temperatura mesmo em stock quando está em full load.
 
Última edição:
O cooler ajuda, mas não é por causa disso que tens diferenças tão grandes...

Estás a comparar duas realidades completamente diferentes.
Estás a fazer overclock usando os mecanismos automáticos da MB.
O VoRtAn_MaDgE, quase de certeza, fez tudo à mão na UEFI, passo a passo, com pequenos tweeks em diversas variáveis.

Ou seja, é preciso paciência para atingir overclocks decentes.

Já agora, VoRtAn_MaDgE, estou impressionado. Pelo que estou a ver, os 7700K fazem mais 300MHz que os 6700K com a mesma frequência.
Estava à espera de menos, bastante menos.
 
Volto a dizer, estás comparar alhos com bugalhos.
Sabes dizer qual a tensão que esse overclock automático impôs ao CPU? E já agora a tensão em stock.
 
Última edição pelo moderador:
Gostaria era de ver testes com o 7700 e 7700T. O primeiro tem 65W e o segundo uns interessantes 35W e mesmo assim pode ir até os 3.8 Ghz! Será que existe ainda assim alguma capacidade de overclock? Mesmo os non-K podem subir alguns bins acima do turbo máximo.

Quanto à questões de estabilidade, eu ando sempre no limite mínimo de voltagem, por exemplo tenho o meu 3570k a 4.0 a 1.025 na bios, nunca fiz um "full burn" de P95 ou LinX (com AVX) mas mesmo com longas horas de gamming, fazer encode de video no Handbrake e afins sempre rock solid.

Claro que se for necessário estabilidade por causa de algo importante ai testa-se mais.

@VoRtAn_MaDgE, qual é a voltagem de origem em carga estando em "auto"? na review do Anandtech foi a 1.248, se calhar 1.3V para 5 Ghz não é tão "alto" assim :D

Alias o mais curioso que não funciona abaixo de 1.1 volts, nem a 2000 mhz. Com esta voltagem foram até os 4100 mhz, coisa que o meu 3570k deve fazer na boa. É curioso que a voltagem nestes cpus 14 nm anda mais alta que nos IVys e afins de 22.

Mas por exemplo nesta review só conseguirem ir aos 5 Ghz instaveis a 1.425!!!

Com tão pouco overclock diria que estes CPU's já vem esticados de origem...

Como funciona isso do "AVX offset"? Parece que quando se usa as instruções AVX o CPU faz downclock?

Qual o impacto de deixar o offset desligado? mais instabilidade se dar pleno uso do AVX?
 
Última edição:
Como funciona isso do "AVX offset"? Parece que quando se usa as instruções AVX o CPU faz downclock?

É isso mesmo.
No caso do @ObscureAngel em que o P95 da erro ao fim de 15 minutos, mas o cpu está 100% estável com tudo o resto, podia usar o AVX negative offset para baixar o multiplicador só quando corre AVX.
Mantinha assim o Vcore e o clock alto para tudo o resto e baixava o multiplicador o necessario só para o AVX ficar estável.
Pelo que li permite um numero inteiro e baixa o multiplicador nesse valor quando corre instruções AVX.
AVX negative offset=1 baixa o multiplicador em 1.

Qual o impacto de deixar o offset desligado? mais instabilidade se dar pleno uso do AVX?

Normalmente para AVX precisamos de mais Vcore que para o resto das instruções.
O impacto de não usar o AVX offset seria um OC mais baixo com AVX estável ou OC mais alto e instabilidade no AVX.
 
Última edição:
Back
Topo