Intel Kaby Lake OC

Pois, elas fazem 2400 se nao estou em erro.

Tens que ver se a bomba está a variar e sobe rotação também com aumento da temperatura...
 
EDIT:
Para se fazer OC nas MSI Z170, tinha de se por "CPU Current Limit (A)=250", esse valor vinha baixo em default e quando corrias uma carga elevada tipo P95, o CPU baixava o CLK para manter o limite de currente max.
Nas Z270 nao sei como é, mas para testar corres o P95 e vais ver se os clocks dos 4 cores estão todos a 4.9Ghz. Se nao estiverem tens de por o CPU Current Limit (A)=250.
Nas Asus não era preciso fazer nada, o automatico tratava disso.

Nas Asus é 255.50.
 
Parece que a mim me saiu um CPU dos rascas... Stock faz 1.272v

Das primeiras coisas que faço em qualquer sistema com capacidade de OC é começar logo a abaixar o vcore de origem.

Eu se tivesse um 7700k a primeira coisa seria meter a 4,5 Ghz all cores e começar a abaixar o vcore até o limite. Depois fazer "push" só para ver quando ele era capaz e depois procurava encontrar um bom rátio consumo vs performance.

E claro se calhar definir um AVX offset para poupar mais alguns watts.

O que gostava de saber quanto se poderia sakar com um vcore baixo tipo 1.15V

Não, o OC como "ciencia" morreu mesmo, mas muito por culpa das empresas (Intel mais que tudo) que tornou o Overclock bastante standarizado... Já não há necessidade de fazer contas aos multiplicadores, pencil mods, divisores de memórias, etc, agora é quase tudo intuitivo...

Bons velhos tempos dos Athlon XP 462, Opty e FX 939, ou até dos Conroe 775 em que era preciso horas e horas a volta do sistema para afinar um OC decente... Eu continuo a "brincar" com esses sistemas de vez em quando e a satisfação é diferente quando consegues um OC aceitável comparado com os sistemas de hoje em dia...

Não obstante, os chips de hoje em dia já não fazem OC como antigamente, logo acaba por ser também um desafio fazer OC nos sistemas de hoje...

Hoje em dia o OC é realmente mais fácil, alem de voltagens basta mexer nos multiplicadores e pouco mais mas há mais restrições. Nos tempos dos A64, AXP até os conroe tinha o bus (FSB, HTT, e afins) desbloqueado e ainda com alguns cpus unlocked a coisa era mais engraçada.

Claro que OC pelo bus era muito mais difícil, já que as memórias também subiam e entrava os tais divisores de memória e afins.

Para min os melhores CPU's de sempre para OC foram os AXP-M. Fully unlocked (BUS e multiplicadores), vcore baixo, baratos. Me lembro que tinha um XP 2600M que fazia 2500 ou 2600 pro dia-a-dia com bom vcore e temps.

Os Conroe deram muita luta. Me lembro de uma P5W-DH deluxe, uma grande mobo, mas um animal quase indomável. Só dava 425 de FSB estáveis enquanto os chipsets P965 faziam 450 a 500.

E sim, os CPUs de hoje estão no limite também. Basta ver estes 7700k. Vi uma review e só conseguem 300 mhz acima do max turbo (4.8 Ghz) sem vcore e temps absurdas.

Isso é um OC de apenas 7% (14% se considerar o base clock). O exemplo do 2600+ que disse era 30% de OC e muita gente de certeza que puxou a sério pelos XP-M deve ter tirado 50% ou mais de OC deles.

Outro motivo que hoje o HW é mais caro, a energia e muito mais cara para andar a brincar com "prommys", vcores altos e afins e a performance mesmo em default chega.

Eu mesmo sou mais numa de undervolt do que OC's. Silencio e consumos baixinhos e ainda assim ter performance.

E esta geração dos XP-M hoje a maioria é casado, trabalha, tem filhos e não tem mais tempo para isso.
 
Última edição:
E ainda tem a questão da interface térmica entre o IHS e o core... Os Sandy Bridge eram soldados e tinham temps muito boas...

Pessoalmente se fosse seguro fazer delid já o tinha feito a muito tempo no meu 3570k, cujas temps deixam a desejar.
 
É perfeitamente seguro hoje em dia com a paciencia certa e/ou ferramenta certa.
Daqui a uma duas semanas depois deixo o feedback...
 
Última edição pelo moderador:
E ainda tem a questão da interface térmica entre o IHS e o core... Os Sandy Bridge eram soldados e tinham temps muito boas...

Pessoalmente se fosse seguro fazer delid já o tinha feito a muito tempo no meu 3570k, cujas temps deixam a desejar.

usa isto nao tem problemas com Thermal Grizzly - Conductonaut - liquid metal thermal compound 73 W/mk (1g) fica como sonho.

943516cn63F52.jpg

https://www.*****.de/der8auer-delid-die-mate-fsd8-015.html
 
Última edição:
O meu problema é precisamente ter acesso a "ferramenta certa". Estes dias vi várias cenas para prender o CPU para sakar o IHS com segurança.

Neste fim do mundo aka Brazil não é fácil nem barato meter mãos numa coisa destas, ainda mais que comprar um artigo para single use...
 
Há um elemento da equação que penso que não estão a ter em conta e que nesta altura do ano é benéfica. É a temperatura ambiente que facilmente aumenta 10ºC desta época para o verão se não tiverem ar condicionado. Assim sendo todo o OC estável hoje pode não ser tão estável daqui a uns meses.

Mas sem dúvida que estes 7XXX não trazendo melhor performance parecem estar mais afinados do que os anteriores em termos de consumo e voltagens poe exemplo.
 
Há um elemento da equação que penso que não estão a ter em conta e que nesta altura do ano é benéfica. É a temperatura ambiente que facilmente aumenta 10ºC desta época para o verão se não tiverem ar condicionado. Assim sendo todo o OC estável hoje pode não ser tão estável daqui a uns meses.

Mas sem dúvida que estes 7XXX não trazendo melhor performance parecem estar mais afinados do que os anteriores em termos de consumo e voltagens poe exemplo.
Fazer delid ao cpu resolve facilmente isso... caso o oc no verão não fique estável e caso o oc instável não se queira tornar estável pelo user aumentado a voltagem fornecida ao cpu.
 
O meu problema é precisamente ter acesso a "ferramenta certa". Estes dias vi várias cenas para prender o CPU para sakar o IHS com segurança.

Neste fim do mundo aka Brazil não é fácil nem barato meter mãos numa coisa destas, ainda mais que comprar um artigo para single use...

No Brasil há muita lenha.
Dois barrotes de lenha e parafusos e é tão safe como essas ferramentas, olha aqui:
 
Não usem x-acto, com o ângulo na ponta da lâmina já muita gente se deu mal.
usem antes uma lâmina deste tipo:
lamina-de-barbear.jpg


Para mim é a melhor coisa para fazer delid.
 
Apenas para deixar o relato, delid feito, coolaboratory liquid ultra, 62ºC core mais quente teste exatamente igual ao do primeiro post
Uncore a 44x, mem's a 3866 oc

6hkum8.png


Venha o Verão :D
In game para já não falar em browsing....as temperaturas devem ser estupidamente baixas, falta testar em 24/7 real world environment...

edit...ingame tested...hitman, cod, watch dogs 2 e gta V...max temp 47ºC core mais quente na pior das hipóteses... não mexe tá otimo!
 
Última edição:
11 graus de diferença, só me deixa mais vontade de fazer o delid... sniff...

Do resto impecável pro dia-a-dia. 1.3V pouco acima do default e com temps decentes.

Isso no calor do Brasil deve fazer uma diferença e tanto.

Neste momento tenho de 38 a 50 graus, em light load (browsing, etc) e isso com um H100i pro CPU...


Mas depois de por nova massa termica (não tenho coolaboratory nem nada exótico, um velho tubo de AS5, Artic MX-2 e Noctua) o IHS vai ficar solto! Ou depois de fechado no socket não há problemas? Claro que tem que montar com a board na horizontal.
 
Back
Topo