Intel "Keifer": 32 cores/128 threads

32

o Cell tal como tá pensado nã serve pra general purpose..

Outro Cell pensado pra isso, bem...é desperdício... genral purpose nunca irá precisar de tantos cores..

Muitos cores é bom é pra rendering, super.-computadores, cluesters, etc...
 
Ansatsu disse:
MM o proprio Cell pode não ser general purpose, ou pelo menos dizem que não é, mas de certeza que deve correr tudo em Linux melhor que o meu Pentium 4 2.4, e o meu processador corre tudo decentemente, por isso. E depois tem aquelas vantagens, do estilo, consegue correr mais de 40 videos HD ao mm tempo etc etc

40 videos HD ao mesmo tempo num pc?
Num pc em tua casa nunca na tua vida penses que vais ter uma coisas dessas. Logo a começar pela simples limitaçao do teu disco rigido. Nunca na vida tem taxas de transferencia para isso. Nem em Raid.
Isso sao historias da Sony que um utilizador nunca vai poder ter.....

E duvido muito que o cell em general purpose seja mais rapido que um P4. Axo que o anando no famoso artigo do cell disse que em general purpose teria uma performance de um P3 1.4Ghz.
 
Última edição:
DJ_PAPA disse:
40 videos HD ao mesmo tempo num pc?
Num pc em tua casa nunca na tua vida penses que vais ter uma coisas dessas. Logo a começar pela simples limitaçao do teu disco rigido. Nunca na vida tem taxas de transferencia para isso. Nem em Raid.
Isso sao historias da Sony que um utilizador nunca vai poder ter.....

E duvido muito que o cell em general purpose seja mais rapido que um P4. Axo que o anando no famoso artigo do cell disse que em general purpose teria uma performance de um P3 1.4Ghz.


Curiosamente disse aínda pior do Xenos e tu não o mencionas.
É curioso...
 
blastarr disse:
Curiosamente disse aínda pior do Xenos e tu não o mencionas.
É curioso...
Atençao que eu emncionei "famoso". Esse foi outro dos famosos artigos.
Tb nao tinha nada que mencionar. O xenos nada tem a ver com o cell.
 
DJ_PAPA disse:
Atençao que eu emncionei "famoso". Esse foi outro dos famosos artigos.
Tb nao tinha nada que mencionar. O xenos nada tem a ver com o cell.


O Xenos são basicamente 3 Cores PPC, baseados no Power Processing Element (PPE) do CELL, mesmo até ao nível do suporte a duas threads em simultâneo por core, e VMX128 (ambas características que não existem em mais lado nenhum nas CPU's single-core ou dual-core na gama *****/POWER da IBM ou da Freescale/Motorola).

As únicas diferenças situam-se ao nível da Cache L2 e de algumas extensões específicas para XNA.
 
DJ_PAPA disse:
40 videos HD ao mesmo tempo num pc?
Num pc em tua casa nunca na tua vida penses que vais ter uma coisas dessas. Logo a começar pela simples limitaçao do teu disco rigido. Nunca na vida tem taxas de transferencia para isso. Nem em Raid.
Isso sao historias da Sony que um utilizador nunca vai poder ter.....

E duvido muito que o cell em general purpose seja mais rapido que um P4. Axo que o anando no famoso artigo do cell disse que em general purpose teria uma performance de um P3 1.4Ghz.


Eles fizeram o teste a mandar de servers para lá, obvio que os discos rigidos não aguentam lol
Nem havia ng que ia kerer ver 40 filmes ao mm tempo não?

Isto foi um teste para mostrar a potencia do Cell, da mm maneira que se fazem testes a placas graficas que dão 300 frames num jogo, quem quer jogar um jogo a 300 frames? Nenhum cerebro capta 300 frames/s.

O que é general purpose? tas a dizer que o Cell se arrasta a entrar em pastas em linux e isso? lol Não te esqueças k akilo tb tem um PPC a 3.2Ghz.
Engraçado é que nessa comparação do Anando tu já te acreditas, mas quando o Anando disse que o Xenos era comparavel a uma x800 em termos de potencia bruta, já n te acreditaste. Só acreditas no que te convem ;)
 
Última edição:
Se bem me lembro houve duas demonstrações. A dos 40 videos não era HD e foi dito na altura.
HD eram 12 se não me falha a memória.
O cell não é "general purpose".
Mas o Cell é outra thread e com bias não vale a pena comentar.

Quanto a este "projecto" Keifer, num ambiente servidores, 32 cores fazem sempre jeito. Nem que seja para ter X VM/containers/etc a correr em cima e não aplicações directamente num SO.
Seja como for, em 2010, neste mercado não vai bastar atirar com X numero de cores x86 num cpu para ter sucesso. A Amd já mostrou que percebeu isso. A intel ainda não mostrou, mas já deve ter percebido.

Em desktops é que vai ser interessante ver que caminho se vai seguir a nivel de hardware e principalmente software nos proximos anos.
 
Mas um octa core, com cache partilhada k deve aparecer um 2008 está assim tão distante do cell?

Axo k é com tantos cores vai ser necessario ter um master para gerir os restantes, mas astes de tudo é necessario é software k tire partido de tanto cores, isso é bem mais dificil de acontecer k um CPU com 32 cores...
 
O problema aqui não é só encolher, já foi um problema antes e vai voltar a ser no futuro, a "leakage" e o calor gerado são tramados e quase incontornáveis.

Vai ser complicado encolher 1 vez por ano...
 
Acho que a dissipação térmica pode ser facilmente resolvido com materiais condutores mais eficientes e uma melhor gestão da parte eléctrica. A AMD tem o sistema Cool&Quiet que desactiva algumas partes do procesador quando não estão em uso, de forma a não haver tanto gasto de energia nem em perdas de energia em calor.

Mas acho que a solução passa pela modificação do material no qual os processadores são feitos. Há de se conseguir alguma modificação a nível físico de forma a melhorar a eficiência e diminuir a resistência do material em relação à electricidade.
 
Back
Topo