Processador Intel Lakefield [2020]

Nemesis11

Power Member
A Intel mostrou o Lakefield na apresentação da CES.

https://newsroom.intel.com/news/2020-ces-intel-news-livestream-replay/ (Passem os primeiros 45 minutos da apresentação, porque foi encher chouriços)

Mostrou especialmente Foldable Notebooks, como o Thinkpad X1 Fold:
Yb2eQ1e.jpg


https://www.anandtech.com/show/1528...dable-displays-5g-and-lakefield-into-a-laptop

Nos 3 dispositivos que mostraram (Prototipos da Lenovo, Dell e 1 interno da Intel) pareceu-me terem muito lag.
Em relação ao próprio tigerlake a apresentação foi totalmente desprovida de detalhes ou benchmarks. Ele existe, mas fora isso, zero.
Ah, já agora, parece que agora AVX512 tornou-se "Integrated AI". :paranoid:
 
Última edição:
SOLVINGTHE NEED FOR HIGH-PERFORMANCE, LOW-POWER COMPUTING
HOW INTEL’S TREMONT LOW-POWER X86ARCHITECTURE HELPS SOLVE MULTI-CORE COMPUTING PROBLEMS

DISCLOSURES
This paper was commissioned by Intel.Moor Insights & Strategy provides research, analysis, advising, and consulting to many high-tech companies mentioned in this paper. No employees at the firm hold any equity positions with any companies cited in this document.
http://www.moorinsightsstrategy.com...r-Computing-By-Moor-Insights-And-Strategy.pdf
 
Só li na diagonal o PDF, mas o Tremont é o core do próximo Atom. A única ligação do Tremont ao Tiger Lake é que vão "conviver" naquele "Big Little" no Lakefield.

With all of these improvements, Intel claims that Tremont’s new architecture delivers at least a 30% uplift on IPC compared to the Goldmont+ architecture.

Isto é o mais interessante, porque o Goldmont+ dos actuais Gemini Lake Atoms já é um core bastante interessante a nível de consumo/performance.
 
A "má" performance em single thread parece-me afectar mais o Cinebench R20.
Devido a isto ser um "Big.Little" da Intel com Tiger Lake e Atoms, a Intel desactivou as instruções que existem no Tiger Lake que os Atoms não têm. Dentro destas estão AVX/AVX2/AVX512, que qualquer dos cores deste processador não suporta. Pode ser por aí o resultado mau no Cinebench. A outra hipótese que vejo, é o sistema ainda não estar "afinado" e ele ali no Cinebench estar a usar um dos Cores ATom.

Quanto à bateria, sim, é um dos pontos mais importantes neste processador. O 8cx tem bons resultados, neste mesmo portátil da Samsung. O notebookreview tem uma review recente, em inglês, deste portátil na versão ARM.
Os resultados da bateria:
7ACvsMp.png


https://www.notebookcheck.net/Samsu...-battery-runtime-and-under-1-kg.477103.0.html

Neste ponto, ele "destrói" portáteis comuns, como o Macbook Air e o Dell XPS 13, com uma bateria mais pequena de apenas 42Wh.
 
Primeiro quero ver testes de bateria pois aquele single thread é um pouco fraco.


A "má" performance em single thread parece-me afectar mais o Cinebench R20.

Da imagem do uso de cores, dá ideia que está apenas a usar os cores Atom tanto no Multi como no Single thread.

Ao que parece, o "scheduling" para escolher "bem" o que vai para o big ou para os litle cores ainda não está a funcionar bem ou sequer implementado. Parece que é feito ao acaso.
Mas suppostamente está para sair uma actualização de windows para fazer esse trabalho.

Mais estranho ainda é em multicore ele usar exclusivamente os 4 cores Atom.. Será que não tem termal/power para correr os 5 cores ao máximo ?

https://www.notebookcheck.net/Exclu...d-CPU-Innovative-or-unnecessary.477524.0.html

https://www.tenforums.com/windows-1...-processors-dual-screen-foldable-devices.html

Hardware-guided OS scheduling: Enabling real-time communication between the CPU and the OS scheduler to run the right apps on the right cores, the hybrid CPU architecture helps deliver up to 24% better performance per SOC power3 and up to 12% faster single-threaded integer compute-intensive application performance.
 
Da imagem do uso de cores, dá ideia que está apenas a usar os cores Atom tanto no Multi como no Single thread.

Sim e por isso é que questiono se no Cinebench ele não estará só a usar os Cores Atom. Não tenho a certeza, porque nos gráficos do Task Manager, não vejo como se pode identificar quais são os gráficos dos 4 cores Atom e qual é o gráfico do Core Tiger Lake.

Ao que parece, o "scheduling" para escolher "bem" o que vai para o big ou para os litle cores ainda não está a funcionar bem ou sequer implementado. Parece que é feito ao acaso.
Mas suppostamente está para sair uma actualização de windows para fazer esse trabalho.

Se é esse o caso, aqueles benchmarks são nulos, especialmente em single thread.
Também não tenho a certeza se o Portátil e Windows que eles estão a usar, não será um de review que já possa ter o update ao scheduler do SO.

Mais estranho ainda é em multicore ele usar exclusivamente os 4 cores Atom.. Será que não tem termal/power para correr os 5 cores ao máximo ?

Se o Big.Little da Intel funcionar como os de ARM, penso que nunca estarão os 5 cores em full load. O "trabalho" ou é feito pelo Big Core ou pelos Little Cores. Nunca pelos 5 ao mesmo tempo. Consoante o Workload, o scheduler do SO vai migrando entre o Big e os Little Cores.
 
Sim e por isso é que questiono se no Cinebench ele não estará só a usar os Cores Atom. Não tenho a certeza, porque nos gráficos do Task Manager, não vejo como se pode identificar quais são os gráficos dos 4 cores Atom e qual é o gráfico do Core Tiger Lake.

a certeza tambem não.. mas uma pessoa olha para a imagem e salta bem á vista o potencial candidato XD


Se o Big.Little da Intel funcionar como os de ARM, penso que nunca estarão os 5 cores em full load. O "trabalho" ou é feito pelo Big Core ou pelos Little Cores. Nunca pelos 5 ao mesmo tempo. Consoante o Workload, o scheduler do SO vai migrando entre o Big e os Little Cores.

isso é pena.. era interessante puder ter todos activos , nem que foss emomentanemante enquanto houvesse margem .
Mas lá está , isto é para ser fanless ..

Mais interessante seria talvez um i7 com 6 - 8 cores , e apenas 2 atoms para ter boa bateria quando não é preciso performance.
 
Uma configuração semelhante a essa é o que tem sido "rumored" para os SoCs dos novos Arm Macs.

será mais que certa.. A Apple já usa essa configuração á algum tempo...

A questão está toda em "quão grande" a apple conseguirá fazer os "big cores" .. essa é uma limitação que tem "assombrado" os ARM.
 
será mais que certa.. A Apple já usa essa configuração á algum tempo...

A questão está toda em "quão grande" a apple conseguirá fazer os "big cores" .. essa é uma limitação que tem "assombrado" os ARM.

Não me expliquei bem.
A Apple, tal como todos os outros fabricantes de CPUs/SoCs, até agora tem usado mais little cores do que big cores nos SoCs. Até a Intel no Lakefield faz o mesmo.
Mas o que tem sido falado para os novos SoCs dos Arm Macs são mais big cores do que little cores, como tu estavas a sugerir. Era aí que queria chegar. :)

Quanto a previsões de performance, quem sou eu para as fazer. :)
 
A Apple, tal como todos os outros fabricantes de CPUs/SoCs, até agora tem usado mais little cores do que big cores nos SoCs. Até a Intel no Lakefield faz o mesmo.

ahh, ok .. percebi .. Mas olha que o 12Z / X já são 4 big 4 small..
Os rumores que estas a falar acho que era 8 big e 4 small.

O eles adicionarem mais cores "não aquece nem arrefece", a grande questão está em eles seram capazes de fazer "super mega cores"
 
ahh, ok .. percebi .. Mas olha que o 12Z / X já são 4 big 4 small..
Os rumores que estas a falar acho que era 8 big e 4 small.

O eles adicionarem mais cores "não aquece nem arrefece", a grande questão está em eles seram capazes de fazer "super mega cores"

Se o nº de cores não aquecesse nem arrefecesse, não tinhas CPUs da AMD com 8 cores em 15W de TDP.

Quanto à performance dos big cores do A12Z, tenho a certeza que, apesar de ser proibido pelos termos de uso do DTK, mais cedo ou mais tarde vão começar a sair resultados.
Tanto quanto se sabe até agora (que não é nada), os big cores do A12Z até podem já ser suficientemente bons.
 
Se o nº de cores não aquecesse nem arrefecesse, não tinhas CPUs da AMD com 8 cores em 15W de TDP.

8 cores já eles têm, e o provavel é que venham a ter 8cores big, mas isso deverá competir no low power.. "não aquece nem arrefece" porque já é o esperado
A questão que estou a falar de eles igualarem cpus mais potentes...
Estou a falar de eles conseguirem competir com um 3600X ou 3700X. Se eles para o fazerem precisarem de 16 cores , é mau . Eles precisam de conseguir fazer "super mega cores"..
 
8 cores já eles têm, e o provavel é que venham a ter 8cores big, mas isso deverá competir no low power.. "não aquece nem arrefece" porque já é o esperado
A questão que estou a falar de eles igualarem cpus mais potentes...
Estou a falar de eles conseguirem competir com um 3600X ou 3700X. Se eles para o fazerem precisarem de 16 cores , é mau . Eles precisam de conseguir fazer "super mega cores"..


Tenho a certeza que tu sabes, mas o 4800H, 4800U e 3700X têm todos 8 zen-2 cores. Se os cores do 3700X são "super mega cores", então os do 4800U também são. Só muda o TDP e, consequentemente, o sustained clock.

A Apple já tem SoCs cujos big cores correm a 2,6GHz, o que deverá ser mais ou menos o sustained clock dum 4800U em full load.
Eu não sou engenheiro de hardware. Há alguma particularidade da arquitectura ARM que impessa o fabrico de cores que possam atingir os 4GHz? Falo só nos clocks e não no IPC, porque no que toca ao IPC parece que já estão ao mesmo nível: https://www.anandtech.com/show/14892/the-apple-iphone-11-pro-and-max-review/4
O facto de nunca ter sido feito não prova nada, porque até agora a arquitectura ARM só tem sido usada em mobile e servidores, que são 2 mercados onde os CPUs X86/X64 também usam clocks mais baixos do que no desktop.
 
Tenho a certeza que tu sabes, mas o 4800H, 4800U e 3700X têm todos 8 zen-2 cores. Se os cores do 3700X são "super mega cores", então os do 4800U também são. Só muda o TDP e, consequentemente, o sustained clock.

A Apple já tem SoCs cujos big cores correm a 2,6GHz, o que deverá ser mais ou menos o sustained clock dum 4800U em full load.
Eu não sou engenheiro de hardware. Há alguma particularidade da arquitectura ARM que impessa o fabrico de cores que possam atingir os 4GHz? Falo só nos clocks e não no IPC, porque no que toca ao IPC parece que já estão ao mesmo nível: https://www.anandtech.com/show/14892/the-apple-iphone-11-pro-and-max-review/4
O facto de nunca ter sido feito não prova nada, porque até agora a arquitectura ARM só tem sido usada em mobile e servidores, que são 2 mercados onde os CPUs X86/X64 também usam clocks mais baixos do que no desktop.

Quando digo low power não estou a falar de competir com um "high end" 4800U .. Estou a falar de conseguirem competir com algo como um 4600 at best ou 4300 ..
eles com os 8 cores conseguirem igual 4C/8T ou 6C/6T ..

E sim, a arquitectura RISC, do que li, inerentemente não escala tambem em termos de Ghz.
Quanto ao IPC, não consigo tomar como comparação esse tipo de benchamrck sinteticos muitos espeficios de um tipo de operaçoes simples.. Os RISC são inerentemente melhor que os CISC em operaçoes simples , não há volta a dar. A vantagem dos CISC é em operaçoes complexas , em que consegue fazer numa operação o que demoraria várias a fazer um RISC.
Á uns dias li um artigo interessante e bem explicativo da situação, mas ja não me lembro on deo vi XD
E basta olhar para esta imagem, para ver que o que não falta por ai é "benchmarks" com grandes limitaçoes.

urTqLk2.png
 
Os processadores x86, internamente, já são processadores RISC há muitos anos. Nenhum processador x86 minimamente recente, corre instruções x86 directamente. A maior parte das instruções x86 são "traduzidas" para "micro-ops". Internamente, na sua maioria, um processador x86 minimamente recente, é um processador RISC.
Comparar processadores CISC vs RISC, dando os processadores x86 recentes como exemplo, não faz sentido sequer.
 
Review do Lakefield no Samsung Galaxy S. A review é bem interessante. :)

The operating systems decides how the load is distributed among the cores, but applications have to support the hybrid processor as well in order to utilize the fast core. The results of our initial benchmarks were pretty sobering, because the fast Sunny Cove core was not really utilized. So we were basically dealing with a quad-core Atom processor. You can use the Task manager to assign the faster core for a specific process, but this is not suitable in practice. The Cinebench R15 single-core test was improved from 88 to 111 points (+26%) when we manually selected the faster Sunny Cove core.

Cinebench R20 is a good example for the support of applications (see screenshots below). Version 20.040 cannot utilize the fast core effectively; we can see that 5 threads are executed, but the fifth core does not see much load. This changes with version 20.060, where all cores are fully utilized.

Ui...Não só o scheduler precisa de reconhecer os diferentes tipos de cores, como as aplicações também precisam de alterações para utilizarem todo o potencial processador.
Isto pode ser um enorme problema, pelo menos no inicio.

Cinebench 20.040, sem suporte para este processador:
0v9Lvww.png


Cinebench 20.060, sem suporte para este processador:
Cd4ppK8.png


Diferença no score entre o Cinebench sem e com suporte deste processador:
coSpZ0R.png


Diferenças muito substanciais.

Outro ponto que acho que é novidade. Este processador não é bem um "Big.Little", ou pelo menos, pode não se comportar apenas como um "Big.Little". Se não estou em erro, em ARM, os "Big.Little" ou têm os processos nos Big Cores ou têm nos Little Cores. Nunca os 2 ao mesmo tempo. No Lakefield, se bem percebo, o Big e o Little Core podem estar activos ao mesmo tempo.


Benchmarks entre o Galaxy Book S "ARM" e o Galaxy Book S "x86", mas primeiro outra nota:

The Intel Lakefield hybrid processor is brand-new, and many tools still have problems to show accurate data. In theory, the Core i5L16G7 has a TDP of 7 Watts (9.5W Burst). According to our information from Intel, however, Samsung reduced the PowerLimit 1 from 7 to 5 Watts (PL2 still at 9.5W). This means the following results are not representative or the performance of the Lakefield processor if it runs with the specified 7/9.5 Watts.

Note: Shortly after the original German review of the Galaxy Book S was published, we got an official statement from Samsung regarding the power consumption of the Lakefield processor. It states that Samsung is planning to increase the TDP from 5 to 7 Watts with an update within the next two weeks. Once the update is available, we will have another look at the performance and the surface temperatures.

Os benchmarks de performance, bateria e consumo serão do estado actual. Dentro de 2 semanas será normal que com o aumento do PL1, os resultados possam ser melhores ou piores, consoante o que se está a testar.

Web:
gxQyMqh.png


Gráfica:
F4FlhpN.png


Não há grande diferença entre a performance da versão ARM, para a versão x86, pelo menos sem o suporte das aplicações na versão x86 e com o PL1 a 5W.

Consumo:
oPajyFs.png


Aqui a versão ARM começa a bater a versão x86 aos pontos e com a versão Intel com um PL1 reduzido a 5W.

Bateria:
kxnf5dX.png


Outch.........A versão x86 leva uma coça da versão ARM, com a mesma bateria. Até o Macbook Air, com uma bateria ligeiramente maior ganha por 3% ao Samsung Galaxy S x86 com PL1 a 5W.

Daqui a 2 semanas devem ter novos resultados, com o "fix" da Samsung.
Espero que sejam apenas problemas de um produto que ainda é muito novo, mas a primeira impressão não é nada positiva.

https://www.notebookcheck.net/Samsu...Lakefield-with-initial-problems.480990.0.html
 
Sugiro passar a info do Lakefield para uma thread dedicada ao mesmo uma vez que é uma realidade totalmente distinta do tiger lake.


EDIT:

Outro ponto que acho que é novidade. Este processador não é bem um "Big.Little", ou pelo menos, pode não se comportar apenas como um "Big.Little". Se não estou em erro, em ARM, os "Big.Little" ou têm os processos nos Big Cores ou têm nos Little Cores. Nunca os 2 ao mesmo tempo. No Lakefield, se bem percebo, o Big e o Little Core podem estar activos ao mesmo tempo.

Já é a segunda vez que dizes isto e lamento informar que é falso lol.

O modo de funcionamento depende da implementação e praticamente todas as implementações dos últimos anos usam multi-processamento heterogéneo (apple A11 para a frente, os últimos exynos desde do 5420, os últimos snapdragons desde do 820, os hisilicon kirin 970 para a frente, etc). Threads de maior prioridade são alocadas para os big cores e as de menos para os little e funcionam todos em simultâneo.
 
Última edição:
Back
Topo