1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Intel limita overclock

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por kronos, 20 de Junho de 2004. (Respostas: 52; Visualizações: 4348)

  1. kronos

    kronos Power Member

    It is no secret that Intel was not quite happy that its past chipsets offered huge overclocking ranges which allowed industry and users to use technologies Intel had foreseen to provide at a later point of time. Most recently, the E7205 (Granite Bay) could be overclocked close to FSB 800 months ahead of Intel's 865/875 chipset launch.

    Prenventing excessive overclocking so far was limited to cropping all unnecessary options such as additional multipliers. This time, Intel wants to be sure that this does not happen again. This time, the chip giant is not only removing functions that are considered dispensable, but the company is actively adjusting hardware in order to keep anyone from using features like the upcoming DDR2-667 and FSB 1066.

    Intel's startegy is to integrate an overclocking limiter into the MCH chips: If the CPU clock exceeds the threshold that, according to our test results, exceeds ten percent of the specification, the required Phase Lock Loop (PLL) will - which is a simple way of throwing a spanner in the works, as it renders the system crashed.

    Read details of the overclocking lock in our 915/925 launch article.

    Artigo @ Tom'S

    Já deviam andar a perder pucos clientes para AMD ainda têm vontade de perder mais... eles que se cuidem >(
     
  2. ptzs

    ptzs Power Member

    Isso pode ser só para reviewers, já que têm sempre a mania de testar o overclock e os newbs acompanham sempre fazendo regras de ouro a partir de samples para review.

    Esperemos um pouco, pode ser que não seja assim.
     
  3. kronos

    kronos Power Member

    uma boa estrategia de marketing da intel era desbloquear os multiplicadores ^^ valia mais k 1000 prescots EE
     
  4. Black_Gamer

    Black_Gamer Power Member

    Parece que ja estou a ver a intel completamente atolada em merd@... Estes gajos ao quererem monopolizar tudo vão ficar reduzidos a nada... Bloquear o oc? Onde e que isto ja se viu... Depois do prescott ainda pensei que talvez fossem resolver os problemas e tentar evoluir, mas de facto estava enganado... :puke:
     
  5. SoundSurfer

    SoundSurfer Power Member

    Têem toda a legitimidade para o fazer... o problema é deles...
     
  6. Rob-Zombie

    Rob-Zombie Power Member

    Se limitarem o overclock perdem prai , 0 ,01% da clientela.
    O mercado de quem compra cpu's para overclock é uma fatia mm muito pequena dentro da intel.
     
  7. kanguru

    kanguru [email protected] Member

    pois.. ninguem quer saber de overclock.. so meia duzia de gatos pingados ke andam por estes foruns :P
     
  8. heldermf

    heldermf Power Member

    Eu não sei é porquê que se dão ao trabalho de bloquear o oc dos sistemas se as pessoas que overclockam são mm muito poucas em relação à maioria das pessoas que utilizam os sistemas intel...

    Eles que se esfolem a eles próprios... O pior é que se realmente acontecer isso a AMD pode subir preços pois deixa de ter a "concorrência" da intel neste ramo. E também temos que ver que podem fazer afundar certas emprezas que surgiram viradas para o ramo do overclocking...


    É esperar pra ver... Se calhar os fabricantes das principais marcas de mb's ainda dão a volta ao assunto, do género do que fizeram para ressuscitar a tecnologia PAT "adormecida" nos i865PE
     
  9. Black_Gamer

    Black_Gamer Power Member

    Sim, de facto o que não falta por aí são lojas tipo vobis que sempre vão vendendo o belo do pentium ao usuario normal que apenas quer navegar na net ou escrever umas cartitas. A única coisa que ainda os vai safando são esse tipo de lojas. Por outro lado basta conversar um pouco com uma pessoa que pouco perceba de informatica que quando querem perguntar que computador temos, perguntam logo "Que pentium tens?" E quando uma pessoa lhes diz que não usa pentium, ficam com cara de parvos as olhar... :wow:
     
  10. teknix

    teknix Power Member

    De facto, a fatia de prejudicados com esse "rumor" é minima e não preocupa nada a Intel , mas coloca-se a questão?
    Irá isso fazer assim tanta diferença a nós ,overclockers??
    Eu sei que é um espetaculo ter um 2.6 que dá 3500 a ar , sem grandes chatices , mas agora vejamos:
    - No dia a dia de uso do meu cpu , acabo por fazer o mesmo que os outros (não overclockers) e básicamente isto serve para abrir o word, o frontpage o photoshop e não são 300 ou 500 mhz num sistema destes que vão fazer a diferença. Atingimos velocidades muito altas onde valores até 500mhz quase são imperceptiveis no ganho de desempenho nas aplicações ditas "normais".
    O Word e o Photoshop abrem tão depressa a 2.6 como a 3.5.
    Antigamente , meter o 300A a 450 era notavel e a diferença "via-se".
    Depois ainda tenho os joguitos , mas há uns quantos que se recusam a funcionar em "modo turbo" e lá tenho de baixar o clock para o default.
    Depois chega o verão e as temps altas obrigam a baixar mais..alguns até fazem underclock :D

    è bonito para fazermos menos 1 seg. no Super Pi ou ter mais uns quantos xxxx marks , mas pelo que disse acima , o overclock resume-se a isto, certo?
    è complicado de entender estas coisas , mas a verdade é que continuaremos a comprar Intel ou AMD quer eles clockem ou não.
     
  11. ptzs

    ptzs Power Member

    Errado, fazer overclock também significa poupar uns trocos, não é por nada que já comprei 3 Barton's 2500+, ficas com um produto barato, e que acima de tudo, dura uns 2 anos sem vacilar com quase tudo o que lhe atiras para cima. O facto de overclockar bem dá-lhe mais valor a longo prazo.
     
  12. Black_Gamer

    Black_Gamer Power Member

    Sim, de facto a intel tá se bem cagando para o nicho do overclocking, não é por isso que vão deixar de vender. Mas por outro lado, não e só o bonito dos marks e do pi, mas sim o facto de veres o teu investimento render a longo prazo, na medida em que não necessitas de comprar material novo para obteres um pouco mais de performance e talvez seja aí que a intel está a errar, (ou a ser esperta) obrigando assim o consumidor a comprar material cada vez mais cedo... :die:
     
  13. NeoToPower

    NeoToPower 1st Folding then Sex

    Bem.... já ñ bastava querer impor o btx e o pci-x, agora vêm tb com esta! >( Eu prezo muito a longevidade do material que adiquiro, como tal comprei o barton 2500+ que a ar me permite leva-lo até aos 2300 ( 3300+ aprox) mas estava indeciso se mais tarde iria optar por a64 ou por PIV mas acho que já me decicdi... se isto for pra frente e ñ der pra contornar a Intel morreu pra mim. Simplesmente ñ gosto que me "atem" as mãos >(
     
  14. Morpheus

    Morpheus Banido

    vcs dizem que nós somos um pequeno nicho de mercado ... mas na realidade temos uma vantagem ... nós conseguimos influenciar mtos dos nossos amigos nas compras e se eles fikarem satisfeitos a proxima pessoa que que lhes perguntar ele vai responder aquele conselho que lhes demos inicialmente... acreditem que hoje em dia á mta gente que já n é parvo e quer OC ...se n tem numa marca vai pra a outra...
     
  15. kronos

    kronos Power Member

    Exacto Morpheus, nós somos na maior parte o amigo dos pcs a que se pede conselho quando se vai comprar uma máquina nova...
    Logo a nossa opinião conta, a AMD já percebeu isso e vai dando uns candys, a Intel quer que a gente fique exactamente com o que compra, se calhar lixam-se bem...
     
  16. doTTed

    doTTed Power Member

    Apesar da percentagem de utilizadores que fazem oc ser muito pequena, sao estes utilizadores, que levam uma ou outra marca ou topo das performances,
    ao bloquear a possibilidade o fazer overclock nos cpu's intel, o que vai acontecer e' que a intel , devido a falta de vitorias nos benches, vai lentamente perder a associaçao que o seu nome tem com grandes performances, passar a ser vista como a marca dos pc's gama baixa...

    Nao vejo isto como um processo rapido, mas sim um processo gradual , em que quando as publicaçoes informaticas começarem a notar a difrença entre os resultados da intel VS amd, vao passar a referir-se aos sistemas amd como maquinas de topo, e por fim o utilizador comum vais receber a mensagem, começar a ganhar interese pelos amd's!



    Realmente , nao percebo o que a intel anda a fazer...
     
  17. Poiuy

    Poiuy Zwame Advisor

    Existe um conceito muito importante para as Marcas e empresas que vendem computadores ou qualquer outro tipo de produto chama-se "os lideres de opinião"

    É completamente irrelevante para a AMD ou para a Intel se 0,1% dos seus clientes fazem ou não overclock, contudo é muito importante para estas marcas a opinião que os especialistas têm sobre os seus cpu's....

    São os especialistas que escrevem artigos na intenet, nos jornais e nas revistas, tambem são eles que muitas vezes escolhem as configurações dos computadores de medias e grandes empresas.

    Se a Intel não agrada a estas pessoas, elas vão dizer mal dos seus produtos ou pelo menos não os vão recomendar, e o prejuizo que a intel tem, não são os "poucos " cpu's que deixa de vender a estas pessoas, mas sim a má imagem que começa a circular em bola de neve pela internet, e revistas.

    Como alguem aqui disse e bem, nós somos "o amigo que precebe de pc's" e como nós á muito sespalhaos pelo mundo, e muito sque trabalham em locais que podem influenciar a opinião e a decisão de compra de muitos consumidores.

    Acreditem ou não muitas das pessoas que compram computadores pelo que houvem falar em revistas, sites ou amigos, não precebem nada do que estão a comprar.

    Acho que é um erro grave da Intel bloquear o oc, pois está a tirar a possibilidade dos liders de opinião testarem os seus cpu's até á exaustão.

    Isto claro que deve ter truque, pois vai claramente contra a anterior estratégia da intel quando lançou os EE.

    Sendo a Intel uma grande empresa, com pessoas inteligentes á frente dela, devemos esperar algum truque na Manga, pois estas coisas nunca são feitas de animo leve, e a Intel sabe perfitaemnete que não convem mesmo nada chatear os liders de opinião.
     
  18. [knap]

    [knap] Power Member

    Tens a certeza? É k pelas ultimas decisões n parecem... :D
     
  19. BlueBird

    BlueBird Power Member

    Como o que se passou com a ATI na passada geração de placas.
    A ATI tinha as "melhores" placas high-end, 9800Pro e XT, e com isso começou a transmitir uma boa imagem que depois fez vender muitas 9600Pro e XT (geralmente é o mercado que dá mais €€€), e não era por a concorrencia não ter, também, boas placas.
     

Partilhar esta Página