Intel "Merom" details

Eu comprei uma e tipo aquilo limitava-me os mbps, no hdtach dava tipo 17mbps de burst :( com discos que antes davam 100! Deixa fazer o raid, tudo impecavel mas depois a performance é horrivel.
Fui ver no XS e tem la outros a quem aconteceu o mesmo!
Não fosse isso a board seria excelente pois ate é muito boa em features e estabilidade...
 
eLias disse:
Eu comprei uma e tipo aquilo limitava-me os mbps, no hdtach dava tipo 17mbps de burst :( com discos que antes davam 100! Deixa fazer o raid, tudo impecavel mas depois a performance é horrivel.
Fui ver no XS e tem la outros a quem aconteceu o mesmo!
Não fosse isso a board seria excelente pois ate é muito boa em features e estabilidade...

qd houver placas para raid pci-e é uma questão de experimentar no bus PCI-e, ou numa slot x1 ou x16... provavelmente é problema do SB...
 
Noeljunior disse:
nativos/nao nativos? o que é um CPU ou board ou o que seja nativo ou não? dsculpem a ignorancia

Os Yonah (Core Duo anteriores) nunca foram criados para ser usados em desktops, mas apenas em notebooks.


No entanto, fabricantes como a AOpen criaram motherboards ATX para desktop especiais, baseadas nos chipsets dos portáteis.
Estas eram bastante caras para as features que ofereciam, mas como tinham a possibilidade única de correr uma CPU de portátil num pc de secretária normal, eram apreciadas pelos overclockers pois permitiam ter alta performance com pouco consumo de energia e dissipação de calor.
Quer as motherboards, quer as CPU's são relativamente difíceis de encontrar à venda em comparação com uma ATX mais convencional, e são ambas caras.


Outra estratégia foi criar um adaptador para certas motherboards da Asus com o velho Socket 478 para Pentium 4 e transformá-lo num socket 479, para atingir os mesmos fins acima indicados.
 
Asus F3JA-AP212H


Intel Core2 Duo T7200 2.0Ghz
1024MB (512X2) DDRII 667MHZ
ATI Mobility Radeon X1600 256MB/512MB HM
15.4" TFT (WXGA) Color Shine
120GB HDD SATA + TPM
DVDRW Super Multi Double Layer
802.11g wireless LAN
webcam 1.3mp
Rede 10/100/1000

1430 €

Tou a achar barato demais...ou enganaram-se ou então é uma agradável surpresa :)
 
Última edição pelo moderador:
:wow: Bom preço...

A min marchava um identico, mas com uma Gf 7300 e disco de 80 gigas ~ 1200 € :D
 
Última edição:
Asus F3JA-AP212H


Intel Core2 Duo T7200 2.0Ghz
1024MB (512X2) DDRII 667MHZ
ATI Mobility Radeon X1600 256MB/512MB HM
15.4" TFT (WXGA) Color Shine
120GB HDD SATA + TPM
DVDRW Super Multi Double Layer
802.11g wireless LAN
webcam 1.3mp
Rede 10/100/1000

1430 €

Tou a achar barato demais...ou enganaram-se ou então é uma agradável surpresa :)

Donde? :007:

Ando a procura de um portatil e estava a espera do Merom, parece uma boa opção.

Cumps,

PCC
 
Donde? :007:

Ando a procura de um portatil e estava a espera do Merom, parece uma boa opção.

Cumps,

PCC

Aqui :
http://www.poweron.pt/portal/index.php?page=shop.product_details&flypage=shop.flypage&product_id=5856&category_id=e7b8f0b6ba7fffefbeccec006375aa51&option=com_phpshop&Itemid=

Até agora foi o unico sitio q vi um Core 2 Duo, n sei se têm realmente p entrega e o preço estará correcto...

A avaliar pelas temperaturas dos ultimos Asus A6JC, espero q estes sejam + "frescos"...curiosamente nos Asus A6Vx, geração Pentium M, n sofriam desses problemas...
 
so de pensar que tenho o meu novo laptop T2500 based desde sexta...got to love evolution :)

Tendo em conta a performance actual das gráficas (e falando apenas quando as capacidades das mesmas sao usadas) o Merom é overkill para praticamente todas (as que são para portateis), se for para outros usos...bem ai a conversa é outra :)
 
Se bem q para a grande maioria dos user ainda tá p se ver o aproveitamento de 64bits...pode ser q com o Vista e com releases d Linux cada vez + user friendly, esse aproveitamento evolua...

Eu qd tiver oportunidade de ter torre ou portátil novo, será certo q instalarei Linux tb além d Windows, se tiver 64bits p tirar partido melhor...

E rendimento deste "Merom" comparado com o "Yonah", alguém sabe se rende efectivamente + ou se a grande diferença, são realmente os 64bits support?
 
O grande mal dos Yonah é não terem suporte a 64 bits... Portanto tá fora...

Não, não é esse o problema (e, para informação futura, apesar de suportar execução de código em 64bit, o endereçamento de memória dos actuais Athlon 64, intel Pentium 4/D e Core 2 Duo com EM64T está limitado aos 36bit -64 GB de RAM-).


A grande vantagem dos Core 2 Duo é o processamento de SSE 2/3/4 num só ciclo e o prefetch aínda mais agressivo para a cache L2.
A primeira resolve a grande lacuna dos Pentium M/Core Duo anteriores, que era a fraca unidade FPU -em comparação com os A64-).
A segunda diminui um pouco a dependência da velocidade da memória RAM e Front Side Bus externos.
Tudo isto enquanto a dissipação de calor e consumo de energia se mantêm (kind of) nos níveis do Yonah.
 
Eu diria que a grande vantagem dos Core2 é sim descodificar 4 instruçoes por ciclo de relogio ao invéz da 3 dos AMD64 inclusive k8L.
Visto que mesmo o K8L nao vai ter esta particularidade, enquanto que as outras vantagens que o core2 tem o K8L tb vai ter e de certa forma ainda mais melhoradas.

Embora a questao das 4 instruçoes nao é critica visto que as dependecidas de dados vao bloquear em grande parte esta feature.


E o prefetch das instruçoes nunca é feito para uma cache do tipo L1 ou L2. Essas caches so levam dados e/ou instruçoes. O prefetch tem que ser feito para buffers de tamanha reduzidissimo (tamanho na ordem de byte ou Kilo-byte)
 
Explicando melhor:
O botleneck dos CPU´s nao é o transferir instruçoes para a/as caches, mas sim depois a sua descodificaçao e resoluçao nas unidades funcionais.
Com o aumentar do decode de instruçoes para 4 no core2 é natural que tenham feitas pequenas alteraçoes na forma como as instruçoes sao transferidas para a/as caches de maneira a aumentar esse fluxo, mas a dificuldade de fazer isso é muito reduzida.
 
Explicando melhor:
O botleneck dos CPU´s nao é o transferir instruçoes para a/as caches, mas sim depois a sua descodificaçao e resoluçao nas unidades funcionais.
Com o aumentar do decode de instruçoes para 4 no core2 é natural que tenham feitas pequenas alteraçoes na forma como as instruçoes sao transferidas para a/as caches de maneira a aumentar esse fluxo, mas a dificuldade de fazer isso é muito reduzida.

Ah, então devias ter explicado que estavas a falar de micro-ops fusion e macro-ops fusion, as quais são funcionalidades que, além de converter as instruções x86 em instruções RISC mais simples (algo que era feito de forma rudimentar já desde o primeiro core híbrido x86/RISC, o Pentium Pro), aínda permitem combinar certas instruções para processamento simultâneo de forma a poupar ciclos de relógio e diminuir as latências.
Todas as CPU's modernas fazem prefetch, branch prediction, usam translation look-aside buffers, etc. É sobretudo para isso mesmo que servem as memórias L2.
 
Última edição:
Back
Topo