Dúvida Intel Meteor Lake [2023]

danygm

Power Member
Boas pessoal, recentemente fiz upgrade para i9 14900k e atualizei tambem para o W11, durante uns meses pensei que o crash de alguns jogos era devido ao novo windows, ou\e drivers gráficas em falta, e fui atualizando com paciência, até que comecei a pensar ser seria outra coisa e deparei-me com esta thread e alguns vídeo no youtube sobre a config que se pode\deve fazer para evitar menos crash com este cpu.

A minha duvida é: pelo que vi , uma forma rapida é ir a bios e colocar os default settings e depois alterar o running mode do cpu para safe e assim bloquear os Wats que consome em vez de ficar unlimited, e isso tambem garante que nao passa os 90C e controla tambem os amperes, isto é suficiente? alguem com um i9 14900k que tenha passado por algo identico e possa dar recomendações? Nao queria andar a inventar e fazer asneira.

Obrigado desde já.
 
Boas pessoal, recentemente fiz upgrade para i9 14900k e atualizei tambem para o W11, durante uns meses pensei que o crash de alguns jogos era devido ao novo windows, ou\e drivers gráficas em falta, e fui atualizando com paciência, até que comecei a pensar ser seria outra coisa e deparei-me com esta thread e alguns vídeo no youtube sobre a config que se pode\deve fazer para evitar menos crash com este cpu.

A minha duvida é: pelo que vi , uma forma rapida é ir a bios e colocar os default settings e depois alterar o running mode do cpu para safe e assim bloquear os Wats que consome em vez de ficar unlimited, e isso tambem garante que nao passa os 90C e controla tambem os amperes, isto é suficiente? alguem com um i9 14900k que tenha passado por algo identico e possa dar recomendações? Nao queria andar a inventar e fazer asneira.

Obrigado desde já.
Não sei as condições em que compraste o cpu mas antes de fazer qualquer coisa eu
abria processo de garantia… ou trocam por outro cpu com o problema corrigido ou devolvem o dinheiro..
isso não é um cpu de 150€, o problema dessa geração é conhecido e ninguém sabe a vida útil de um cpu nessas condições…
A Intel tem que ser chamada a razão..

 
A minha duvida é: pelo que vi , uma forma rapida é ir a bios e colocar os default settings e depois alterar o running mode do cpu para safe e assim bloquear os Wats que consome em vez de ficar unlimited, e isso tambem garante que nao passa os 90C e controla tambem os amperes, isto é suficiente? alguem com um i9 14900k que tenha passado por algo identico e possa dar recomendações? Nao queria andar a inventar e fazer asneira.
Podes tentar fazer isso, mas a primeira coisa é actualizar a BIOS.
 
Boas pessoal, recentemente fiz upgrade para i9 14900k e atualizei tambem para o W11, durante uns meses pensei que o crash de alguns jogos era devido ao novo windows, ou\e drivers gráficas em falta, e fui atualizando com paciência, até que comecei a pensar ser seria outra coisa e deparei-me com esta thread e alguns vídeo no youtube sobre a config que se pode\deve fazer para evitar menos crash com este cpu.

A minha duvida é: pelo que vi , uma forma rapida é ir a bios e colocar os default settings e depois alterar o running mode do cpu para safe e assim bloquear os Wats que consome em vez de ficar unlimited, e isso tambem garante que nao passa os 90C e controla tambem os amperes, isto é suficiente? alguem com um i9 14900k que tenha passado por algo identico e possa dar recomendações? Nao queria andar a inventar e fazer asneira.

Obrigado desde já.

Não uses os perfis "intel default" que vêm nas bios mais recentes. Usa o default da motherboard. Multicore ehancement disabled. Isso mete logo os power limits.

Se tens crashes com esses settings é quase de certeza ram ou voltagens relacionados com ram/imc. Se continuar a acontecer sem xmp é mandar o cpu para rma.
 
Última edição:
Obrigado a todos pelo feedback.

Vou atualizar a bios e alterar as configurações para garantir mais estabilidade.

Existe algum teste que possa correr? (eu lembro-me quando comprei o meu primeiro i7 a malta fazia um pi test para stressar o cpu hoje em dia como se faz?)

Eu nem acredito que na serie 13 e 14 a intel fez esta asneira, eles não deviam ja ter um package \ settings ja definidas para a malta conseguir estabilizar os cpus? Começo a pensar se nao devia ter ido para um amd 7 x3d :( .

PS- update da bios so via usb pen device? ou as novas ja permitem outro tipo de upgrade via web automaticamente?
 
Não sei as condições em que compraste o cpu mas antes de fazer qualquer coisa eu
abria processo de garantia… ou trocam por outro cpu com o problema corrigido ou devolvem o dinheiro..
isso não é um cpu de 150€, o problema dessa geração é conhecido e ninguém sabe a vida útil de um cpu nessas condições…
A Intel tem que ser chamada a razão..


Viva, comprei numa loja em Portugal, deve ter a garantia normal de 2 anos.

Duvida: os novos modelos, dentro da mesma gama já têm o tema corrigido? ou seja faz sentido abrir processo e tentar obter um novo i0 i9 serie 14 com o bug corrigido?

Obrigado.
 
@askan7

Obrigado pela dica, fiz os seguintes testes, passou a tudo, é "OK"? significa que as alterações que fiz na BIOS é para manter?
Qual a base de comparação para os resultados obtidos? Fico na duvida, a tool não devia ter um average para o modelo?

Running BKT: Passed Test Speed: 1.81 * 10^10 bits / sec
Running BBP: Passed Test Speed: 1.71 * 10^09 terms / sec
Running SFT: Passed Test Speed: 4.47 * 10^10 bits / sec
Running SNT: Passed Test Speed: 7.79 * 10^09 bits / sec
Running SVT: Passed Test Speed: 1.95 * 10^10 bits / sec
Running FFT: Passed Test Speed: 5.66 * 10^08 bits / sec
Running N63: Passed Test Speed: 3.33 * 10^09 bits / sec
Running VT3: Passed Test Speed: 5.21 * 10^09 bits / sece
 
@askan7

Obrigado pela dica, fiz os seguintes testes, passou a tudo, é "OK"? significa que as alterações que fiz na BIOS é para manter?
Qual a base de comparação para os resultados obtidos? Fico na duvida, a tool não devia ter um average para o modelo?

Running BKT: Passed Test Speed: 1.81 * 10^10 bits / sec
Running BBP: Passed Test Speed: 1.71 * 10^09 terms / sec
Running SFT: Passed Test Speed: 4.47 * 10^10 bits / sec
Running SNT: Passed Test Speed: 7.79 * 10^09 bits / sec
Running SVT: Passed Test Speed: 1.95 * 10^10 bits / sec
Running FFT: Passed Test Speed: 5.66 * 10^08 bits / sec
Running N63: Passed Test Speed: 3.33 * 10^09 bits / sec
Running VT3: Passed Test Speed: 5.21 * 10^09 bits / sece
É só um teste e curto não garante 100% estabilidade.

Podes experimentar também prime95 smallfft. É semelhante ao y-cruncher sft. 5min chega.
 
Adaptei os max W e voltagem, (fiz o undervolt para os valores comendandos pela intel) e depois de fazer update a bios meti o xmp1 profile, vamos ver se "resolve" :/ , obrigado pelas dicas malta.
 
Back
Topo