1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Intel muda de "materia prima"

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por InterTwined, 9 de Dezembro de 2005. (Respostas: 28; Visualizações: 1951)

1. InterTwined

InterTwined Banido

Parece q o futuro está no indium antimonide (InSb)

http://www.tgdaily.com/2005/12/07/transistor_material_insb/

2. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

baise ver daki a uns ano os pcs a programar humanus.lllooooolll

abraço

3. Horus-Anhur

Horus-Anhur I folded Myself

Para todos os efeitos os PC ainda são demasiado estupidos para serem comparados a seres humanos.
    No fundo não passam e calculadoras super rapidas.
    Ainda falta muita evolução para poderem rivalizar com humanos.

4. bomb

bomb I quit My Job for Folding

Esperemos e que esse dia nunca chegue ;)

5. RuFuS

RuFuS Power Member

Tou a ver que o pessoal anda a ver mt iRobot... :cwm27:

6. God_Lx

God_Lx Folding Member

A intel bem precisa duma coisa mais fresca... A ver se eles acertam com isso...

7. LeeMan

LeeMan Power Member

Se a memória não me falha esse "material" já existe há mais de 10 anos, quem sabe 20...
    Além de já existirem dispositivos a venda...

Mas tudo bem!

8. kanguru

kanguru [email protected] Member

Mas se calhar o preço desse material não compensa em relação ao silicio

9. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Há bué tempo vejo candidatos ao trono do silício a aparecerem, mas este ainda é senhor...

10. God_Lx

God_Lx Folding Member

Epah seja lá por onde for convinha que a Intel fizesse CPU's mais fresquinhos e menos gulosos de energia... Eu quero é mais concorrencia para os preços descerem...

11. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Eu queria PC's com 90%+ de eficácia :P Hoje até os mosfet's tem que ter cooler :'(

12. God_Lx

God_Lx Folding Member

Hey eu acho giros os meus coolers dos mosfets da DFI ! (Se bem que tão sempre frios)

13. greven

greven Folding Artist

O problema não é o MOSFET, mas sim os milhões que eles metem para lá, não há milagres e a dissipação de calor não é linear.

A questão é exactamente a que o kanguru apontou, "descobriram" o material como já se descubriu muitos (aliás, semicondutores é o que não falta...), agoar resta saber se é rentável e sinceramente, duvido muito.

Quanto a aumentar a eficácia, sempre podem esperar pelos supercondutores, acabava-se com os problemas de dissipação em muitos elementos. :D

Mas o segredo está na optica, na optica meus amigos. ;)

14. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Se utilizassem cenas como deve ser... Os da DFI NF4 com dual cores e cpu's potentes aquecem que se fartam :mad:

15. God_Lx

God_Lx Folding Member

Bah falta-te uma tornado em cima do cpu, vais ver se os mosfets ali á volta não tão fresquinhos... Os meus tão, com o [email protected]..

16. Sumerset

Sumerset Power Member

Realmente este material já existe à muito tempo no entanto a Intel utilizou-o no fabrico de transistores e conseguiu melhorar a eficacia dos mesmos sem grande esforço...

A razão para o silicio ser a opção no fabrico dos transistores é porque é muito simples de encontrar no meio ambiente e de o refinar.

17. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

pois, realmente é o que ja foi dito... materiais eles existem...
    agora, enquanto a intel (intel, ou quem quer que seja. disse intel, porque é o que estava noticiado) não os passar a utilizar em algum modelo de CPU's, ou outro integrado, isto não é nada de extraordinario.
    não creio que substituir o silicio seja economicamente viavel. mas a nivel de frequencias de funcionamento, se calhar podemos ganhar alguma coisa.
    ainda ha uns tempos se falava em nanotubos de carbono, como o proximo passo a dar, e hoje nada feito.

entre estas duas evoluções, venham os nanotubos de carbono!
    o silicio ja não nos da muito mais que o que esta a dar actualmente. o facto de ter aparecido o dual core, e outras soluções identicas, que consistem em processamento distribuido, ja é uma consequencia destas limitações.

as opções é continuar com o silicio nos limites actuais que ja começa a ser bastante barato() e continuar a apostar na descentralização do processamento, ou apostar em novos materiais e centralizar o processamento. a 1ª solução parece-me economicamente mais apetecivel às empresas.
    vamos ver como estamos em 2010...

18. blastarr

blastarr Power Member

O Silício aínda tem muito para dar.
    Se a Intel não sabe fazer CPU's com SOI, Strained-SOI, SiGe (Silicon-Germanium Layers), Low-K, etc, não quer dizer que mais ninguém saiba... :D

19. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

blastarr, tem relativamente muito, mas absolutamente pouco, lol
    quero com isto dizer, que nos proximos 10 anos, será bastante dificil, com silicio, assistir a um aumento de desempenho, das mesmas dimensões (a frequencia aumentou 100 vezes!!) a que assistimos nos ultimos 10.
    se calhar é um risco estar a dizer isto, mas é no que eu acredito.

atenção que soluções tipo dual core não valem :) ... por esse caminho as aplicações do silicio ainda são vastissimas.
    e ainda vai sendo possivel melhorar o processo de fabrico, aumentando assim a eficiencia energetica dos transistores... neste momento cada transistor ja tem um numeo abaixo dos 50 atomos, salvo o erro 30 (to a dizer isto de cabeça, se calhar até estou a dizer um grande disparate... mas acho que não)... começa a ser cada vez mais dificil continuar a baixar o processo de fabrico.

Última edição: 9 de Dezembro de 2005
  20. LeeMan

LeeMan Power Member

Até porque silício encontra-se ao pontapés em todo o lado...

Já os Indios e germanios não é bem assim...

Partilhar esta Página