Intel muda de "materia prima"

o silicio é dos materiais que existe em mais abundancia no nosso planeta.
claro que ha qualidades e qualidades, mas não é pela falta dele.

ja agora, para quem gosta de quimica:
Configurações electronicas (massa atomica relativa) (nº de oxidação comum) (electronegatividade)
Indium 49: [Kr] 4S^10 5s^2 5P (114.82) (3+) (1.7)
Germanium 32 : [Ar] 3d^10 4s^2 4p^2 (72.61) (4+) (1.6)
Silicon 14 : [Ne] 3s^2 3p^2 (28.0855) (4+) (1.8)

o indium é um atomo substancialmente "maior" que o silicio.
 
Última edição:
Kocaman: em semicondutores o que menos interessa é a química (tem a importância q tem mas nada de transcendente)... Os conceitos de física são muito mais importantes...
 
Pah: chama-lhe o q quiseres.

Uma coisa é certa se quiseres fazer um dispositivo semiconductor precisas de saber física a sério. Bastando uma bases muito elementares de química.

Por acaso eu devo ser dos poucos deste fóruns ( haverá muitos poucos mais) que fez um mosfet com as camadinhas todas numa câmara limpa...
E não me lembro de me ter preocupado muito com grandes equações químicas. Era sempre tudo bastante simples. Já os fenómenos de difusão eram bem mais complicados para não falar nas propriedades eléctricas...

Mas a partir daí podemos tb pensar que no fundo a química é apenas um ramo da física...
 
Última edição:
Koncaman disse:
pah... o transistor deve a sua existencia à quimica quantica :P

Aí é que entra a luta entre o que é o quê. Quimíca Quântica? Ou será Fisíca Quantica? :) Eu dei como fisíca quantica, ou melhor... mecânica quantica. A mim parece-me que o dominio da Quimica começa e acaba no estudo das reações quimicas! :p Claro que é um vasto campo, estou só a descrever o mesmo num sentido mais lato. Se calhar algum Engenheiro Quimico ou estudante da mesma nos pudesse elucidar.

De qualquer forma o transistor deve o seu surgimento aos laboratórios Bell e com isso os Engenheiros responsáveis pela sua "descoberta", porque afinal andavam à procura de outra coisa (penso que de um FET) ganharam o Nobel da FÍSICA! :D

Agora tenho eu de pedir desculpa porque isto foi um BOCADO offtopic.
 
Greven, tu, eu, e qualquer gajo de LEEC esta-se mais é a lixar para a quimica :D , mas pronto, eu chamo-lhe quimica quantica...
pah... é blhah quantica :-D

Leeman, o que é que chmas um dispositivo semi-condutor? é pegar numas peças pre-fabricadas, ou é fazer de raiz?
podes ir por varios, eu pessoalmente gosto da forma experimentalista :) ... outros gostam de fazer contas até à ultima instancia.
mas isto vai do que cada um chama a cada coisa... eu acho que analise de circuitos algo diferente de fisica, apesar de ser fisica. mas isto é pessoal, e altamente discutivel...
 
Kocaman: fazer um dispositivo é pegar numa wafer de sílicio dopado e fazer as camadas todas restantes em cima em fornos de oxidação e difusão. Da mesma forma que a intel faz os seus chips mas a uma escala menor e numa câmara limpa mais fraquita...
 
Mas Leeman, aí é que está, para chegares ao Silicio dopado... tens de saber um bocado de quimica. :p Ou fisica, materiais... WHATEVER! :D

Claro que quem faz MOSFET's ou outros dispositivos baseados em semicondutores já tem a bolacha toda bonitinha e limpinha para "estragar". :D
 
greven disse:
Mas Leeman, aí é que está, para chegares ao Silicio dopado... tens de saber um bocado de quimica. :p Ou fisica, materiais... WHATEVER! :D

Claro que quem faz MOSFET's ou outros dispositivos baseados em semicondutores já tem a bolacha toda bonitinha e limpinha para "estragar". :D

Sim mas regra geral todas as empresas como a intel compram já as wafers e trabalham em cima.
O sílico está para durar porque além das bolachas serem mais baratas, todos os processo que vêm a seguir já estão todos bem definidos e estudados.

Qualquer substrato novo envolve uma redefenição de todo o processo...

Não é chegar ali e dizer "a partir de hoje mudamos de substrato e tá a andar..."
 
Back
Topo