1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Intel NUC

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por brruno, 1 de Maio de 2012. (Respostas: 180; Visualizações: 34754)

1. brruno

brruno Power Member

a Intel apresentou um mini computador , bem mais pequeno que um mini atx mas não tão pequeno como o Raspberry Pi e obviamente mais caro ; vai ter i3 e i5 Sandy Bridge .
    [​IMG].

http://www.engadget.com/2012/05/01/intel-mini-computer-core-i5-powered-nuc/

2. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

Pois... os Sandys devem encarecer bastante essa solução em comparação com o raspbery pi :S

3. _K_

_K_ Power Member

E em termos de consumos, não espero assim algo muito baixo, mas em performance será sem dúvida muito superior. Mas também, o Raspberry Pi é baseado num processador ARM não é? Por isso, é tipo um smartphone :S

4. flajeen

flajeen Power Member

Porquê Sandy e não Ivy?

5. Mk Pt

Mk Pt Power Member

E em termos de performance..... não tem nada, mesmo nada, a haver..
    Com a vantagem, pelo menos para muitos, que este 'brinquedo' é x86 e pode correr as aplicações, jogos e afins que as pessoas estão habituadas. Ou seja, isto agarrado ao suporte vesa de um monitor fica escondido e temos uma máquina perfeitamente capaz , só a ocupar o espaço do monitor - tipo monito all-in-one, mas neste caso com o hardware claramente destacado do monitor.

Sim o Raspberry Pi é Arm.
    A questão é que mesmo para um ARM é... um bocado para o fraco. Um exemplo é que não é capaz de decode de 1080p, enquanto que já há telemóveis que fazem isso com facilidade.
    Claro que tem tudo a haver com o preço e para fazerem algo tão barato como o Raspberry não podiam fazer um 'maquinão' em performance..

6. exxtreme

exxtreme Power Member

Faz decode 1080p H264 high profile a vontade. Fica a cargo da grafica (que é mais acelerador de video do que grafica em si, do genero broadcom crystal HD). O CPU é fraco sim, mas o video não é responsabilidade dele. Para mim é o problema do pi, ter melhor "gráfica" do que CPU. É com para quem quer fazer dele um mini media center mas mau para mim que quer utiliza-lo como mini home server (que neste momento tenho a cargo dum atom, mas quanto menos consumo para mim melhor. Deixo o atom so para file server e desligo-o quando nao necessitar)

7. The WolfMan

The WolfMan 1st Folding then Sex

O mais importante aqui é o custo beneficio. Um Raspberry Pi é bastante limitado, mas nem 30€ custa. Previsões para o preço disto?

8. DigitalBoy

DigitalBoy Power Member

Aposto pelo menos em 200€ pela board... (só o sandy fica mais de metade fora que deve de ser custom para ser fanless)

9. Bullit

Bullit Power Member

Hmm dará para fazer uma renderfarm?

10. UnknownName

UnknownName 1st Folding then Sex

Nem mais.

Era mesmo de um bicho destes que eu estava a precisar. Só espero que o preço não assuste ninguém.
    O Raspberry Pi é demasiado pequeno e por consequência demasiado limitado.

Este deve rondar os 200/250€ mas as possibilidades são quase infinitas quando comparado com o Rpi.

Acredito que sim.

11. MEIA

MEIA Power Member

Isto sim interessa-me, o Raspberry Pi era demasiado limitado para mim em todos os sentidos.
    Se tiver um baixo consumo, performance razoável e um preço a rondar os 200€ sou gajo para comprar uma coisa destas.

12. The WolfMan

Estive a investigar sobre isto e encontrei este comentário no xtremesystems.org:
    Fonte

Olhando depois para isto:
    Fonte

Agora não encontro, mas aquela coisa dos 100$ acho que foi alguém da intel que disse. Eu tinha ideia que isto era para ser vendido em bundle, já com CPU embutido, mas estoua chegar à conclusão que isto compra-se isto e depois dentro do possivel mete-se o cpu e as memórias.

A TechPowerUp diz isto:
    Fonte

Já misturei aqui montes de fontes, uns falam em Ivy Bridge, outros em Sandy Bridge, mas o que me interessou da TechPowerUp foi isto "probably in the BGA- package". Como é que um utilizador doméstico compra cpus mobile? Tinha ideia que apenas os fabricantes compravam isso...

13. Dark Kaeser

Dark Kaeser Power Member

Este tipo de produtos de certeza que é para ser vendido como um bundle "embedded", nem teria muito interesse em se desenvolver uma board deste género e depois vender o cpu separadamente, até porque a maior parte destas soluções destinam-se ao sector industrial ou de automação. A única novidade aqui é o uso de um cpu mais potente.

Existem boards mais pequenas até (formato pico-ITX - 10x7,2) com CPU's x86, Intel, AMD ou VIA, mas que por norma apenas recorrem a cpu de baixo consumo, como se pode ver:
    http://axiomtek.com/products/ListProduct.asp?ptype1=202&Ptype2=205&ptype3=183
    http://www.viaembedded.com/en/products/boards/productSeries.jsp?serialNo=6

14. Dark Kaeser

Dark Kaeser Power Member

Estava a contar com preços na ordem de 300€ para o conjunto board+cpu mais barato, mas pela notícia:

http://techreport.com/discussions.x/23066

os 400$ parecem ser demasiado baixos, isto se o preço incluir já os 4GB de Ram e o disco mSata de 40GB dado que estamos a falar de um i3. Comparativamente o Zotac Nano XS Plus (também 10x10cm) com o AMD E-450, 2GB de Ram e SSD mSata de 64GB, custa cerca de 370$.
    http://www.anandtech.com/show/5738/zotac-zbox-nano-xs-ad11-plus-redefining-the-small-form-factor-pc

15. muddymind

Com esse preço cheira-me que não vai longe...

16. The WolfMan

Querias um x86 ao preço de um Raspberry Pi?

17. muddymind

Não mas sim algo no patamar dos netbooks mais baratos. Afinal de contas embora tenha um cpu melhor não tem ecrã, teclado e afins. Digas o que disseres com esse preço está de certeza com uma margem de lucro exagerada!

EDIT: Fundamentado o meu raciocínio: o CPU anda perto dos 100€ (preço retail), a RAM + mSSD fica abaixo dos 100€ logo por esta ordem de ideias a board+caixa custam €200? yeah right! (estou a levar em conta a normal conversão $1=€1 nestas coisas)

Última edição: 13 de Junho de 2012
  18. The WolfMan

Para já esta primeira fornada não me interessa, fico à espera do que irá sair em Q4, e espero eu com um preço mais agradável. Pode ser que a tua previsão esteja errada e eles não façam conversão 1 para 1.

19. Não sei se a Intel se vai dar ao trabalho de lançar algo "tão" caro tendo em conta o publico algo deste tipo de hardware..

20. Luz Branca

Luz Branca Power Member

Existe já no mercado algum mini ou micro PC com i3 ou i5 com preços decentes?

Partilhar esta Página