Intel NUC

Foi feito leak do Intel NUC 9 Extreme, que é bastante diferente dos actuais NUCs, porque é bastante modular.
O sistema fica numa Placa de 2 slots removível, que se chama "Compute Element Board" e a fonte é swapable.

zrG8xoX.jpg


yd1da3R.jpg


OtwIIIO.gif


Jd8aJSO.gif


p6W3ek2.jpg


HmlFopk.jpg


KbQYOAY.jpg


Ev0EZra.jpg


0vaBfCV.jpg


K8yxnUs.jpg


9gMwSHR.jpg


RP1UtH9.jpg


EDW3hiY.jpg


4EaB9rF.jpg


Md4Sd9B.png


fNoLGL1.jpg


Mais detalhes e benchmarks - https://koolshare.cn/thread-168913-1-1.html

A única coisa que não gosto muito é a placa Wireless soldada num conceito de computador que quer mostrar a sua modularidade.
De resto, o formato parece-me bastante interessante para um Mini-PC que ao mesmo tempo se podem trocar componentes. :)
 
Conceito bem interessante, agora se vai "pegar" ou não é outra história. E tem ainda 2 SSD M2 e tudo, dá para fazer um pequeno monstrinho :D

Mas este CPU está bem capado, este cinebench fica bem atrás até de um Ryzen 3600, só no single thread equivale.

O CPU Soldado também não é muito bom também não
 
Conceito bem interessante, agora se vai "pegar" ou não é outra história. E tem ainda 2 SSD M2 e tudo, dá para fazer um pequeno monstrinho :D

Tem 3 M.2. 2 deles 22110 e 1 2280.

1 22110 e 1 2280 estão aqui:
EDW3hiY.jpg


O terceiro M.2 (que é o segundo 22110), penso que fica por baixo deste dissipador, entre os slots:
K8yxnUs.jpg


Há suporte de Raid 0 e 1.

O CPU Soldado também não é muito bom

Este 9980HK, se não estou em erro, é um processador de 45W.
Os 9XXXT, que são os processadores da Intel de socket com 45 W de TDP, só estão disponíveis para OEMs. Não sei qual a razão. Falta de capacidade de produção?
Seja qual for a razão, o problema é que se eles metessem ali um socket, o comprador não teria processadores no mercado para lá colocar.
 
Aquele dissipador preto pensei que era um VRM ou algo assim.

Por um lado é bom ver um CPU delidded de origem :D Até que ponto o pouco cooling pode limitar este CPU?

E tem ai montes de espaço para um dissipador e fan mais musculado... Nem que colocasse um M2 no lugar do slot 4x e outro M2 onde é o chipset (e este por baixo do CPU onde é um dos M2)
 
Aquele dissipador preto pensei que era um VRM ou algo assim.

Eles têm uma imagem melhor daquele M.2:
l5Su4Tj.jpg


Este M.2 fica por baixo do processador e uma possivel gráfica. Provavelmente por isso, tem um dissipador.
Eu também colocaria um dissipador nos 2 M.2 que estão na placa do CPU. Tenho actualmente 3 PCs compactos com M.2, 2 com dissipadores nos M.2 e a diferença nas temperaturas é enorme. Não me sinto muito confortável com temperaturas de 75 e 80 graus para cima.

Por um lado é bom ver um CPU delidded de origem :D Até que ponto o pouco cooling pode limitar este CPU?

Os processadores de portáteis actuais são todos delidded e soldados, não só na Intel como na AMD.
A nível de cooling, isto é um processador de portátil com um cooler de portátil. Não espero nada de muito mau a nível de cooling/performance. Ele está desbloqueado. Em OC não sei se irá muito longe com aquele cooler.

O meu maior receio nessa área é quando se coloca uma placa gráfica. A parte de trás da gráfica fica quase colada ao cooler do processador.
Este NUC tem 2 ventoinhas por cima a puxar ar e talvez isso resolva o problema.

Nem que colocasse um M2 no lugar do slot 4x e outro M2 onde é o chipset (e este por baixo do CPU onde é um dos M2)

Há adaptadores baratos para se colocar um M.2 numa placa Pci-Ex 4X. O maior problema nessa situação é que, ou usas uma placa gráfica single slot ou a integrada.
Colocar um M.2 onde está o chipset já me parece mais complicado, porque começa a haver falta de lanes Pci-Ex. Repara que ele tem 2 Portas Thunderbolt, 2 Lans e Wireless Ax.
 
Esse CPU é o melhor que se pode colocar em Portáteis ao dia de hoje, e é desbloqueado. Nada impede de colocar um cooler melhor e fazer OC! :D

Mas a verdade é que pelo mesmo preço o mais provável é conseguires fazer um ITX com volume semelhante ou pouco maior e mais potencia.
 
Eles têm uma imagem melhor daquele M.2:
l5Su4Tj.jpg


Este M.2 fica por baixo do processador e uma possivel gráfica. Provavelmente por isso, tem um dissipador.
Eu também colocaria um dissipador nos 2 M.2 que estão na placa do CPU. Tenho actualmente 3 PCs compactos com M.2, 2 com dissipadores nos M.2 e a diferença nas temperaturas é enorme. Não me sinto muito confortável com temperaturas de 75 e 80 graus para cima.

Curioso que o meu M.2 anda nos 40-50 graus... E sem dissipador nenhum...

Os outros M.2 também tem dissipadores pelos vistos.

Os processadores de portáteis actuais são todos delidded e soldados, não só na Intel como na AMD.
A nível de cooling, isto é um processador de portátil com um cooler de portátil. Não espero nada de muito mau a nível de cooling/performance. Ele está desbloqueado. Em OC não sei se irá muito longe com aquele cooler.

O meu maior receio nessa área é quando se coloca uma placa gráfica. A parte de trás da gráfica fica quase colada ao cooler do processador.
Este NUC tem 2 ventoinhas por cima a puxar ar e talvez isso resolva o problema.

É que ele pode dar 5 Ghz single core, mas com score de 484 nop nem deve chegar perto, já que ia fazer mais de 500 pontos. Em multi core que pronto, o clock abaixa tanto que faz tanto como o meu Ryzen 3600 em undervolt 1.1v :D Cheira-me que até pode ser cooler a limitar o gajo.

Há adaptadores baratos para se colocar um M.2 numa placa Pci-Ex 4X. O maior problema nessa situação é que, ou usas uma placa gráfica single slot ou a integrada.
Colocar um M.2 onde está o chipset já me parece mais complicado, porque começa a haver falta de lanes Pci-Ex. Repara que ele tem 2 Portas Thunderbolt, 2 Lans e Wireless Ax.
Isso seria uma idéia minha de reorientar o layout dos componentes para permitir um cooler mais musculado.
 
Mas a verdade é que pelo mesmo preço o mais provável é conseguires fazer um ITX com volume semelhante ou pouco maior e mais potencia.

Isto. Ainda hoje tento perceber quem é que compra um nuc novo (usado é outra história), talvez sitio que precisem que o computador esteja montado no suporte vesa do monitor.
Esta caixa tem tamanho semelhante e permite uma expansão muito melhor.
 
Tenho nuc e recomendo...pequeno/compacto, fonte de alimentação externa, aquece mt pouco logo pouco ruídoso e tem performance QB para utilização normal...em termos de custos parece-me ficar mais em conta que comprando componentes itx separadamente...
 
Quem quer o formato mas não se quer chatear, ou não tem conhecimento suficiente na área para o fazer. Por isso é que os PC's pré-feitos têm a saída que têm.

Não concordo...eu tenho conhecimentos suficientes e uma opção feita por mim não teria nem de perto nem de longe o mesmo custo nem conceito final pq qq opção feita por mim implica maior volume, custo e consumo energético bem como aquecimento/ruído...Intel NUC (e MSI Cubi) é imbatível para o que foi concebido.
 
Não sei se terei tempo de depois comprovar isso, mas pode ser que alguém queira tentar. Por curiosidade, consegues dar-nos uma lista de peças que compraste, e o valor final? Acho que seria um desafio interessante ver se é possível algo minimamente semelhante em custom :)
 
Não sei se terei tempo de depois comprovar isso, mas pode ser que alguém queira tentar. Por curiosidade, consegues dar-nos uma lista de peças que compraste, e o valor final? Acho que seria um desafio interessante ver se é possível algo minimamente semelhante em custom :)

NUC (das básicas) +8gb ram + 120gb ssd» 260€...diz-me o que consegues montar com 260€ ou menos dinheiro...só fonte, caixa e board itx chegam a custar 250€...ah e nunca vão ter o "thermal" nem consumo nem volume duma nuc... nuc e msi cubi são imbatíveis...
 
NUC (das básicas) +8gb ram + 120gb ssd» 260€...diz-me o que consegues montar com 260€ ou menos dinheiro...só fonte, caixa e board itx chegam a custar 250€...ah e nunca vão ter o "thermal" nem consumo nem volume duma nuc... nuc e msi cubi são imbatíveis...

Calma :D
Qual é o CPU? É que NUCs à muitos. Esse NUC não vai ter um CPU famoso. Esses 8GB RAM é dual channel certo?
A malta aceita o desafio pelo menos :)
 
Já cá faltava o engraçadinho :D

@skandal
Eu fiz a pergunta porque estou à espera que seja algo integrado para ser aquele preço. O 2200G vai aumentar muito o custo. Estou a pensar em algum barebone da Shuttle dos mais básicos porque para aquele preço não há milagres. A opção que colocas percentualmente tem um preço muito maior.
 
Back
Topo