Intel NUC

Mas para o básico compro um Raspberry ou um nuc usado. Não vou gastar mais do dobro numa solução que não tem grande retorno.

Um processador que faz 300 em cinebench r15 não tem nada a ver com a treta dum raspeberry...tamos a falar dum pentium j5005 que tem performance semelhante a um Q6600...

Calma :D
Qual é o CPU? É que NUCs à muitos. Esse NUC não vai ter um CPU famoso. Esses 8GB RAM é dual channel certo?
A malta aceita o desafio pelo menos :)

J5005...google it... :D

:P



Build com um 2200G, 350€ sem andar a ver preços mais baixos. com uma caixa mini-itx e fonte 80plus bronze.
Claro que não tem o tamanho de um Nuc. Mas tem muito mais flexibilidade e "futuro".

E consegues ainda mais barato se fores para um AMD A8

Lá está...perdes o efeito: tamanho, aquecimento, ruído e consumo...eu já tive itx e sei do que falo...intel nuc/msi cubi são outro campeonato...
 
Um processador que faz 300 em cinebench r15 não tem nada a ver com a treta dum raspeberry...tamos a falar dum pentium j5005 que tem performance semelhante a um Q6600...

J5005...google it... :D

Eu tenho um Pentium N5000 (Versão 6W TDP do J5005) e um RPi4. O RPi 4 não fica assim tão distante. Então se tivesse melhor IO, era um mimo.

Mas em relação preço/performance:

fBRb8Kc.jpg


https://tropicalprice.com/product/B071FCYM28

Tenho 2. São um mimo e até levam discos 2.5 de 15 mm (O que é raro) + M.2 + 2 SODIMMs em Dual Channel + Wireless (vem incluído) + LAN Intel.
Saiu um modelo novo há uns dias, com um Celeron um pouco melhor.
 
Última edição:
Num NUC com o J5005 podes instalar Windows, trocar e colocar vários tamanhos de RAM, ter um SSD, trocar a placa Wireless, etc.
Pode não ser importante para algumas pessoas, mas pode ser importante para outras. :)

Para ter um servidor caseiro? É que se for como media center/"consola x86" não vejo grande utilidade.
 
Ok percebo, mas ainda assim acho que preferia um nuc usado ou um Pi. Se é para dar quase 300€ para ter um NUC novo, faço uma build mini-itx.
 
Eu tenho um Pentium N5000 (Versão 6W TDP do J5005) e um RPi4. O RPi 4 não fica assim tão distante. Então se tivesse melhor IO, era um mimo.

Mas em relação preço/performance:

fBRb8Kc.jpg


https://tropicalprice.com/product/B071FCYM28

Tenho 2. São um mimo e até levam discos 2.5 de 15 mm (O que é raro) + M.2 + 2 SODIMMs em Dual Channel + Wireless (vem incluído) + LAN Intel.
Saiu um modelo novo há uns dias, com um Celeron um pouco melhor.

Esse Celeron 3865u é muito mas muito mais fraco que o J5005...são campeonatos bem distintos...

Ok percebo, mas ainda assim acho que preferia um nuc usado ou um Pi. Se é para dar quase 300€ para ter um NUC novo, faço uma build mini-itx.

Lá está...estás a comparar o incomparável...já tive sistema itx e não tem nada a ver com NUC...NUC é imbatível (volume, consumo energético, ruído, aquecimento)...basta pensar que uma nuc tem 2/3 (dois terços) do volume de uma fonte ATX...
 
Esse Celeron 3865u é muito mas muito mais fraco que o J5005...são campeonatos bem distintos...

Não, não é mais fraco. Na maior parte dos casos vai ser mais rápido. Mas tens razão que são campeonatos diferentes. A grande diferença é que este Celeron 3865u é um "Big Core" da Intel enquanto o J5005 é um "Little Core" (Atoms).


Só para tentar dar um pouco de perspectiva, porque razão pode fazer sentido ter um sistema destes.
Às vezes, o processador não é o mais importante num sistema.
TnYf02n.png


Tenho um Windows com 5 VMs naquele Shuttle com Celeron 3865u. VMs com um Windows 2019, um Windows 10, um FreeBSD 11.3, um Ubuntu 16.04 e um Ubuntu 18.04. Metade do dia, as VMs estão a "martelar" os discos, redes (Nem todos os discos e redes no task manager são "fisicos"). Ocupam a maior parte dos 16 GB de RAM. No entanto, o processador anda quase sempre entre os 40 e 70%. Só o vejo a 100% em ocasiões "raras" (updates, etc).

Um sistema Mini-Itx com um Ryzen, por exemplo, seria por vezes mais rápido, mas nada que aconteça com regularidade.
Não preciso de ver um processador com 6 ou mais cores com 5% de utilização a maior parte do tempo. Não preciso de um slot Pci-Ex 16X para gráfica ou outra coisa. Não preciso de 3 ou mais baías de discos. Etc etc.
Este sistema todo custou-me menos que muitos processadores consumidor que estão no mercado.

Eu não tenho nada contra sistemas Mini-Itx ou maiores. Se andasse a fazer renders ou outros workloads que pesem no CPU, eu sei que um Ryzen "destruiria" este Celeron. Não sou maluco. :D
Onde eu quero chegar é que não olhem só para uma parte de um sistema e não olhem só para o workload que usam pessoalmente. Percebam que os "limites" de um sistema pode estar noutras partes que não apenas o componente central (Processador). :)
 
Lá está...estás a comparar o incomparável...já tive sistema itx e não tem nada a ver com NUC...NUC é imbatível (volume, consumo energético, ruído, aquecimento)...basta pensar que uma nuc tem 2/3 (dois terços) do volume de uma fonte ATX...

Eu também andava interessado em montar um sistema ITX, mas acabei por desistir e agora estou virado para um NUC precisamente por causa dessas caracteristicas. Não conseguia montar um ITX ao meu gosto com o volume e consumo de um NUC.
Só ainda não comprei, porque já sabia que os de 9ª geração estão para sair e estou à espera para ver se os de 8ª geração baixam de preço.

A caixa Velka que referiram aí atrás é porreira para montar um ITX o mais pequeno possível. Mas isso vindo dos USA, já não ficava por 79$. Com impostos e taxas alfandegárias, já ficava nos cento e tal euros.
 
Boa tarde Pessoal

Arranjei um NUC7i5BNH já com 1 DDR4 8GB e um SSD 128GB por 200€, acham um bom preço ?

Verifiquei aqui que muita gente usa o equipamento para virtualização em casa...alguém com windows, nota queda de performance face ao proxmox ?
 
Boa tarde Pessoal

Arranjei um NUC7i5BNH já com 1 DDR4 8GB e um SSD 128GB por 200€, acham um bom preço ?

Verifiquei aqui que muita gente usa o equipamento para virtualização em casa...alguém com windows, nota queda de performance face ao proxmox ?

Bom preço...já tive uma dessas versão i3...única coisa que te dou conselho é para meteres as settings de arrefecimento em "cool"...a minha versão i3 ainda aquecia bem (80-85ºC em heavy load) em "quiet" ou "balanced"...achei mt e meti em "cool".

Entretanto tenho uma com J3455 e essa não aquece um bói... :D

Eu também andava interessado em montar um sistema ITX, mas acabei por desistir e agora estou virado para um NUC precisamente por causa dessas caracteristicas. Não conseguia montar um ITX ao meu gosto com o volume e consumo de um NUC.
Só ainda não comprei, porque já sabia que os de 9ª geração estão para sair e estou à espera para ver se os de 8ª geração baixam de preço.

A caixa Velka que referiram aí atrás é porreira para montar um ITX o mais pequeno possível. Mas isso vindo dos USA, já não ficava por 79$. Com impostos e taxas alfandegárias, já ficava nos cento e tal euros.

Esquece as geração 9...não acredito que mude mt em termos de desempenho...se não precisas de grande desempenho vai para um geração 8 com i3 (ou a j5005 que ainda fica mais barata)...se queres mais sumo a versão i5 dá-te todo o sumo que precisas...
 
Intel releases commercial mini-machine NUC 8 Pro: 8th Generation Core U-Series

Intel quietly released its first NUC mini-machine for commercial enterprise today, model “NUC 8 Pro”, codenamed Provo Canyon, with the Whisky Lake-U Series 8 generation Core Low Voltage, and some support for vPro Bory technology. The NUC 8 Pro series is available in three different versions, NUC8v7PN, NUC8v5PN, NUCi3PN are equipped with i7-8665U, i5-8365U, i3-8145U processor, thermal design power consumption is 15W, optional bare metal (h or K at the end of model), the whole machine (the end of the model K ), the motherboard (B at the end of the model).

Version H has both the M.2 2280 slot (PCIe 3.0 x 4/SATA 6Gbps) and the 2.5-inch hard drive bit (SATA 6Gbps), 53 mm in height, while the K version has only the M.2 slot, the height is only 37 mm, and the length is 117 x 112 mm.

Bare metal is the quasi-system, no memory and motherboard. The machine comes with 16GB of memory, 512GB SSD, and pre-installed Windows 10 Pro system. The motherboard also comes with its own processor, of course.

Other configurations, the DDR4-2400 SO-DIMM memory slot two, Intel i219-LM Gigabit card, Intel AC9560 Wi-Fi wireless card, 7.1 channel sound card, TPM 2.0 (i7/i5), the input and output connector has two HDMI 2.0a, a lightning 3/USB-C, three USB-A.3.1, 1.0.0.

The entire machine is powered by DC 19V and supports 24×7, but officials warn that temperatures may be slightly higher than other NUC.

frc-fc2db05207d4697076a6de32ace02bb2.jpg


jzvIiTcXdMJLWBeI.jpg
https://www.smalltechnews.com/archives/69554

Windows Server 2019 é oficialmente suportado, como mini-server parece-me bastante tentador.

https://www.intel.com/content/www/us/en/support/articles/000005628/intel-nuc.html
https://www.intel.com/content/www/us/en/support/articles/000055854/intel-nuc.html
 
Bem interessante para criar pequenos Labs. Sendo suportado pelo Windows Server 2019 é quase garantido que irá funcionar com o VMWare ESXi.
O "problema" do Windows Server, pelo menos desde o 2016 e o ESXi, é que não suportam LANs do mercado consumidor. No caso do Windows Server, os drivers nem instalam. É possível dar a volta, mas é preciso "martelar" os infs do driver e o próprio Windows Server.
É pena não ter 2 LANs. Pode dar muito jeito em Labs.

A Intel também lançou um novo NUC para o mercado embedded, completamente passivo e com eMMC:
dDplbW4.jpg


NNneCUa.jpg


WxlckyL.jpg


http://www.fanlesstech.com/2020/01/chaco-canyon-is-available.html

Foi lançado com um Apollo Lake em vez dos ultimos Gemini Lake. Diz bastante dos problemas de oferta que a Intel tem.
 
Back
Topo