Intel NUC

Se há coisa que ainda me faz confusão, é em 2017 com tanta evolução tecnológica, com autênticos PCs de bolso como são os smartphones (que aniquiliam completamente o meu velho core 2 duo), ainda continuarmos com torres enormes nos PC desktop. É algo que evolui lentamente. E claro que se podem construir sistemas M-Itx, mas isso tem um preço premium com boards a custar o dobro, fontes SFX que custam bastante também, e ainda assim nenhum desses sistemas é pequeno o suficiente de acordo com o meu gosto.

Este tipo de sistemas NUC/Mini PCs será o meu próximo passo sem dúvida, faltando ainda soluções gráficas decentes para tal. Convenhamos que a gráfica da Intel não satisfaz o suficiente.
 
Com hardware mais potente teria que sacrificar a modularidade que existe, a minha crítica era para sistemas básicos, onde já se usam micro ou mini ITX, com core i3 e afins com grafica integrada, um único disco e ainda metem a praticamente inútil drive óptica e numa caixa "grande".

Na verdade o componente que acaba por exigir imenso espaço físico é mais a gráfica. Basta ver o "Skull Canyon" que tem um CPU potente que provavelmente até deve bater um 6600K (por causa do HT) e com 2 SSD's M.2 e é bem pequeno.
Para manter a modularidade teria que padronizar um formato compacto e impor um limite de TDP.

O cúmulo é ver sistemas novos com boards mini-ITX com os "bail trail" e equivalentes em caixas micro ou full ATX.

Há uns tempos até pensei numa evolução do mini-ITX que permitia fazer sistemas modulares não muito maiores que estes NUC, dado que o footprint do computador seria pouco maior que tamanho da board e a altura do espelho do Back-IO.
 
Agora começam a aparecer cada vez mais Mini-PCs com Thunderbolt (os novos NUC, os novos da Zotac e Gigabyte) e isso permite ligar uma gráfica externa, é uma ideia interessante.
 
Olha que estás. Soma o volume do pc + dockstation e vais ver que é menos q caixas mini-itx em geral. Para além da vantagem de poderes colocar o pc e a dockstation em locais diferentes desde que o cabo chegue lá.
 
Mais vais sempre acabar com duas peças em vez de uma. A mim não me faz muito sentido mas compreendo quem tenha outra opinião.
 
A vantagem passará quando quiseres ter vários computadores em casa, uma única placa gráfica externa que ligas ao PC que naquele momento precisa de mais processamento gráfico
 
Não tinha pensado nisso mas eventualmente isso pode não ser muito simples por causa de drivers e afins. Eu vejo a vantagem dessa possibilidade mas não por causa do tamanho das soluções. Se é necessário mais processamento gráfico então ter sempre esse processamento talvez faça mais sentido.

O que aumenta muito o tamanho das caixas é a fonte de alimentação. Em casos do hardware como do NUC resolve-se como eles fazem com um transformador externo. Zero ruido e muito mais compacto. Mas quando se passam para componentes com mais consumo isso deixa de ser possível. As fontes mais pequenas como as SFX acabam por fazer mais ruido. Esta-se a trocar uma vantagem por outra.
 
Acho desilusão enquanto incluírem a ventoinha a fazer barulho. Preferia mais um litro ou dois de volume.
Ter um tijolo enorme como fonte é fazer batota já que um sistema típico tem a fonte incorporada.
Com essas duas desvantagens perdem a batalha futura com a alternativa de ligar um telemóvel de topo a um monitor.

A vantagem de ligação a gráfica externa é que bastava ter uma NUC para fazer muita coisa e quem quisesse jogar jogos avançados e recentes bastava tem outra caixinha gráfica. O mercado de NUC passava a ser quase toda a gente e do mesmo tipo de outras compras periódicas de bens eletrónicos.
 
Não tinha pensado nisso mas eventualmente isso pode não ser muito simples por causa de drivers e afins. Eu vejo a vantagem dessa possibilidade mas não por causa do tamanho das soluções. Se é necessário mais processamento gráfico então ter sempre esse processamento talvez faça mais sentido.

O que aumenta muito o tamanho das caixas é a fonte de alimentação. Em casos do hardware como do NUC resolve-se como eles fazem com um transformador externo. Zero ruido e muito mais compacto. Mas quando se passam para componentes com mais consumo isso deixa de ser possível. As fontes mais pequenas como as SFX acabam por fazer mais ruido. Esta-se a trocar uma vantagem por outra.

Vou-te dar um exemplo simples, e que é legítimo nem sequer te ter passado pela cabeça, mas é uma situação que se passa comigo. Sou músico, toco instrumentos e canto e como tal produzo o que faço. Para o fazer preciso de um PC com software. Não que seja necessário software de ponta, nem de perto nem de longe, mas memória RAM de 16gb para utilizar plugins e um processador com 4 threads e um bom clock são essenciais para lidar com todos os efeitos e várias pistas.

Neste momento a minha situação é utilizar o meu PC desktop torre em casa e no estúdio uso um portátil medíocre que precisa urgentemente de reforma.

Com um NUC ou mini-PC consigo reunir 16gb + 4 threads a 3ghz (no mínimo) + armazenamento/SSD jeitoso. Este hardware permite também correr jogos, se emparelhado com uma boa gráfica. Mas não há sistemas tão pequenos com boas soluções gráficas (excluo os Zotac Magnus devido ao preço exorbitante dos mesmos).

Com uma dock eGPU já podia pensar numa única solução como computador pessoal. O NUC isolado sem gráfica para levar para o estúdio. Em casa chegava à secretária e ligava à dock para jogar a 120hz. Podia também ligar à TV para assistir a filmes/séries/streams fazendo de HTPC.

Entendes a utilidade neste caso? É uma mais valia.

Ainda assim e como sou bastante entusiasta/informado nestas coisas de PCs pequenos, posso-te dizer que uma solução NUC/mini-PC + transformador + Dock eGPU fica claramente mais pequeno que qualquer solução mini-itx/micro-atx. Mais pequeno só mesmo um portátil, claro, que é uma das soluções ponderadas por mim pelos motivos que indiquei.
 
Com um NUC ou mini-PC consigo reunir 16gb + 4 threads a 3ghz (no mínimo) + armazenamento/SSD jeitoso. Este hardware permite também correr jogos, se emparelhado com uma boa gráfica. Mas não há sistemas tão pequenos com boas soluções gráficas (excluo os Zotac Magnus devido ao preço exorbitante dos mesmos).

O Zotac magnus 1070 está neste momento a 1222€ na Amazon.de (Outras lojas na Alemanha, várias, na ordem dos 1199) . Não é assim tão descabido face ao Intel Skull tendo em conta o valor de uma 1070 andar na média dos 500€.

Skull 650€ + 500€ de uma 1070..
1150 €

Pagar um price premium de 50/100 ou até 150€ pela integração que o zotac oferece é capaz de fazer sentido, para quem realmente quer jogar com um sistema minimalista, sem ter de "inventar" nada, é comprar o barebone instalar a memoria, disco e siga.

Até porque o skull para levar esta gráfica só com uma box exterior que essas sim estão pela hora da morte face ao que realmente oferecem (uma caixa com um interface e fonte) e a compatibilidade nem sempre é a desejável, ainda está verde o interface.

Mas vai ficar mais jeitoso (o zotac) quando levar os kaby lake devido ao clock maior fazer sentido para não haver bottleneck (pelo menos tanto) no cpu com uma 1070 como no modelo corrente.

Não esquecer que o modelo magnus 1060 já se encontra perto dos 900€ em algumas lojas alemãs também... sendo neste caso apenas uma diferença de 300€ +/- para o skull...
 
Última edição:
@Slider

Não me referia ao Skull Canyon. O Skull Canyon tem um preço completamente descabido e nem vem com memórias nem disco. Montas o teu próprio MSI Cubi 2 Plus com um i7 6700t que é superior, 8gb ram + SSD, por menos de 600€.

Além disso as gráficas na Magnus nunca atingem a mesma performance de desktop. A 1070 vai ajustar o boost clock sempre por baixo devido às temperaturas e ao facto de ser MXM.

Depois tens também a vertente de upgrades futuros. Com um eGPU podes fazê-lo quando quiseres, vendendo o teu antigo GPU.

Ainda assim, se o preço fosse mais em conta, não me importava de ter uma Magnus. Mas também reparei que modelos com um CPU com mais sumo são muito caros mesmo. (a Magnus 1070 tem um i5 6400t com turbo 4 cores de 2,5ghz apenas, considero escasso para 1200€)
 
Última edição:
Certo, eu também não compraria nenhum dos dois (preço não bate certo) mas quem estiver a equacionar um skull para jogar.. parece uma boa alternativa e a tendência do preço tem sido apra descer, a ver vamos onde vão parar.

Se fosse para mim mais rápido fazia um sistema numa Silverstone rvz02 do que qualquer dos sistemas barebone no mercado, ou uma qualquer outra caixa itx minimalista (nada das itx do tamanho de matx etc).

SilverStone SST-RVZ02B
Corsair CP-9020104-EU
KFA2 GeForce GTX 1070
Asrock Z270M-ITX/AC
Intel 7700k
= 1132€
E pronto já está um barebone mais barato que o Zotac as MUITO melhor, sem poupar em nada (podia por o 7700 standard ou 7700T etc.)

Enfim, são opções.. mas certamente não me ocupava mais espaço na mesa face ao zotac/skull, tendo em conta que a caixa SilverStone monta bem na vertical, até ocupava menos com um upgrade path completamente distinto das opções proprietárias.
 
Última edição:
O Zotac magnus 1070 está neste momento a 1222€ na Amazon.de (Outras lojas na Alemanha, várias, na ordem dos 1199) . Não é assim tão descabido face ao Intel Skull tendo em conta o valor de uma 1070 andar na média dos 500€.

Skull 650€ + 500€ de uma 1070..
1150 €

Pagar um price premium de 50/100 ou até 150€ pela integração que o zotac oferece é capaz de fazer sentido, para quem realmente quer jogar com um sistema minimalista, sem ter de "inventar" nada, é comprar o barebone instalar a memoria, disco e siga.

Até porque o skull para levar esta gráfica só com uma box exterior que essas sim estão pela hora da morte face ao que realmente oferecem (uma caixa com um interface e fonte) e a compatibilidade nem sempre é a desejável, ainda está verde o interface.

Mas vai ficar mais jeitoso (o zotac) quando levar os kaby lake devido ao clock maior fazer sentido para não haver bottleneck (pelo menos tanto) no cpu com uma 1070 como no modelo corrente.

Não esquecer que o modelo magnus 1060 já se encontra perto dos 900€ em algumas lojas alemãs também... sendo neste caso apenas uma diferença de 300€ +/- para o skull...

O problema da solução eGPU é o custo das soluções externas com ligação TB3. Quanto custa a solução para colocar a 1070 (os tais 500€) a funcionar?
O mais facil ainda é uma boa solução miniITX. Poderá ocupar mais um ou dois litros de volume, mas é mais barato e versátil.
 
Eu já estive com uma RVZ02 e acredita quando te digo que não é assim tão pequena como parece. É estreita e monta-se na vertical, mas é bastante comprida em profundidade e altura! Não gostei mesmo nada.

Mas como é evidente é uma solução com muito melhor preço vs performance. Pena as gráficas MXM serem difíceis de comprar, aí sim dava-se um passo importante.

O mais próximo é uma MSI Trident, mas é pre-built, se vendessem só o barebone é que era...
 
Têm apontado os dois grandes problemas de sair das m-itx. Soluções de eGPU são caras. Gráficas MXM existem à anos mas nunca arrancaram por bons motivos. Acaba por ser caro.
Quando mudam para caixas que levam fontes SFX estão a reduzir o tamanho mas a ventoinha também é mais pequena.
Caixas pequenas só podem ter CPUs até 65W. Uma das soluções que tenho olhado é o ASRock DeskMini. Tem a limitação dos CPUs 65W e gráfica tem que ser a integrada. Mas tem menos compromissos que o habitual.
Não é fácil bater o NUC com as limitações que tem. O Skull Canyon gostava de experimentar porque receio que seja um pouco ruidoso demais.
 
Também já vi no AnandTech. Se o preço for bom de facto é um excelente caminho. Mas se for como o que coloquei atrás foi anunciado e para chegar ao mercado demorou imenso tempo.
 
@muddymind pelo que percebi os modelos vão estar à venda já com as gráficas (uma das 3 que disse à tua escolha), sendo tu responsável por colocares o CPU. Para fazer upgrade futuro de GPU é quase para esquecer, mas para já são compromises que têm de existir nestes tamanhos.
 
Back
Topo