Intel, o dilema dos Mhz

Jorge,

Até podes ter razão, mas não justificaste exactamente a pergunta.

A tua resposta é algo do genero "têm menos Mhz, mas é melhor, porque tera isto e isto", não uma justificação de porque é que Mhz significam desempenho nos desktops mas já não significam nos portateis.

A Intel pode promover o Banias como melhor, mas será que o pode promover como mais rápido? Não me parece que o possa fazer sem entrar em consideração com o que diz nos desktops.

De qualquer forma, com pouca competição, tambem não o precisam de fazer.


"Basta olhar para a diferença entre um Desktop e um Portátil"

Por vezes essa diferença é tenue. Olha para o caso do mercado de empresas, em que se procede à substituição de desktops por portateis.

Os portateis vão fazer as mesmas funções (exactamente as mesmas apps, mesmo trabalho) e vão ser usados normalmente ligados à corrente electrica.
O que ganhas é mobilidade, para aceder em casa, para mudar de local de trabalho, etc.

Nestes casos nem o consumo vai ser tão importante nem o desempenho vai ser menos importante, e portanto, essa filosofia não vai ao encontro destas necessidades.

Por alguma razão saiem coisas destas (IBM Thinkpad A31p):
http://www.theinquirer.net/?article=4926
 
Madril,

"1º ... rewelcome "

Agradeço.

"Nao entendo a logica da Intel ... se aposta numa táctica de Mhz "

Aposta? Se aposta porque é que o seu flag-chip para o mercado
empresarial vai nos 800 Mhz ou pouco mais? Mercados diferentes
estrategias diferentes. Se há pessoas que só ligam aos Mhz que
culpa tem a Intel? Ela apenas usou essa *ideia enganadora* como
arma pró seu marketing.

A AMD faria o mesmo ... se pudesse.

Nota: O P4 já vai nos 5 Ghz, ver próxima IDF, mesmo para os cultos
é algo notável.


"... e os users já tao acostumados ... porque descer ?"

Culpado por ter cão e culpado por não ter.


"agora os users incultos vao chegar e vao ver os portateis NOVO INTEL BAIAS a 1,4 ghz !!
e dp vêm um p4 2,0g portatil ... kual eskolhem ?"


Portátil XPTO Banias 1Ghz - autonomia da bateria: 8 horas
Portátil XPTO P4 2Ghz - autonomia da bateria: 2 horas

Acho que é óbvio para quem verdadeiramente usa um portátil.
 
Zealot,


" achas mesmo que o Banias não vai ter concorrência?"

Não se vislumbra nada no horizonte e a avaliar o sucesso do
athlon XP no mercado dos portáteis palavras para quê.



" Isso é a mesma coisa que dizer que a Intel não
tem nenhum Yamhill para o que der e vier! "

A Intel investe 10x que a AMD.

"Timber, 3 horas chegam e sobra? Epá, eu já andei de comboio
de Lisboa para o Porto e 3 não chegam! E também do Algarve
para Lisboa, e 3 horas também não chegam! E já fui de avião
para os Açores e 3 horas também não chegam! "

Claro que não chegam. Quantas mais melhor, isso é óbvio.
Estudos recentes indicam que bom seria algo entre 6h a 10h
e ideal umas 18h. :)

SpeedyGonzales,

"É apenas uma questão de comprares um bom portátil,
com uma baía para meteres uma segunda bateria,"

Ora bem, mas pesa um bocado. :)

Poiuy,


"Nota: É com bastante prazer que vejo que o iJFerreira ainda frequenta o nosso Forum!"

O prazer é todo meu.
 
Originally posted by iJFerreira

Portátil XPTO Banias 1Ghz - autonomia da bateria: 8 horas
Portátil XPTO P4 2Ghz - autonomia da bateria: 2 horas

Curioso ... tendo em conta que o que gasta mais nos portateis é o ecran ... e depois é o CD-ROM ... e SÓ depois é que vem o processador ...
 
Originally posted by iJFerreira

Nota: O P4 já vai nos 5 Ghz, ver próxima IDF, mesmo para os cultos
é algo notável.

O Anand kuando visitou a Intel à pouco tempo mostrou imagens dos ALU's (unidades de inteiros) a funcionarem a 10 Ghz. Como no P4 os ALU's funcionam ao dobro da frequência do processador não me parece ke seja algo do outro mundo apresentar uma ES a funcionar a 5 Ghz.

Só espero ke não seja o mesmo fiasco como quando a Intel apresentou o P3 numa IDF a funcionar a 1 Ghz.

Voz do Apresentador:

- Agora vejam 800 Mhz, 850 Mhz, 900 Mhz, 950 Mhz e finalmente 1000 Mhz.

Infelizmente enquanto ele bobinava as velocidades a mákina ke tinha o P3 não fez um único reboot.
 
Claro que 3 horas nao e o que toda a gente gostava de ter mas se virem a utilizaçao tipica que um portatil tem as 3 horas nao sao nada mas. Se se tiver outra bateria entao e uma maravilha. A maior parte das pessoas utiliza o portatil como um computador transportavel ou algo assim. Nao acho que isso tenha grande mal. Alem disso essas 3 horas referem-se a um portatil desktop replacemente com um tft 15" por exemplo que e um dos grandes consumidores do PC. Num daqueles ultra portateis deve fazer umas 5 na boa. Os unicos sitios onde se trabalha sem corrente costumam ser transportes e muitos tem tomadas de 12 v.
So acredito em grandes avanços nesta aerea quando estiverem disponiveis fuel cells. tenho lido uns artigos da spectrum (que e a revista de divulgaçao do IEEE grande leitura) e investigado o assunto (e uma aerea que me interessa) e a coisa ja andou mais longe se bem que ainda deve demorar pelo menos ate 2005.
Com o mercado cada vez mais receptivo a portateis (como se comprova pelas vendas de pc's por exemplo) acho que a AMD devia levar a coisa mais a serio e se fosse preciso resolver ela propria o problema dos chipsets.
 
bem só falto eu dar as boas vindas de novo ao iJ, mas calculo q ele nunca deixou de ler o forum.... ;)

qt ao topico em causa, o que mais gasta não conheço a ordem mas anda ela por ela, dd o TFT, ao CD/DVD/CDRW, mm o disco e depois o CPU.

Aliasu m bom truque para a bateria durar mais é ter mais RAM ao ponto de minimizar o uso da swap file. o disco com partes mecanicas sempre come mais.

mas os cpu's de hj já comem q nem uns camelos e consigo acreditar no q o iJ disse em relação ao ganho de autonomia, embora nao ache que seja so pelo CPU. pode ser todo o conjunto q anda a melhorar.

Outra coisa q parece inegavel é que para portateis existe a Intel e po resto é paisagem, o (in)sucesso do Athlon qt a mim esteve em grande parte na sua autonomia .... ou falta dela...
 
Tafinho,

sempre perspicaz! :)

Essa ordem em função do consumo de energia de cada
dispositivo era verdade há uns anos, agora não.

Para se ter uma ideia.

TFT 15'' < 30 W (é o MAX que o meu TFT 15'' desktop gasta)

CD-RW < 10 W (mas o cd-rom só é usado esporadicamente
pelos utilizadores típicos... Office, etc)

DISCO (IBM travelstar 60gb) ~ 5 W MAX

CPU 2000+ a full power > 50W (cpu, board, memorias, etc)

O CPU e o TFT são os maiores glutões, sem dúvida.


Skatan,

obrigado.

Claro que estava a falar *hipotéticamente* :)

nagger,

Uma ALU é apenas uma pequena parte de um CPU.
As caches são as partes mais problematicas, julgo.
Conseguir manter um bicho destes a 5Ghz é um feito notável.
Não se trata de um CPU para aplicações especificas
mas de um produto para consumo publico.

timber,

Nunca ví fichas de alimentação para portáteis em aviões,
pelo menos na 2º classe.
:)

E em comboios, não é em todos.

O futuro passa de facto pelas fuel cells e isto para tudo.
Do PDA até ao carro. :)

Andromeda,

Obrigado.

Acha mesmo que um cd-rw que consome 10W e só é usado
esporadicamente (aqui excluo os que usam portáteis para
ver divxs, ehhe) e o disco de 5W, que tb só é usado de tempos
a tempos quando se tem 512Mb ou mais, aquecem ou arrefecem?

Essa ordenação em função do consumo energético só é válido
para aqueles processadores milagrosos que a Intel produz.
Uns tais Pentium 3-M Ultra-low-power.
Ves alguém a comprar portatéis deste tipo?

Eu vejo é belissimos portáteis com o P3-M 1.2 Ghz ao desbarato
mas as pessoas só compram Pentiuns 4-M ou Athlons. :)
Mhz ou quantispeed-MHz mania?
 
Nabais,

"It was designed thinking about small form factors, thinking about low power, thinking about removing the heat from the processor," said Splinter. "So Banias is really an inflection point for Intel. It changes the way we do our processors. In the past we just took a Pentium processor and scaled it down, added features for mobility and that is our mobile processor. This is totally different so we are going to call it a different name. It's going to be branded differently than Pentium."




Em relação aos portáteis da AMD, há uma boa diferença entre ser a melhor opção e vender. Os Athlon4 são baratos e por isso até têm vendido.
Claro que o Athlon só está nos portáteis para dizer que está. Um processador feito para competir com o P6 e aguentar o P7 a consumir a energia que consome não tem hipótese de se tornar competitivo lá. Pelo menos não contra um processador feito a pensar só em portáteis.

Não sei é se já começaram a forçar a entrada dos Athlon SFF que no papel prometiam qq coisinha.
 
Originally posted by iJFerreira
Zealot,


" achas mesmo que o Banias não vai ter concorrência?"

Não se vislumbra nada no horizonte e a avaliar o sucesso do
athlon XP no mercado dos portáteis palavras para quê.

Mais um motivo para a AMD fazer alguma coisa! Como é que podes pensar que não vão fazer nada e ficar de braços cruzados? A última empresa que eu vi fazer isso chamava-se 3dfx... ;)


Originally posted by iJFerreira
" Isso é a mesma coisa que dizer que a Intel não
tem nenhum Yamhill para o que der e vier! "

A Intel investe 10x que a AMD.

Não desvies o assunto que eu não estava a falar de investimentos! :D Eu estou é a falar dos sapos que as empresas de vez em quando têm de engolir para se manterem competitivas! E se a AMD já esteve na "mó de cima", agora está na mó de baixo, mas vai voltar à mó de cima e vai voltar outra vez à mó de baixo! É cíclico, e isto é de esperar num mercado duopolista!
 
exacto, relativamente ao cd-rw/dvd ser um dos principais responsáveis pelo consumo de power, e os AMD ajudarem mt, o meu vizinho tem um compaq com um duron 900, e aquilo é um espetaculo, em uso normal, tipo word, solitaire :P vai as 3h de autonomia, mas ele é como eu, temos um pequeno vicio de nos metermos a ver DVD's de concertos enquanto fazemos o resto... obvio que a autonomia desde quase para metade... senão mais!
 
iJFerreira... hello

Acho que te esqueces-te de balancear uma questão nos teus argumentos.

Por exemplo, o meu caso. Eu utilizo o portátil diariamente, e quando chego a casa, o meu computador de trabalho continua a ser o portátil. Como é lógico, uma máquina que esteja optimizada para um consumo baixo de energia, irá ter normalmente um desempenho inferior no que toca a jogos, aplicações mais pesadas, enfim, trabalho de desktop. Mas é um stress para mim chegar a casa e estar a actualizar dados do portatil para o desktop, tar a mexer em cabos ligar e desligar etc etc

Logo, a solução mais indicada é ter um potátil que sirva para as duas coisas: mobilidade, leva-lo para qualquer lado ( e levar o meu trabalho comigo ), e a potência de um desktop, ou seja a situação ideal: "chego a casa ligo a docking station, ligo o monitor crt os teclados e ratos fixos e pimba, tou no meu desktop."

Logo, o portátil tem que me dar a sensação que eu tou num desktop. Eu acho que nesta situação, a autonomia pouco interessa, porque em toda a esquina há uma tomada. Tenho andado a ver novos portáteis para adquirir um, e tou inclinado para um Asus P4-M, radeon M7 (7500) 32mb, 30Gb etc etc.. Não mudo só pelas especificações mas pela possibilidade de comprar uma port-bar k me faz exactamente akilo que eu keria. Ligar lan,vga,som,power,usb, ratos e teclados, e um só cabo liga-me ao portátil. Eu não estou mínimamente interessado no consumo, estou interessado em:

1- desempenho de desktop
2- boas capacidades de conectividade
3- que seja portátil

Isto só para dizer, que nem toda a gente procura o mesmo qd compra um portátil, logo para mim ter 3 horas de autonomia ou 8 vai dar ao mesmo.

E Btw, com o satellite já fiz 3horas e meia de viagem a ouvir mp3... tudo depende do setting k temos, basta meter em low, o gajo passa de 1Ghz para 530mhz, k axo k é suficiente para ouvir mp3 :)

Poiuy: Acertaste em cheio na minha escolha.. todavia inda tou indeciso em ir para o L2000B ou para o L3C
 
hmm, se calhar é melhor esperares mais um cadito porque as ATI R9000M vêm ja ai a caminho, e sim, dão uma teca nessa R7500M, até dá para jogares UT2k3!!! ;)

Eu também andei doido para comprar um portatil desses, mas pelo preço, prefiro comprar um carrito em 2ª mão! :)
 
Originally posted by iJFerreira
Tafinho,

sempre perspicaz! :)

Essa ordem em função do consumo de energia de cada
dispositivo era verdade há uns anos, agora não.

Para se ter uma ideia.

TFT 15'' < 30 W (é o MAX que o meu TFT 15'' desktop gasta)

CD-RW < 10 W (mas o cd-rom só é usado esporadicamente
pelos utilizadores típicos... Office, etc)

DISCO (IBM travelstar 60gb) ~ 5 W MAX

CPU 2000+ a full power > 50W (cpu, board, memorias, etc)

O CPU e o TFT são os maiores glutões, sem dúvida.

Ferreira , isso é válido para processadores desmesurados para portáteis como é o caso do P4-M 2.0 , que segundo isto : http://processorfinder.intel.com/sc...cFam=826&PkgType=ALL&SysBusSpd=ALL&CorSpd=ALL só chupam 30W , enquanto que por ex. o PIII-M 1.2 já so gastam 22W ... que curiosamente é o mesmo que uma G-Force4 Go gasta ...

E continuamos a ter o mesmo : continua a ser o TFT o mais glutão ....
 
Tafinho,

P3-M 1.2 22W e quanto gasta a board e as memórias?
Será desprezável?

Creio que do P4 1.6-A para cima o maior glutão passa
a ser cpu+bord+memórias.

Quanto ao chip gráfico, bem, é melhor não ir por aí. :)
Há chips e chips, uns poupadinhos, outros não.

De qualquer forma, para os que pretendem um
desktop replacement tudo isto é um pouco irrelevante.
Um desktop replacement é o que a ECS vende.
Portátil sem bateria, mai nada. (se bem que a bateria é um
dos opcionais)
 
PNabais,


"A tua resposta é algo do genero "têm menos Mhz, mas é melhor, porque tera isto e isto",
não uma justificação de porque é que Mhz significam desempenho nos desktops mas já não
significam nos portateis."

Quem sempre andou muito preocupado com os *Mhz* foi a AMD com os seus célebres
artigos *O mito dos Mhz* e não a Intel.
A Intel apenas se limitou a dizer que os seus P4 tinham tantos MHz e que o
desempenho é proporcional aos Mhz (o que é +- verdade para cpus similares).
Penso nunca ter lido publicidade enganosa por parte da intel a dizer que o
seu P4 x Mhz é mais rápido que o Athlon x Mhz.

"A Intel pode promover o Banias como melhor, mas será que o pode promover
como mais rápido? Não me parece que o possa fazer sem entrar em consideração
com o que diz nos desktops."

O que é que ela diz nos desktops?

"De qualquer forma, com pouca competição, tambem não o precisam de fazer. "

Um pouco a tender para zero.


"Basta olhar para a diferença entre um Desktop e um Portátil"

" Por vezes essa diferença é tenue."

Eu acho que não é nada ténue. Mesmo um portátil de topo de gama não substítui (ainda?) o
Desktop que tenho em casa.

É claro que não dúvido que para a grande maioria das pessoas tipo *users-office*
um portátil normalex seja mais do que suficiente. Para este grupo, sim, pode-se
dizer que os laptop actuais já substituem os desktop... (não podem é descobrir o
maravilhoso mundo da edição do vídeo quando perguntarem para que serve a ficha firewire).

"Olha para o caso do mercado de empresas, em que se procede à substituição de desktops por portateis."

Isso é para induzir os trabalhadores a trabalhar em casa. Pensei que já tivesses a par
dessas estratégias empresariais. :)


"Os portateis vão fazer as mesmas funções (exactamente as mesmas apps, mesmo trabalho)
e vão ser usados normalmente ligados à corrente electrica.
O que ganhas é mobilidade, para aceder em casa, para mudar de local de trabalho, etc."

Eu fiz isso durante alguns anos e cheguei à conclusão que é uma ideia errada.
Transportar 3kg diariamente faz mal à coluna para além do risco que se corre em
danificar o material.

Eu prefiro ter 2 desktop (casa e trabalho) um notebook a sério e fazer todo o trabalho
de sincronização pela internet de banda larga. É tão fácil de fazer e só quem não pode
ou sabe não o faz. Se não tiver net de banda larga basta um disco USB2 ou Firewire.
É mais fácil transportar e ligar um disco rígido de 2.5'' do que um bloco de 3kg.
Uso o notebook quando me desloco fisicamente para longe de casa ou trabalho ou quando
quero trabalhar sem ter uma máquina ao lado a fazer *bués* de baraulho.

Por acaso já fazem portáteis com 17'' ? A Sony lançou um com um tft de 16' que de portátil
tem pouco.



"Nestes casos nem o consumo vai ser tão importante nem o desempenho vai ser menos
importante, e portanto, essa filosofia não vai ao encontro destas necessidades. "

Acho que andas muito excitado com a descoberta dos desktop replacement que te esqueces
que há outros mercados como os true-notebook, slim-notebook, etc...

"Por alguma razão saiem coisas destas (IBM Thinkpad A31p):
http://www.theinquirer.net/?article=4926"

mil contos de material! Aquele TFT de 15'' tem look mesmo muito resistente não tem?
 
Back
Topo