Intel P4 NW 2.8GHz vs. AMD Athlon XP 2600+

Tecnoboy

Power Member
Bem segundo esta comparação, http://www.xbitlabs.com/cpu/p4-2800/ , parece que as coisas não estam la muito famosas para o lado da AMD, mesmo com este novo cpu, parece que realmente a falta de MHz os começa a afectar, isto só olhando para os gráficos dos benchmarks, em que os cpu's da Intel ganham na maioria dos benchmarks...
 
Falta de MHz, cache L2 minúscula, falta de bus, falta de RAM....

Mas também não era suposto o 2600+ dar uma coça ao NW 2.8GHz pois não? :P


Se os macacos da AMD tivessem cá fora um Barton a 166MHz de bus, nem que os MHz fossem os mesmos talvez a coisa estivesse mais equilibrada.
Mas ou andam a preparar muita coisa nos bastidores, ou andam a tirar muitas férias.
 
se os macacos da Via fizessem chipsets com controladores de ram como deve de ser...

como dizia o outro no outro dia se a minha avó tivesse 18 rodas era um camião de tire... LOL

os chipsets sempre foram e sempre ão de ser o calcanhar de Aquiles dos Athlon

só porque o kt266A era melhor que kt266 , amd760 , sis735 e nforce não quer dizer que não se pudesse fazer muito melhor



kt400 ? --------> same shit diferent day


nforce 2? -------> espero que a nvidia seja boa em milagres como a AMD é nos steppings

(relativamente aos tbreds B não se deveria dar muito valor a resolver um problema que nunca deveria ter aparecido para começar , quem se lixou foram eles , mas não digo que não fizeram o melhor que puderam , mas ao menos há mais esperança nos barton e nos hammer)


os kt*** são muito agressivos na ram e relativamente ineficazes a exturquir bandwidth da mesma

espero que os barton rulem mesmo , a minha 8k3a vai esperar ansiosamente por um , isto que o nforce 2 não for grande coisa

apesar dos Piv estarem a rular (rápidos , OC muito e não estarem muuuito caros) , acho que já não consigo passar sem um sistema sem a configurabilidade de mudar um multiplicador do CPU , quando me vir forçado a isso vou


:005: :005: :005:
 
sim realmente e pena que a AMD apenas faça os seus chipsets quando e preciso uma ponta de lança numa plataforma nova. geralmente demora sempre muito tempo ate a VIA chegar ao mesmo nivel dos chipsets deles. se nao me engano nas referencias por exemplo so o kt266A bateu claramente o AMD 761.
se calhar a AMD precisa do peso da VIA e nao so dos seus chipsets para promover os produtos ou nao tem/quer recursos para manter desenvolvimento continuado de chipsets. seja como for e pena.
 
Strakata,

Mas nao nos podemos esquecer que embora o TB tenho mt menos cache L2, tambem tem mt mais cache L1(128k, comparado com os 8+12 do p4...)

Nao posso garantir pq tb n vi reviews nesse ponto, mas se calhar ate tem uma taxa de hits da cache mais elevada q o P4!

Penso q o grande desnivel esta essencialmente nos Mhz, caramba, por exemplo nesse review sao 666Mhz!!!!! de diferenca! Faz DIFERENCA!

Mas ter q esperar...
 
O que eu não percebo é como é possível um processador com menos 700 MHz consegue ganhar 9 em 27 testes.

Embora a página tenha 30 testes eu não conto o Sysmark por razões obvias.

Agora vamos a um reality check. Vale a pena dar 150 mocas (750 euros) por um processador ke funciona a 2800 MHz e ke não é <b>sempre</b> mais rápido ke um ke custa < 500 euros e ke funciona a 2100 MHz?
 
Epá Nagger, vou ser pessimista, se bem que os preços da Intel são para rir, e eu tenho um sistema P4 com DDR do qual estou mais que farto, os processadores da AMD para mim só tem uma coisa nesto momento claramente melhor, que é não throthlarem ou la como se diz, porque vencer 9 em 27 testes é mesmo para rir... :rolleyes: Eu sinceramente esperava melhor, muito melhor...

P.S: Quanto á conversa dos chipsets, tenho mesmo pena que a AMD não faça mais chipsets, pois axo que podiam ser bem bons, a SIS também tem feito bons chipsets, e axo que se a VIA na se poem a pau qq dia ainda lhe passam á frente neste mercado, o ppl já anda farto de bugs e de performances mediucres mesmo com memorias muito boas como DDR PC3200 e etc...
 
Originally posted by Tecnoboy
Epá Nagger, vou ser pessimista, se bem que os preços da Intel são para rir, e eu tenho um sistema P4 com DDR do qual estou mais que farto, os processadores da AMD para mim só tem uma coisa nesto momento claramente melhor, que é não throthlarem ou la como se diz, porque vencer 9 em 27 testes é mesmo para rir... :rolleyes: Eu sinceramente esperava melhor, muito melhor...


Lá pensaste que um P4 so rulla mesmo quando se usa RDR? Porque é que axas que eu nunca quis um sistema DDR... ja cá tive em casa e devolvi logo!

pergunta ao deviance que tava indeciso em ficar com um P4 DDR ou manter o XP dele, e mal experimentou a TH7-2, já não quer outra coisa!
 
Eu vou voltar para AMD, perdi a total confiança na Intel, na curto por e simplesmente, é claro que vou perder performance nalgumas coisas, mas também vou ganhar em outras ! Plo menos vou por um processador que não é handicaped e não throthla qd se vê á rasca lol :-D ;p
 
É stress de guerra lol A minha guerra pa conseguir um score de geito no 3DMark ! :P O resto dos benchs tão normais qd xega á parte do 3D Mark e digo isto sem vergonha, nem medos, tanto a 2.8GHz como a 2GHz tenho um score miseravel, 1º pensei que fosse de ter o V-Sync activado, mas nao era, a minha ultima esperança é se for do Intel Apllication Acelerator que não instalei, se na for disso na faço a minima, pois tenho tudo bem configurado na bios e da placa gráfica também não é, pois em benchs nesta rig e em outra os scores de 3D Mark tão normais e os scores em OpenGL neste P4 também estão normais... Enfim na sei o que se passa, so posso imaginar que esta treta ande a throtlar mas na sei pk... se bem que aqui na minha zona tem feito muito calor, mas de resto isto ta td normal... na sei que faça se não voltar pa AMD que nunca me deu espigas em nada ! :(
 
Então é so pk não consegues ter um score de 3dmark fixe, epá existe n razões possivies né ;)

Mas isso com aplicações reais dá problemas é (=lento)?
 
Tecnoboy,

essa mudança *brusca*.... isso passa.

Também passei de uma placa nVidia para uma ATI e por enquanto este animal está complicado de o dominar. :)
 
Mas Vcs tao a comparar um P4 2.8 com um AMD k em teoria eh para competir com um P4 2.6 !! Na tem logica ! Comparem entao o 2600+ com o P4 2,6 a ver se ja na ganha mais alguns pózitos :P

E já agora metam um axp ah mesma velocidade real ( nao PR ) k um p4 a ver kem ganha !!
 
Originally posted by Raptor


Lá pensaste que um P4 so rulla mesmo quando se usa RDR? Porque é que axas que eu nunca quis um sistema DDR... ja cá tive em casa e devolvi logo!

pergunta ao deviance que tava indeciso em ficar com um P4 DDR ou manter o XP dele, e mal experimentou a TH7-2, já não quer outra coisa!



...tal como disse o Raptor, P4 só rende mesmo com RDRAM; antes testei várias boards DDR como a P4S533 e P4B533 e posso dizer que a TH7-II tem um desempenho bastante superior, tanto a nível de uma utilização "normal" do Windows, como em jogos, 3D, etc...

...só como referência, a nível de 3DMark, o melhor score que consegui com DDR foi com a P4B533, foi de 13267 [P4 1.6A@2880@180FSB]; com a TH7-II passei os 14k....
 
Rudzer quanto á tua pergunta, não isto na da probs com o resto das aplicações, mas mesmo assim, decepcionou-me muito o P4, vou passar para AMD, agora se para um sistema com um cpu ou dois é que ainda na sei...

Deviance os teus scores tão mt nice ! O Prob é que eu com um Ti4200 e com o P4 a 2.8GHz nem aos 10K 3d Marks xegava e mais na digo... :P Decepcionou-me mt isto ! Vou voltar para AMD de onde não deveria ter saido, mas não sem antes emprestar esta rig a alguem que consiga um score bastante melhor que eu ! Quero ver onde estava o meu prob.
 
Originally posted by deviance
[B
...só como referência, a nível de 3DMark, o melhor score que consegui com DDR foi com a P4B533, foi de 13267 [P4 1.6A@2880@180FSB]; com a TH7-II passei os 14k.... [/B]

E com jogos não chegás-te a benchar nada antes e depois?
 
Back
Topo