Intel Penryn Performance Preview: The Fastest gets Faster

Neste momento estarem atrasados quase um ano desde o lançamento do primeiro quad-core da Intel, vantagens menos consumo,die mais reduzida e poderem gabar-se de terem o primeiro quad-core nativo
 
Neste momento estarem atrasados quase um ano desde o lançamento do primeiro quad-core da Intel, vantagens menos consumo,die mais reduzida e poderem gabar-se de terem o primeiro quad-core nativo

E em performance? Será que traz benefícios? Talvez só no acesso à cache e memória, não? É que os 4 cores tanto estão numa arquitectura como noutra, portanto em termos de aproveitamento por software, a diferença deve ser pouca, digo eu...

Anyway, prognósticos só no fim, fica para saber quando é que vêm a luz do dia...

cumps
 
Em performance está nos segredos dos deuses ainda só dizem que é 40% superior em FPU acho eu e noutra coisa qualquer DJ explica aí esta cena dos quad da AMD:D
 
eu na minha cabeca penso que:
os 4 cores nativos e sempre melhor ja que partilham pelo menos uma cache (penso que na AMD iria ser a cache L3 ?? ) , em quanto que na intel os 2 cores nao conseguem usar a cache dos outros 2 cores, visto que nao ha nenhuma cache em conjunto , o que deve aumentar o numero de vezes que o CPU tem de ir buscar dados para a cache

alem de que os 4 cores nativos devem comunicar melhor entre eles do que se tiverem separados lol


ou ja ha algo da parte da intel para anular isto?
 
Não te esqueças do que está escrito na última frase:


A Intel usa o dobro dos transistores e não tem uma arquitectura nativa.
Consegue reduzir a área com o novo processo de fabrico, mas assim que a AMD passe tb para os 45nm a AMD irá ter um core com metade do tamanho dos Penrin, pq o Penrin tem o dobro dos transistores.

Sendo que tb podes ler ao fundo em letras pequeninas que o AMD tem um die size estimado e não é oficial, por isso aquele número tanto pode tar perto da realidade, como longe.

Por outro lado, o Barcelona tem 4 "pools" de cache L2 separadas (512KB cada).
Nos "Kentsfield" (65nm) e "Yorkfield" (45nm) há apenas duas, pois cada par de cores tem um segmento de L2 partilhado entre si.


BTW, quando a AMD lançar cores a 45nm, já o "Penryn" é passado e a nova arquitectura "Nehalem" vai estar aí a bombar com o seu controlador de memória DDR3 triple channel, duas threads lógicas por cada core e bus CSI/Quickpath.
Até pode ter a mesma ou menos cache L2 do que os Yorkfield/Penryn/Wolfdale em resultado disso.
 
Quais as vantagens/desvantagens de ter uma arquitectura nativa?

Vantagens: todas e mais algumas.
Desvantagens: É muito mais complexo fazer um chip nativo que colar dual-cores

Anyway o K10 de certeza que não vai ser um menino do coro senão, nao vias a Intel a introduzir de forma tão agressiva os 45nm que necessitam de upgrades a novas fabricas e muitos biliões pelo meio.

A AMD tb terá que fazer essa transição para 45nm, mas poderá rentabilizar e explorar todas as potencialidades dos 65nm de uma forma que a Intel nao explora. Os mais pobrezinhos é assim.....

BTW, quando a AMD lançar cores a 45nm, já o "Penryn" é passado e a nova arquitectura "Nehalem" vai estar aí a bombar com o seu controlador de memória DDR3 triple channel, duas threads lógicas por cada core e bus CSI/Quickpath.
Até pode ter a mesma ou menos cache L2 do que os Yorkfield/Penryn/Wolfdale em resultado disso.
Deve estar deve..... No mesmo dia em que sairem os 4Ghz do Penrin.
 
Última edição:
Vantagens: todas e mais algumas.
Desvantagens: É muito mais complexo fazer um chip nativo que colar dual-cores

que raio de resposta é essa?:lol:

todas e mais algumas???

entao espera... eu digo assim,

vantagens: poucas

desvantagens: todas e mais algumas

pode ser? :rolleyes:

sinceramente, argumentas de uma maneira que só tu te entendes... :rolleyes:
 
Vantagens: todas e mais algumas.
Desvantagens: É muito mais complexo fazer um chip nativo que colar dual-cores

Anyway o K10 de certeza que não vai ser um menino do coro senão, nao vias a Intel a introduzir de forma tão agressiva os 45nm que necessitam de upgrades a novas fabricas e muitos biliões pelo meio.

A AMD tb terá que fazer essa transição para 45nm, mas poderá rentabilizar e explorar todas as potencialidades dos 65nm de uma forma que a Intel nao explora. Os mais pobrezinhos é assim.....


Deve estar deve..... No mesmo dia em que sairem os 4Ghz do Penrin.

Atendendo a que já se conseguem facilmente 3.8GHz a ar (quase 3.7GHz com o mísero stock cooler da Intel e com o vcore a default também) de um Core 2 Duo E6750 (que aínda é feito a 65nm), e que os primeiros C2D de 45nm vão sair em velocidades a partir dos 3.33GHz, acho que estás mesmo a delirar se pensas que não vão chegar aos 4GHz em 2008, como previsto.
It's a matter of (little) time.
 
Última edição:
que raio de resposta é essa?:lol:

todas e mais algumas???

entao espera... eu digo assim,

vantagens: poucas

desvantagens: todas e mais algumas

pode ser? :rolleyes:

sinceramente, argumentas de uma maneira que só tu te entendes... :rolleyes:

Pronto eu digo algumas :D

- Muito menos transistores
- Menor TDP
- Cache L1 e L2 para cada core com mais uma cache, neste caso L3, partilhada pelos 4 cores
- Mais eficiência/rapidez na comunicação entre os cores
- Controlo eléctrico que permite desligar cores, baixar voltagens em todos os cores de forma independente

Atendendo a que já se conseguem facilmente 3.8GHz a ar (quase 3.7GHz com o mísero stock cooler da Intel e com o vcore a default também) de um Core 2 Duo E6750 (que aínda é feito a 65nm), e que os primeiros C2D
Uma coisa é overclock e outra é default e marcação de clock speed de fabrica.
Se ha CPU´s a bater 3.7Ghz (CPU´s ES, nao retail), mas assim como todas a HD 2900 XT passam os 800Mhz de core, mas apesar de eles saberem isso também sabem que lançar todas as graficas nessas frequencias ia lixar completamente os yelds. E se se comprometem a uma frequência no lançamento depois têm que se aguentar a bem ou a mal com as consequências disso.

blastarr disse:
45nm vão sair em velocidades a partir dos 3.33GHz, acho que estás mesmo a delirar se pensas que não vão chegar aos 4GHz em 2008, como previsto.
Não é a partir de 3.33GHz. É até 3.33Ghz, que parecendo que não faz grande diferença.
Clock speeds will be inching up and hit 3.33 GHz, we heard.
 
Última edição:
Pronto eu digo algumas :D

- Muito menos transistores
- Menor TDP
- Cache L1 e L2 para cada core com mais uma cache, neste caso L3, partilhada pelos 4 cores
- Mais eficiência/rapidez na comunicação entre os cores
- Controlo eléctrico que permite desligar cores, baixar voltagens em todos os cores de forma independente

Tretas.

Geee, o que será mais rápido ?
Comunicar directamente através da cache L2 partilhada (com o seu bus extremamente largo e baixa latência), ou comunicar através de um Crossbar de um controlador de memória RAM DDR2 (muito mais lenta do que Cache L2) ou mesmo através de Cache L3 (que, por causa do tamanho reduzido a partilhar por 4 cores, está limitada a ser uma "victim cache" de latência muito mais elevada do que a L2 ou as duas L1 por core) ?


Humm, é mesmo difícil esta... :rolleyes:


Se os TLB's e as técnicas de fetching de uma CPU forem eficazes e trabalharem com uma cache L2 suficientemente grande, um controlador de memória externo pode bater facilmente um interno no capítulo da latência efectiva, como o comprova a diferença nos tempos de acesso à memória DDR2 do P35/P965 e do controlador DDR2 dos A64 FX actuais usados no QuadFX.
 
Última edição:
Não te esqueças do que está escrito na última frase:


A Intel usa o dobro dos transistores e não tem uma arquitectura nativa.
Consegue reduzir a área com o novo processo de fabrico, mas assim que a AMD passe tb para os 45nm a AMD irá ter um core com metade do tamanho dos Penrin, pq o Penrin tem o dobro dos transistores.

Sendo que tb podes ler ao fundo em letras pequeninas que o AMD tem um die size estimado e não é oficial, por isso aquele número tanto pode tar perto da realidade, como longe.
Mais engraçado é 463 milhoes de transistores = 681 milhoes em area do cpu8| (cerca de 280 mm^2)

(isto é barcelona vs kenstfield)
 
Tretas.

Geee, o que será mais rápido ?
Comunicar directamente através da cache L2 partilhada (com o seu bus extremamente largo e baixa latência), ou comunicar através de um Crossbar de um controlador de memória RAM DDR2 (muito mais lenta do que Cache L2) ou mesmo através de Cache L3 (que, por causa do tamanho reduzido a partilhar por 4 cores, está limitada a ser uma "victim cache" de latência muito mais elevada do que a L2 ou as duas L1 por core) ?


Humm, é mesmo difícil esta... :rolleyes:


Se os TLB's e as técnicas de fetching de uma CPU forem eficazes e trabalharem com uma cache L2 suficientemente grande, um controlador de memória externo pode bater facilmente um interno no capítulo da latência efectiva, como o comprova a diferença nos tempos de acesso à memória DDR2 do P35/P965 e do controlador DDR2 dos A64 FX actuais usados no QuadFX.

Axo que nessa teoria te falham os 2 primeiros pontos:
- Muito menos transistores
- Menor TDP

Para mascarar e minimizar o impacto de 2 dual-core ligados um CPU nao nativo usa o dobro dos transistores assim como um TDP muitissimo mais elevado.
Isto dentro do mesmo processo de fabrico signifca que posso meter no mercado um CPU que custa metade do preço e tem uma performance por watt muito superior.

Isto é basicamente o que caracteriza os C2D e o seu grande sucesso.
Só é isto. Agora também pedir milagres é que não....
E muito menos dizer que aquelas vantagens nao são reais muito menos. Tudo porque umas estão relacionadas com as outras e umas levam ás outras e devem ser vistas as características como um todo e nao individualizadas uma a uma. Isso nem sequer faz o minimo sentido.

Se quizeres fazem-te um quadcore com 1Bilião de transistores ou mais constituido por 2 dual-cores colados que de certeza bate qq quad-core nativo. Agora isso acarreta problemas que são incontornáveis.

Mais engraçado é 463 milhoes de transistores = 681 milhoes em area do cpu (cerca de 280 mm^2)

(isto é barcelona vs kenstfield)
Mas "supostamente" o Barcelona é significativamente mais rapido que o Kentsfield e tens ai a justificação para essa facto.
 
Última edição:
Axo que nessa teoria te falham os 2 primeiros pontos:
- Muito menos transistores
- Menor TDP

Para mascarar e minimizar o impacto de 2 dual-core ligados um CPU nao nativo usa o dobro dos transistores assim como um TDP muitissimo mais elevado.
Isto dentro do mesmo processo de fabrico signifca que posso meter no mercado um CPU que custa metade do preço e tem uma performance por watt muito superior.

Só é isto. Agora também pedir milagres é que não....


Mas "supostamente" o Barcelona é significativamente mais rapido que o Kentsfield e tens ai a justificação para essa facto.

Menor TDP ?
Deixa-me rir...:
http://www.vr-zone.com/?i=5078

O Quad Core da AMD mais "poupado" que eu vejo nesta tabela diz 89W, enquanto a Intel tem neste momento à venda um Quad Core Xeon com TDP de 50W, nos mesmos 65nm.

Também acho graça que continues a comparar o Barcelona com o Kentsfield.
Comparar com o Yorkfield (o verdadeiro concorrente) não dá muito jeito, não é ? :P
 
Mas estando no mesmo processo de fabrico não devia ser menor?

Mas fica a dúvida por ser slides da Intel e ter o aviso por baixo de ser "estimated". Até porque já apareceu uma pic do cpu ao lado de um kenstfield e eu até fui ao photoshop comparar os dies e o da AMD era menor!

Menor TDP ?
Deixa-me rir...:
http://www.vr-zone.com/?i=5078

O Quad Core da AMD mais "poupado" que eu vejo nesta tabela diz 89W, enquanto a Intel tem neste momento à venda um Quad Core Xeon com TDP de 50W, nos mesmos 65nm.

Não te esqueças de releases EE, que são um dado certo (Se já existem Optys e Athlons X2 com TDP baixo actual, (Até apareceu uns X2 3800+ AM2 @ 90 nm com uns míseros 35w) porque não nos Barcelonas), não te esqueças que a Intel de início so tinha quads a 130w... E se estes "89W" forem tão bons como os "89W" do meu antigo opty 170 então são "89W" frescos :D

Também acho graça que continues a comparar o Barcelona com o Kentsfield.
Comparar com o Yorkfield (o verdadeiro concorrente) não dá muito jeito, não é ? :P


E? Estou a comparar tamanhos e nº de transistores, tendo em conta o mesmo processo de fabrico, É obvio que o wolfdale e afins são menores.

Mas impressiona um dual core destes novos ter quase tantos transistores que um quad barcelona :wow: mas 6 MB de L2 é um "abuso" :D

E tipo, porque tu agora andas a defender a Intel assim? Se a AMD se sair mal com estrs Barcelonas, não esperes ver Wolfdale's baratos :'(
 
Última edição:
Mas estando no mesmo processo de fabrico não devia ser menor?

Mas fica a dúvida por ser slides da Intel e ter o aviso por baixo de ser "estimated". Até porque já apareceu uma pic do cpu ao lado de um kenstfield e eu até fui ao photoshop comparar os dies e o da AMD era menor!

E? Estou a comparar tamanhos e nº de transistores, tendo em conta o mesmo processo de fabrico, É obvio que o wolfdale e afins são menores.

Mas impressiona um dual core destes novos ter quase tantos transistores que um quad barcelona :wow: mas 6 MB de L2 é um "abuso" :D

Impressiona mais é ter mais transístores mas numa área mais pequena = mais chips por waffer = preço de fabrico mais baixo = mais margem de manobra para baixar os preços ao consumidor.
 
Isto é se houver concorrência :002: Não estou vendo 45 nm logo a preços de combate no launch... Provavelmente vamos "levar" com conroes e kenstifield a preço de chuva e 45 nm para as "elites" :D

E tipo, os dies sizes não diferem muito, para haver diferenças de custos significativas, alem do que a Intel vai ter que "enterrar" muito € para conversão das fábricas.

E sendo os primeiros CPU's a 45 nm, é de esperar alguns problemas, típicos de processo verdinho. Quando os Conroe vieram, eram já a 2ª geração a 65 nm.

Agora a parte desta "guerra", será que vamos ter novamente um verão quente, cheio de novidades e Hype, quando no verão passado com a chegada dos Conroe :004: :D :D :D
 
Última edição:
Menor TDP ?
Deixa-me rir...:
http://www.vr-zone.com/?i=5078

O Quad Core da AMD mais "poupado" que eu vejo nesta tabela diz 89W, enquanto a Intel tem neste momento à venda um Quad Core Xeon com TDP de 50W, nos mesmos 65nm.

Também acho graça que continues a comparar o Barcelona com o Kentsfield.
Comparar com o Yorkfield (o verdadeiro concorrente) não dá muito jeito, não é ? :P
E ir buscar um roadmap da Vr-zone tb nao te faz rir? A mim faz não sei pq será....

Ah pois e a performance por watt nao te diz nada?

É que essas analogias são muito engraçadas são.... vais buscar o modelo Xeon de 50W de TDP que corre a 1.6Ghz, mas não falas dos Xeon X5355 2.66Ghz com 120W TDP. Ja não interessa não é....

Tas a comparar batatas com bugalhos. Isto é um Xeon quad-core a 1.6Ghz com TDP 50W com uma Phenon X4 entre 2.0 a 2.4Ghz todos com TDP de 89W.
 
Última edição:
Menor TDP ?
Deixa-me rir...:
http://www.vr-zone.com/?i=5078

O Quad Core da AMD mais "poupado" que eu vejo nesta tabela diz 89W, enquanto a Intel tem neste momento à venda um Quad Core Xeon com TDP de 50W, nos mesmos 65nm.

Também acho graça que continues a comparar o Barcelona com o Kentsfield.
Comparar com o Yorkfield (o verdadeiro concorrente) não dá muito jeito, não é ? :P
Ok, mas esse modelo de 50W também não é o mais "consumista" e para efeitos de comparação bem sabemos que o TDP na AMD é o valor máximo e na Intel é o valor médio. :)
 
Ahh uma aparte nisso dos TDP's o meu antigo opteron 170 era na verdade 110w, mas aquecia exactamente o MESMO que o X2 3800+ (89W).

Entretanto ele aguentava-se (Com OC overvolts) com um reles XP 90c, entretanto não deve ter pujança para um Q6600 com TDP semelhante :'(

Mas na era Conroe tb já apanhei cpus mais frescos e mais quentes e nunca apanhei um daqueles L6xxB "volcanic edition", felizmente :004:

Tive ca um E6600 que em idle e com OC na ordem dos 50% a temperatura dropava imenso! ficando uns 5-10ºc apenas acima da temp ambiente! O cpu parecia que desligava :D
 
Última edição:
E ir buscar um roadmap da Vr-zone tb nao te faz rir? A mim faz não sei pq será....

Ah pois e a performance por watt nao te diz nada?

É que essas analogias são muito engraçadas são.... vais buscar o modelo Xeon de 50W de TDP que corre a 1.6Ghz, mas não falas dos Xeon X5355 2.66Ghz com 120W TDP. Ja não interessa não é....

Também estranho não falares dos Phenom FX com TDP de 130W... :P
 
Back
Topo