1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Intel plans cheap quads to counter amd`s tricore

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por mascarilha, 13 de Junho de 2008. (Respostas: 40; Visualizações: 4017)

1. mascarilha

mascarilha I folded Myself

cumps

2. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

interessante... Mas 2 MB por die :(

3. gryle

gryle Power Member

E multiplicador 7x :(
    Os Q6600 parecem-me melhor opção e se calhar até serão mas baratos que estes Q8200

4. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

Pessoal, a ideia é ser barato... estavam à espera do que?
    eu acho atraente a ideia de ter um processador quadcore, por um preço concorrencial a um tri-core da AMD... Independentemente de ser ou não uma grande coisa em OC (de qualquer forma, o FSB tem sido algo versatil a OCs com chipsets intel, pelo menos).

No entanto, acho que isto so vai fazer com que a AMD baixe um pouco mais os preços.. é dificil fazer as pessoas olhar a performance, e certamente que é mais facil vender 4 cores que 3, pelo mesmo preço..

5. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Pois, mas com os q6600 a rondar 160 € não sei.

sobre FSB, quads a mais de 500 é difícil

seria interessante se tivessem metido isso a uns 9x266 = 2,4 ghz :D

6. Desde que traga os quads para o mercado de entrada... Mas realmente por €160... Bem que podiam baixar mais qq coisita...

7. theforbidden1

theforbidden1 Banido

Vamos lá a ver, 160 não é assim tão caro para quem quer performance

8. Psycop

Psycop I fold therefore I AM

Mas quem quer performance não vai optar por processadores de entrada de gama, mas sim processadores de gamas superiores...

Isto é uma forma de conseguir colocar um processador quad, a preços relativamente baixos de modo a competir com a aposta dos Tri-core da AMD...

9. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Atenção, que os 160 € é o preço actual dos q6600!

e um q6600 é muito melhor cpu que estes q8000 (possui o dobro da cache e 9x multiplicador).

Este q8200 virá a custar 203$, o que deverá dar uns 150-160 €. não compensa, na minha opinião.

Última edição: 14 de Junho de 2008
  10. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

isto vem obrigatoriamente mais barato que o q6600...
    eu apontava mais para os 120 ou 130€, é a unica forma que vejo de isto fazer algum sentido.

para que vir oferecer um cpu substancialmente pior, apenas 10€ mais barato que o q6600?

11. Joao Tiago

Joao Tiago I quit My Job for Folding

Processadores perfeitos para Media Center. Baratos, Quad's e Intel que normalmente nos dá um pouco mais de OC. :D

12. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

130 € seria a conversão directa dolar-euro, mas devido a margem de lucro + IVA + custos de transporte não vai por menos e 160 €.

A não ser que a intel acabe com os q6600 :P

EDIT: o preço actual de referencia do q6600 é também 203$, portanto vai custar o mesmo! O certo é o q6600 ser descontinuado e esse assumir o lugar.

enfim, é o que dá ser monopolista :P Pode dar-se ao luxo de lançar um produto PIOR :P

Última edição: 14 de Junho de 2008
  13. CuttyShark

CuttyShark Power Member

Não entendo porque continuam aqui a falar de multiplicadores baixos e de por ser Intel vão dar um pouco mais de OC. Que interessa isso?
    Os consumidores a que se destinam estes processadores não vão fazer OC e apenas estão interessados no desempenho à velocidade de stock.
    Acho que é uma jogada inteligente da Intel colocar processadores a preços semelhantes aos AMD's com isto ganha uma parte do mercado que lhe fugia, consumidores que procuram barato e com alguma qualidade.
    Além disso por um preço aproximado e nem que seja pior o consumidor normal compra Intel...

14. JAFoNEXUS

JAFoNEXUS Power Member

E para que é que precisas de um quad core num media center ?!?

15. Joao Tiago

Joao Tiago I quit My Job for Folding

Eu chamo de duração. Eu num Media Center metia um Quad, porque um MC não leva upgrades de dois em dois anos como um Gaming PC. Mas isto vai de cada um.

16. gryle

gryle Power Member

O preço de $203 para o Q6600 é o anunciado para o price drop de Q3.
    Penso que o preço actual do Q6600 é de $224: http://www.hexus.net/content/item.php?item=13394

17. blastarr

blastarr Power Member

Duvido muito que o Q8xxx seja pior do que o Q6600, apesar do preço semelhante e da cache mais pequena.
    O facto de ter SSE4, ser fabricado a 45nm (mais OC, portanto) e de ter um consumo eléctrico médio mais favorável pode dar vantagem ao novo modelo.
    Mesmo com menos cache, deve chegar à vontade para bater os Tri-Core da AMD (e mesmo os Quad-Core mais baratos da mesma empresa).

18. yahh

yahh I folded Myself

Concordo com a generalidade do que disseste mas permite-me discordar no ponto sublinhado. É que apesar de ser 45nm e poder ter por isso mais capacidade de overclock, o multi muito baixinho é de certa forma uma desvantagem quando comparado com o Q6600.

19. blastarr

blastarr Power Member

Menos cache L2 activa nos dois cores também ajuda bastante no OC, não é apenas o processo de fabrico ou o multiplicador.
    Eu sei isso por experiência própria, porque o meu Q6600 e o meu E6600 andam normalmente nos 3.5GHz, sem grande esforço, mas uma CPU de outro sistema (um E2140, numa motherboard 945P quase "no-name" que montei no meu HTPC) chega sem problemas aos 3.7GHz, e o multiplicador até é mais baixo do o dos outros dois (x8, contra x9).

Última edição: 15 de Junho de 2008
  20. gryle

gryle Power Member

Para fazeres 3500MHz no Q8200 precisas de 500MHz de FSB.
    500MHz de FSB num quad core não deve ser para qualquer sistema

Partilhar esta Página