Intel plans cheap quads to counter amd`s tricore

mascarilha

I folded Myself
Intel plans cheap quads to counter amd`s tricore

Intel is planning to launch a Core 2 Quad Q8000 CPU series, offering entry-level prices to counter AMD's triple-core CPUs in the mainstream market, according to sources at motherboard makers.

Intel will launch the Core 2 Quad Q8200 in the third quarter this year, supporting FSB up to 1333MHz, L2 cache of 4MB and a core frequency of 2.33GHz. Pricing will be set around US$203 in thousand-unit quantities

In order to separate the Q8000 series from Intel's Q9000 CPU family, the Q8000 CPU series will not support Intel's VT and TXT technology.

source:http://www.digitimes.com/mobos/a20080612PD222.html

cumps
 
Pessoal, a ideia é ser barato... estavam à espera do que?
eu acho atraente a ideia de ter um processador quadcore, por um preço concorrencial a um tri-core da AMD... Independentemente de ser ou não uma grande coisa em OC (de qualquer forma, o FSB tem sido algo versatil a OCs com chipsets intel, pelo menos).

No entanto, acho que isto so vai fazer com que a AMD baixe um pouco mais os preços.. é dificil fazer as pessoas olhar a performance, e certamente que é mais facil vender 4 cores que 3, pelo mesmo preço..
 
Pois, mas com os q6600 a rondar 160 € não sei.

sobre FSB, quads a mais de 500 é difícil

seria interessante se tivessem metido isso a uns 9x266 = 2,4 ghz :D
 
Vamos lá a ver, 160 não é assim tão caro para quem quer performance

Mas quem quer performance não vai optar por processadores de entrada de gama, mas sim processadores de gamas superiores...

Isto é uma forma de conseguir colocar um processador quad, a preços relativamente baixos de modo a competir com a aposta dos Tri-core da AMD...
 
Atenção, que os 160 € é o preço actual dos q6600!

e um q6600 é muito melhor cpu que estes q8000 (possui o dobro da cache e 9x multiplicador).

Este q8200 virá a custar 203$, o que deverá dar uns 150-160 €. não compensa, na minha opinião.
 
Última edição:
isto vem obrigatoriamente mais barato que o q6600...
eu apontava mais para os 120 ou 130€, é a unica forma que vejo de isto fazer algum sentido.

para que vir oferecer um cpu substancialmente pior, apenas 10€ mais barato que o q6600?
 
isto vem obrigatoriamente mais barato que o q6600...
eu apontava mais para os 120 ou 130€, é a unica forma que vejo de isto fazer algum sentido.

para que vir oferecer um cpu substancialmente pior, apenas 10€ mais barato que o q6600?

130 € seria a conversão directa dolar-euro, mas devido a margem de lucro + IVA + custos de transporte não vai por menos e 160 €.

A não ser que a intel acabe com os q6600 :P

EDIT: o preço actual de referencia do q6600 é também 203$, portanto vai custar o mesmo! O certo é o q6600 ser descontinuado e esse assumir o lugar.

enfim, é o que dá ser monopolista :P Pode dar-se ao luxo de lançar um produto PIOR :P
 
Última edição:
Não entendo porque continuam aqui a falar de multiplicadores baixos e de por ser Intel vão dar um pouco mais de OC. Que interessa isso?
Os consumidores a que se destinam estes processadores não vão fazer OC e apenas estão interessados no desempenho à velocidade de stock.
Acho que é uma jogada inteligente da Intel colocar processadores a preços semelhantes aos AMD's com isto ganha uma parte do mercado que lhe fugia, consumidores que procuram barato e com alguma qualidade.
Além disso por um preço aproximado e nem que seja pior o consumidor normal compra Intel...
 
130 € seria a conversão directa dolar-euro, mas devido a margem de lucro + IVA + custos de transporte não vai por menos e 160 €.

A não ser que a intel acabe com os q6600 :P

EDIT: o preço actual de referencia do q6600 é também 203$, portanto vai custar o mesmo! O certo é o q6600 ser descontinuado e esse assumir o lugar.

enfim, é o que dá ser monopolista :P Pode dar-se ao luxo de lançar um produto PIOR :P

O preço de $203 para o Q6600 é o anunciado para o price drop de Q3.
Penso que o preço actual do Q6600 é de $224: http://www.hexus.net/content/item.php?item=13394
 
Duvido muito que o Q8xxx seja pior do que o Q6600, apesar do preço semelhante e da cache mais pequena.
O facto de ter SSE4, ser fabricado a 45nm (mais OC, portanto) e de ter um consumo eléctrico médio mais favorável pode dar vantagem ao novo modelo.
Mesmo com menos cache, deve chegar à vontade para bater os Tri-Core da AMD (e mesmo os Quad-Core mais baratos da mesma empresa).
 
Duvido muito que o Q8xxx seja pior do que o Q6600, apesar do preço semelhante e da cache mais pequena.
O facto de ter SSE4, ser fabricado a 45nm (mais OC, portanto) e de ter um consumo eléctrico médio mais favorável pode dar vantagem ao novo modelo.
Mesmo com menos cache, deve chegar à vontade para bater os Tri-Core da AMD (e mesmo os Quad-Core mais baratos da mesma empresa).

Concordo com a generalidade do que disseste mas permite-me discordar no ponto sublinhado. É que apesar de ser 45nm e poder ter por isso mais capacidade de overclock, o multi muito baixinho é de certa forma uma desvantagem quando comparado com o Q6600.
 
Concordo com a generalidade do que disseste mas permite-me discordar no ponto sublinhado. É que apesar de ser 45nm e poder ter por isso mais capacidade de overclock, o multi muito baixinho é de certa forma uma desvantagem quando comparado com o Q6600.

Menos cache L2 activa nos dois cores também ajuda bastante no OC, não é apenas o processo de fabrico ou o multiplicador.
Eu sei isso por experiência própria, porque o meu Q6600 e o meu E6600 andam normalmente nos 3.5GHz, sem grande esforço, mas uma CPU de outro sistema (um E2140, numa motherboard 945P quase "no-name" que montei no meu HTPC) chega sem problemas aos 3.7GHz, e o multiplicador até é mais baixo do o dos outros dois (x8, contra x9).
 
Última edição:
Menos cache L2 activa nos dois cores também ajuda bastante no OC, não é apenas o processo de fabrico ou o multiplicador.
Eu sei isso por experiência própria, porque o meu Q6600 e o meu E6600 andam normalmente nos 3.5GHz, sem grande esforço, mas uma CPU de outro sistema (um E2140, numa motherboard 945P quase "no-name" que montei no meu HTPC) chega sem problemas aos 3.7GHz, e o multiplicador até é mais baixo do o dos outros dois (x8, contra x9).

Para fazeres 3500MHz no Q8200 precisas de 500MHz de FSB.
500MHz de FSB num quad core não deve ser para qualquer sistema
 
Back
Topo