Intel plans cheap quads to counter amd`s tricore

Não deve ser de preço muito superior a 120€ (o preço dos phenom tri-cores, tomando como referência o site *****.pt). Mas tem as vantagens de possuir mais cache que os tri-cores, e ser certamente muito melhor overcloker. Deve chegar sem problemas aos 3 Ghz a ar...
 
Menos cache L2 activa nos dois cores também ajuda bastante no OC, não é apenas o processo de fabrico ou o multiplicador.
Eu sei isso por experiência própria, porque o meu Q6600 e o meu E6600 andam normalmente nos 3.5GHz, sem grande esforço, mas uma CPU de outro sistema (um E2140, numa motherboard 945P quase "no-name" que montei no meu HTPC) chega sem problemas aos 3.7GHz, e o multiplicador até é mais baixo do o dos outros dois (x8, contra x9).

Acontece que um q6600 facilmente faz os 3600 em praticamente qualquer board e indo em alguns casos aos 4000 ou mais

Agora 3600 mhz neste cpu é preciso 515 fsb, que só com poucas boards p35, x38 e p45 o fazem.
 
Menos cache L2 activa nos dois cores também ajuda bastante no OC, não é apenas o processo de fabrico ou o multiplicador.
Eu sei isso por experiência própria, porque o meu Q6600 e o meu E6600 andam normalmente nos 3.5GHz, sem grande esforço, mas uma CPU de outro sistema (um E2140, numa motherboard 945P quase "no-name" que montei no meu HTPC) chega sem problemas aos 3.7GHz, e o multiplicador até é mais baixo do o dos outros dois (x8, contra x9).

não esquecer que cada cpu é um cpu... e isto tanto pode apoiar essa teoria como pode ir contra ela...

o que é sabido é que até agora não há quad nenhum (na generalidade) que bata o OC de um Dual ;)

Claro que também novas revisões por parte da Intel podem ajudar e estes Q8xxx terem boa capacidade de OC..

altamente era um Quad com 800Mhz de FSB.. o que nos trazia um multi maior :D
 
Acompanhei a thread e tenho a dizer:

mas com certeza que não vai ser só o multi e isso que vai mudar. A Intel (acho eu) quando manda novos processadores para o mercado, deve, quase obrigatoriamente aumentar a performance de cada MHZ. Porque se fosse assim, ninguém tinha comprado o Q9450, ou então só o tinha comprado porque tem tecnologia de 45nm.

Se voces forem a ver bem, o Q9450 dá mais marks (Performance de cada MHZ aumentou) do que o Q6600, estando este oc a 3 GHZ.

Este pessoal que vai comprar estes processadores é para utilizar sem fazr overclock.

Também ouvi dizer que "para quê um Quad Core num MC". Porquê??? Encoding, mes amies.

E para quê fazer overclock? Os CPUs aundo saem da intel são lá testados e feitos imensos testes de performance. Pra quê obrigar a que um processador trabalhe a uma freq maior se faz a mesma coisa à freq de stock?

Just my 2 cents

Cumps
 
E para quê fazer overclock? Os CPUs aundo saem da intel são lá testados e feitos imensos testes de performance. Pra quê obrigar a que um processador trabalhe a uma freq maior se faz a mesma coisa à freq de stock?

Não concordo, com um E2180 stock (2000Mhz) e com ele a 3000mhz vejo que a performance aumenta nas tarefas mais simples, zipar ficheiros enormes, nos jogos também vejo melhorias, o media player a carregar toda a minha música, etc.
 
mas quem compra um E2180 vai comprá-lo para office e para tarefas mais simples.

However, o que eu disse aplica-se muito mais a quads e assim. Porque esta thread é sobre quadcores, nao sobre E2180

;)
 
mas quem compra um E2180 vai comprá-lo para office e para tarefas mais simples.

However, o que eu disse aplica-se muito mais a quads e assim. Porque esta thread é sobre quadcores, nao sobre E2180

;)

Qualquer processador intel (duo ou quad) permite neste momento grande margem de overclock (mesmo com stock coolers) e é garantido e está demonstrado em várias análises grandes diferenças na performance entre um cpu intel com velocidade a default ou com um oc moderado (sem alteração do Vcore).

mas quem compra um E2180 vai comprá-lo para office e para tarefas mais simples.

Para alguns serve para office e bem, para outros que façam um oc mais pesado chegam para correr tudo o que há para correr neste momento. Digo mais, se pudesse voltar atrás no tempo não andava com um E6xxx, mas sim com um E2xxx; poupava metade do guito e tinha uma performance muito semelhante.
 
Última edição:
mas repara, a arquitectura de um E8xxx/E6xxx é diferente da arquitectura de um E1xxx/E2xxx. Estes últimos são uma evolução dos Pentiums.

E não pode haver comparação entre um CPU fresquinho, que tem mais performance se o compararmos com um CPU a +35º

Just my 2 cents

;)
 
mas repara, a arquitectura de um E8xxx/E6xxx é diferente da arquitectura de um E1xxx/E2xxx. Estes últimos são uma evolução dos Pentiums.

E não pode haver comparação entre um CPU fresquinho, que tem mais performance se o compararmos com um CPU a +35º

Just my 2 cents

;)


A arquitectura dos E1XXX e E2XXX é exactamente a mesma dos E8XXX/E6XXX, apesar de usarem o antigo nome pentium pentium
Têm é menos cache/velocidade de bus
 
65nm vs 45 nm - Diz te alguma coisa? :P

Obviamente que tb é preciso ver isso.

Os E1000 e E2000 são core 2 duo.

A diferença que vem com cache L2 cortada. os E1000 só tem 512k e os E2000 1MB.

O nome "pentium" e "celeron" é marketing. Mas por min são "Core 2 Duo E2000 séries" :D
 
mas repara, a arquitectura de um E8xxx/E6xxx é diferente da arquitectura de um E1xxx/E2xxx. Estes últimos são uma evolução dos Pentiums.

E não pode haver comparação entre um CPU fresquinho, que tem mais performance se o compararmos com um CPU a +35º

Just my 2 cents

;)

A performance não se compara pelas temperaturas, mas sim por benchmarks;). Cada um tem a sua ideia, mas como disse tenho visto a diferença entre C2Duo a default e com ocs moderados e a diferença na performance é do dia para a noite. Incrementos de 300MHz já se fazem notar a "olho" nos jogos por exemplo, agora se pensarmos que estes cpus escalam bem, sem riscos e que facilmente levam com mais 600/800Mhz à velocidade normal (com temperaturas decentes e na maioria das vezes sem alterações de voltagens e outros parâmetros de funcionamento)...
 
Os E1000 e E2000 são core 2 duo.

A diferença que vem com cache L2 cortada. os E1000 só tem 512k e os E2000 1MB.

O nome "pentium" e "celeron" é marketing. Mas por min são "Core 2 Duo E2000 séries" :D

O core dessas duas gamas é o mesmo "Allendale" dos Core 2 Duo E4000 (fabricado nativamente com 2MB de cache L2).
 
Concordo que não compensam esses quads. se agora arranja-se um q6600 por 147 porque comprar um da série 8000? não faz o mínimo sentido. e se formos pensar por oc... a "maioria" das pessoas que fazem oc investem mais dinheiro num PC que os restantes mortais certo? duvido muito que comprem essa série de q8000 pelo preço que vem tendo em conta os Q9xxx e pra quem investe abaixo o Q6600 já tem provas dadas de capacidade de OC. Isto parece quads para ver naqueles PCs de grandes superfícies.
 
Última edição pelo moderador:
eu com o meu E2160 a 3Ghz equivale a um E6700 segundo o everest , e até agora não me deixou mal em nada incluindo jogos , no windows vista tenho pontuação de 5,6 o que até acho que está muito bom , mas já estou a ponderar em adquirir um Q6600 :D
 
eu com o meu E2160 a 3Ghz equivale a um E6700 segundo o everest , e até agora não me deixou mal em nada incluindo jogos , no windows vista tenho pontuação de 5,6 o que até acho que está muito bom , mas já estou a ponderar em adquirir um Q6600 :D

Estás com certeza com uma performance semelhante ao meu E6420 a 3.2GHz. Como disse anteriormente tinha poupado uns valentes trocos qd comprei o meu cpu e tinha o quase o mesmo por metade do preço.
 
Estás com certeza com uma performance semelhante ao meu E6420 a 3.2GHz. Como disse anteriormente tinha poupado uns valentes trocos qd comprei o meu cpu e tinha o quase o mesmo por metade do preço.



pois la está como a arquitectura entre os c2d é igual o que os faz diferenciar mais em OC é a cache e prontos a capacidade OC claro , por exemplo um programa ou jogo que não dependa tanto da cache um E2xxx e um E8xxx por exemplo a 3Ghz a 1333FSB vão ter mais ou menos a mesma performance.
 
Back
Topo