Intel "Presler" em risco

blastarr disse:
19 segundos no PI não é nada de especial para um (ou serão dois, pois estes Pentium D já nem partilham a mesma "die" como no anterior Smithfield ?) CPU a 4.5 Ghz.

Só surpreende a velocidade em Ghz que se consegue de um P4 dual-core, antes eles mal passavam dos 3.5~3.6ghz a stock cooler, se tanto.


Em benchmarks menos sintéticos o Opteron 165 em OC aínda lhes dá uma coça e se calhar até é mais barato...
E deixem estar que os DDR-2 da AMD tb reservam surpresas...


Não são 19 mas sim 28 segundos!

Eu acho extradinário este score no SPi, um A64 para fazer 28seg no SPi necessita de atingir os 3Ghz com memórias DDR a 500Mhz para cima e com timings baixos. Ou seja algo que ainda não vi num X2 com cooler a ar, embora os novos Opty DC alguns já andam muito proximo dos 2900Mhz.

Tendo em conta que estamos aqui a analisar um DC Intel (ainda Netburst) com stock cooler a ar, com voltagem baixa, SP2004 a 44º e gasta 28 segundos no SPi 1MB......Oh...oh... Isto não é para qualquer CPU!!!:clap:

Cumps
 
Zarolho disse:
Não são 19 mas sim 28 segundos!

Eu acho extradinário este score no SPi, um A64 para fazer 28seg no SPi necessita de atingir os 3Ghz com memórias DDR a 500Mhz para cima e com timings baixos. Ou seja algo que ainda não vi num X2 com cooler a ar, embora os novos Opty DC alguns já andam muito proximo dos 2900Mhz.

Tendo em conta que estamos aqui a analisar um DC Intel (ainda Netburst) com stock cooler a ar, com voltagem baixa, SP2004 a 44º e gasta 28 segundos no SPi 1MB......Oh...oh... Isto não é para qualquer CPU!!!:clap:

Cumps

Sorry, li a coluna errada.
Então aínda é menos extraordinário.
 
blastarr disse:
Sorry, li a coluna errada.
Então aínda é menos extraordinário.


LOL...Tu és engraçado, fazes ideia do que são 28s no SPi?!... Acredita não é qualquer AMD capaz de o fazer a.... AR!!!

A velocidade necessária num AMD para atingir esse score, ronda +/- os 3Ghz... 3Ghz a ar num AMD é algo que somente agora os novissimos Opterons são capazes de atingir a... AR!!...Tal como este Intel.

Não são os Intel que são apelidados de "torradeiras"?!?!....Este parece que não!

Cumps!
 
muddymind disse:
vi há dias um fx57 overclocado q bateu 19s... se encontrar o link posto aki...cada loop demorava 1s :P


Normal, julgo até que o recorde mundial pertence a um Intel EE que fez um score de 16s, proximo dos 8Ghz... Mas e o cooler?!?.... A ar só mesmo com os ventos do Artico....Em dias de tempestade.

Cumps
 
Gostava era de ver resultados em default. Isto porque este CPU vai custar 999$ e já temos alguns Opterons a fazer quase o mesmo em OC a 1/4 do preço.

Além disso nem estável está segundo as más linguas.
Netburst já era.
 
Zarolho disse:
LOL...Tu és engraçado, fazes ideia do que são 28s no SPi?!... Acredita não é qualquer AMD capaz de o fazer a.... AR!!!

A velocidade necessária num AMD para atingir esse score, ronda +/- os 3Ghz... 3Ghz a ar num AMD é algo que somente agora os novissimos Opterons são capazes de atingir a... AR!!...Tal como este Intel.

Não são os Intel que são apelidados de "torradeiras"?!?!....Este parece que não!

Cumps!

Baseias a compra do teu cpu pelo tempo que demora a calcular 1 Milhão de digitos no SuperPI?
Este programa beneficia bastante de mais cache no cpu (basta ver o caso dos Dothan), quanto mais tiver melhor, por isso, se em vez de 4 MB tivesse o dobro ainda conseguia um tempo mais baixo.

Agora mostra-me programas que usem intensivamente a FPU do processador e vez a perfomance deste novo processador, o que anteriormente era uma fraqueza para a AMD neste momento é uma mais valia. :)
 
Zarolho disse:
A velocidade necessária num AMD para atingir esse score, ronda +/- os 3Ghz... 3Ghz a ar num AMD é algo que somente agora os novissimos Opterons são capazes de atingir a... AR!!...Tal como este Intel.

Inda ontem, com um cooler sem estar seker preso à board fiz 26.9segundos com um Opteron, 3050Mhzs.
Além k kem fez esse Pi correu com a versão normal, k facilmente poderá estar a usar um patch (pode estar, n disse k está). Ele k corra a mod1.4 k logo se vê =)
 
[_Silence_] disse:
Inda ontem, com um cooler sem estar seker preso à board fiz 26.9segundos com um Opteron, 3050Mhzs.
Além k kem fez esse Pi correu com a versão normal, k facilmente poderá estar a usar um patch (pode estar, n disse k está). Ele k corra a mod1.4 k logo se vê =)

Pois Silence eu vi esse score noutro fórum e foi com um processador igualzinho ao meu 148, os scores são muitos identicos, o que é normal porque são da mesma "fornada", inclusive mesma loja, mesma semana ;).

No entanto tu e o teu pai (julgo que seja) fizeram os testes com 1 dimm 512 de forma a testar o maximo do CPU e a evitar instabilidade com controlador das memórias. Com kit de 1GB ou de 2GB já outro "Galo" canta... :coolshad:

Mas em todo caso este score deste novo Intel, com stock cooler, ligeiro Vcore e com kit de 4GB, julgo ser na minha opinião um proeza Intel consideravel.

A minha intenção não é iniciar um duelo futil AMD vs Intel, mas aqui neste espaço pareçe ser inevitavel, conflitos e amuos nascem como cogumelos infelizmente...

Cumps
 
Sabes que aqui fica mal dizer bem de um processador Intel, como há uns tempos atrás ficava mal dizer bem nVidia, mas as pessoas esquecem-se que as coisas mudam, e por causa do mal dizer da Intel já tens boards para AMD a 2xx € coisa impensável há uns tempos atrás, já para não falar nos preços dos X2, coisa que era impensável em processadores AMD chegarem a estes preços, mas como é AMD não faz mal. Ainda me lembro das discussões em foruns na altura dos P4C que eram bem melhores que os AXP, nessa altura o pessoal dizia sempre que Intel era caro.
 
MJRL disse:
Sabes que aqui fica mal dizer bem de um processador Intel, como há uns tempos atrás ficava mal dizer bem nVidia, mas as pessoas esquecem-se que as coisas mudam, e por causa do mal dizer da Intel já tens boards para AMD a 2xx € coisa impensável há uns tempos atrás, já para não falar nos preços dos X2, coisa que era impensável em processadores AMD chegarem a estes preços, mas como é AMD não faz mal. Ainda me lembro das discussões em foruns na altura dos P4C que eram bem melhores que os AXP, nessa altura o pessoal dizia sempre que Intel era caro.

É verdade, acompanho este espaço já algum tempo, não muito mas o suficiente para me aperceber disso!... :puke:

Cumps
 
Zarolho disse:
Pois Silence eu vi esse score noutro fórum e foi com um processador igualzinho ao meu 148, os scores são muitos identicos, o que é normal porque são da mesma "fornada", inclusive mesma loja, mesma semana ;).

No entanto tu e o teu pai (julgo que seja) fizeram os testes com 1 dimm 512 de forma a testar o maximo do CPU e a evitar instabilidade com controlador das memórias. Com kit de 1GB ou de 2GB já outro "Galo" canta... :coolshad:

Mas em todo caso este score deste novo Intel, com stock cooler, ligeiro Vcore e com kit de 4GB, julgo ser na minha opinião um proeza Intel consideravel.

A minha intenção não é iniciar um duelo futil AMD vs Intel, mas aqui neste espaço pareçe ser inevitavel, conflitos e amuos nascem como cogumelos infelizmente...

Cumps

Pk é k haviamos de correr com 1Dimm? Foi com em Dual Channel, 1Gb, senao n dava akele score.
 
[_Silence_] disse:
Pk é k haviamos de correr com 1Dimm? Foi com em Dual Channel, 1Gb, senao n dava akele score.


«....Ora aqui estão os 1ºs resultados do ultimo Opteron k eu e o Silence arranjámos (stepping no titulo!).
Com um cooler do tempo do S478 (tem uns 3 anos) apenas encostado ao CPU, sem pressão e uma fan Tornado tb apenas encostada ao dissipador conseguimos este validation: http://valid.x86-secret.com/show_oc?id=50874 e corre SuperPi a 3005Mhzs a 1.5v

Agora é rezar pa n ter cold bug...»


CPU : AMD Opteron 148 (UP) (*1)
CPU PSN : AMD Opteron(tm) Processor 148
CPU EXT : MMX (+) 3DNow! (+) SSE SSE2 SSE3 x86-64
CPU Cache : L1 : 64/64 KB - L2 : 1024 KB
Core : Venus (0.09) / 0xF71 / E4
Freq : 3205.06 MHz (291.37 * 11)
----------------------------------
MB Brand : DFI Corp LTD
MB Model : LP NF4 Series
NB : nVidia nForce4 rev A3
SB : nVidia nForce4 MCP rev A3
----------------------------------
RAM Size : 512 MB
RAM Freq : 145.7 MHz
RAM Type : DDR-SDRAM Dual Channel
RAM Ratio : CPU/22
RAM Timings : 2-3-2-5
----------------------------------
Slot 1 : 256MB (PC3500)
Slot 1 Manufacturer : Noname

50874.png



Confesso que não é essa impressão que fiquei depois de ler a thread. O motivo pelo qual muitos overclockers fazem com 1dimm e de preferência 512mega, é devido á maior estabilidade do controlador de memória do CPU.

Aumentas mais RAM, maior é a dificuldade em correr as memórias a velocidades altas e timings mais baixos.

Cumps
 
Zarolho disse:
«....Ora aqui estão os 1ºs resultados do ultimo Opteron k eu e o Silence arranjámos (stepping no titulo!).
Com um cooler do tempo do S478 (tem uns 3 anos) apenas encostado ao CPU, sem pressão e uma fan Tornado tb apenas encostada ao dissipador conseguimos este validation: http://valid.x86-secret.com/show_oc?id=50874 e corre SuperPi a 3005Mhzs a 1.5v

Agora é rezar pa n ter cold bug...»


CPU : AMD Opteron 148 (UP) (*1)
CPU PSN : AMD Opteron(tm) Processor 148
CPU EXT : MMX (+) 3DNow! (+) SSE SSE2 SSE3 x86-64
CPU Cache : L1 : 64/64 KB - L2 : 1024 KB
Core : Venus (0.09) / 0xF71 / E4
Freq : 3205.06 MHz (291.37 * 11)
----------------------------------
MB Brand : DFI Corp LTD
MB Model : LP NF4 Series
NB : nVidia nForce4 rev A3
SB : nVidia nForce4 MCP rev A3
----------------------------------
RAM Size : 512 MB
RAM Freq : 145.7 MHz
RAM Type : DDR-SDRAM Dual Channel
RAM Ratio : CPU/22
RAM Timings : 2-3-2-5
----------------------------------
Slot 1 : 256MB (PC3500)
Slot 1 Manufacturer : Noname

50874.png



Confesso que não é essa impressão que fiquei depois de ler a thread. O motivo pelo qual muitos overclockers fazem com 1dimm e de preferência 512mega, é devido á maior estabilidade do controlador de memória do CPU.

Aumentas mais RAM, maior é a dificuldade em correr as memórias a velocidades altas e timings mais baixos.

Cumps

Nessa validation tava sim com 2x 256Mb, mas os 26.9s de SuperPi foi com 2x 512Mb de Redline. Btw n ganho nenhum Mhzs de 512Mb pa 1Gb de memória.
 
[_Silence_] disse:
Nessa validation tava sim com 2x 256Mb, mas os 26.9s de SuperPi foi com 2x 512Mb de Redline. Btw n ganho nenhum Mhzs de 512Mb pa 1Gb de memória.

Claro que não ganhas Mhzs, mas poderás perder nos benchs (mesmo que ligeiro) e é disso que estamos a falar, ou não?!

Cumps
 
Só não percebi pk é k estão a comparar um cpu single core com um dual core...
É mais k sabido k os dual core overclockam menos...

Portanto se kerem comparar, que seja com o X2...e aí, n há argumentos pk simplesmente n há X2 a darem 3GHz a ar e muito menos um X2 a 3GHz a ar e com akela kuantidade de memória...


Para compararem os single core, tem k se esperar pelo 65nm single core da Intel pa ver os resultados....
 
by mail:

"Apesar de rumores indicando problemas com as primeiras amostras, a Intel confirmou
o lançamento dos Pentium de núcleo duplo produzidos em 65 nanômetros, conhecidos
como Presler, no dia 1o de janeiro. Os primeiros modelos serão os 950 (3,4 GHz), 940
(3,2 GHz), 930 (3 GHz) e 920 (2,8 GHz). Todos terão barramento de 800 MHz e 2 MB
de cache por núcleo. A tecnologia Hyper-Threading, porém, só será ativada no Pentium
Extreme Edition 955, que chegará duas semanas depois, com clock de 3,46 GHz e
barramento de 1.066 MHz.

No segmento móvel, os novos Yonah também deverão ser lançados no início de
janeiro, com clocks de 1,66 GHz (modelo T2300) a 2,16 GHz (T2600), barramento de
667 MHz e 2 MB de cache compartilhado. O consumo de energia da série T será de 49
W, mas haverá versões de baixa tensão, que chegarão no máximo a 24 W (L2300 e
L2400). Além disso, a Intel oferecerá um Yonah de núcleo simples, o T1300, com clock
de 1,66 GHz. Todos serão fabricados em 65 nanômetros."
 
Asus P5WDG2-WS: Intel 975X goes to Work

cpuzasuspresler305.jpg


05markpresasus512.jpg


01markocasuspres.jpg


«...The Asus board redeems itself at overclocking the Presler (Pentium D 950), considering its workstation based limitations at overclocking the 840EE. At these settings, the system was able to complete all of our benchmark test suites three consecutive times and also run Prime95 and SuperPI without issue. We were unable to overclock the FSB past 305 due to board limitations, but we were able to boot into WinXP at 4.80GHz on air cooling while reaching 5.00GHz at post. The performance of the Presler is exceptional for an Intel based system. The benchmark results shown were attained at the FSB settings that offered the highest scores. We will be exploring Presler's full capabilities in a future article...»

http://www.anandtech.com/mb/showdoc.aspx?i=2631&p=1

Cumps
 
Back
Topo