Intel price cuts for dual-core CPUs

oh... mas é baseada no i845p, que é substancialmente diferente (para pior) do melhor chipset (i975x), a nivel de desempenho e funcionalidades.

e ainda como o artsite referiu (e eu ja tinha dito isto noutro topico)
numa board de 100€ para amd, corres a gama toda, desde o sempron para socket 939, até ao FX-60... passando pelo athlon 64, e athlon 64 X2..
na intel, ja não é assim, com as boards baratas.

edited
 
Última edição:
Boa noticia que li agora, espero que os 930 e 940 baixem dos 250€, ai já não devo resistir a tirar os "3" a um Dual :D

Como board já tenho, e memos, torna-se bem mais fácil ;)
 
A Intel tem mandado cá para fora uma porrada de chipsets e este ano parece que vêm aí mais uns quantos. Eu já perdi o fio à meada de quais suportam o quê, tamanha é a confusão. Só queria saber era se comprasse agora uma dessas boards de topo, se elas suportam ou não o Conroe quando este sair, porque comprar agora para depois fazer o upgrade para um CPU Intel realmente como deve de ser tendo que mudar de board também é bullshit...
 
Koncaman disse:
oh... mas é baseada no i845p, que não é substancialmente diferente (para pior) do melhor chipset (i975x), a nivel de desempenho e funcionalidades.

Não percebi muito bem o que quiseste dizer...
O chipset é o 945p que suporta todos os cpus actuais e tem performance bastante parecida com a dos i955 e i975 embora há quem diga que overclocka menos

Para o conroe vai ser preciso novas revisões das boards :(
 
SilveRRIng disse:
................. Só queria saber era se comprasse agora uma dessas boards de topo, se elas suportam ou não o Conroe quando este sair, porque comprar agora para depois fazer o upgrade para um CPU Intel realmente como deve de ser tendo que mudar de board também é bullshit...


Nop, não dá, vais ter de comprar board nova:005: :confused: , é mesmo á lá Intel mod:mad: , novo cpu, novo *****. è só por isto que ainda gosto da AMD, mas com esta politica de preços é dificil ainda gostar:eek:
 
Sim a AMD ultimamente também tá do best
É só CPUs baratos e boards com sockets que nunca mudam
Ao menos ainda tem a vantagem das boards decentes serem mais baratas
 
gryle disse:
Não percebi muito bem o que quiseste dizer...
O chipset é o 945p que suporta todos os cpus actuais e tem performance bastante parecida com a dos i955 e i975 embora há quem diga que overclocka menos

Para o conroe vai ser preciso novas revisões das boards :(
pois, é normal... estava um "não" a mais, antes do substancialmente diferente :P, como estava realmente n tinha sentido.
ja editei.
 
O que para mim é confuso na Intel e que não sucede (tanto) na AMD, é que o mesmo socket não suporta necessariamente os mesmos CPU's. Enquanto que na AMD, se temos um socket 939, com um update de BIOS, pode-se lá por qualquer CPU com esses pins, no caso da Intel já não tem nada a ver. Um gajo já tem que ir ver com muita calma o que é pode meter na board que tem, porque lá por ser LGA775 não temos nenhuma garantia que funcione, com update de BIOS ou não. Isto deve gerar uma confusão ao John Doe, ui...
 
isso acontece especialmente com os chipsets de gama baixa (que normalmente não suportam os cpu's mais avançados).
os chipsets topo de gama, geralmente têm uma gama suportada bem mais abrangente (eventualmente, não suportam os cpu's mais antigos do socket, mas, creio que, por ex, o i975x suporta todos [sem excepção] os cpu's lançados para lga775).
 
eles não têm saida para os 165's a esse preço.
era bom ver 165's a menos de 300€, mas custa-me muito a acreditar que se venha a realizar, dada a escaça oferta.

aplica-se o mesmo ao 144, 146 e 148.

ainda assim, parece-me preços de fabrica competitivos, os preços a que chegam ao consumidor final, é que ja é pior.
 
Última edição:
Pois, ao menos isso, mas lá está. O Conroe também vai ser lga775 mas vai precisar de pelo menos alterações nas boards e se a tradição não falhar só deverá funcionar mesmo com os novos chipsets que saiem na mesma altura.

Gostava de perceber, que diferenças assim tão marcantes é que eles fazem na mesma geração de CPU's (Netburst) que implique que um chipset mais fraco ou antigo não suporte novos CPU's. Um gajo é obrigado a pensar que deve ser feito de propósito, porque a Intel factura bem nas vendas de chipsets...
 
o que incompatibiliza mais os chipsets com os novos CPUs, é o facto dos novos CPU's trazerem FSB's mais rapidos (acho que o FSB vai subir de frequencia mais uma vez com o conroe) depois, como o controlador de memoria esta no chipset, basta incluir novas instruções de acesso à memoria no CPU, que tens o caldo entornado :P...

mas, paradoxalmente, ja viste o 865pe aguentar uma mudança de socket 478 para lga 775 :D
 
Última edição:
Koncaman disse:
o que incompatibiliza mais os chipsets com os novos CPUs, é o facto dos novos CPU's trazerem FSB's mais rapidos (acho que o FSB vai subir de frequencia mais uma vez com o conroe) depois, como o controlador de memoria esta no chipset, basta incluir novas instruções de acesso à memoria no CPU, que tens o caldo entornado :P...

mas, paradoxalmente, ja viste o 865pe aguentar uma mudança de socket 478 para lga 775 :D
Pois, mas essas justificações somos nós a falar em conversa de café. Custa-me a acreditar que um chipset de gama mais baixa não aguente os FSB's mais altos. Penso que é mesmo uma forma de dar mais enfâse ao chipset mais recente e/ou de gama mais alta, um género de marketing já visto no caso das 865pe e 875.

No caso de alterações de acesso à memória, isso é muito vago. O CPU acede ao northbridge e pede-lhe a ele os dados, que este por sua vez solicita à memória. Resta saber se há realmente alterações a esse nivel que justifiquem alterar a northbridge. Se for este o caso, a solução da AMD ainda parece mais lógica do que já consegue ser. Deve haver algo mais profundo e relevante para a necessidade de novos chipsets senão enfia-se tudo no saco do "mais dinheiro por mais vendas de chipsets", que não me parece nada nobre ou a pensar no consumidor.
 
Silverring, o mais ridiculo nem é ser o facto de algumas boards com chipsets topo de gama, como o caso das com o i925, nao suportarem dual core presler, nem com actualizações de bios, mas boards com chipset nForce4 Intel Edition suportarem sem problemas.

Outra curiosidade é o facto de algumas boards da Asus suportarem processadores da série 900, mas nao suportarem nem o 820 nem o 920... como conseguem explicar isto...
 
Raptor disse:
Silverring, o mais ridiculo nem é ser o facto de algumas boards com chipsets topo de gama, como o caso das com o i925, nao suportarem dual core presler, nem com actualizações de bios, mas boards com chipset nForce4 Intel Edition suportarem sem problemas.

Outra curiosidade é o facto de algumas boards da Asus suportarem processadores da série 900, mas nao suportarem nem o 820 nem o 920... como conseguem explicar isto...

Este ponto é fundamental de facto.
No entanto com estes preços estamos no bom caminho.
Os single core estão mortos a meu ver. Em 2007 já ninguém se vai lembrar deles.
Mas continuo a achar que o pessoal que não tem urgência em mudar de PC deve esperar pelos Conroe. Tenho enromes expectativas quanto a eles.
 
Koncaman disse:
eles não têm saida para os 165's a esse preço.
era bom ver 165's a menos de 300€
, mas custa-me muito a acreditar que se venha a realizar, dada a escaça oferta.

aplica-se o mesmo ao 144, 146 e 148.

ainda assim, parece-me preços de fabrica competitivos, os preços a que chegam ao consumidor final, é que ja é pior.

Entao porque e k será k o Opteron 165 e o dual core mais vendido de todos??
kuanto ao preço se veres e fizeres as contas:
Dual-Core Model 165 $278
Ora não me vou por a fazer contas, mas 278 dolares deve ser alguma coisa assim tipo 220/230€, k kom a inflação k sofrem dos states para aki, deve dar alguma coisa assim tipo 250/260€ o k para mim e sem duvida um preço imbativel para o processador k é...
 
Back
Topo