Processador Intel Raptor Lake [2022]

É sem dúvida o rei do gaming, mas à que custo? aquele consumo é insano.

E onde se nota é mais 1080p, again, quem compra 13900k e 4090 para jogar a 1080p? nem eu que tenho dinheiro para eles já saltei para 1440p. E para ter muito fps num shooter 1080p não precisa de 4090 nem de 13900k

No fim do dia um 7700X ou um 5800X 3D ou mesmo o 13600k faz praticamente o mesmo. Até diria que um 13600k com o mesmo boost vai ficar bem similar.

Um 7800X 3D vai ser algo animal e com um consumo de menos de metade...

Há testes sem ser com 4090?
 
É a velha história, testam-se os CPUs a 1080p com gráficas obscenamente potentes porque é a única forma de demonstrar diferenças, mas na prática é irrelevante para quem não joga nessa resolução.

Se o objectivo é jogar, quem tem um 5600x ou algo do gênero, não tem uma RTX 4090 e não joga a 1080p, está mais do que servido.
 
É a velha história, testam-se os CPUs a 1080p com gráficas obscenamente potentes porque é a única forma de demonstrar diferenças, mas na prática é irrelevante para quem não joga nessa resolução.

Se o objectivo é jogar, quem tem um 5600x ou algo do gênero, não tem uma RTX 4090 e não joga a 1080p, está mais do que servido.

ehhh, errado!

Tens sempre situações cpu bound em muito jogos que não aparecem nesses testes. Depois ainda tens jogos que são sempre cpu bound, pubg, rust por exemplo. Que são jogos extremamente populares, mas também há outros exemplos.

Depois também tens muita gente que joga a 1080p/1440p com settings competitivos, e nessas situações não precisas de grande gráfica para ficar cpu bound. Ainda me lembro de jogar scrims de pubg onde havia 50 gajos vivos na cidade nos últimos círculos e ter drops para menos de 100fps.

Testar cpus com gpu a 99% é que não faz sentido nenhum pois a gpu é o bootleneck e obviamente vai ser tudo igual.
 
Última edição:
A única diferença entra a versão k e kf é um ter gráfica integrada e o outro não, certo?

O 13600KF parece muito melhor opção que o 7600x neste momento.
 
ehhh, errado!

Tens sempre situações cpu bound em muito jogos que não aparecem nesses testes. Depois ainda tens jogos que são sempre cpu bound, pubg, rust por exemplo. Que são jogos extremamente populares, mas também há outros exemplos.

Depois também tens muita gente que joga a 1080p/1440p com settings competitivos, e nessas situações não precisas de grande gráfica para ficar cpu bound. Ainda me lembro de jogar scrims de pubg onde havia 50 gajos vivos na cidade nos últimos círculos e ter drops para menos de 100fps.

Testar cpus com gpu a 99% é que não faz sentido nenhum pois a gpu é o bootleneck e obviamente vai ser tudo igual.
Compreendo os argumentos, especialmente nos jogos que referes, mas não concordo que quem jogue de forma competitiva use 1440p.
Para além disso situações em que CPUs da gama dos 5600 para cima seja o limitante, na grande maioria dos jogos competitivos, já se está na ordem dos 200 fps ou bem mais e concordarás que só a nata da nata dos videojogos conseguirá sentir de verdade a diferença entre 200 ou 300 fps, 240hz e 360hz.

Isto para dizer que exemplos limite existem sempre, mas há que ter noção que quem faz reviews tenta ser o mais generalista possível.

Na minha intervenção comecei logo por dizer que é mais do que compreensível porque se testam CPUs a 1080p e GPUs ultra potentes, não sei porque sentiste necessidade de referir isso dos 99%. Mas é esse o meu ponto, só nesses casos é que faz sentido gastar um balúrdio em processadores do calibre dos 13900K (para alguns, para mim nunca faria sentido gastar esse tipo de valores para jogar), 1440p para cima é preciso andar a escolher jogos a dedo...
 
O 13600KF parece muito melhor opção que o 7600x neste momento.
Tem os seus prós e contras. Se tiveres apenas em conta a performance e preço da plataforma, sim, o i5 é melhor. Mas depois há que ter em conta que ao comprares board para o i5 estás a investir numa plataforma morta, enquanto que na amd as boards x670 e as B que estão para sair irão suportar, no mínimo, mais duas gerações de processadores. Logo se o intuito for daqui a 2 gens dar um upgrade de cpu, a longo prazo ryzen acaba por compensar porque podes manter a board.
 
É válido testar a 1080p, não vejo mal, embora tal não corresponde à vida real. Se há quem jogue a 1080p com 4090 e isso, é decisão deles...

A questão é comprar algo deste calibre apenas para jogos... o 13900k é um CPU de produtividade e não de gaming a critica é a Intel criar segmentações manhosas por causa disso.

AMD foi longe e criou o "3D" que ai sim é CPU focado em gaming. O 7700X em nada perde pro 7950X em gaming.

Já a Intel no 13600k limita o boost máximo e a cache L3 e começa a perder terreno.

Até diria que o raptor lake para gaming seria algo com 8 P-cores, 4 e-cores e o dobro de L3
 
Tem os seus prós e contras. Se tiveres apenas em conta a performance e preço da plataforma, sim, o i5 é melhor. Mas depois há que ter em conta que ao comprares board para o i5 estás a investir numa plataforma morta, enquanto que na amd as boards x670 e as B que estão para sair irão suportar, no mínimo, mais duas gerações de processadores. Logo se o intuito for daqui a 2 gens dar um upgrade de cpu, a longo prazo ryzen acaba por compensar porque podes manter a board.

Isso pode ser vantagem para certos casos, mas quem compra hoje um média gama como o 7600X, vai comprar em 2024 um 9600x?

O 7600x vai aguentar bem mais que isso, a maioria quando voltar a trocar de Cpu, já a board não dá para os novos.
 

night_sign

Na noticia falam nas Z790 não sei se serão todas, referem também que as bios para isso foram recentemente colocadas no site da Gigabyte para activar os 6Ghz.
Pelo cpu-z a board é uma AORUS MASTER que anda por cá acima de 700€.
 
Tem os seus prós e contras. Se tiveres apenas em conta a performance e preço da plataforma, sim, o i5 é melhor. Mas depois há que ter em conta que ao comprares board para o i5 estás a investir numa plataforma morta, enquanto que na amd as boards x670 e as B que estão para sair irão suportar, no mínimo, mais duas gerações de processadores. Logo se o intuito for daqui a 2 gens dar um upgrade de cpu, a longo prazo ryzen acaba por compensar porque podes manter a board.
Eu ouço muito falar nesse argumento, mas realisticamente qual a percentagem de pessoas que faz upgrade de cpu de 3 em 3 gerações?
 
Back
Topo