Processador Intel Rocket Lake-S [2021]

Smt per core foi uma das coisas que mais me chamou a atenção desde o lançamento dos Comet Lake e estranhei ninguém comentar e foram raras as reviews que o mencionaram. Agora parece que querem usa-lo como segmentação de modelos :facepalm:. Será que a Intel nunca vai aprender? O nome não dura para sempre.

Já agora mais outra boa noticia para os lados da Intel..

https://www.semiaccurate.com/2020/07/09/intel-has-another-delay-to-a-major-server-platform/
 
A Intel começa a ficar sem features para segmentar...

Nunca mais chegam os Ryzen 4xxx para a verdadeira festa começar.

Ya a AMD lançar já a serie 4000 para ver que a intel faz ou não :facepalm: em que a AMD não irá adiantar o lançamento, pois não está mal colocada e ainda temos stocks... neste momento em quase tudo, a AMD está melhor colocada, plataforma mais barata, cpu mais baratos e em muitos casos superior. (em especial para os meus usos pessoais e proficionais)... ya gamers... ya ainda não. mas é só nisso e pouco mais a vantagem da INTEL. umas das grandes vantagens é que vem incluído uma fritadeira que dá para fritar ovos :joker: e gasta tanto como tal. :joker:

apesar que já o 550 a platarforma tornou-se mais caro. :n1qshok:
 
Ninguém que use o pc diariamente vai esta a reinicia-lo para ativar ou destivar HT só porque vai ganhar 100Mhz....
Nao é pratico.

Não sei se é preciso fazer restart. A imagem no slide é do Intel XTU, que é uma aplicação Windows e hoje em dia, sistemas operativos modernos, suportam hot swap de processadores. Não sei se o Windows 10 suporta, mas o Kernel NT já suporta há muito tempo.
 
Além disso, ainda há o caso de aplicações que têm melhor performance com SMT desligado que com SMT ligado.

Hoje em dia é consensual que ter SMT, no geral, tem-se ganhos de performance, mas isso não acontece em todos os caso e os ganhos são sempre variáveis.

Mais um razão no meu ver, ou se usa ou não se usa, dá ou não da power, usar metade ira dar power aos softwares que não tem ganhos com HT ? não me parece
 
Ya a AMD lançar já a serie 4000 para ver que a intel faz ou não :facepalm: em que a AMD não irá adiantar o lançamento, pois não está mal colocada e ainda temos stocks... neste momento em quase tudo, a AMD está melhor colocada, plataforma mais barata, cpu mais baratos e em muitos casos superior. (em especial para os meus usos pessoais e proficionais)... ya gamers... ya ainda não. mas é só nisso e pouco mais a vantagem da INTEL. umas das grandes vantagens é que vem incluído uma fritadeira que dá para fritar ovos :joker: e gasta tanto como tal.

Não estou à espera dos 4xxx da AMD para ver o que intel faz, estou à espera para os comprar...

Quem quiser investir agora na oferta actual, força, fica bem servido. Quem não precisa já que espere que ou compra o que há mais barato ou melhor pelo mesmo preço.

Se bem que estou curioso para ver o impacto na Intel na mesma. Todos temos a ganhar.
 
Não estou à espera dos 4xxx da AMD para ver o que intel faz, estou à espera para os comprar...

Quem quiser investir agora na oferta actual, força, fica bem servido. Quem não precisa já que espere que ou compra o que há mais barato ou melhor pelo mesmo preço.

Se bem que estou curioso para ver o impacto na Intel na mesma. Todos temos a ganhar.

Eu estou a espera sempre quer intel quer AMD quer outra marca que venha ao mercado, até ARM!

Não me entendeste ou não me fiz entender...

Cada passo/lançamento de uma marca, pode ou não fazer as concorrentes agirem ou adaptar-se! Eu não compro simplesmente a melhor performance, compro a que me oferece melhor preço/performance, Não olho a "marcas" olhos aos produtos em si para as minha necessidades actuais e pensando nas necessidades previstas para pelo menos 4 a 6 anos!

Como já disse quero mais pressão não só da AMD como da INTEL... se ambas se mexerem constantemente... além de tecnologicamente veremos mais avanços, também teremos produtos melhores, até os preços poderão estabilizar, mas pelo menos a cada lançamentos teremos melhores produtos!

E, neste momento também estou a espera dos ryzen 4000 pois nas minhas necessidades pessoais e em especial profissionais eles já na serie 3000 já são melhores que as ofertas da INTEL. Na altura forem quem melhor me oferecer é que irei comprar... como meus planos são para Novembro de 2021 nessa altura poderá haver melhores preços, ou a intel ter algo a oferecer, apesar que não acredito mas... quem sabe... nessa altura veremos... ia investir este ano no final do ano, mas com a crise, mesmo com dinheiro sou muito poupado! pois não será uma a duas maquinas, será bem mais que isso! por isso procuro melhor preço/qualidade.

Mas confesso, estou virado para a AMD neste momento. se comprava neste momento, teria sido AMD. aliais na empresa criei um fundo para investimento de novas maquinas para este ano... mas com a crise, tive que desviar para outros investimentos/equipamentos prioritários e como desconhecimentos o futuro temos de ser ponderados.... mas teria sido uma mudança dos intel que temos 4G e 7G para AMD 3000... agora para o ano que vem... haha
 
Mais um razão no meu ver, ou se usa ou não se usa, dá ou não da power, usar metade ira dar power aos softwares que não tem ganhos com HT ? não me parece

O que é "dar power"?

A questão é muito simples. Há software que é mais rápido sem SMT e há cores que atingem maior clock com SMT desligado.
A Intel, nos Comet Lake, dá a oportunidade de desligar SMT por cada core. Não sei se será só na BIOS ou só no XTU e se é preciso restart ou não. Não tenho nenhum Comet Lake.
Isto é daquelas opções tipo "Process affinity". Não há muita gente a usar, mas em certos casos, é útil. Neste exemplo, quando há problemas com NUMA e/ou SMT.

Agora parece que a Intel decidiu fazer segmentação com esta opção. Se gosto? Não, mas não é das piores. A Intel já fez e ainda faz segmentação com coisas mais fundamentais.
Nós nem sabemos como é que a Intel vai implementar aquilo. Não sabemos se os cores com SMT são fixos ou se dá para escolher, por exemplo. A arquitectura deste Rocket Lake nem será Skylake (Finalmente!!!!).
 
Por acaso tenho uma opinião diferente neste caso. Não acho mau haver segmentação com o SMT e acho que esta técnica pode ser interessante se o software souber lidar com ela. Imaginemos um 8c/12t, em que 4 cores sem HT são prioritários e atingem 5,3ghz, e com o CPU a 100% de utilização 4,4ghz, por exemplo. Ia acelerar alguns processos mesmo com menos threads, porque nem tudo usa 8 cores/10t.
 
O que é "dar power"?

A questão é muito simples. Há software que é mais rápido sem SMT e há cores que atingem maior clock com SMT desligado.
A Intel, nos Comet Lake, dá a oportunidade de desligar SMT por cada core.
O que adianta desligar 1 ou 2 SMT se sem SMT ou com SMT o desempenho é igual dos softwares não tiram proveito do SMT?

por exemplo. Ia acelerar alguns processos mesmo com menos threads, porque nem tudo usa 8 cores/10t.
Para isso desligas os theards todos

Uma visão minha o que a intel podia fazer era como a IBM fez/faz 1c 4t um i3K 4C 16T devia de ficar alguma coisa realmente de interessante porque 99% já tira partido do SMT & HT e a minoria que não suporta desliga-se por completo via software, agora desligar 2 ou 3 theards acho isso muito mau, o excelente era a intel desenvolver um software a permitir aquele programa so usa 2 cores, e outro programa pode usar 4 cores e 6 theards, uma espécie de distribution manager cores/theards na minha maneira de ver porque assim nao afecta desempenho no geral, é como num restaurante se X horas nao precisares de um empregado de mesa ele pode fazer outra coisa como reposição ou what ever, nao sei se consegui explicar da melhor maneira a minha ideia :D
 
Última edição:
Um Rocket Lake de 8 Cores/16 Threads a 3.4 Ghz Base e 5 Ghz Turbo, no Geekbench 5:
qoXXx8G.png


https://browser.geekbench.com/v5/cpu/3037923
https://twitter.com/_rogame/status/1286603288432041984

No .gb5 pode-se ver que ele passa o teste todo a 5 Ghz. https://browser.geekbench.com/v5/cpu/3037923.gb5

Uma comparação com o 10700K. https://browser.geekbench.com/v5/cpu/compare/3047103?baseline=3037923
Em ST só há bons ganhos em AES. No resto dos scores em ST, é mais ou menos igual a um 10700K.
O score MT é um bocado mau, mas como o lançamento ainda está longe, é esperar.
 
Última edição:
Intel 500-series motherboards for Rocket Lake-S also to launch in March
A roadmap for the Rocket Lake-S motherboards has leaked, confirming that both the CPUs and motherboards will launch in the same month – March 2021.

Although the series will be the last to feature an LGA1200 socket, Intel is planning a full range of chipsets, including workstation W580, high-end gaming Z590, H570 and budget-oriented B560 and H510 series.

According to the roadmap, the gaming 500 series is due to launch in late March, which is more or less the same timeframe we mentioned in our article. Intel is allegedly planning to launch its Rocket Lake-S processor series in the 10th week of 2021 (so mid-March).

No HEDT update in the next 8 months

It seems that Intel will not update its enthusiast HEDT platform in the next eight or so months. The roadmap ends on June 2021 and there is no successor planned for the X_99 series during that time.
Intel-Rocket-Lake-S-500-series-motherboards-roadmap.jpg

https://videocardz.com/newz/intel-rocket-lake-s-500-series-motherboards-roadmap-leaked
 
No HEDT update in the next 8 months

It seems that Intel will not update its enthusiast HEDT platform in the next eight or so months. The roadmap ends on June 2021 and there is no successor planned for the X_99 series during that time.

A Intel não parece ter nada no roadmap de servidores que possa ser adaptado para o mercado HEDT e que seja competitivo com a AMD. A não ser que algo mude, não me parece que a Intel vá ter alguma coisa para este mercados nos próximos 18 a 24 meses.


Quanto ao Rocket Lake, se só será lançado em Março, vem atrasado. Além disso, seria mesmo preciso novos chipsets/boards, no mesmo Socket LGA1200?
 
Não acredito muito neste leak. CPU a 4.2 ghz 21% mais rapido do que outro a 5.1?

Isso a 5.1 seria uns 30-35% mais rapido e ia simplesmente matar o zen3.

E se a intel derrotar o zen3 com 14nm, quando vier os 10 ou 7nm deles, vamos ter novamente massacre do Core 2 Duo.
 
Última edição:
Intel’s 11th Gen 8 Core & 16 Thread Rocket Lake CPU Benchmarked on MSI Z590-A PRO Motherboard – Early 4.2 GHz Sample Up To 21% Faster Than i7-10700K in Single-Core Tests

Ser verdade a intel vem com tudo para recuperar o gaming .


https://wccftech.com/intel-8-core-16-thread-rocket-lake-cpu-benchmarks-leak-msi-z590-motherboard/
Segundo esse leak a 4.2GHz é 21% mais que o 10700k.
Sendo que o 10700k corre a 5.1GHz, que é frequência 21% superior aos 4.2GHz que este Rocket Lake ES correu.

E dizem que o Rocket Lake também irá aos 5GHz.

Portanto, teóricamente o rocket lake tem IPC > 40% superior face ao que Intel tem agora.

Tudo isto sem redução do processo de fabrico, ou seja, nos mesmos 14nm..

Humm...pois, deve ser...
:-D


Metam 'Sal grosso' neste rumor. Em quantidades superiores aos de uma salina.
 
Última edição:
Back
Topo