Processador Intel Rocket Lake-S [2021]

Não acredito muito neste leak. CPU a 4.2 ghz 21% mais rapido do que outro a 5.1?

Isso a 5.1 seria uns 30-35% mais rapido e ia simplesmente matar o zen3.

E se a intel derrotar o zen3 com 14nm, quando vier os 10 ou 7nm deles, vamos ter novamente massacre do Core 2 Duo.

Se não fiz asneira nos cálculos e pegando no score Single Thread do 10700K e desse CPU, o aumento de IPC seria acima de 60%.

Se esse CPU a 4.2 Ghz faz "179" em Single Thread e se escalasse linearmente, faria "217" a 5.1 Ghz. 217 é 68% superior que o Score Single Thread do 10700K a 5.1 Ghz, que é "148".

+ de 60% de aumento de IPC de um Port do Ice Lake de 10 para 14 nm (que o deve prejudicar a nível de IPC, devido a esse Port)? Eh pá............:neutral:
Só por curiosidade, gostava de ver qual é o resultado do i7-1065G7 em Single Thread naquele Benchmark, mas não tive paciência para ir ver. :)
 
Se não fiz asneira nos cálculos e pegando no score Single Thread do 10700K e desse CPU, o aumento de IPC seria acima de 60%.

Se esse CPU a 4.2 Ghz faz "179" em Single Thread e se escalasse linearmente, faria "217" a 5.1 Ghz. 217 é 68% superior que o Score Single Thread do 10700K a 5.1 Ghz, que é "148".

+ de 60% de aumento de IPC de um Port do Ice Lake de 10 para 14 nm (que o deve prejudicar a nível de IPC, devido a esse Port)? Eh pá............:neutral:
Só por curiosidade, gostava de ver qual é o resultado do i7-1065G7 em Single Thread naquele Benchmark, mas não tive paciência para ir ver. :)

Core núcleo leva novas cenas mas lá vamos ver as melhorias permitem algo grandioso , as vezes pode vir algo da cartola .
(ipc double digit for all cores) ver que vem daqui .
 
Core núcleo leva novas cenas mas lá vamos ver as melhorias permitem algo grandioso , as vezes pode vir algo da cartola .

Ia-te responder que seria impossível, mas lá fui ver o Score do i7-1065G7 e a média é "125" a 3.15 Ghz. Extrapolando directamente para 4.2 Ghz, daria "166", que não fica assim tão longe de "179" daquele score. Mesmo "166" bateria os "152" do 10900K a 5.3 Ghz e "148" do 10700K a 5.1 Ghz.
No entanto, acho que no Port de 14 para 10 nm, irá haver perda de IPC e não ganhos. Mesmo extrapolando o score do i7-1065G7 a 4.2 Ghz, duvido muito daquele score. :)

Provavelmente ninguém abriu o PDF, mas eles mencionam 15% margem de erro...

Não. A Intel fala em "Double Digit IPC" em relação ao Comet Lake (a mesma coisa que dizer Skylake, na verdade) e que a margem de erro é de 15%, para cima ou para baixo, entre a projecção que fazem no PDF e o processador final. Se virem o PDF, na parte dos 2 Sistemas, no Comet Lake tem "Mesured", mas no Rocket Lake tem "Projected". :)
 
Se esse CPU a 4.2 Ghz faz "179" em Single Thread e se escalasse linearmente, faria "217" a 5.1 Ghz. 217 é 68% superior que o Score Single Thread do 10700K a 5.1 Ghz, que é "148".

Acho que nesse caso seria mais tipo 47%. :)

O 10900k com mais 4% de freq. tem mais 3% de performance em relação ao 10700k.
De 4.2 para 5.1 é mais 21% de freq., poderia resultar nuns hipotéticos 16+% de ganho o que resultaria em 40+% de ganho face à geração anterior...

Too good to be true... fico já com comichões. :nie2:
 
A diferença que vimos nos ice lake era mais de 20%, com eles a ~4ghz a serem mais rápidos que comet lake a ~5ghz mas mesmo assim custa a ver de onde vem os 20% de IPC adicionais em cima desses que esses documentos implicam.

Edit: pode ser que seja em cargas com as instruções novas de avx que a arquitectura nova suporta.
 
Esta arquitectura não inclui uns bocados de hardware de função fixa dedicados a algumas tarefas? Tipo machine learning, e assim? Esses ~50% podem ser nesse tipo de coisas.
Mas não duvido que mesmo a parte general purpose venha bastante forte. Se alguma coisa, o facto de sucederem a um 10-core com um 8-core, no topo da gama, indica bastante confiança na capacidade dos núcleos individuais.
E após 5 anos, um bom salto de IPC já nos é mais do que devido, de qualquer maneira. :002:
 
Estive a correr esse "userbenchmark"...

Tenho o meu 9900k locked a 4.7GHz single/allcore, e nesse bech os resultados foram:
1-Core 146
2-Core 290
4-Core 580
8-Core 1,161

Como se pode ver, com os cores sempre à mesma frequência o score escala linearmente com o número de cores.

O suposto Rocket Lake tem os seguintes resultados:
1-Core 179
2-Core 368
4-Core 682
8-Core 1,115

Acho que dá para assumir que a frequência não é os 4.2Ghz para todos os testes, e assumindo o melhor cenário em que os 4.2 foi no teste dos 8 cores, isso dá no máximo um incremento de ~7% de ipc neste benchmark.
Agarrando nesses ~7% de ipc posso quantificar que esteja a correr a uns 5.4Ghz nos testes de 1 e 2 cores...
Como acho os 5.4Ghz um pouco irrealistas se calhar 4.2Ghz não é o valor para nenhum resultado em específico, ou seja, batatas. :D
 
Mesmo que consigam agora 20/30% de aumento IPC, que era muito bom depois destes anos todos só a aumentar frequência, convém lembrar que quando de processo de fabrico dificilmente vão conseguir manter 5ghz.

Aguardemos...
 
Quem ainda não está com pena da Intel e aprecia um bom espancamento vai gostar do artigo do charlie demerjian :D.

https://www.semiaccurate.com/2020/10/29/intels-palpable-desperation-on-display-with-rocket-lake/

Mesmo que consigam agora 20/30% de aumento IPC, que era muito bom depois destes anos todos só a aumentar frequência, convém lembrar que quando de processo de fabrico dificilmente vão conseguir manter 5ghz.

A velocidade de relógio penso que será parecida ao Comet LAke. O IPC julgo que será entre 10-15% . O TDP vai ser lindo de se ver. Ampere overclock + RL overclock :hehehmn:.
 
Última edição:
Quem ainda não está com pena da Intel e aprecia um bom espancamento vai gostar do artigo do charlie demerjian :D.

https://www.semiaccurate.com/2020/10/29/intels-palpable-desperation-on-display-with-rocket-lake/



Não é exactamente o contrário. A velocidade de relógio será parecida ao Comet LAke porque usam o mesmos 14nm, possivelmente até superiores em single core. O IPC julgo que será entre 10-15% . O TDP vai ser lindode se ver. Ampere overclock + RL overclock :hehehmn:.

Sim, eu sei que é em 14nm+^x lol

Estava a referir-me já ao que vier a seguir a estes.
 
Não é exactamente o contrário. A velocidade de relógio será parecida ao Comet LAke porque usam o mesmos 14nm, possivelmente até superiores em single core. O IPC julgo que será entre 10-15% . O TDP vai ser lindode se ver. Ampere overclock + RL overclock :hehehmn:.

Não se pode dizer isso porque a arquitectura do Comet Lake (Skylake) e do Ice Lake são bastante diferentes, ainda por cima é um Port de uma arquitectura pensada para um processo de fabrico diferente e menor.
Ele deverá ter clocks superiores ao Ice Lake de Portáteis, por ir usar um processo de fabrico muito maduro e ter uma margem a nível de TDP muito maior, mas a partir daí, é uma incógnita.
 
Não se pode dizer isso porque a arquitectura do Comet Lake (Skylake) e do Ice Lake são bastante diferentes, ainda por cima é um Port de uma arquitectura pensada para um processo de fabrico diferente e menor.
Ele deverá ter clocks superiores ao Ice Lake de Portáteis, por ir usar um processo de fabrico muito maduro e ter uma margem a nível de TDP muito maior, mas a partir daí, é uma incógnita.


O Miguel Bazil há uns meses atrás já me tinha tinha alertado que eu estava a extrapolar. Apesar de não ter parecido eu aprendi com o que ele me disse. Na altura nem me tinha passado pela cabeça que poderia perder IPC com o backport :berlusca:.

O que referi agora foi mais o que eu penso baseado nos leaks que andam por aí. 10-15% ipc acho que é intervalo bastante razoável. Também já ouvi falar em 5.5ghz single core. Aqui acho que é mais o factor "Raja hype" a fazer efeito :D. Existe uma entrada no geekbench que mostra 5ghz em todos os cores. Este último no userbenchmark julgo que não está a detectar correctamente a velocidade de relógio.

Em relação ao TDP esta semana vi um leak com 250w pl2, o mesmo que o 10900k Comet Lake mas com 8 cores. Já o facto de no inicio estar previsto 10 cores mas serão no máximo 8 acho que poderá dizer qualquer coisa em relação ao TDP.

No fim juntei isto tudo e mandei uma posta pescada pois ia ver o Barça :berlusca:. Já editei parte do post acima. Não quero induzir ninguém em erro ;).
 
O Miguel Bazil há uns meses atrás já me tinha tinha alertado que eu estava a extrapolar. Apesar de não ter parecido eu aprendi com o que ele me disse. Na altura nem me tinha passado pela O Miguel Bazil há uns meses atrás já me tinha tinha alertado que eu estava a extrapolar. Apesar de não ter parecido eu aprendi com o que ele me disse. Na altura nem me tinha passado pela cabeça que poderia perder IPC com o backport :berlusca:.

O que referi agora foi mais o que eu penso baseado nos leaks que andam por aí. 10-15% ipc acho que é intervalo bastante razoável. Também já ouvi falar em 5.5ghz single core. Aqui acho que é mais o factor "Raja hype" a fazer efeito :D. Existe uma entrada no geekbench que mostra 5ghz em todos os cores. Este último no userbenchmark julgo que não está a detectar correctamente a velocidade de relógio.

Os clocks até podem vir a ser iguais ao Comet Lake, mas com uma arquitectura diferente, é muito complicado comparar e na verdade, é irrelevante. A Intel poderia fazer Port do Pentium IV para 14 nm e atingir grandes Clocks, não iria fazer dele um bom processador actualmente.

Quanto ao Geekbench, deve ser este. A performance Single Thread parece ser pior que os muito próximos Zen3, mas também pode ser o Geekbench a apanhar mal os Clocks (Por exemplo, no .gb5, ele não apanha os timmings da RAM) e o Score é feito a uns 9 meses do lançamento.

Em relação ao TDP esta semana vi um leak com 250w pl2, o mesmo que o 10900k Comet Lake mas com 8 cores. Já o facto de no inicio estar previsto 10 cores mas serão no máximo 8 acho que poderá dizer qualquer coisa em relação ao TDP.

Na projecção da Intel, no PDF, estão lá os TDPs. PL1, PL2 e Tau são iguais ao Comet Lake. Não sei se são finais ou se colocaram igual só para servir de comparação.
 
Com milagres destes, podem ficar nos 14nm para sempre, só desenvolver novos cores com aumentos de 30% de IPC... :002:

Será a nova vinda de jesus??? :joker: tecnológico... fazendo milagres desses? sem duvida se for verdade seria milagre e daria á intel razão para se manter nos 14nm por vários.

Apesar que quando a Intel conseguir passar para os 10nm vai ser um milagre só por si :lol:
 
Mais fotos dos meninos.
StM354l.jpg


E os sucessores, no Socket LGA1700, também já andam aí, o que deve fazer com que eles apareçam mesmo depois de Q3 2021. Talvez estes Rocket Lake não estejam muito tempo no mercado.
6aUDVeS.jpg


https://videocardz.com/newz/intel-rocket-lake-and-alder-lake-cpus-pictured
 
Não tenho dúvidas que vão voltar a ter o trono em jogos, mas a minha questão é a que custo. Se esse trono for conseguido com consumos de 150w ou mais, não vejo interesse. Aliás, o facto da Intel ter reduzido o número de cores nestes novos processadores, de 10 para 8, deixa antever que os consumos e aquecimento vão ser engraçados
 
Não tenho dúvidas que vão voltar a ter o trono em jogos, mas a minha questão é a que custo. Se esse trono for conseguido com consumos de 150w ou mais, não vejo interesse. Aliás, o facto da Intel ter reduzido o número de cores nestes novos processadores, de 10 para 8, deixa antever que os consumos e aquecimento vão ser engraçados

Se os 5.5 Ghz do artigo forem reais, a Intel volta ao trono dos jogos, mas tenho algumas duvidas que chegue aos 5.5 Ghz. A arquitectura é diferente, por isso é difícil esperar o que quer que seja.
Quanto aos consumos, na "mini apresentação" dele, nas notas dos "resultados", o PL1 e o PL2 eram iguais ao 10900K. 125W PL1 e 250W PL2.

VQ9bAD9.jpg
 
Back
Topo