Processador Intel Rocket Lake-S [2021]

Esse chipset nao vai suportar. E a ram vai ficar a 2666 em vez de 3200 sim acho que trocaste isso ao escrever
Vou esperar mais umas semanas a ver se as novidades valerão a pena. Se ficar muito caro, opto pela configuração do i5 10400 por 500€. Até pode ser que com a entrada no mercado do i5 11400, o preço baixe para a configuração actual com o i5 10400.
 
Uma questão vinda de quem não percebe do assunto:
A motherboard “MSI B460M Pro-VDH WiFi Intel B460 SK1200”, que me foi recomendada numa configuração para um desktop com i5 10400, pode funcionar com o novo i5 11400 ?
Já percebi que o encaixe é o mesmo (SK1200) e que a memória RAM vai funcionar a 3200mhz em vez de 2600mhz, falta saber o resto - se há incompatibilidades, se o cpu também tem dissipador, etc...
Obrigado e cuidado com o bicho.

Essa board não irá funcionar com os Rocket Lake. Está na noticia do Anandtech.

4HhrTWN.png


https://www.anandtech.com/show/1639...-rocket-lake-core-i911900k-and-z590-coming-q1
https://forum.zwame.pt/threads/intel-rocket-lake-s-2021.1046394/page-9#post-16886699

De notar que os i3, Pentium e Celerons 11XXX não serão Rocket Lake, mas sim um Refresh dos Comet Lake (Da geração 10XXX). Não foi dito nada sobre esses nos Chipsets B460 e H410, mas parto do principio que funcionem, se as marcas actualizarem as BIOS.
 
12 boards, a comecar em 190 e atirar-se acima dos 1000 euros, a unica ITX vai para cima de 300 euros!

Nenhuma Micro-ATX

Cada vez mais RGB e plásticos...

E isso numa plataforma que morre neste CPU e so vai ter 8 cores.

Esta tudo maluco. para gastar este dinheiro vou para Threadripper ou Ryzen 5900/5950x

O pessoal do overclocker extremo la quer saber de luzinhas, plasticos, lans de 2,5 ou 10 gbps e wifis, 50 portas sata e nvme.

para jogar decentemente nao precisa de tanto

para TRABALHO é AMD all the way

Antes justificava um chipset Z para overclock e SLI. Com overclock essencialmente inviável, com as B560 podendo dar DDR 3200+, qual a motivação de uma Z590 mesmo?
 
Última edição:
Preços upa...upa...
Pegando nas ACE, o preço a cada geração anda nos 80)90 € mais.
A primeira ACE que tive (Z390) custava 300€ na altura, com oferta de um cooler MSI com preço de mercado de 100+-.
A segunda e atual (X570) que tenho custava 400€, com oferta de cooler AIO Cooler Master ML240, também do mesmo valor +-.
Agora a Z590 vai para os 479€ (500€ em PT), não está fácil ser um aficionado.:wvsore:
 
12 boards, a comecar em 190 e atirar-se acima dos 1000 euros, a unica ITX vai para cima de 300 euros!

Nenhuma Micro-ATX

Cada vez mais RGB e plásticos...

Esta tudo maluco. para isso vou para Threadripper.

Eu só compreendo boards a preços de 1000 ou mais $ neste mercado, para a marca ter um "Halo Product" e servir mais para publicidade da marca com as features que tem, records, etc, do que para outra coisa, porque, como dizes, quem pode gastar este tipo de dinheiro, mais vale ir para Threadrippers e coisas do género.
Pelo menos em Intel, já que a AMD tem 2 processadores que são do mercado HEDT, no socket consumidor.

Quanto a Micro-ATX, acho que ficou conotado a produtos de gama baixa e desktops empresariais. É um pouco estranho, porque é apenas um formato, mas tal como RGBs, é a procura que dita a oferta das marcas.
Eu até acho que começam a aparecer propostas "Anti-RGB", onde o negro/branco domina e as cores berrantes são quase nulas.
Qualquer dia, voltamos ao tempo dos PCBs verdes e castanhos. :D
 
Com o multi gpu morto pro gaming, boards ATX ficaram ainda mais nonsense. Quem precisa de multi gpu a serio, nao vai andar com luzinhas e "extreme overclock ready"
 
Quando um northbridge tinha menos metal que a southbridge de hoje :D

Mas a DFI foi uma grande board e layout bem radical.

E tinha fan no chipset, embora nesta epoca, todas as lanes pcie da plataforma estavam no chipset,
 
Quem é que vai pagar mais +- 100/130€ entre o 11700K e o 11900K tendo os msm cores por 200 Mhz?....

O 11700F até pode ser opção engraçada pela relacao performance 8 cores/preco/tdp ja com os 16mb cache.
 
Última edição:
Aquele base clock mais baixo dos i9 também não faz grande sentido. Parece indicar que dão o boost que dão essencialmente por tolerarem mais voltagem, o que por sua vez implica que serão fornalhas. O que os tornaria ainda mais absurdos relativamente aos i7.
 
Back
Topo