Processador Intel Rocket Lake-S [2021]

Era sem duvida um grande upgrade, e se pudesses aproveitar o resto da build até fica em conta tendo em conta o salto em performance que vais sentir no geral.

Poes algo como uma Asus PRIME B560M-K que se arranja por volta de 100€, 16gb com 3200 ou 3600 e ficas com a festa feita. Fica tudo por volta de 350€.

E lá está, seria basicamente impossível fazer alguma build AMD com performance equivalente pelo mesmo preço. Só um 3600 anda pela casa dos 200, que alternativas há mais baratas? O 3300x é um unicórnio, idem para o 3500x e mesmo assim, ficam aquém da performance da intel em gaming.
 
Essa noção de que tem que se ir para i7 e afins para gaming.. há gerações que isso não é o caso, até diria que mais do que um 11400F para 1440p já será gastar dinheiro desnecessariamente, os ganhos para CPUs que custam mais do que o dobro não justificam a diferença de preço, há excepções, sim, mas são muito poucas e, para jogar apenas talvez um 10700k para certos jogos, agora ir para um 10900k para "dar bom uso à GTX 1080ti" é apenas.. excusado.

estou muito tentado a fazer upgrade do meu 4770k pelo 11400, faz comichão passar dum i7 para um i5, mas muita coisa mudou nestes anos e não fico a perder em nada certamente lol

Já devias era ter mudado, a ir do 4790k para 10400F foi da noite para o dia, ficou tudo muito mais suave e rápido, tanto que até diria que o 4790k estava a empatar a minha antiga GTX 970, quanto mais a ultima GTX 1070, imensos jogos que pensava que era o GPU a limitar mas era o raio do CPU.
 
Para entusiastas AMD é a única escolha, a intel está a dar cartas é no low e medium end.

How the the tables have turned..
Neste momento a Intel não consegue dar cartas para mais , até conseguir mudar de vez no processo de nm como deve ser. 5950x a ser besta em gaming e work pesado a 16 cores , intel neste momento não tem capacidade de ter algo a 16/18 com bom ipc sem aquecer demais em tantas cores ali . Quando tinha o 7940x já era forno a 4.2ghz imagina a 4.9ghz/5.0ghz como faz o 5950x.
Intel tem que se mexer que vem já ai 5nm na próxima geração , Intel desleixou-se demasiado anos e agora vai demorar um tempo até voltar forte .
Lado positivo foi ter mais cores por melhor preço e ipc para gaming a valer em 16 cores além do lado work.

Cumps
 
Última edição:
AMD vai ter que baixar e bem os preços, trazer um "5600" ao mesmo custo e baixar o 5600X.
A AMD não está muito preocupada.

Quase tudo o que é produção de zen 3 está quase automaticamente vendido, entre Ryzen e Epyc, e ainda falta acumular stock para Threadripper (com melhor yields, tal como os Epyc) e APU's (com yields assim assim).

Atendendo a que os yields são muito bons, não há que estar muito preocupada com vender cpu's baratos quando os pode vender mais caros.


Quem diria á um par de anos atrás ou pouco mais, que AMD ia ter claramente os melhores cpu's e a Intel a ser a marca low budget, só com algum interesse para quem quer componentes baratos, porque não consegue competir a sério em performance.
:)
 
A Intel publicou 2 vídeos interessantes, sobre como funciona um a arquitectura de um CPU moderno.
Não é muito profundo, mas é uma boa introdução.


 
Já o 10400 era melhor que o 3600 em gaming. O 11400 fica também melhor em produtividade e uns pozinhos extra em gaming.

Apesar de ser verdade isso não conta a historia toda.

0 3600 era o CPU mais recomendado porque na altura ainda não havia a b560.. o que se traduzia em performance igual ou pior do i5 10400 com rams a 2666.

Ou seja, fazer uma build com o 3600 e rams rápida com uma b450 ficava mais barato que fazer uma build com o i5 10400 e z490, ficava-se com a mesma performance em gaming e melhor em tudo o resto.
 
Bem, quase que seria menino para vender a minha Z490 e trocar por um B560 decente (faz-me falta umas quantas portas USB e ligações SATA m.2) mas vejo que uma boa B560 continua ser bastante carote, e as que há a um preço decente são mATX como a minha actual Z490, por isso quase que diria que fica ela por ela, indo para B560 ou Z490, pelo menos nos preços e stock que tenho visto..

De resto não vejo razão para ir da 10400F para a 11400F, sendo que até consideraria a escolha entre a 10400F e a 11400F baseada no stock e preços das motherboards B560 e Z490, sendo aqui a grande diferença o poder ou não correr a RAM acima de DDR4 2666Mhz, e já leio que ficava bem com uma DDR4 4000Mhz? e huh... quem diria? 130 € por umas G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4 4000MHz CL18, nada mau, nada mau de todo.. e os ganhos não são tão grandes em relação a ir de 2666Mhz para 3200Mhz mas ainda dá para ganhar uns frames..

Talvez pondere actualizar a minha RAM, bolas, acho que deitei a caixa delas ao lixo..
Mas, de momento, o maior ganho seria mesmo o CPU, e os 10700 ainda estão carotes :D
 
Última edição:
As b560 ainda estão muito verdes no mercado, não sendo o chipset "premium" da Intel a tendência é que os preços dele sejam mais apeteceis para um budget apertado que uma z490 ou 590.
 
De resto não vejo razão para ir da 10400F para a 11400F, sendo que até consideraria a escolha entre a 10400F e a 11400F baseada no stock e preços das motherboards B560 e Z490, sendo aqui a grande diferença o poder ou não correr a RAM acima de DDR4 2666Mhz, e já leio que ficava bem com uma DDR4 4000Mhz? e huh... quem diria? 130 € por umas G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4 4000MHz CL18, nada mau, nada mau de todo.. e os ganhos não são tão grandes em relação a ir de 2666Mhz para 3200Mhz mas ainda dá para ganhar uns frames..

Talvez pondere actualizar a minha RAM, bolas, acho que deitei a caixa delas ao lixo..
ah, já entendi porque não fui para 4000Mhz CL18, maior latencia, consideravel até :D

Por acaso, a latência das 4000 MT/s com CL18, é mais baixa do que as 3466 MT/s com CL16.
Dá 9ns, contra 9.23ns
 
Quem diria à uns tempos atrás, que a Intel andaria a competir nos cpu`s de entrada e não tem nada para o high-end da AMD.
E até já desbloqueia features que eram "exclusivas" dos chipset`s top.
 
Apesar de ser verdade isso não conta a historia toda.

0 3600 era o CPU mais recomendado porque na altura ainda não havia a b560.. o que se traduzia em performance igual ou pior do i5 10400 com rams a 2666.

Ou seja, fazer uma build com o 3600 e rams rápida com uma b450 ficava mais barato que fazer uma build com o i5 10400 e z490, ficava-se com a mesma performance em gaming e melhor em tudo o resto.

Depende, eu passei de um 3600 e uma B450 para 10400f e Z490 por um valor mais baixo. E ITX que é mais caro.
 
Hum, tens toda a razão, fui por uma tabela que tinha encontrado algures mas ao fazer as contas tens toda a razão.

Mea Culpa :D

Verdade seja dita, a diferença é mínima. Menos de 5% de diferença.
Pelo menos, no que diz respeito a CAS.
Não sei que tipo de memórias tens, mas se calhar não te compensa o upgrade.
Provavelmente, consegues colocar as tuas memórias actuais, a 4000 MT/s com CAS 18 ou menos.
Nem que tenhas de aumentar um pouco a voltagem.
Onde ganhas mais desempenho, é apertando o trfc.
 
Back
Topo