Artigo Intel SCCC: Pentium revisitado a pensar na Cloud

Nemesis11

Power Member
Este artigo tem como finalidade descrever ao máximo pormenor um processador que a Intel está a desenvolver desde 2009, pela sua equipa de pesquisa e desenvolvimento, em parceria com outras empresas e com a comunidade.

O objectivo deste processador é melhorar o desenvolvimento de aplicações que possam ser executadas em múltiplos cores, de forma a criar um modelo a nível de hardware e software para aplicações que corram na "Cloud".

O artigo encontra-se neste link do Portal.

O que torna interessante o SCCC é que a Intel mudou algumas coisas que todas as pessoas dão como certas, como a coerência da memória e de ter criado uma infraestrutura dentro de um chip.
Temos um chip que tem 48 cores genéricos e independentes. Cada core tem o seu sistema operativo e pode ter um load diferente de outros cores. Temos também uma rede de alta velocidade a unir cada "tile" e um controlador de memória diferente do comum, pois tem que estar optimizado para servir vários cores ao mesmo tempo.

Caso tenham curiosidade sobre processadores em desenvolvimento para futuros usos, ou apenas curiosidade sobre o Pentium P54C ou o Tera Chip, acho que é um artigo interessante para ler, até porque a maior parte dos sites não prestaram grande atenção aos pormenores do SCCC.

Espero que gostem e comentem :).
 
Back
Topo