Processador Intel Skylake / Skylake-X (refresh)

Hum... tens detalhe dos vários "sabores" da Intel?

Pensava que o 18 cores seria um 20 ou 22 cores cortado.

Supostamente:

Xeon LCC - Mesh 3x4 (10-core) - 308 mm2
Xeon HCC - Mesh 4x5 (18-core) - 473 mm2
Xeon XCC - Mesh 5x6 (28-core) - 677 mm2

Atenção: Na mesh não existem só cores.

Há imagens das dies do HCC e XCC.

HCC:
skl-sp_hcc_die_shot_575px.jpg


XCC:
skl-sp_28-core_575px.png


Isto não é oficial. O numero de cores entre os 3 diferentes "sabores" deve ser confirmado ou não quando saírem os Xeons.

A teoria é que o de 12 a 18 cores não saíram agora porque são HCC.

Só há um pormenor que me coloca de pé atrás nestas contas. A versão de 10 cores tem duas unidades FMA por core enquanto as de 8 para baixo só têm uma.
Das duas uma:
- Ou a Intel anda a cortar ainda mais nas versões 8 cores para baixo (como nas lanes Pci-Ex).
- Ou o de 10 cores é um HCC com 10 dos 18 cores. Enquanto os de 8 para baixo cores são o LCC com cores "maus" cortados, dos 10 em total.
 
Esta proliferação de cores para o mercado "doméstico" não excita :).
Quero mesmo é ver a performance dar um salto nos processadores com 2 e 4 cores que é o que a maior parte dos utilizadores em casa precisa.
 
Já não deves ver grande salto como de Pentium Netburst para core 2 duo, core para nehalem. Repara que recentemente já veio a AMD dar o litro que tinha e que não tinha para procurar melhoramentos de performance por clock, e não fez nada revolucionário, comparado com a Intel.
Que a Intel tem andado a espremer bem o leite à vaca com incrementos irrisórios, tem, mas já não vejo espaço para evoluções a 100% de performance com novas micro arquitecturas, como viamos antigamente.
 
Mas pelo relatório, não é um problema que deva atingir o utilizador comum pois trata-se de um erro reproduzido apenas em algumas programações
 
A notícia foi publicada no site Brasileiro que por acaso até é bastante conhecido.

A notícia foi publicada dia 26 portanto isto deve ter sido detetado a pouco tempo, ainda não sei se existe algum update do Windows que corrige, ou se é pelos programas que usa o HT em que as instruções não são detetadas nos programas
 
Esse erro acontece apenas no compilador de Ocaml. Acreditem amigos, não queiram programar nessa linguagem. Comprem skylakes e kabylakes que não vão perder nada de interessante :D
 
É realmente um bug pois a Intel publicou uma errata mas eu não sendo um power-user de qq forma nunca tive problemas. Segundo dizem isso e corrigivel por microcode por UEFI(permanente) ou windows update(driver especial carregado no boot do windows) o compilador GCC é que ainda não complementava isso

Segunda a arstechnica isso foi corrigido em Maio pela Intel mas ainda nem todos os vendors pucharam isso para fora, por exemplo a ultima BIOS da minha mobo é de Março, mas eu repito como owner de um 6700k nunca tive problemas

https://arstechnica.com/information...have-a-crash-bug-with-hyperthreading-enabled/
 
Intel X299 platform is an overclockers' nightmare

According to Roman Hartung, usually known as der8auer, most, if not all motherboards, including some high-end boards like Asus X299 Prime, Gigabyte Aorus X299 Gaming 3, some ASRock, MSI, or pretty much any motherboard that comes with a single 8-pin EPS power connector (even the X299 Prime which uses 8+4-pin) can't be recommended for overclocking since temperatures on the VRM part reach well over 100 degrees Celsius and some even heat up the 8-pin EPS PSU cable to dangerous levels.
 
Convém sempre por a fonte.

Em texto para quem não puder ver vídeos

https://www.techpowerup.com/234744/intel-x299-platform-called-a-vrm-disaster-by-overclocker-der8auer

Ou seja
- Os VRM's ultrapassam facilmente os 100 graus em overclock
- Os fabricantes não tiveram tempo para desenvolver e testar como deve ser as boards.
- Os dissipadores são péssimos, em alguns casos é melhor tirar o dissipador e por uma ventoinha a ventilar a zona dos VRM's
- Com o CPU a puxar, pelo o que percebi 300w (!!!), é uma amperagem (25A) a passar no EPS12V faz os cabos quase ferverem. O ideal seria 2x EPS 12V já que nem 12 + 4 chega para alguns casos.

Ou seja algo vai mal, com temperaturas destas até é arriscado ocorrer um incêndio...

Se os fabricantes perdessem tempo em fazer MOTHERBOARDS e não carros alegóricos se calhar as coisas eram melhores. Queremos é circuitos robustos, dissipadores feios, mas EFICIENTES e um design limpo.

Agora como que CPU's de 140-150 atiram-se aos 300+? dass. Estão a meter os 10-core a 5 Ghz?
 
É de notar que a temperatura esperada de funcionamento de uma VRM é na casa de 100º e elas normalmente são rated até 120-125; é suposto elas operarem a essas temperaturas.

A temperatura dos cabos é que já não é normal e espanta-me um bocadinho ver que há motherboards x299 só com um cabo eps12v. As velhinhas x99 normalmente usavam dois.
 
Back
Topo