Processador Intel Skylake / Skylake-X (refresh)

Meh, já se diz isso desde as LGA775. [emoji14]
Mas tudo bem, tens de fazer jus ao nick. :D
Hehehe... Verdade... Na minha experiência pessoal até hoje só tive problemas com uma board. Skt 1155 por sinal. E acredita que já lá vão uns valentes anos nestas andanças... Mas a verdade é que as RMAs teem aumentado nesse aspecto estes últimos anos...
 
Intel Skylake-E will use new LGA 3647 socket and use 6-channel DDR4 memory

Below we can see a picture of what is thought to be Intel's upcoming Skylake-E socket LGA 3647, which will feature 6-channel/Hex-channel DDR4 memory and will feature a larger number of PCI lanes than the previous generation of Intel Xeon CPUs.

Purley-Platforms-Intel-Skylake-Xeon-.jpg

Purley-Platforms-Intel-Skylake-Xeon-2.jpg

wm%20Packages.jpg

wm%20CoProc%20Rear.jpg


Damn!! :berlusca:

Para que é aquele conector extra no cpu?
 
Que grande animal, 384 bits de interface de memória é mesmo um abuso. Com DDR4 2400 são 115 GB/s e DDR4 3200 dá 153 GB/s. É valores que estamos mais habituados em ver em placas gráficas do que cpus.

Está mesmo a precisar de uma tecnologia nova de memória. Ou aumentar a densidade dos módulos para 128 bits (basta pensar no SO-DIMM com 64 bits em praticamente metade do tamanho) ou algo tipo série ou mesmo HBM. Mas o problema do HBM é a quantidade de memória, já que servidores sempre leva quantidades astronomicas de RAM. Aquela board tem 16 slots, o que daria uns 512 GB com módulos de 32 GB. Nem queria imaginar o preço de 512 GB HBM2 :D


A não ser que se comece a ter dois tiers de memória. Tipo o CPU ter uns 32 GB HBM2, por exemplo e memória externa, ai bastava um dual channel.


Se bem que deve existir na mesma skylake LGA 2011. Isto ai é mais para servidores multi socket.
 
Uma coisa que a maior parte das pessoas não reparou e que vejo em todas as fotos de boards com este socket (Gigabyte e Foxconn) é que os slots mais próximos do cpu estão a preto, enquanto que os mais distantes estão a azul.
Não sei bem o que isso significa. A minha aposta vai para o uso de 3Dxpoint como Nvdimms naqueles slots, mas pode ser outra coisa qualquer.

E se acham que 6 canais de memória é muito, supostamente o Zen para servidores suporta 8. Veremos.

O Xeon Phi, que nada tem a haver com o Xeon E5, pois são 72 cores baseados no Atom com 144 unidades AVX512, usa 16 GB de HMC (parecido com HBM) integrados no package do chip, mas exteriormente tem 6 canais de memória para mais 384 GB de DDR4.
E estes 16 GB de HMC podem ser usados como Last Level Cache, mas também podem ser usados contíguos aos 384 GB de DDR4.

No Skylake-E ou num futuro Xeon, penso que a Intel pode fazer a mesma coisa. Ou usar eDram como Last Level Cache.
O único problema que vejo é o aumento do custo de um bicharoco destes.
 
Última edição pelo moderador:
Fica aqui uma imagem do Xeon Phi. Podem ver onde fica os 16 GB de HMC. Além disso podem ver a die, que é a maior em 14 nm, batendo a GP100 da nVidia.

Intel-Knights-Landing-Processor_Die_1.jpg


E aqui fica uma imagem de uma board (estas boards é para servidor com 4 sistemas em 2U) onde podem ver os slots para se colocar 384 GB de DDR4.

wm%20Motherboard.jpg


No entanto e como disse, o Xeon Phi em nada é parecido com o Xeon "normal", mas era interessante se o Xeon Skylake-E também usasse HMC ou eDram como L4 (apesar do Xeon Phi poder usar HMC sem ser L4).
O Skylake-E é conhecido agora o socket, que de facto é enorme. Falta ver o cpu.
 
xeon_opteron.jpg


Cooler protótipo da Noctua para sockets Intel LGA3647 e AMD SP3 (parece ser o nome do próximo Opteron Zen).

A notícia é que parece que o Xeon e Xeon Phi usam o mesmo socket e são pin compatible. Acho estranho, porque o Xeon Phi Knights Landing não suporta mais que um socket, que é habitual em motherboards Xeon. Talvez esteja nos planos da Intel um futuro Xeon Phi, neste socket, multi processador.

Seja como for, fica aqui este gigantesco cooler. O tamanho da base e o número de heat pipes é fantástico.

http://www.tomshardware.com/news/cpu-intel-purley-lga-3647,32046.html
 
Back
Topo