Intel Tejas CPU Pics & Info

Nemesis11

Power Member
(Update: + board de referencia )Intel Tejas CPU Pics & Info

Tejas-2-s1.jpg

Tejas-1-s1.jpg


----------------------------------------
* 90nm/65nm Micron Process
* 120-140mm2 Die Size (90nm) / 80-100mm2 Die Size (65nm)
* Extended Enhanced Hyper-Threading
* 8 Tejas New Instructions (TNI) : New high-performance audio standard, code-named Azalia supporting Dolby digital, multistreaming and improved speech recognition.
* 1MB L2 Cache
* 24KB L1 Cache
* 16K uOps Trace Cache
* 800/1066Mhz FSB
* 775 LGA (Land Grid Array) Package
* Clock Speed From 4.4Ghz & Above
* Supports Socket T, Dual Channel DDR-II 400/533Mhz, PCI Express x16 & ICH6 with Grantsdale chipsets
* Availability H2 2004
----------------------------------------

Fonte: http://www.vr-zone.com/#3099

Ainda não saiu o Prescott e já há imagens e specs do Tejas.......LOL.
Assim à primeira vista o que me chama mais à atenção é o TNI é os 24KB de L1.
Estava com esperança de ouvir falar em 64 bits (yamhill), mas parece que a Intel não quer ir por aí.
 
Última edição:
Originally posted by CrazyBomber
Isso ainda eh um cpu 32bits? ou eh de 64bits? parece me ter bue pins. Qual eh a resposta da intel ao opteron da amd, afinal?

Pelo que me parece aquilo já não são pinos ( estou enganado? ), mas a função deve ser a mesma. Quem souber mais deste "Land Grid Array", por favor explique.

Quanto a ser 32 bits, pelo menos oficialmente é.

Agora não sei se não vamos ter uma surpresa no futuro.
Estou a dizer isto por estes dois artigos ( http://www.chip-architect.com/news/2003_03_26_Prescott_clues_for_Yamhill.html ; http://www.chip-architect.com/news/2003_04_20_Looking_at_Intels_Prescott_part2.html ), que dá a entender que há um plano B para a Intel ( muita coisa é especulação ).

EDIT: Em relação ao LGA

Tejas uses a 775-contact pinless Land Grid Array (LGA) that far exceeds the 478 pins used on the Pentium 4, and Prescott. However, the additional pins were required for the additional I/O and power requirements of Tejas, the documents say.

A direct socket loading technique, similar to a waffle iron, traps the LGA package inside a "socket body stiffener" and prevents it from breaking contact with the motherboard. The design also insulates the processor itself from potential damage from the heat sink. If a user aligns the processor correctly -- the "keying" mechanism to prevent the processor from being misaligned hasn't been passed along to OEMs -- upgrades should take place in a matter of seconds, by snapping the load plate over the top of the processor package.

0,3363,sz=1&i=20846,00.jpg
 
Última edição:
Só não tou mm a gostar eh de ser apenas de 32bits. Já não há espaço para isto, não tarda nada vamos passar a usar processadores 64bits, e fica a intel a desenhar os seus 32bits a 20GHz... Não sei onde eh q eles têm a cabeça :sad:
 
Eu axo q isto não deve ser mt de fiar !!! Tudo depende do sucesso do athlon64 , do seu desempenho e da sua real eficiencia. Se tiver um desempenho mais baixo do que o esperado a Intel tem mais margem de manobra, agora se o gajo for um monstro em desempenho e começar a aparecer o software optimizado etc, penso que a intel vai ter de fazer algumas modificaçoes, tipo dobrar a cache L2,etc.Mas logo se ve!!!:D
Fikem BEm:D
 
heyyy tejas tem alguma cena a ver com tejo???:D

e natural q ainda façao cpu´s a 32bits! ainda vai demorar ate tar td a 64!
e pela imagem( se tds os 64bits forem como os amd) ent e msm a 32 bits
 
a cena eh essa.
eh q a amd e a microsoft tao a trabalhar em conjunto numa versao do windows de 64bits, por isso logo a partida o projecto devera ter algum sucesso. sem duvida q o futuro esta na passagem para os 64bits, a intel eh q tem pessimos yields em 32bits e nao se ker aventurar a 64, pq senao ai eh q tava completamente lixada.
ja a amd tem excelentes yields (dai os preços mais baratos), e está na disposição de arriscar a fazer algo mais arrojado.
axo q ou a intel acompanha, ou entao vai ficar um bocado mal...
 
Originally posted by CrazyBomber
a cena eh essa.
eh q a amd e a microsoft tao a trabalhar em conjunto numa versao do windows de 64bits, por isso logo a partida o projecto devera ter algum sucesso.

A intel tb está a trabalhar com a Microsoft no windows 64 bit ( mais tempo que a Amd ) e isso não significou o sucesso do Itanium.

sem duvida q o futuro esta na passagem para os 64bits, a intel eh q tem pessimos yields em 32bits e nao se ker aventurar a 64, pq senao ai eh q tava completamente lixada.
ja a amd tem excelentes yields (dai os preços mais baratos), e está na disposição de arriscar a fazer algo mais arrojado.

Tens o link onde dizem que a Intel tem yelds péssimos? E que a Amd tem optimos yelds?

É que supostamente a Amd tem maus yelds com o Opteron ( rumor ) e já teve no passado ( passagem 0,18 para 0,13 )

Já agora, o que é que os yelds têm a haver com os bits ( passagem 32 para 64 )?
 
A intel tb está a trabalhar com a Microsoft no windows 64 bit ( mais tempo que a Amd ) e isso não significou o sucesso do Itanium.
A intel nao se dedicou a fazer um processador para as massas... apenas para empresas e servidores, q podem pagar mt mais q o user normal.


Tens o link onde dizem que a Intel tem yelds péssimos? E que a Amd tem optimos yelds?
Nope, sorry. Got it from a friend, o gajo ta em gestão, percebe BUÉS disto, ele eh q sabe estas cenas todas... hei de lhe perguntar :)


É que supostamente a Amd tem maus yelds com o Opteron ( rumor ) e já teve no passado ( passagem 0,18 para 0,13 )
Bem possivel q sim. É um processador novo, ainda vai ter de passar um bocado ate q o processo de fabrico fike optimizado :)


Já agora, o que é que os yelds têm a haver com os bits ( passagem 32 para 64 )?
Nao sei se sabes como se fazem chips... digamos q um processador de 64bits oucupa de certeza mais espaço que um de 32, e então se em 20 processadores de 32bits 8 saem estragados, imagina lá um processador maior... iria haver um yield ainda mais fraco. Isso dos 8 em cada 20 eh so para ilustrar, nao eh nenhum exemplo real (pelo menos q eu conheça).
 
Originally posted by CrazyBomber
A intel nao se dedicou a fazer um processador para as massas... apenas para empresas e servidores, q podem pagar mt mais q o user normal.

E mesmo assim não teve sucesso ( não quer dizer que não venha a ter).



Nope, sorry. Got it from a friend, o gajo ta em gestão, percebe BUÉS disto, ele eh q sabe estas cenas todas... hei de lhe perguntar :)

Os yelds dependem de muita coisa. Gostava de ver as %.......É pena não haver numeros oficiais.

Bem possivel q sim. É um processador novo, ainda vai ter de passar um bocado ate q o processo de fabrico fike optimizado :)

Certo, e a passagem de 0,18 para 0,13 ( parece que foi muito mais pacifica na Intel, tb com aqueles recursos...... )

Nao sei se sabes como se fazem chips... digamos q um processador de 64bits oucupa de certeza mais espaço que um de 32, e então se em 20 processadores de 32bits 8 saem estragados, imagina lá um processador maior... iria haver um yield ainda mais fraco. Isso dos 8 em cada 20 eh so para ilustrar, nao eh nenhum exemplo real (pelo menos q eu conheça).

Por exemplo, um processador de 32 bits pode ter mais transístores que um de 64. Um dos factores para piorar os yelds.
Estou curioso para ver a diferença de transístores entre um opteron ( ou um Athlon 64 1MB L1 ) e um Prescott.
 
Última edição:
pa... mas se os amd 64 tiverem sussesso melhor pa todos nos.. concorrencia = melhor preço.. venham os 64 bits! :D e espero mesmo que sejam uns monstros de performance senao a amd... ja era :/ e la continua a intel com os seus 32bits e nunca mais se evolui pos 64 em massa...
 
Originally posted by CrazyBomber


Nao sei se sabes como se fazem chips... digamos q um processador de 64bits oucupa de certeza mais espaço que um de 32,.


Nunca fiz um chip à mão, mas no mês passado tive com uma waffer de processadores na mão... é muito fixe, parece um espelho com muitas cores.. :rolleyes:
Resumindo, eu faço uma ideia de como se fazem processadores, e a noção de relacionar processadores de 32 e 64 bits com o seu tamanho xxxxxxxxxx, até porque costuma acontecer exatamente o oposto...

Nota: Tafinho, um bocado mais de calma nos comentarios sffv. P.Nabais
 
Última edição pelo moderador:
CrazyBomber,

Tudo bem que o tamanho dos chips influencia os yields, mas não é só isso que interessa. Por alguma razão os yields para o mesmo CPU costumam ser melhorados com o tempo.

Mas há mais coisas que fazem a diferença ... a Intel por exemplo têm fabricas com waffers maiores, e waffers maiores são mais CPU's por waffer.

Em relação ao facto dos CPU's de 64b serem "maiores" que os de 32b, embora isso até possa parecer logico, não é bem assim.
Por exemplo, como alguem disse, a cache pode ocupar uma grande parte do chip.

A foto em baixo é de um Barton (512M Cache). A parte "do fundo" é a cache, e se reparares bem, esses 512M de cache ocupam uns bons 2/5 do tamanho do processador.



Tafinho,

Achas que sabes como é que é o desenho interno de um processador porque tiveste com uma waffer na mão?
Qualquer ainda vais dizer que sabes como é que são os atomos porque já viste uma molecula ao microscopio. ;)
 

Anexos

  • bartoncore.jpg
    bartoncore.jpg
    9,4 KB · Visualizações: 189
Originally posted by pnabais

Tafinho,

Achas que sabes como é que é o desenho interno de um processador porque tiveste com uma waffer na mão?

Conheces muita gente em portugal que mexa em waffers...?
Fui passear à única empresa em Portugal que desenha chips & processadores.
Passou-se-me pela cabeça ir trabalhar para lá...

Já agora, e fazendo a respectiva publicidade: www.chipidea.pt
 
Tafinho,

Bem, interessante, sem duvida ... parece que eles esperaram que eu saisse do IST para montarem a empresa. :)

De qualquer forma, esses chips não têm exactamente a complexidade de um CPU moderno.
 
é bem visto.
por acaso nao me lembrei da cache.
mas se bem q eles pensem diminuir a cache para os Thorton (ou la como se vao chamar), axo q para o Opteron ate a vao aumentar, por isso...
E a intel, tb faz caches um bocado grandes...
caga nisso, nao me apetece tar a pensar mais agora :P
 
A do Opteron não a devem aumentar por enquanto ( pelo menos não li nada sobre isso ).

A Intel é que tem umas "bolachas":
Gallatin 2.8 2MB L2 ( 3000$+ )(Efeito Opteron?) e o Madison 1.5 6MB L3( 4000$+ ).
 
Originally posted by pnabais
De qualquer forma, esses chips não têm exactamente a complexidade de um CPU moderno.

Depende , a secção de Design analógico deles tem desenhos bastante mais complexos que os CPUs actuais...
 
"Já agora, e fazendo a respectiva publicidade: www.chipidea.pt"

Eu nem pensava duas x. :D Deve ser das poucas coisas
interessantes que se fazem em Portugal.

Não precisam de mais pessoas? :D Um gajo como eu, por exemplo. :P
 
Back
Topo