Intel Tejas & Socket 775 Unveiled

Nemesis11

Power Member
tejasclamped.jpg

socket 775

tejassocket.jpg


ddr2.jpg

DDR2

While the majority of the AnandTech staff was hard at work in Las Vegas covering CES, a quiet staff member was touring the streets of Taipei.

During his visit to Taipei he came across some information shared by some very good contacts about Intel's Prescott successor - Tejas. Very few people caught on to the fact that we actually talked about Tejas on AnandTech years ago as we heard about the codename before Prescott and even before Northwood, hidden in an Intel presentation that hadn't properly been cleaned up. Originally Tejas was listed as the first Intel CPU to have a 1.2GHz FSB, but now we know a bit more about the CPU.

Apparently a total of 10 Tejas samples have been shipped out to various friends of Intel, all running at 2.8GHz. What's also interesting to note is that our sources have informed us that at 2.8GHz Tejas uses around 150W of power - about 50% more than Prescott at the same clock speed.

Given that Tejas is still a 90nm part, it would be unlikely that the additional power consumption would be due to a larger cache as that would make the die huge and isn't Intel's style to increase cache size without shrinking the die further. If the power figures we've been given are indeed correct, one possible explanation would be that Tejas is indeed some variation of a multicore CPU. While it is unlikely that Tejas includes two discreet Prescott cores on die, there is a chance that the two cores (if they exist) could be sharing data caches and maybe other units. A multicore Tejas would explain the jump in power consumption, and it is in line with Intel's strategy although it does seem sooner than expected.

The 10 Tejas samples are all LGA-775 CPUs and luckily our contact was able to gather some pictures of the CPU and the interface so you all can get a glimpse of what is soon to come. We had to blur out some parts of the pictures to protect the identity of our sources, but you'll still be able to see what's important.

http://www.anandtech.com/printarticle.html?i=1943

150W a 2.8 Ghz 8o
 
150=multicore poderemos então dizer 150w/2=75w por "core"???


hum, há coisas que vão mudar muito, em "breve":rolleyes:
 
Aproveito a deixa e aqui fica um artigo "interessante" (na realidade rídiculo, mas tasse!) de um Prescott que a VRzone esteve a "brincar!"

Alguém teve a triste ideia de tentar retirar o HeatSpreader, mas não se lembraram que a Intel poderia ter modificado a pasta adesiva do HeatSpreader, e ups... core atrás do Adesivo... lá se foi um Prescott à vida...

775Prescott-Open.jpg



O formato é Socket 775:

775Prescott-2-s.jpg


775Prescott-1-s.jpg





Big UPS...

775Prescott-IHS.jpg
 
Isto dos consumos é mais preocupante do que vocês julgam! Preparem-se porque eu não estou a ver todos os papás a deixarem os filhinhos no leechanço dia e noite e terem uma conta de luz 5 contos mais cara só à conta do PC topo de gama do filhote!
 
Originally posted by Zealot
Isto dos consumos é mais preocupante do que vocês julgam! Preparem-se porque eu não estou a ver todos os papás a deixarem os filhinhos no leechanço dia e noite e terem uma conta de luz 5 contos mais cara só à conta do PC topo de gama do filhote!

Se têm € pa um pc topo de gama, tambem têm pa pagar + 25 € no final do mes..:D
 
Originally posted by iJFerreira
150W por 2 cores nem é mau.

Lá estão os AMDfanboys a largar os foguetes antes do tempo.
Bem tu desencantas "AMDfanboys" por tudo quanto é sítio... dassss :rolleyes:

O que me "partiu" foi mesmo esta imagem:
775Prescott-Open.jpg

"Ups escorregousse-me a chave... :confused: "
 
eu continuo a achar o maximo a onda dos posts da conta da electricidade
sao uma anedota
fazem lembrar aquelas velhas dos quartos de Lisboa que nao deixam as raparigas ter um candeeiro aceso para estudar mas o aquecedor esse fica ligado a noite toda
do ponto de vista do consumo electrico mesmo 150 W o dia todo nao e nada de especial. e utilizando o pc normalmente nao e nada
Isso sao duas lampadas ligadas em casa.
 
timber,

"do ponto de vista do consumo electrico mesmo 150 W o dia todo nao e nada de especial"

São 10€ por mês, se for mesmo sempre ligado. Ainda é um bocado.
 
tens uma quantidade de tralhas em casa que gastam nao sei quantas vezes mais que um computador
o frigorifico por exemplo deve consumir a volta de 5 KW.
o proprio monitor deve andar a volta dos tais 150 W.
nunca ninguem se queixa do monitor
tb e verdade que o monitor passa mais tempo desligado que o cpu
O SETI de facto e um exemplo mas tens bom remedio. Se sai caro desligas.
Ganhas o que em correr o SETI? Se gostas de o correr por algum motivo podes bem pagar os €10 por mes. O PC custou bem mais que isso num ano ou dois (ou tres ou cinco)
 
Back
Topo