Processador Intel Tiger Lake [2020]

:n1qshok:
Based on Intel changing the way it quotes base frequencies and TDP for the traditional '15 W' mobile processors, this is how our specification tables will have to look like in future.
EhEEvs9XkAMCxxb

https://twitter.com/IanCutress/status/1301827581029822465
:berlusca:
 
Enfim, confusão dos diabos. O "engraçado" é que no fim, a Intel não chegou a divulgar números deste Tiger Lake a 15W.

Imaginem um fabricante de automóveis anunciar um novo modelo que poderia vir com motores de 75 a 170 cavalos. Só divulga números de performance e consumo desse modelo com os motores com 75 e 170 cavalos. É histórico que modelo mais vendido é o que tem o motor de 90 cavalos. No fim, anuncia que quem escolhe que motor vai ter cada carro vendido, é o stand de automóveis.

Seria bom que a Intel fosse mais transparente.
Talvez fosse bom se os fabricantes de portáteis divulgassem o clock base, PL1, PL2 e Tau de cada modelo com processadores Intel, mas o utilizador comum ainda fica mais confuso.
 
Enfim, confusão dos diabos. O "engraçado" é que no fim, a Intel não chegou a divulgar números deste Tiger Lake a 15W.

Imaginem um fabricante de automóveis anunciar um novo modelo que poderia vir com motores de 75 a 170 cavalos. Só divulga números de performance e consumo desse modelo com os motores com 75 e 170 cavalos. É histórico que modelo mais vendido é o que tem o motor de 90 cavalos. No fim, anuncia que quem escolhe que motor vai ter cada carro vendido, é o stand de automóveis.

Seria bom que a Intel fosse mais transparente.
Talvez fosse bom se os fabricantes de portáteis divulgassem o clock base, PL1, PL2 e Tau de cada modelo com processadores Intel, mas o utilizador comum ainda fica mais confuso.
Não é só intel,. na amd também não sabes, tanto podes comprar como 15 como com 25, não é novidade isto
 
Não é só intel,. na amd também não sabes, tanto podes comprar como 15 como com 25, não é novidade isto

Certo, mas a AMD dá números no TDP "normal" e que é mais frequente usar. Nos U 15W e nos H 35W. Há muito tempo que estes processadores mobile têm cTDP configurável. Alguns fabricantes até colocam essa opção na BIOS. Ainda há pouco tempo mexi num Mini PC com um AMD 3550H onde se podia alterar o cTDP dos 12 aos 54 W.

O que está aqui em questão é a Intel não lançar especificações do Tiger Lake a 15 W e atirar com resultados de benchmarks comparativos com o 4800U que ninguém sabe como foram conseguidos.
 
The Willow Cove core increases the mid-level cache to 1.25MB — up from 512KB. We also added a 3MB non-inclusive last-level-cache (LLC) per core slice. A single core workload has access to 12MB of LLC in the 4-core die or up to 24MB in the 8-core die configuration (more detail on 8-core products at a later date).

https://medium.com/intel-tech/11th-...-new-architectural-breakthroughs-b552fc77dce0

Confirma-se a existência de Tiger Lakes até 8 cores. Deve ser em TDPs superiores, acima de 35W.
 
Meu irmão está fazendo faculdade em T.I. e precisa justamente do Tiger Lake devido as instruções AVX-512 contidas nele. Ele já trabalha com Adobe e esse software se utiliza dessas mesmas instruções. A mobilidade do laptop é outro diferencial, especialmente para ele.
 
Intel’s Tiger Lake 11th Gen Core i7-1185G7 Review and Deep Dive: Baskin’ for the Exotic
https://www.anandtech.com/show/16084/intel-tiger-lake-review-deep-dive-core-11th-gen

saltando para a conclusão
The new Tiger Lake stills falls down against the competition when we start discussing raw throughput tests. Intel was keen to promote professional workflows with Tiger Lake, or gaming workflows such as streaming, particularly at 28 W rather than at 15 W. Despite this we can easily see that the 15 W Renoir options with eight cores can blow past Tiger Lake in a like-for-like scenario in our rendering tests and our scalable workloads. The only times Intel scores a win is due to accelerator support (AVX-512, DP4a, DL Boost). On top of that, Renoir laptops in the market are likely to be in a cheaper price bracket than what Intel seems to be targeting.
https://www.anandtech.com/show/16084/intel-tiger-lake-review-deep-dive-core-11th-gen/19
 
Performance single thread, AVX e load curto bem interessante.

T6LHf0j.png


IeIt94g.png


ygTvi3n.png


Mas multi thread e períodos longos de load, os AMD dão-lhe uma coça:

HuceuM0.png


3cvXO7p.png


1mmjRkE.png


O GPU está bastante bom, para o que normalmente se espera de GPUs integrados da Intel. Fico com boa impressão destas Xe:

lf5IWTt.png


4wafJJ9.png


https://www.anandtech.com/print/16084/intel-tiger-lake-review-deep-dive-core-11th-gen

A melhor escolha vai depender bastante do workload que cada pessoa irá fazer.

Fico a imaginar o que poderia ser este Tiger Lake, se a Intel o conseguisse ter com 6 a 8 cores, bons clocks e TDP de 15 W.
Mais uma vez fico convencido que o problema da Intel não está de todo a nível das arquitecturas que tem apresentado e os problemas derivam todos do processo de fabrico.
 
"review" do linus:


Não trás muito de novo e essencialmente é o que se esperava e o já reportado no anandtech: Intel competitiva em ST e workloads que usem avx512 mas leva porrada da grande em tudo o resto (não há milagres com 4c vs 8c). A gráfica é interessante e é pena não terem feito mais benchs (os vídeos do ltt sempre foram uma miséria nesse aspecto mas estão cada vez piores) e espero que isto sirva de wake-up call à AMD que Vega já não dá e que precisam de portar navi o quanto antes para os APUs.
 
mas olha que a proxima geração trás exatamente a mesma configuração, vega 8 (zen3 + vega 8) existe um cpu (zen2 + rdna2) mas não é para substituir o renoir e sinceramente acho ninguém ainda sabe onde vai ser usado mas eu apostava no surface, vais ter zen 3 + rdna 2 em 2022 no substituto do cezanne
 
mas olha que a proxima geração trás exatamente a mesma configuração, vega 8 (zen3 + vega 8)

Ond é que viste que a próxima geração trás exactamente a mesma configuração?
Primeiro, no ultimo leak do roadmap, o Zen3 APU "Cezanne" não aparece Vega 8, aparece Vega 7. Segundo, ser Vega, não quer dizer que seja a mesma coisa. Os APUs Zen1 também usam a Vega, têm mais CUs (11) e são piores que os APUs Zen2.

PaZx3YE.jpg


De resto sim, o "Van Gogh" com a Navi parece ser para um mercado ainda mais low power.
 
lol, sabes que o 4800u é um unicornio certo? tal como o 3780u por era vega mas os skus normais são vega 10, no que diz respeito é 90% a mesma coisa, alias falando na parte de ser vega mas ser diferente, acho que esta mais que visto que 90% do ganho no igpu desta vez foi devido aos 7nm, na casa dos 30% tal como aconteceu na radeon 7
 
Não interessa se o 4800u é um unicórnio, uma pantera ou um hipopótamo. Qualquer apresentação,roadmap ou diagrama da AMD apresenta 8 CUs nos Renoir porque o chip tem 8 CUs. Da mesma forma que o anterior APU também usava Vega, mas tinha 11 CUs.
Não interessa se o ganhos são 90% dos 7 nm ou se são tweaks.

O meu ponto é que actualmente não se tem a certeza que a Vega no "Cezanne" é igual à Vega do "Renoir". Logo para começar, pelo nome, parece que terá menos 1 CUs. Depois nem se sabe se os 7 nm usados nesse APUs serão os mesmo 7 nm usados no "Renoir", já que a TSMC tem, pelo menos, 3 variantes principais.

De resto, claro que é estranho a AMD ir usar a Navi num modelo que parece ser de nicho, para continuar a usar a Vega no APU principal, mas a AMD lá terá as suas razões que só se saberão quando aquele APU for lançado.


Deixando o offtopic. Este Xe da Intel parece-me estar interessante. Estou curioso para ver como escala com memória dedicada nas gráficas dedicadas, mesmo que sejam de gama baixa.
Os Tiger Lake-H devem vir até 8 cores. Se o TDP não disparar para fora dos TDPs desta gama, ou se não tiverem que baixar muito os clocks, podem ser mais competitivos contra os AMD, visto que terão o mesmo número de cores.
 
Os Tiger Lake são interessantes sim, mas nada me tira a sensação que eles optaram por um quad-core de forma a terem flexibilidade a nivel de TDP e temperaturas para esticar o mesmo muito bem esticado, de forma a conseguirem um desempenho ST a nível de desktop.

A questão aqui é: será que a intel tem realmente uma excelente carta na manga com os Tiger Lake de 6/8 cores, ou simplesmente não conseguiram resultados face aos ryzen 4000 em 6/8 cores, e daí apresentarem um quad-core com um ST excelente para não ficarem mal?

Seja como for, é do meu agrado ver a intel apertadinha... Gostava de voltar a ver uma cartada deles como no tempo dos Core2Duo.
 
GDP Win 3 handheld gaming console spotted running Witcher 3 at 60 FPS

GDP-WIN-3-Tiger-Lake-Gaming-Console-1-768x432.jpg

The GDP Win 3 will be available in two variants, the Indiegogo backers will be able to get a better version with 4-core and 8-thread Tiger Lake clocked up to 4.7 GHz with full 96 of GPU Execution Units. The base model, which was recorded in the video features a Core i5-1135G7 CPU which is clocked up to 4.2 GHz and offers 80 EUs.

Despite a lower number of GPU cores, the device was able to sustain 60 FPS in Witcher 3 (it looks most settings were set to High). In terms of resolution, the device allegedly features a 5.5 inch and 1280×720 screen.

A neat feature that is not very common on such devices is a built-in fingerprint sensor. According to Liliputing, the console is expected to hit the Indiegogo in January 2021 with a price tag of at least 800 USD. It is expected to ship in Q2 2021.
https://videocardz.com/newz/gdp-win-3-handheld-gaming-console-spotted-running-witcher-3-at-60-fps
 
No forum do Servethehome, alguém colocou fotos do "Sapphire Rapids", a versão servidor com o mesmo Willow Cove do Tiger Lake. Este processador irá usar o Socket LGA4677, suporte Pci-Ex 5.0, CXL, DDR5, etc.

UVYIkmK.jpg


wBJCEEa.jpg


https://forums.servethehome.com/index.php?threads/lga-4677.31075/

Parece ser dual die. 2 Ghz, mas o clock nesta altura não significa muito. Os rumores falam que irá até aos 56 Cores.
Por ultimo.........parece enorme. :D

EDIT: Lembram-se dos ataques da Intel ao primeiro Epyc, que era inferior porque eram CPUs "colados"? :D
 
Última edição:
Passou-me ao lado, vai haver um Tiger Lake H de 8 cores

qmWB2L3PzTGvF3Ae.jpg


Intel at its recent 2021 International CES call confirmed the existence of an 8-core version of its 11th Gen Core "Tiger Lake" processor, and held the chip for the camera. The visibly bigger chip will be slated in Intel's H-segment (35 W to 45 W TDP), meaning it will only power gaming notebooks and mobile workstations; while the mainstream mobility segment will still be in the hands of its 4-core "Tiger Lake-H35" silicon. The 8-core "Tiger Lake-H" processor will also receive reasonably high clock-speeds, boosting up to 5.00 GHz.
https://www.techpowerup.com/277218/8-core-intel-tiger-lake-h-processor-by-end-of-2021

Mas... apenas no final do ano?
 
Back
Topo