1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Intel to be Slapped with Greatest Fine in EU History

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por RSC, 2 de Maio de 2009. (Respostas: 59; Visualizações: 4812)

1. RSC

RSC Power Member

(in http://www.techpowerup.com/93051/Intel_to_be_Slapped_with_Greatest_Fine_in_EU_History.html)

2. jfkpt

jfkpt Power Member

Se isso é 100% verdade então é muito bem feita. Se em vez de estimular a venda dos seus produtos andaram a estimular a "não venda" de produtos de outras marcas então devem levar uma daquelas bem grandes !

3. The Golden Eagle

The Golden Eagle I quit My Job for Folding

Apesar de não ser "fan" da Intel acho errado estarem a criar este tipo de situações numa altura de crise mundial...

As empresas estão em prejuízo e a lutar para não fechar (ok, não é o caso da Intel...por agora) e esta gente vai querer cobrar mais de 1.000.000.000€ ?!

Ainda se esse valor fosse para a AMD... (:D)...o que duvido muito.

4. Spiderman

Spiderman I folded Myself

Realmente não faz muito sentido, porque a AMD não vai sair a ganhar nada com os anos todos de prejuizo que teve por esta conduta incorreta da Intel.

A meu ver o dinheiro deveria ir directamente para a AMD, sendo assim uma indemnização, e não uma multa para a EU.

5. kiling

kiling [email protected] Member

Acho a multa um bocadinho exagerada... mas melhor era mesmo um pedido de desculpas publico a AMD pelo que fez.

6. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

nunca reparaste que a ***** não vende amd? :D

7. ZyPhAX

ZyPhAX Banido

Não tarda é melhor proibirem também descontos nos retalhistas, porque acho que a Sonae está a destruir o pequeno comercio...

E acabar com a publicidade também. Não queremos agora que as companhias tentem convencer as pessoas a não comprar a concorrência....

Este tipo de multas é ridicula perante a ausência de um pre-aviso. Admitindo que querem perseguir estas companhias devia haver um estatuto especial para elas apriori. Ou seja, eram classificadas pela EU como dominantes, e era-lhes negada a possibilidade de fazer publicidade ou descontos.

Mas isto seria ANTES das multas.

8. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

não digo que devam, mas na situação actual são campanhas altamente lesivas... a última campanha dos 20% em talão canalizou uma brutalidade do mercado para as *****... se o resto não vende, não há dinheiro para empregados, para manter estruturas, etc...

são questões que não são de resposta linear...

9. ZyPhAX

ZyPhAX Banido

Mas se querem que estas companhias tenham um estatuto diferente, então que este seja oficializado. Imaginas que eras presidente da empresa e ficavas numa de "Hmmm, será que sou dominante? Será que posso fazer publicidade? Até que ponto?".

Este limbo em que as decisões são feitas por um juiz a olho não fazem qualquer sentido.

10. petersaints

petersaints Power Member

Que eu saiba acordos de exclusividade não são ilegais... penso eu de que!! É natural que acordos de exclusividade levem a preços mais baixos. É como uma empresa com centenas de empregados fazer um contrato com uma operador móvel e por ter um volume grande de utilizadores ter planos mais vantajosos... sinceramente não percebo este multa.

11. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

a linha que divide a exclusividade e o monopólio é muito fina... esse é o problema.

12. jfkpt

jfkpt Power Member

Há uma diferença entre acordares que a loja só vai vender produtos teus, de acordares que a loja não vai vender produtos da marca concorrente "Z".

É bem diferente e é isto que está em causa penso eu :)

13. ZyPhAX

ZyPhAX Banido

Dado que a AMD é o unico concorrente, isso é irrelevante para este caso.

14. blastarr

blastarr Power Member

Já pensaste que é o único concorrente actualmente porque a Intel pressiona e ameaça todos os outros potenciais interessados em fabricar CPU's x86 com as suas práticas monopolistas e acções legais (olha que interessados não faltam) ?
    Quando a vitória do x86 ainda não era garantida nos anos 80, a empresa não se importava tanto de ter uma série de concorrentes com clones das suas CPU's no mercado, pois isso significava aumentar o alcance da arquitectura no futuro.
    Depois alterou as regras do jogo mal chegou ao topo e só a AMD resistiu (a custo) por causa de uma decisão histórica do tribunal.
    A essa táctica chama-se "bait and switch", é é ilegal.

15. ZyPhAX

ZyPhAX Banido

Não tentei sequer ir por esse caminho. Foi apenas uma resposta ao "exclusividade é diferente de proibir vender o concorrente X".

Volto a dizer, se estas companhias são tão grandes que não podem entrar em acordos de exclusividade ou descontos de volume acima de um determinado nível, que isso seja legislado. Não faz é sentido estarmos numa de levantar o dedo, ver para que lado o vento sopra, e mandar uma multa para o ar.

16. possessed

possessed Full Throttle BOINC Roller

O problema assenta que mesmo sendo acordo de exclusividade, este era feito a uma grande percentagem de mercado (todas as grandes marcas, hp, dell, gateway, asus, por aí fora) e deixava poucas para venderem amd e mesmo essas ainda vendiam produtos intel. Isso bem analisado é um tactica monopolista de controlo do único oponente porque caso a amd deixasse de existir rapidamente apareceriam processos para dividir a intel em várias empresas mais pequenas e teria de abrir mão do x86 a outras 2 ou mais empresas para lhe fazer concorrência. Eles bem tentam contornar as leis, mas há sempre quem tem os olhos abertos.

17. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

daí eu dizer que a linha que divide a exclusividade e o monopólio é muito fina... e neste caso só com dois grandes players é mesmo muito fina...

deixa a hp fora disto... é a hp que faz grande parte da cota de mercado da amd... seja por produtos exclusivos (tx2, etc) seja pela aposta em trazer para o mercado produtos mid-end, high-end com amd quando nenhuma outra mara o faz... tanto em consumo como no mercado empresarial...

mesmo a toshiba que recentemente começou a trabalhar amd só o faz em low end...

a hp é das marcas menos susceptíveis a essa pressão... fruto também do peso do mercado obviamente...

18. jonny__27

jonny__27 Banido

Estive a pesquisar um pouco sobre isto, e pelo que percebi (o meu inglês já não é o que era), a manobra da Intel é chamada de Dumping. Eu passo a explicar:

Vamos supor que a minha empresa tem 5 milhões de euros, e a tua empresa é concorrente, mas tem apenas 1 milhão. Ora, eu baixo o preço dos meus produtos para valores abaixo do custo de produção. Eu vou perder dinheiro, mas para acompanhares tens também de baixar o preço dos teus produtos para valores inferiores ao custo de produção. Ambos ficamos a perder, mas como tens menos dinheiro que eu, acabas por ir à bancarrota e pedir falência primeiro. Aí, volto a subir o preço dos meus produtos para o valor inicial, ou mesmo superior, visto que tenho o monopólio do mercado.

19. erdnagama

erdnagama Power Member

Dumping é uma estratégia de gestão que consiste em vender produtos abaixo do custo de produção.

Cumpz

20. blastarr

blastarr Power Member

Algo que a Intel não faz em nenhum produto.
    Não faz sentido fazer isso em CPU's x86, os custos de produção (especialmente na amortização dos avultados investimentos em fábricas cuja vida útil é limitada no tempo -10 a 15 anos, no máximo-) ainda fazem parte do "core business", e é por isso que margens de lucro a rondar pelo menos os 50% por unidade são a norma na Intel, enquanto que em empresas sem fábricas próprias, ou com foundries mais generalistas, margens entre os 15 e os 40% já serão excelentes.

Partilhar esta Página