Intel to be Slapped with Greatest Fine in EU History

desculpem la mas a microsoft tem um monopolio bem maior e a multa foi menor. decerteza que o valor vai baixar.

Isso não tem nada a ver. Não é o tamanho da empresa que define o tamanho da multa. A Intel andou a pagar aos fornecedores para não venderem produtos concorrentes, e isso é muito grave.
 
A multa tem que ser paga na mesma:
não disse que não iam pagar... só disse que face aos resultados apresentados não vão ter problemas em pagar a multa :)

para isto ter impacto teriam de ser entre 3 a 5 vezes superior a multa, mas isso era colocar em risco uma empresa da qual dependem muitas pessoas.

hoje em dia tem de se puxar as orelhas, mas não muito...
 
não disse que não iam pagar... só disse que face aos resultados apresentados não vão ter problemas em pagar a multa :)

para isto ter impacto teriam de ser entre 3 a 5 vezes superior a multa, mas isso era colocar em risco uma empresa da qual dependem muitas pessoas.

hoje em dia tem de se puxar as orelhas, mas não muito...

Deve ser um consolo para os accionistas ver 1/4 dos lucros gerados em todo mundo durante um ano terem de ser investidos no pagamento de uma multa.

Enfim uma multa é mesmo isso, ninguém fica sem comer para ter que pagar uma multa de excesso de velocidade, porque é que coma Intel havia de ser diferente?
 
tá difícil... é óbvio que era preferível não pagar, mas face ao cenário económico actual, a multa compensa... tantas e tantas empresas que têm apresentado resultados no vermelho... e ainda por cima têm capacidade para a pagar sem financiamento de acordo com os analistas.
 
tá difícil... é óbvio que era preferível não pagar, mas face ao cenário económico actual, a multa compensa... tantas e tantas empresas que têm apresentado resultados no vermelho... e ainda por cima têm capacidade para a pagar sem financiamento de acordo com os analistas.

Mas a partir de agora acabou-se a brincadeira e isso é que conta. A multa obviamente que lhes vai doer por muito pouca mossa que possa causar. E até pode acontecer de nos recursos eles se virem a safar (não me acredito muito). Mas a verdade é que até saírem esses recursos, eles não se podem dar ao luxo de voltarem a repetir as mesmas tácticas sujas caso contrário arriscam-se a levar com mais multas pesadas.
 
Não, nem chega a ser um bilião. Não se esqueçam que o Reino Unido (origem da notícia) usa o termo "bilião" para referir 1,000,000,000, ou seja, são "apenas" mil milhões de euros e não o tal bilião.

Cumps.

Acho que não é assim. Bilião é a mesma coisa que mil milhões. Os brasileiros dizem bilião, o português europeu usa mil milhões.
 
Mas a partir de agora acabou-se a brincadeira e isso é que conta. A multa obviamente que lhes vai doer por muito pouca mossa que possa causar. E até pode acontecer de nos recursos eles se virem a safar (não me acredito muito). Mas a verdade é que até saírem esses recursos, eles não se podem dar ao luxo de voltarem a repetir as mesmas tácticas sujas caso contrário arriscam-se a levar com mais multas pesadas.

olha que não sei... achas que daqui a dois meses tens amd à venda na *****? :D essa é a prova de fogo :)
 
ao que parece, vão recorrer da multa.

Sinceramente, como já foi dito, preferia que em vez de multa deste calibre, devia ser metade para a UE e metade para a AMD, pelo menos, que é quem tem saído a perder com as políticas da Intel.

Sobre a Microsoft, que eu saiba para estar no mesmo nível seria como se obrigasse a todos os fabricantes de computadores a vender as maquinas só com Windows, impedir a instalação de Linux e a venda de Mac's. Que eu saiba não chegou nem de perto a isso.
 
ao que parece, vão recorrer da multa.

Sinceramente, como já foi dito, preferia que em vez de multa deste calibre, devia ser metade para a UE e metade para a AMD, pelo menos, que é quem tem saído a perder com as políticas da Intel.

Sobre a Microsoft, que eu saiba para estar no mesmo nível seria como se obrigasse a todos os fabricantes de computadores a vender as maquinas só com Windows, impedir a instalação de Linux e a venda de Mac's. Que eu saiba não chegou nem de perto a isso.


Quando compramos um portátil, somos obrigados a comer com um sistema Operativo da microsoft (XP, Vista ou o Seven no futuro), isto não dá hipoteses a programas da concorrência, mesmo sendo quase inexistentes, até acho mais grave do que o caso Intel.

Em Portugal o que não falta são casos destes mas neste país nem os que são corruptos declarados têm problemas, quanto mais estes casos.

OFFTOPIC: Uma coisa que nunca percebi é o facto da Intel ser dona da tecnologia X86, se entendo têm a patente da tecnologia, mas ao fim de alguns anos não pode ser usada por todos, tipo os chineses começarem a fazer cópias a torto e a direito, claro a preços muito mais baixos?

Por exemplo temos os medicamentos genericos dos quais tenho a ideia que são patentes que já expiraram das companhias que as patentearam.

Mas posso estar a fazer confusão alguém me pode explicar.
 
Eu tenho ideia que as patentes duram para ai uns 20 anos, mas neste caso não sei !


Segundo a wikipedia o x86 apareceu pela primeira vez em 1978, já lá vão 31 anos ...
 
sao coisas diferentes, cada um tem a sua lei. Nos medicamentos salvo erro sao 10 anos em exploraçao comercial
 
desculpem la mas a microsoft tem um monopolio bem maior e a multa foi menor. decerteza que o valor vai baixar.


Não são casos comparáveis. Mesmo sendo verdade que a microsoft monopoliza, diz-me: há alternativas para o user comum? Mac? (lol) Linux? (lol ainda maior).

A nível empresarial (mercado de servidores) sim, já concordo que a Microsoft devia levar na trombeta todos os anos. Ainda recentemente o nosso PM assinou um acordo milionário com o bill gaitas para fornecer compuadores com o windows a escolas, empresas públicos e o diabo-a-sete. Quando podia poupar MUITO dinheiro implementando software livre como o Linux (ubuntu por exemplo).

desculpem o off topic.
 
Última edição:
Resposta da AMD:

A Comissão Européia considerou a Intel culpada por abuso de sua posição dominante no mercado global de microprocessadores, ato que teria prejudicado milhões de consumidores europeus ao manter, por vários anos, os concorrentes fora do mercado de chips. Maiores detalhes sobre a condenação você pode conferir lendo: Multa recorde de 1 bilhão de euros para a Intel. Mais abaixo você confere os comentários da AMD sobre o assunto, nas palavras de Dirk Meyer, presidente e CEO da AMD, e de Tom McCoy, vice-presidente executivo de assuntos jurídicos da AMD.

“A decisão de hoje é um passo importante para que seja estabelecido um mercado verdadeiramente competitivo." “A AMD sempre ocupou uma posição de liderança tecnológica e estamos ansiosos por mudar um mundo em que a Intel ditava as regras no lugar dos consumidores.”
Essas foram as palavras de Dirk Meyer.

“Após uma extenuante investigação, a UE chegou a uma conclusão: a Intel violou a lei e os consumidores foram prejudicados.” “Com essa decisão, a indústria será beneficiada com o fim do monopólio da Intel com seus preços altos e os consumidores europeus terão mais opções de escolha, mais valor e inovação.” Conclui McCoy.

Fonte: http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=254355
 
Tenho a impressão que apesar do valor da multa as coisas não vão mudar muito. Vejamos:

Quem manda no Hardware é a Intel e no Software, a Microsoft. Actualmente ambas são super empresas muito por culpa do apogeu do Personal Computer criado pela IBM há uns bons anos atrás, em que literalmente abriu a mão à estes concorrentes numa altura em que a IBM por acaso também era criticada por monopólio.

Mesmo que a AMD tenha um bom processador dificilmente consegue ganhar market share à Intel para virar totalmente o mercado a seu favor, embora um simples ganho na ordem de 1% no mercado global representa sempre muito dinheiro.

Já por várias alturas que a AMD teve um produto competitivo à todos os níveis, e mesmo assim dificilmente se via os produtos deles em certas lojas. Lembro-me perfeitamente por exemplo na altura do Intel Pentium III, em que várias lojas por cá não vendiam Athlons, preferindo vender exclusivamente PIII ou os primeiros Pentium 4 que eram significativamente mais caros.

Na altura dos Athlon64 acabei por notar a mesma situação. Houve empresas a assemblarem maquinas só com CPUs Intel (sei isto porque estive nalgumas dessas empresas, e muito dos trabalhadores disseram que era raro montar um computador com CPU AMD), apesar de que na altura os AMDs seriam o preferível para um PC.

Se por exemplo olhar para o mercado de GPUs então as coisas mudam drasticamente. Mesmo que a Nvidia seja a companhia de maior dimensão, eles quando lançam um produto menos bom acabam por sofrer mais perdas de market share, em relação a ATI/AMD. Ou seja, o mercado dos GPUs é bem mais volátil do que dos CPUs. A Nvidia não deixa de ser a maior na área, mas não é suficientemente grande para assumir um monopólio.

Os tentáculos da Intel já tiveram mais que tempo para chegar à todo o lado inclusíve consegue tocar na mente das pessoas. Qualquer pessoa que compre um PC, continua a não dar importância à marca do GPU da placa gráfica que equipa esse mesmo computador, mas sim ao processador.

O monopólio da Intel só acabava se a empresa de facto acabasse por cair. E depois a multa acaba por coincidir num bom momento que a Intel têm estado a gozar de há três anos para cá.
 
Já por várias alturas que a AMD teve um produto competitivo à todos os níveis, e mesmo assim dificilmente se via os produtos deles em certas lojas. Lembro-me perfeitamente por exemplo na altura do Intel Pentium III, em que várias lojas por cá não vendiam Athlons, preferindo vender exclusivamente PIII ou os primeiros Pentium 4 que eram significativamente mais caros.

Se não estou em erro, penso que era a Asus, que nas primeiras boards para athlon, vinham numa caixa branca sem qualquer identificação.

As primeiras boards da supermicro para Amd, vinham com o nome A+ e para se ver informação sobre elas, tinha que se ir por um url que não estava indicado em quase sítio nenhum. Só passado muito tempo o nome foi oficializado.

Até à uns anos, a parceria Dell - Intel era muito famosa.

Não tenho qualquer prova que estes exemplos fosse por pressão da Intel, mas há muitos outros exemplos de situações estranhas.


O que me faz mais confusão é a multa ter sido aplicada agora quando, acho que o mercado está muito mais aberto que à uns anos atrás.
 
Quando compramos um portátil, somos obrigados a comer com um sistema Operativo da microsoft (XP, Vista ou o Seven no futuro), isto não dá hipoteses a programas da concorrência, mesmo sendo quase inexistentes, até acho mais grave do que o caso Intel.

Há MUITOS portáteis a serem vendidos sem SO ou com linux ;) Experimenta os famosos compal's e afins.

Já os grandes players que não vejo serem vendidos sem SO. Acaba por ser parte bem integrante, tal como os mac's são vendidos com software próprio e não "virgens".
 
Back
Topo