Intel to buy Mobileye for 15.3$B

Dark Kaeser

Colaborador
Staff
Press release
Intel and Mobileye announced on March 13 that they have entered into a definitive agreement pursuant to which Intel will acquire Mobileye. Under the terms of the agreement, a subsidiary of Intel will commence a tender offer to acquire all of the issued and outstanding ordinary shares of Mobileye for $63.54 per share in cash, representing a fully-diluted equity value of approximately $15.3 billion and an enterprise value of $14.7 billion.
http://intelandmobileye.transactionannouncement.com

Quando li as primeiras noticias acerca da colaboração entre ambas as empresas, para o sector ADAS, sistemas avançados de assistência à condução, já me estava a perguntar quanto tempo a Intel iria demorar até avançar para uma oferta de aquisição, bom demorou menos do que pensava.
A Intel a tentar encontrar um novo mercado, adquirindo uma das empresas com maior expressão nesse mercado, a ver como corre, é que nos últimos tempos este parece ser um padrão previsível por parte da Intel, ir adquirir empresas para entrar em novos mercados ou permitir diversificar a oferta.
 
Uma das primeiras reacções, que não de analistas financeiros, mas de quem acompanha o sector,
Intel Rocks World with $15B Mobileye Buy
http://www.eetimes.com/document.asp?doc_id=1331468&page_number=1


No entanto não deixa de ser curioso
Ziv Avriam, Mobileye’s co-founder, president and CEO, and Amnon Shashua, co-founder, CTO and chairman, the two executives stressed, “The transaction is unique in the sense that instead of Mobileye being integrated into Intel, Intel’s Automated Driving Group (ADG) will be integrated into Mobileye.”
o que tendo em conta o histórico da Intel em integrar as empresas que adquiriu no seu portefólio, é capaz de ser a melhor decisão.
 
Também vi esse artigo. Parece que não sou o único a achar que a Intel está a atacar tudo o que se mexe naquela para ver no que vai dar. Não parecem ter um rumo definido, enquanto houver dinheiro para gastar não há problema...
 
Acaba por ser uma tentativa de monopolizar o Mercado computacional por uma via legal... Poder financeiro nao lhes falta, e se forem bem sucedidos na maioria destas investidas o risco compensa...
 
iu


Intel Announces Intent to Take Mobileye Public​


With the full support of Intel’s board of directors, Intel today announced its intention to take Mobileye public in the United States in mid-2022 via an initial public offering (IPO) of newly issued Mobileye stock.
A final decision on the IPO and its conditions and ultimate timing is pending and subject to market conditions.
https://www.intc.com/news-events/pr...ntel-announces-intent-to-take-mobileye-public
 
Os volumes de vendas da Mobileye ainda são relativamente baixos, mas a empresa tem uma margem de lucro de 30% e uma carteira de encomendas muito grande", diz Ramsey. - A empresa já assinou contratos promissores para sistemas autónomos com vários grandes fabricantes de automóveis. Além disso, está em parceria com um importante fornecedor e integrador de componentes automóveis, a Delphi, para desenvolver um sistema não tripulado que será produzido sob diferentes nomes de marca
 
Muitas destas grandes empresas, embora tenham algum investimento em R&D, tem vindo sempre a diminuir. É quase inevitável que acabem por se virar cada vez mais para maximização de lucro dos acionistas. Então, o que acabam por fazer é comprar outras empresas mais pequenas que ainda tenham um investimento considerável em investigação. Tenho seguido a progressão da mobileye através do https://www.robomarkets.pt/ e tem permanecido relativamente estável, que é o que se quer de uma empresa que acaba por servir basicamente como outsourcing de um departamento de R&D. Não vejo necessariamente como uma tentativa de monopolizar nada. É apenas a estratégia dos dias de hoje, não apenas nesta área.
 
Back
Topo