Gráfica Intel Arc Discrete GPUs

Quase certo que será para outras finalidades, mas era bom que também entrassem no mercado gaming mais tarde.

O fosso entre Nvidia e AMD é cada vez maior, era necessário mais um player de peso, com dinheiro!
 
Última edição:
Licenças não, deduzo que ele se queira referir é a licenciamento de IP por causa das patentes, dado que a Nvidia e AMD (via ATI) são empresas já com alguns anos no mercado e como tal existe a probablidade que um GPU acabe por infringir algumas delas.

Por isso o habitual é as empresas licenciarem ou usarem o chamado "cross licence" para evitar isso.
 
Duvido que precisem de mais licenciamento que o que já possuem para as gráficas integradas, mas isso digo eu que sou leio na matéria...
 
desculpem se a pergunta era demasiado genérica, mas era isso mesmo, imaginemos que eu quero fazer uma placa gráfica.
sendo que todas as placas tem CU's e outros termos.
nao há necessidade de pagar licença ?
 
@Luka_ sabe-se que a Intel estava a pagar à nVidia à volta de 1.5B$ um valor que tinha sido acordado após os processos em tribunal após a Intel ter decidido que as suas motherboards deixariam de ter "chipsets" de 3º, e que na prática dizia que a nVidia se comprometiam a não interpor mais processos, acordo esse que já terá chegado ao fim há um ano atrás.

Houve depois de rumores da Intel e AMD que se suponha ser um acordo de licenciamento, mas que soube-se depois afinal incluia o fornecimento de GPU da AMD à Intel, logo aqui estará à partida implicitamente incluído um licenciamento, embora oficialmente não tenha sido anunciado nada.

Curiosamente a AMD há um ano atrás colocou um processo a várias empresas relacionado precisamente com a infração de patentes de GPU, a nVidia já tinha colocado processoa também quer à Qualcomm quer a Samsung pela mesma razão.
 
Ou seja, se o desenvolvimento de um GPU for feito de raiz seja por que empresa for, a Nvidia e a AMD apenas podem processar baseado em suposições de violação de IP, ou seja, ar.
 
wbD1i9o.gif


Ele foi o pai do "Larrabee". :)
 
Segundo os Leaks, "Arctic Sound", é o nome de código do primeiro dGPU da Intel (Desta era. Esquecendo o i740.). Eu não ligaria muito ao nome de código. :)

Nesta altura, o que anda aí a nível de nomes de código de dGPUs da Intel:
- Primeira Geração: Arctic Sound
- Segunda Geração: Jupiter Sound

A nível de nomes de código de CPUs com as próximas gerações de gráficas integradas:
- IceLake - Gen11
- TigerLake - Gen12
- Alder Lake - Gen13

Fala-se que a Gen12 de GPUs integrados será baseado no Arctic Sound e que a Gen13, no Jupiter Sound.

Mas tudo isto é especulação. Nada disto é confirmado pela Intel. Coloquem muito sal.
"Confirmado" pela Intel é um dGPU para 2020, mas coloco dentro de aspas, porque mesmo isso pode sofrer alterações até lá. :)
 
Última edição:
Neural Sound Processor confirmed... :rolleyes:

Talvez não estejas longe da realidade. :D
"Alegadamente" o dGPU "Arctic Sound" começou como um projecto de dGPU para Datacenter. Especificamente para "Video Streaming" e que depois o projecto foi dividido em 2. Uma versão para o mercado Datacenter e outra para o mercado Consumidor.
Faz-me um pouco de confusão, inicialmente, terem criado um projecto de dGPU para Datacenter só para "Video Streaming", mas ok. :)
 
Era bom ter a intel a competir nos gpus. Nvidia está como quer e com pouca concorrência, amd demora meses até ter algo para competir.
Nvidia está de parabéns no facto de não dormir mesmo dominando mas nos perdemos com amd longe dos tempos que metia gpus no mercado a tempo e horas.

Cumps
 
A Intel tendo fábricas próprias, onde fabricam os CPU's e SSD e eDRAM?, poderão fazer também a VRAM (GDDR6? HBM2?) ? É que o bottleneck no mercado actual parece estar mais na VRAM do que falta de chips GPU quer nvidia quer amd.
 
A Intel começou como uma empresa que fabricava memória, mas é verdade que isto já é história longínqua. :) No entanto, eles hoje em dia fabricam HMC (Hybrid Memory Cube) que é usado nos Xeons Phi e alguns FPGAs e é "semelhante" a HBM. Por último, a Intel tinha uma parceria com a Micron, mas foi desfeita à pouco tempo, por isso não sei em que pé vai ficar o mercado de memória para a Intel.
 
Back
Topo