1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Intel to Develop Discrete GPUs

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Nemesis11, 8 de Novembro de 2017. (Respostas: 50; Visualizações: 4808)

1. reiszink

reiszink Power Member

Quase certo que será para outras finalidades, mas era bom que também entrassem no mercado gaming mais tarde.

O fosso entre Nvidia e AMD é cada vez maior, era necessário mais um player de peso, com dinheiro!

Última edição: 13 de Junho de 2018
  2. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

O alvo é Computação, Datacenter, etc etc, mas também é Gaming.

https://www.marketwatch.com/story/i...h-amd-and-nvidia-on-graphics-chips-2018-06-12

3. JanosLee

JanosLee Power Member

já não era sem tempo ... eu acho que já perguntei mas não obtive resposta.
    existe algum tipo de licença obrigatória ?

4. Luka_

Luka_ Power Member

Licença obrigatória? Como assim? Tipo as licenças x86?

5. Dark Kaeser

Dark Kaeser Power Member

Licenças não, deduzo que ele se queira referir é a licenciamento de IP por causa das patentes, dado que a Nvidia e AMD (via ATI) são empresas já com alguns anos no mercado e como tal existe a probablidade que um GPU acabe por infringir algumas delas.

Por isso o habitual é as empresas licenciarem ou usarem o chamado "cross licence" para evitar isso.

6. Luka_

Luka_ Power Member

Duvido que precisem de mais licenciamento que o que já possuem para as gráficas integradas, mas isso digo eu que sou leio na matéria...

7. JanosLee

JanosLee Power Member

desculpem se a pergunta era demasiado genérica, mas era isso mesmo, imaginemos que eu quero fazer uma placa gráfica.
    sendo que todas as placas tem CU's e outros termos.
    nao há necessidade de pagar licença ?

8. Dark Kaeser

Dark Kaeser Power Member

@Luka_ sabe-se que a Intel estava a pagar à nVidia à volta de 1.5B$ um valor que tinha sido acordado após os processos em tribunal após a Intel ter decidido que as suas motherboards deixariam de ter "chipsets" de 3º, e que na prática dizia que a nVidia se comprometiam a não interpor mais processos, acordo esse que já terá chegado ao fim há um ano atrás.

Houve depois de rumores da Intel e AMD que se suponha ser um acordo de licenciamento, mas que soube-se depois afinal incluia o fornecimento de GPU da AMD à Intel, logo aqui estará à partida implicitamente incluído um licenciamento, embora oficialmente não tenha sido anunciado nada.

Curiosamente a AMD há um ano atrás colocou um processo a várias empresas relacionado precisamente com a infração de patentes de GPU, a nVidia já tinha colocado processoa também quer à Qualcomm quer a Samsung pela mesma razão.

9. Luka_

Luka_ Power Member

Ou seja, se o desenvolvimento de um GPU for feito de raiz seja por que empresa for, a Nvidia e a AMD apenas podem processar baseado em suposições de violação de IP, ou seja, ar.

10. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Ele foi o pai do "Larrabee". :)

11. Lima08

Lima08 Power Member

e porque não a intel lançar algo tipo acelerador gráfico ? não era má ideia
    acho que seria uma boa aposta

Partilhar esta Página