Memória Intel to do away with DRAM in PCs

Como é que a Intel vai fazer isso? O CPU vai ter caches do tamanho da nossa memória? Há alguma nova tecnologia de transferência e caching de informação da Intel?
 
Como não acredito que estejam a pensar em depositar o "fardo" somente em cima dos SSD, mesmo em interfaces PCIe, ou Sata Express, diria que tem a haver com Memristors e semelhantes.
 
O título é enganador (como de costume nestes artigos mal escritos). O que a Intel quer fazer é passar embutir a memória no invólucro do processador, usando a técnica de die-stacking. Basicamente, é passar os chips de memória literalmente para cima do processador.

É capaz de ser muito interessante para dispositivos móveis, e servidores, mas para desktop perde toda a flexibilidade e baixo custo.

A ver vamos.
 
Como é que concluíste que é disso de que se está a falar pelo artigo? Estás a supor ou baseias-te em algo mais concreto?
Já agora, a parte do custo não é tão linear como dizes, há outros benefícios que podem equilibrar a balança de custos.
 
Última edição pelo moderador:
Mas isso não é uma tecnologia que acabe com a memória ram, como disse o primeiro artigo desta thread. Isso refere-se a um novo interface que tenta maximizar o I/O da ram, sobrepondo-a. Verdade seja dita, os resultados desse protótipo são fantásticos, o que me leva a crer menos no primeiro texto de que a ram irá deixar de ser usada em PCs.
 
O título é enganador (como de costume nestes artigos mal escritos). O que a Intel quer fazer é passar embutir a memória no invólucro do processador, usando a técnica de die-stacking. Basicamente, é passar os chips de memória literalmente para cima do processador.

É capaz de ser muito interessante para dispositivos móveis, e servidores, mas para desktop perde toda a flexibilidade e baixo custo.

A ver vamos.

Tens razão, concordo a 100% contigo, mas não me admirava se assim fosse. O futuro do computador não passa pelo desktop como o conhecemos, todas estas evoluções quer de GPU quer de CPU têm tido mais em conta o mercado móvel que outra coisa.
 
O título é enganador (como de costume nestes artigos mal escritos). O que a Intel quer fazer é passar embutir a memória no invólucro do processador, usando a técnica de die-stacking. Basicamente, é passar os chips de memória literalmente para cima do processador.

É capaz de ser muito interessante para dispositivos móveis, e servidores, mas para desktop perde toda a flexibilidade e baixo custo.

A ver vamos.

Isso em dispositivos móveis já é uma realidade. Praticamente todos os SoC em telemóveis e tablets tem a ram "embutida", usando a técnica Package on Package (PoP) tirando alguns casos, como o caso do iPad 3 que tem a ram à parte.

Agora, os problema disso é aquecimento (como vais dissipar o calor do CPU com a ram pro cima?) e qual a capacidade de memória que consegues empilhar em cima do CPU e com esta técnica ficas sem capacidade de upgrade.

Penso que no caso do iPad 3 foi precisamente o maior aquecimento do A5X que impediu usar o PoP (já que o integrado tem um IHS e adesivo termico).
A vantagem é poupar espaço no PCB, custo (menos tracers) e maximixar BW/latencia devido a menor distância.
 
Última edição:
Isso parece-me uma ideia igual a uma que vi no passado na gráfica FX5200 para portátil que era assim: http://image.made-in-china.com/2f0j00sKptyAlclGqv/Geforce-FX-GO5200-NPB-64M-Chipset.jpg

N
a minha opinião para pc's desktop acho que esta bom assim e eles deviam eram preocupar em não mudar de socket como mudam de calças!
Só tenho pena as motherboards não terem um socket para encaixar o GPU e memorias para ele, não precisava de meter tantas gráficas no forno! :D
 
Isto no mercado empresarial e portatil é chiça. Vendem-se milhões por ano. Depois temos o mercado entusiasta e vamos ver como corre.
Mudar socket tem aspectos negativos e positivos. Como tudo. Mas prefiro a logica da Intel do que da AMD, por exemplo em relação aos sockets.
 
a PS3 já usava uma técnica parecida, neste caso a memória não está empilhada, mas no mesmo PCB do GPU:

ps3_39.jpg
 
Back
Topo