Não tá a tirar cache tá é a construir nativamente com 2 megas de cache em vez de 4 e depois cortar a cache.
Não vão retirar nada Em vez de fabricar todos os CPUs com 4MB de cache e desactivar 2MB para os E6300 e E6400 vão passar a fabricá-los logo com 2MB de cache
A ideia é reduzir os custos, de forma a reduzir o preço de venda, tornando-os mais atractivos e aumentar as vendas.
Mas será que existe alguma maneira de activar a cache desactivada nos actuais conroe? Se houvesse, já haviam novidades por aí fora Mas de certo que é para reduzir custos, para não andar a desperdiçar cache não usada.
exacto , os conroe E6300 e E6400 nao sao 2Mb cache L2 nativos , sao 4mb cache "capados" . cumprimentos
Maneira de desbloquear, nao creio. Mas ja houve mais do que 2 casos em E6400 com os 4MB de cache L2 activada...
Então é um "die" complectamente novo... mais pequeno.. perde praí metade do tamanho actual..tirando 2 megas.. P.S. não sabia que os C26300 e 6600 tinham só 2megas..pensava que tinham 4 megas todos..
São os 6300 e 6400 que têm 2MB de cache. Podia dar para activar era bom era. Ou será são estes processadores que não passaram nos testes dos 4MB de cache e desactivaram o restante sem problemas e passam para o lote dos processadores a serem vendidos com 2MB de cache?
Duvido mesmo muito que haja forma de activar a cache dos 6300 e 6400. Deve ser feito de forma fisica e irreversivel. De qualquer forma parece-me boa ideia já que permitirá, como já disseram, diminuir os custos de produção e eventualmente os preços de venda ao publico e quem sabe até os yields.
A cache é das coisas mais caras que existe no fabrico de CPUs (corrijam-me os electrotécnicos por aí). Vejo nesta medida a criação de uma linha de montagem dedicada que a longo prazo diminui os custos de produção e como tal aumenta os lucros e permite o decréscimo dos preços. De certa forma, é apenas um processo de especialização na produção. Nada de especial.
Tão e k é k vai acontecer aos k tiverem parte desses 2MB estragados? Para o lixo é k n devem ir, sera k tb saem cpu's só com 1MB? Celerons tlx...
Podem ir para os conroe L, podem haver as duas versões ao mesmo tempo (2 MB nativos e 4MB cortados). Ou talvez para o "lixo" caso o yelds sejam muito bons. Só a intel saberá.
para a intel tomar uma atitude destas é porque os yelds deviam estar a ser bons. se não, bastava aproveitar os cores com parte dos 4mb "estragados" para os allendale, mas parece que não é isso que está a acontecer, e os cpus estão a ser cortados fisicamente, o que eu chamaria "um desperdicio de conroes".
Mas como é que eles fazem para as versões de 4mb? É possível acrescentar? Ou continuam a fazer de 4mb?
Fazem 2 tipos de CPU's, e num de 2Mb tanto te pode calhar um nativo como um de 4mb k tenha 2mb desactivados.