Intel to launch Centrino as desktop chip

SilveRRIng

Power Member
CHIP FIRM Intel will this week announce details about a new wave in desktop computing using the Centrino bundle.
The wonder is it didn’t do it earlier, we ran a crusade for this.

The chip firm is likely to announce it this week.

Joe D’elia, senior analyst at iSuppli, described it to INQUIRER journalists over the weekend as something of a breakthrough by the chip giant.

But it’s a tacit admission by Intel that the Pentium M, a successor to the Pentium III-M, is a cool operator, and can do most of what a Pentium 4 can, whether it be labelled a Prescott or not.

The INQ understands that the Pentium M is such a successful chip that in 2005 Intel may integrate the low wattage CPU cores into one four way die.

But fine words do not butter parsnips, as the British saying goes.

Fonte: O nosso querido The Inquirer

Bem, isto já se falou e "pseudo-previu-se" mas agora está quase confirmado.

Não sei o que pensar disto. Concorrência da Intel a si mesma e à AMD?

Não conheço bem o Centrino. Diz-se que clock por clock é equivalente aos AMD64, o que é bastante bom. Talvez com o 90nm e com a maior tolerância em termos de consumos nos desktop se consiga leva-lo ao mesmo nivel ou até mais dos AMD64.

(Correndo o risco de ser crucificado pelos Intelistas)
Se calhar a Intel começou a jogar pelo seguro e apercebendo-se de que não está fácil competir com a AMD só com o P4 joga uma segunda cartada. Ao mesmo tempo custa-me a crer que eles desistam do P4 e apostassem de vez na estrutura do Centrino.

Isto está confuso. Quando isto se confirmar oficialmente talvez os Gurus consigam dar uma luz com melhor perspectiva do significado disto.

Entretanto que se pronunciem os nossos "Gurus PT" com mais conhecimento de causa. Estou curioso... :)
 
Nao sou guru do microprocessador mas parece-me uma boa opçao por parte da Intel
O Pentium M e um bom processador bem mais rapido por clock que o P4 e deve ficar uma maravilha mesmo na versao actual em montes de aplicaçoes como mini desktops empresariais e servidores blade por exemplo
Com mais tolerancia nas temperaturas um Pentium M a 2,5 ghz por exemplo deve ser excelente.
 
Última edição:
Deve ser por aí. Talvez a aposta se direccione a essas àreas mais especificas. É que este CPU aliado a chipsets e sistemas com "preocupações" mais fortes relativas com a performance ainda pode dar boas surpresas, positivas. Isto promete...
 
Excelente CPU para meter naquelas box's para pôr na sala :) (Adeus consolas :) ). "Bebe" pouco, porta-se bem, aquece pouco e ainda tem a wirelesse integrada, mt fixe mesmo.
 
Originally posted by zer0
Quero ver como é que a intel vai resolver a questão dos Mhz....

:004:

Não sei se os últimos Centrinos já são feitos em 90nm. Ainda se deve ter uma margenzita para se poder aumentar o consumo (não radicalmente, sem se perder a beleza consumista dele), na tensão, por exemplo. Um Desktop pode "chupar" mais do que um portátil, é um pressuposto, digo eu...
 
esclareçam-me uma coisa..tinha ideia que a expressao centrino tinha a ver com o sistema (*****+pentium4m+wifi integrado)..os processadores usados nao sao os pentium M? que por sua vez sao originados pelos pentium3?

entao sao esses que irao ser vendidos,e nao o centrino( que nao é um processador)

pessoalmente..venham eles :)

_zZz_
 
Originally posted by _zZz_
esclareçam-me uma coisa..tinha ideia que a expressao centrino tinha a ver com o sistema (*****+pentium4m+wifi integrado)..os processadores usados nao sao os pentium M? que por sua vez sao originados pelos pentium3?

entao sao esses que irao ser vendidos,e nao o centrino( que nao é um processador)

pessoalmente..venham eles :)

_zZz_

Centrino tem a ver com esse sistema, mas nao é Pentium-4M, é Pentium M mesmo, que nao tem mais a ver com o P3 do que o P4 teve a ver com o P3, as pessoas é ke tem a mania de comparar os 2 processadores, eles sao bastante diferentes. :)

Devo dizer que esta decisao da intel é muito interessante mesmo, com o Lancamento do 'Dothan' (sucessor do Pentium-M) maiores velocidades virao. Eu tenho um Pentium-M e realmente ele é muito rapido, acho que é a solucao ideal para a diminuicao de temperatura nos sistemas (o calor realmente ja comeca a preocupar).
 
Engraçado.
Mas um centrino 2.5 tem mais ou menos a mesma "cavalagem" de um P4? Que P4, um 2.8? Tem HT? Isso faz muita diferença/interessa? Será mais caro? Overclocka bem? Não há disso como desktop replacement ou coisa parecida?
Thanx
 
Originally posted by Taz
Engraçado.
Mas um centrino 2.5 tem mais ou menos a mesma "cavalagem" de um P4? Que P4, um 2.8? Tem HT? Isso faz muita diferença/interessa? Será mais caro? Overclocka bem? Não há disso como desktop replacement ou coisa parecida?
Thanx

Centrino 2.5? O topo está nos 1.7 (se não me engano). Tudo depende das aplicações. Que eu saiba não tem HT.Se é caro? Deve ser, mas penso que não é vendido ao publico directamente, pelo menos nunca o vi. OC até agora não fez sentido (só usado em Portateis). O Centrino não é usado em desktop replacement, isso é mais função do PIV-M.

Nos proximos dias devemos ter mais noticias do Dothan.

Edit: Para quem quer um "cpu de sala", este aqui deve dar para o serviço.
 
Centrino é a PentiumM+*****+hifi

Axo que é um bom cpu para os sistemas SFF
Até mesmo para certos servers, em que o ruído ou o consumo de energia é muito importante.
Não me admirava se a Xbox 2 visse com 1 lah dentro.
 
Originally posted by Zar0n
Centrino é a PentiumM+*****+hifi

Axo que é um bom cpu para os sistemas SFF
Até mesmo para certos servers, em que o ruído ou o consumo de energia é muito importante.
Não me admirava se a Xbox 2 visse com 1 lah dentro.

O que dizes talvez até fizesse sentido mas se leres isto Thread no Jogos sobre a Xbox 2 talvez mudes de ideias. Nada está confirmado, mas onde há fumo...
 
Originally posted by Taz
Engraçado.
Mas um centrino 2.5 tem mais ou menos a mesma "cavalagem" de um P4? Que P4, um 2.8? Tem HT? Isso faz muita diferença/interessa? Será mais caro? Overclocka bem? Não há disso como desktop replacement ou coisa parecida?
Thanx

O meu centrino 1.6Ghz equivale mais ou menos ao meu p4 2.4c. Mais numas coisas, menos noutras.. e ela por ela.
 
Os gajos que se puseram a mexer num P3 lá pos lados de Israel devem tar com baldes de acções da Intel nos bolsos.

O cpu é porreiro, mas quando o gajo chegar aos 2.5Ghz já devemos ter A64's a pelo menos 3Ghz....e claro, com 64bit.

Não me levem a mal, eu tenho um 1.6Ghz e acho fenomenal, mas em desktop não tou a ver a coisa a vingar tanto. Pelo menos a curto prazo!
 
Bom, eu devia andar com um nevoeiro e reparei mal nas cenas. Mas vi um portatil Asus com cpu a 2.5, se não me engano, e devo ter confundifo com o centrino. De facto ao lado havia um outro portatil centrino a 1.7, não é coisa que me atire muito, por isso...

Acho bem que venham cpus novos, penso que é sempre bom haver competiçao mesmo dentro da mesma empresa. Como consumidor, quero é ver os preços a descer e a velocidade aumentar.
 
Resta dizer que os pentium M são usados pelos fabricantes de memória ( ex a OCZ) para fazerem testes das mem's em OC! Dado que aguentam elevados FSB's a temperaturas mais baixas que os P4 normais!
 
um centrino as a desktop ... n me convence ... sinceramente apostaria e aposto mais numa plataforma AMD do que numa plataforma que advem dos portateis . Isto para mim é uma jogada estratégica da Intel para numa tentativa repescar mercado visto que o prescott saiu e foi um verdadeiro balde de agua fria para as hostes da Intel...
 
duvido que esse pentium 3 musculado esteja ao nivel do A64 com o mesmo clock , Athlon XP já acredito

ai Prescott a quanto obrigas

estou curioso pra ver como se porta um prescott em paises como brasil

70ºc numa mobo fora da caixa não foi ? :004:
 
Back
Topo