1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Intel to ship 64-bit Prescotts on 1 August

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por greven, 28 de Maio de 2004. (Respostas: 46; Visualizações: 2649)

1. greven

greven Folding Artist

Intel will formally announce 64-bit Pentium 4 processors on 1 August - just over a month after launching the first Xeon CPU with its EM64 technology. So claim sources "familiar with Intel's plans" via a timetable leaked to Xbit Labs.

The 1 August date is well ahead of Intel's broad desktop release timeframe, which pegs the arrival of 64-bit desktop Pentium 4s to the availability of 'Longhorn', the next major release of Windows. The solution to the conundrum is simple: Intel is enabling 64-bit processing in the Pentium 4 chips it sells into the single-processor workstation market, and they're unlikely to be offered in single, boxed quantities. We understand that the 64-bit P4s will be priced much the same as current desktop-oriented P4s at comparable clock speeds

News source: The Reg

Está próximo... Alguem tenciona comprar?
    :)

2. Rudzer

Rudzer Power Member

Não sei pk mas ñ tou a ver a performance destes cpus em 64-bit a ser grande coisa...(comparados com A64/FX/Opteron..)

3. iJFerreira

iJFerreira Banido

ai é? Então porquê ?

4. BlueBird

BlueBird Power Member

Não sei porquê mas parece-me que assim o WinXP 64bits deve levar um empurrão para sair...

5. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Não esquecer que dentro de pouco tempo os PIV vão ter 1066 de Fsb, 2MB L2 e maiores velocidades. Vai ajudar a performance deles.
    Em 64-bit, é esperar pelos benchs.

6. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

7. gnu

gnu Power Member

agosto parece um prazo mt optimista .... mas tb n tenho andado mt dentro disto

8. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Ai os malandrecos, não kerem ficar pa trás... :D

9. microcris

microcris Power Member

10. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

???
    E o que é que isso tem a haver para o caso?
    Estava a falar das melhorias dos futuros PrescHot em relação ao actuais e vens com a especificação 1.1 do Hypertransport?

11. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

O que ele quis dizer é q o HT tem muito mais largura de banda q o do P4, mesmo com esse incremento.

A irrelevância nisso é q tal n impede o P4 de competir com o A64 e que este incremento de FSB lhe vai dar um boost interessante na performance.

O que interessa é o resultado final, na performance e não os valores teóricos da bandwidht do Bus ou das memórias.

12. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Ok, mas não fui eu que fiz comparações com os Amd. Não sei para que é que está ali a minha quote. Qd disse que deve melhorar a performance dele é em relação ao actual prescott.

Mas já que estamos numa de largura de banda. Num A64 será assim tão importante? Num A64, o que é melhor é ter mais L2 ou largura de banda?

Quanto ao 64 bit da intel, há montes de noticias a dizer que "it sucks" , mas nunca vi um numero. Por isso, o melhor é esperar pelos numeros e depois se for preciso, dizer que "it sucks".

13. Tafinho

Tafinho Power Member

Porque é feito em microcódigo...
    Segundo alguns beta-testers isto é especialmente catastrófico no caso dos Xeon a usar >4GB de ram.

14. ptzs

ptzs Power Member

Será que vão entrar já as DDRII?

É que não tou a ver pedirem memórias DDR533 assim do nada. Tá escasso.

15. iJFerreira

iJFerreira Banido

Querias que fosse o quê ? Todas as instruções são decompostas em
    micro código.

Se calhar o que queres dizer é que algumas instruções de 64 bits são
    emuladas por instruções 32 bits? É isso?

16. Tafinho

Tafinho Power Member

NOP! a maior parte das instruções, pelo menos do Athlon, e provavelmente menos do P4 são traduzidas em apenas 1 instrução de micro-código, de forma que há uma correspondência entre elas, exceptuando por exemplo as SSE no caso dos Athlon.

O que acontece é que pelo menos algumas dessas instruções simples de 64 bits são traduzidas em 3 ou mais instruções no caso do P4 ao passo que no Athlon a correspondência é directa. Esse é o problema.

17. Elrond

Elrond To fold or to FOLD?

Ui...

Sendo o IPC dos P4 actuais aquilo q se sabe em relação aos K8, se em 64bits ainda tiverem q fazer mais instruçoes pra realizar o mesmo trabalho vai ser giro.. :D :D :002:

18. iJFerreira

iJFerreira Banido

Decide-te !

Eu disse que todas as instruções são decompostas em micro código
    e tu dizes que não mas a seguir já dizes que sim.
    "a maior parte das instruções, pelo menos do Athlon, e provavelmente menos do P4 são traduzidas em apenas 1 instrução de micro-código"

Se tivesses dito que as intruções no P4 precisam de mais instruções
    *micro código* isso já seria compreensível. Mesmo assim não podes
    comparar alhos com bogalhos. É micro-código diferente, pipelines diferentes
    etc.

Partilhar esta Página