Dúvida Intel® Turbo Boost Technology

lfbb

Power Member
Boas malta!

Fiz um pequeno teste com o prime95 e o meu processador para visualizar melhor o comportamento do Turbo Boost, sendo que desliguei o 'Enhanced Turbo' no BIOS da minha board MSI Z77A-G45.

O teste consistia em aplicar a carga do prime95 apenas a um core do CPU e observar os resultados. Pelo entendimento que eu tenho do Turbo Boost, era de esperar que nesse core o clock fosse o máximo (4.3 GHz) e nos restantes cores 1.6 GHz. Mas não foi isso que se passou. A seguinte imagem ilustra bem o que estou a dizer:

prime.png


Gostaria que me esclarecessem este comportamento.

Obrigado.

Cumprimentos
 
Isto é muito estranho, programas como o Argus Monitor, AIDA64, CPU-Z, HWiNFO, todos dão valores errados de clock speed, o único que funciona bem é o TMonitor. Devo ter algum problema no PC, só pode!!!
 
Nem por isso. O meu PC é rápido, solicito e faz tudo o que lhe peço com a velocidade devida. Não passo tempo a ver ao detalhe se o core 4 está a 4.500mhz ou a 4.450mhz.
 
O autor do HWiNFO disse-me isto:

Well, so it seems that if a core is in idle state, then on certain CPUs (depending on settings), just a slight workload on that core can bring it to a raised performance state. That means if a tool like HWiNFO just tries to query the actual parameters (including current multiplier), it can cause the core to go out of idle state for a very short time.
There's a level of sensitivity to which the CPU can be set and I assume your system is set to a very sensitive level. If you check your BIOS, there might be a setting like "Energy performance BIAS", or something similar. Changing this might reduce the sensitivity and other tools to report correct values...
 
Back
Topo