1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: A partir das 9:00 (8:00 nos Açores) deste Sábado, 15 de Dezembro, haverá um breve período de inacessibilidade ao fórum e restantes sites da ZWAME (Comparador, Jogos, Portal, etc).
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Dúvida Intel® Turbo Boost Technology

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por lfbb, 16 de Fevereiro de 2013. (Respostas: 9; Visualizações: 675)

1. lfbb

lfbb Power Member

Boas malta!

Fiz um pequeno teste com o prime95 e o meu processador para visualizar melhor o comportamento do Turbo Boost, sendo que desliguei o 'Enhanced Turbo' no BIOS da minha board MSI Z77A-G45.

O teste consistia em aplicar a carga do prime95 apenas a um core do CPU e observar os resultados. Pelo entendimento que eu tenho do Turbo Boost, era de esperar que nesse core o clock fosse o máximo (4.3 GHz) e nos restantes cores 1.6 GHz. Mas não foi isso que se passou. A seguinte imagem ilustra bem o que estou a dizer:

Gostaria que me esclarecessem este comportamento.

Obrigado.

Cumprimentos

2. St0ned

St0ned Banido

Basicamente só tens um clock generator dentro do CPU logo obrigatoriamente as frequências de todos os cores são sincronizadas.

3. lfbb

lfbb Power Member

É engraçado que se eu fizer com 3 cores os clocks aparecem direitos:

Cumprimentos

4. St0ned

St0ned Banido

Usa um software decente para ver isso! Tipo o TMonitor.

5. lfbb

lfbb Power Member

Com apenas um core activo o TMonitor mostra correctamente os clocks. Vou experimentar agora outros casos.

Cumprimentos

6. lfbb

lfbb Power Member

Isto é muito estranho, programas como o Argus Monitor, AIDA64, CPU-Z, HWiNFO, todos dão valores errados de clock speed, o único que funciona bem é o TMonitor. Devo ter algum problema no PC, só pode!!!

7. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Mas precisas MESMO de saber a que velocidade está cada core ?

8. lfbb

lfbb Power Member

De vez em quando gosto de dar uma vista de olhos, talvez seja mania! Mas não achas estranho?

9. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Nem por isso. O meu PC é rápido, solicito e faz tudo o que lhe peço com a velocidade devida. Não passo tempo a ver ao detalhe se o core 4 está a 4.500mhz ou a 4.450mhz.

10. lfbb

lfbb Power Member

O autor do HWiNFO disse-me isto:

Partilhar esta Página