1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Intel Unveils the Company’S Plan on Next-Generation Eaglelake Chipset

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Zarolho, 17 de Abril de 2007. (Respostas: 17; Visualizações: 2040)

  1. Zarolho

    Zarolho Power Member

    While Intel next-generation Bearlake (Intel 3 family chipset) has not been released, Intel has just announced its plan on another new generation chipset. Just has life of a year, Bearlake would be soon replaced by Eaglelake in Q208. HDMI and DisplayPort output connection are features in Eaglelake; while PCI-E 2.0 support would further put the standard into commonplace.

    Eaglelake has two derivatives to be releasing in Q208, namely Eaglelake-P and Eaglelake-G. Similar to Bearlake, Eaglelake features support on 1333MHz FSB processors like 45nm Dual-Core Wolfdate and Quad-Core Yorkfield. On the other hand, instead of DDR3- 1066 support in P35 and G33, DDR3-1333 is further supported in Eaglelake. Since it’s estimated that DDR3 is put into commonplace not until 2009, DDR2 memory controller is still a build-in feature with a fully support at DDR2-800. In addition, ICH10 will be coupled with Eaglelake, while detail is not yet to tell.

    Moreover, despite PCI-Express 2.0 has been featured by Bearlake, this support would only appear in high-end X38 chipset. As value choices, Eaglelake-P and Raglelake-G, however, have PCI-Express 2.0 support added, which features a jump of speed in 2.5GT/Link to 5GT/Link. This support would further put the standard into commonplace.

    About the IGP engine, it’s not yet to know the improvement on 3D performance. Yet features include Display Port, HDMI, DVI, and HDCP originally planned in G35 are all transferred to Eaglelake-G, and it’s confirmed. The IGP would feature new Clear Video engine, while HD-DVD and Blu-Ray are further strengthened. Together with features on Bitstream Processing/Entropy Decode, Frequency Transform, Pixel Prediction and Deblocking, CPU would no longer be the bottleneck on video decoding.


    [​IMG]

    http://www.hkepc.com/bbs/itnews.php?tid=772183
     
  2. mascarilha

    mascarilha I folded Myself

    cumps
     
  3. blastarr

    blastarr Power Member

    Este Intel "Eaglelake" será o "canto do cisne" do velhinho Front Side Bus GTL+, que já vem dos tempos do Pentium Pro, em 1995.

    Next stop, "Quickpath" (anteriormente conhecido por CSI). :D
     
  4. V3ctor

    V3ctor Moderador
    Staff Member

    Tou ansioso pra chegarem os CSI's... lol... acho k é isso k vai meter a Intel a "leap ahead" da AMD... espero k a AMD já esteja a trab em cpu's pra 2010...
     
  5. [knap]

    [knap] Power Member

    Sim, vai colocar a Intel um "leap ahead" para 22 de Abril de 2003. :-D
     
  6. V3ctor

    V3ctor Moderador
    Staff Member

    ñ percebi essa do 22 de Abril... :rolleyes:... como disse... espero k a intel dê esse "leap" e que a AMD tenha resposta... qt mais competição melhor...

    Cumps
     
  7. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Pois, deve ser o ultimo e ainda bem.

    Vamos ver os consumos, deve ser preciso WC, a julgar pelos P35 e X38:002:
     
  8. mascarilha

    mascarilha I folded Myself


    cumps
     
  9. Zar0n

    Zar0n Power Member

    Gostava era de saber quando é k a Intel finalmente lança um quadcore nativo....
     
  10. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Vais ter que esperar sentado, mesmo os 45 nm não serão nativos, serão 2 dies separadas
     
  11. V3ctor

    V3ctor Moderador
    Staff Member

    e por este andar... pra vermos 1 octocore intel, temos de ver 2x45nm um em cima do outro tipo apartamento... a intel prefere a maneira mais barata pra ganhar mais uns aérios... Só acho estranho haver tanta fuga de informações da Intel... ainda agora aqui está o Berlake... semi-lançado (falta o X38) e já se está a falar no prox *****... por este andar um gajo pode andar a comprar board+cpu de 3 em 3 meses pra ter sempre tudo no máximo... competição ao rubro... :wow:

    ... Where is AMD... --> precisa-se competição...
     
  12. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    A moda de colar dies acaba nesta geração de 45 nm, depois com o nehahem, (ou lá como se chama, só nomes marados) vai passar a ter controlador de memória on-die, logo terá que ser tudo nativo a lá AMD. (porque acham que a AMD não lança um quad-core que são 2 X2 colados no mesmo chip?)
     
  13. Zarolho

    Zarolho Power Member

    Destroyer... A AMD admitiu algum tempo atrás que a estratégia da Intel (Dies coladas) faz mais sentido do ponto de vista comercial do que desenvolver somente Dies nativos.

    Nessa altura AMD admitiu no futuro mudar a sua politica e também ela desenvolver soluções com Dies coladas, porque o período de desenvolvimento e evolução de cada geração de Dies nativos é muito longo e portanto é com alguma naturalidade a perca de competitividade e comercial ao longo desse extenso periodo, quando a concorrência apresenta Dies nativos e colados tornado-se assim mais forte e flexível em termos de soluções, logo mais competitiva.

    Portanto... É bem possível que no futuro assistiremos a dois K10 numa die... Em termos comerciais a Intel é prova viva que faz todo sentido. :)
     
    Última edição: 19 de Julho de 2007
  14. Zar0n

    Zar0n Power Member

    È mais rápido em time to market colar dies, mas é uma solução pior, mais cara do ponto de vista de waffer e mais tarde ou mais cedo tens k ir para nativo.

    O problema é k como a AMD já admitiu esta arquitectura k eles vão lançar n foi a sua 1ª escolha, eles estavam a desenvolver algo tipo um cell x86 mas dps chegaram a conclusão k o software n ia ser tão rapido a adoptar multicores e mudaram o projecto k acabou por lhes custar mt's meses a trazer esta nova arquitectura.

    Mas para a AMD faz mais sentido ir logo para nativo pk n têm a mesma capacidade de produção e nativo é mt importante na performance per watt.
    Agr o próximo n sei como vão fazer tb n axo k haja uma necessidade de octa cores imediata pelos menos para desktop, claro k nos servers é bem diferente, tlx continuem o desenvolvimento da ideia original.
     
  15. Zarolho

    Zarolho Power Member

    É verdade... Mas o «time to market» é muito importante, pois permite á empresa maior numero de soluções, logo mas competitiva e uma resposta mais adequada á pressão que a Intel impõem no mercado devido á sua grande capacidade de produção e avanço tecnológico.

    A Intel está a "empurrar" o mercado para longe do "alcance" da AMD, ora dado que a AMD ainda não possui essa capacidade e dimensão, a solução da AMD terá de passar por um leque de soluções mais forte e sobretudo muito vasto. Dai que a médio-prazo vamos assistir a plataformas completas da AMD (CPU, Chipset, GPU) e possivelmente no que diz respeito aos CPUs, a solução também poderá ser maior variedade de oferta tais como «Dies colados».

    Nem só de performance e avanço tecnológico trazem mais-valias para fabricantes como a Intel e AMD, á que saber explorar e rentabilizar a tecnologia de modo a vender o melhor possível no mercado.

    Até porque o mercado está sempre lá, á espera de novidades e novas tecnologias, o que as empresas não podem é desperdiçar tecnologias e rentabilidade só porque do ponto de visto tecnológico possuem o melhor produto. Ter o melhor produto ou tecnologia não significa porem que seja a melhor solução e a melhor solução é aquilo que o mercado quer e não os que as empresas desejam.
     
    Última edição: 19 de Julho de 2007
  16. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    O grande CPU que pode salvar a AMD nao vai ser o K10 por muito bom que seja pq ja perdeu a corrida logo sem ter arrancado.

    O CPU que pode tirar uma empresa do vermelho tem que ser uma "bomba" para o low/mid-end juntamente com boas plataformas. Isto é um CPU relativamente barato e atraente para as OEM.

    Assim á primeira vista o CPU que poderá fazer isso é o Fusion. Claro que aqui para nos o que interessam é os quad-core xpto e a HD 2900/8800 xpto, mas para a companhia o dinheiro ta no low-mid/end e plataformas.

    É impossivel ser a secção da ATI de graficas e ***** a tirar a AMD do vermelho. Actualmente é a secção que está a dar mais mostras de força, mas têm que ser os CPU´s a avançar para aquilo começar a dar lucro.
    Q2 deve ser desastroso outra vez pq o que saiu de novo foi unicamente a HD2900 XT que tem um volume de mercado pequeno. Q3 ja deve ser bem melhor com as HD2600/HD2400 e Q4 deveria estar ja mais pro equilibrado com CPU´s e *****´s novos.

    Agora metam é o K10 ca fora. Depois o Fusion a tempo e horas.
     
    Última edição: 19 de Julho de 2007
  17. mascarilha

    mascarilha I folded Myself

    cumps
     
  18. Trivium

    Trivium Power Member

    Colar dies sai muito mais barato, a facilidade com que se tiram dies com 2 cores a funcionar é muito maior que dies com 4 cores a funcionar, foi por isso que a Intel disse que quadcore nativo a 65nm era suicido.
    Só não vai ser suicidio pq a AMD vai aproveitar tudo. Primeiro os Tri-cores (dies com 1 core estragado) e depois dual-cores (dies com 2 cores estragados), e se calhar lá mais para a frente até aparecem single cores K10.

    Acredita q o primeiro Octa-core da AMD vai ser colado :)
     

Partilhar esta Página