Intel vai banir o chumbo de processadores

Daniel Maia

Folding Member
Intel vai banir chumbo de processadores
Terça-feira, 22 de maio de 2007 - 14h16


Divulgação
O chumbo destas placas vai sumir / Divulgação
O chumbo destas placas vai sumir

SÃO PAULO - A Intel anunciou que até o final de 2008 vai eliminar totalmente o uso de chumbo em seus chips.

A fabricante anunciou esta semana, na Califórnia, um conjunto de esforços para tornar seus produtos mais ecológicos. A principal promessa é banir totalmente o uso de chumbo na produção de chips.

Atualmente, o chumbo - metal de ótimas qualidades elétricas e mecânicas porém altamente poluente – é usado na composição de ligas metálicas usadas em barramentos e conexões que ligam os diferentes circuitos de um chip a placa-mãe e outros componentes

A Intel promete substituir o chumbo por um novo componente, menos poluente, que mistura prata e latão. Ao falar sobre o novo tipo de liga, o diretor de desenvolvimento de novas tecnologias da Intel, Nasser Grayeli, afirmou que elas usam “um molho secreto especial”. Grayeli afirma que a Intel trabalhou “por anos” para desenvolver a liga que liberta os chips do chumbo.

Segundo a Intel, a nova geração de chips da fabricante com arquitetura de 45 nanômetros sairá de fábrica totalmente sem chumbo. A linha45nm Hi-k será composta de modelos dual core, quad-core e Xeon.

A fabricante promete disponibilizar estes chips ainda este ano. A Intel diz ainda que até o final de 2008 eliminará totalmente o chumbo dos chips de 65nm.

No mesmo sentido, a empresa prometeu implementar novas tecnologias ao longo do ano para diminuir a perda de energia no processamento de dados.

Processadores mais econômicos também fazem parte da estratégia de TI verde da companhia, afirmou a Intel.
Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

Fonte
 
Sim senhor! Assim é que é. Espero que façam isso o mais rapido possível o q o resto do "pessoal" siga o exemplo.
 
Já todos os fabricantes de boards, tinham banido o chumbo, ou quase a 100% o chumbo..

nas pistas das boards...


por isso, peca por vir tarde !!!!!
 
A unica coisa k tem chumbo é mesmo a solda e ja ha soldas RHoS e à venda nas lojas de electronica.

Btw, a liga deve ser mais prata, cobre e zinco do k prata e latao ja k este é a liga dos dois ultimos (cobre/zinco)
 
http://www.rohs.gov.uk/ - A lei entrou em vigor a 1 de julho de 2006, estamos em 2007 e algumas empresas ainda não cumprem a lei e dizem que vão "tentar" resolver o problema até ao final de 2008.

Seja como for... mais vale tarde do que nunca.
 
Fica aqui o comentário mais pragmático que vi na notícia do DailyTech. Também reflete a minha posição acerca do assunto:

The only reason Intel is switching is because copper offers superior conducting properties to that of PbSn (Chumbo-Estanho) interconnects. Good PR spin, Intel! =P
 
Back
Topo